Com o intuito de melhorar o atendimento na área da saúde à região, aconteceu recentemente uma reunião entre o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust, e a coordenadora pedagógica, professora Heloísa Eickhoff, com a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), Elizabete Rolim. O objetivo é fortalecer o contato com os prefeitos conveniados ao Cisa, para que encaminhem seus pacientes a Ijuí, onde serão atendidos pelos acadêmicos e seus preceptores.
“Desde o ano passado, nós viemos trabalhando diferentes especialidades junto ao Hospital Bom Pastor e ao Hospital de Caridade de Ijuí, incluindo pacientes encaminhados via Cisa. Acontece que percebemos algumas faltas de pacientes, principalmente na área de Pediatria, que está sendo implantada agora, e na área de Hematologia. Nosso objetivo é reforçar aos prefeitos que esse atendimento está disponível e que eles podem, via Consórcio, encaminhar os pacientes para cá, e não para outras cidades”, explica o coordenador do curso, professor Jorge Brust, lembrando que os atendimentos são feitos pelos médicos preceptores com acompanhamento dos estudantes do curso.
Por meio da Clínica Médica, o curso atende as especialidades de Gastroenterologia, Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Dermatologia, Pneumologia, Reumatologia, Psiquiatria, Hematologia, Urologia, Proctologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Infectologia e Oncologia. Através da Clínica Cirúrgica, Ambulatórios de pequenas cirurgias e atendimentos cirúrgicos, Pré-Anestesia, Cirurgia Vascular, Endoscopias, Oncologia Cirúrgica, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Proctologia e Urologia. Há, ainda, a especialidade de Ginecologia e, mais recentemente, Pediatria.
“O curso está dando um enorme retorno aos municípios, atendendo pacientes com necessidade de atendimento especializado. Essa é uma oferta que não havia na região”, completou Bust.
De acordo com Elizabete Rolim, todos os municípios conveniados têm os médicos preceptores credenciados junto ao Cisa. De forma online, as Secretarias Municipais de Saúde realizam o agendamento da consulta, que é realizada com a participação dos acadêmicos.