Estudante do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Gabriela de Oliveira Zimmermann sempre se interessou pela Análise do Discurso - uma teoria que estuda o que está por trás do “não dito” dos enunciados. Foi então que, refletindo sobre ciência em algumas disciplinas, problematizou sobre como o discurso científico se evidencia através dos textos que popularizam a ciência. Essa questão deu vida ao seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que leva o título de “Análise Crítica do Discurso e Gramática Sistêmico-Funcional de Língua Inglesa: uma análise das metafunções ideacional, interpessoal e textual em artigos de popularização científica publicados na Revista Science Daily”, orientado pela professora Fabiana Kurtz da Silva.
“Como professora das linguagens, cujo um dos papéis é apresentar um conhecimento legítimo aos alunos, me propus, neste trabalho, a pesquisar sobre o texto de popularização científica, qual seu discurso e de que maneira ele é acessível ao público leigo, uma vez que a popularização da ciência a todos é pilar para uma sociedade mais justa e igualitária”, explicou a formanda, lembrando que, mesmo se tratando de um estudo da área das Ciências Humanas, a pesquisa demandou uma metodologia mista: isto é, pesquisa qualitativa (por meio da Teoria da Análise Crítica do Discurso) e quantitativa (quantificando os resultados a partir da análise dos elementos linguísticos das notícias).
Em um primeiro momento, Gabriela analisou a revista Science Daily, um dos canais mais acessados de popularização científica em Língua Inglesa, quanto aos seus assuntos mais veiculados, seções e frequência. Depois, selecionou 16 textos relacionados à educação, analisando quais estratégias linguísticas os autores utilizavam para tornar aquele saber acessível ao público leigo. “Acerca dos resultados obtidos, foi possível perceber que, mesmo com muita produção científica, a área das Ciências Humanas é a que menos tem seus resultados divulgados, chegando, na revista analisada, a menos da metade das publicações nas áreas de Saúde e Tecnologia, por exemplo. Tal fato incentiva um discurso de inferiorização destes saberes, potencializa uma visão de que o saber das ciências humanas ‘não é tão científico assim’ ou até mesmo que, nesta área, ‘não se faz ciência’”, explica a formanda.
Sobre as notícias analisadas, a partir das escolhas linguísticas dos autores, Gabriela percebeu que, quando veiculados, os textos contam com elementos linguísticos que dão legitimidade à ciência, sendo predominantemente utilizados recursos como nomes técnicos dados à ciência e adaptados para a leitura do público leigo, além de depoimentos de autoridades científicas. “Portanto, sim, a escrita dos textos tem popularizado a ciência, mas na especificidade de alguns saberes, como as Ciências Humanas, evidencia-se um discurso, mesmo que não intencionalmente, que a exclui da grande massa de popularização”, reforçou.
“O curso de Letras foi transformador para mim. Sempre participei de projetos de extensão, como o Coral Unijuí, Traças Digitais e Ensino de Português como Língua Adicional para Estrangeiros. Parece que já estou sentindo falta de tudo isso, mas os ciclos terminam e espero que outros tão significativos comecem. Hoje, atuo como professora das redes estadual e privada de ensino em Ijuí, e tenho como plano continuar os estudos na área de Linguística Aplicada e Análise do Discurso, seguindo na pesquisa através de um mestrado.”, finalizou.
Tainara de Lima foi a grande vencedora da promoção do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, sendo contemplada com um ingresso para o show da banda norte-americana The Calling, que ocorre em Porto Alegre, em maio de 2023. A iniciativa fez parte de uma programação cultural do curso, destinada a acadêmicos e vestibulandos de Letras, nas modalidades presencial e EaD.
O sorteio foi realizado na última semana por meio da Rádio Unijuí FM e o prêmio foi entregue pela coordenadora do curso, professora mestre Taíse Neves Possani na sexta-feira, dia 25 de novembro. Acadêmica do 10º semestre de Letras: Português e Inglês, comemorou o resultado.
Segundo Tainara, poder acompanhar o show vai ser uma grande forma de encerrar seu ciclo na Universidade. “Foi uma imensa alegria saber que ganhei o ingresso para o show, especialmente por estar concluindo a graduação. Este será o primeiro show internacional que assistirei, então acredito que será uma experiência incrível e inesquecível. Fico com o sentimento de gratidão por todos os momentos vividos e por terminar esta etapa com chave de ouro”, destacou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na última semana, no dia 10 de outubro, a turma de Linguística Aplicada, do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, recebeu a professora Erika Lauberga, docente e coordenadora de Relações Internacionais da Universidade de Liepaja, na Letônia. A disciplina está sob coordenação da professora Fabiana Diniz Kurtz, que também integra o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.
A convidada ministrou uma palestra envolvendo comunicação oral e escrita em contextos profissionais, aproximando temas amplamente estudados no curso de Letras da Unijuí, em especial, em língua inglesa. Houve interação com os estudantes presentes e a participação da coordenação do curso de Letras e do Escritório de Relações Internacionais (ERI).
De acordo com a professora Fabiana, responsável pelo grupo que recepcionou a palestrante, a fala envolveu aspectos a serem observados e evitados no âmbito de uma interação de sucesso em contextos profissionais diversos e, como explorado ao longo da formação linguística em Letras, ligados a elementos sociossemióticos e multimodais que materializam sentidos em diferentes gêneros textuais. “É louvável estabelecermos parcerias como esta que, efetivamente, viabilizam o diálogo global efetivo dos alunos e docentes de Letras, do PPGEC e de toda a Unijuí”, avaliou a professora.
Erika também interagiu sobre aspectos culturais de seu país e manifestou sua impressão em redes sociais acerca da competência linguística do grupo que a recepcionou. “Ao término, ficou evidente o interesse e profunda motivação a partir do convênio estabelecido, e destacado na fala da professora Erika, para aprofundar projetos e mobilidade internacional na área de Linguística e formação de professores de línguas, área de destaque na Unijuí”, finalizou Fabiana.
O professor Anderson Amaral de Oliveira, do curso de Letras - Português e Inglês da Unijuí, marcou presença no Pro RS de Jiu-Jitsu - Etapa Cruz Alta, que ocorreu no dia 24 de julho. Anderson ficou em segundo lugar na categoria Faixa Azul até 110kg Adulto, e foi o quarto colocado na categoria Faixa Azul Absoluto Adulto, na qual não há limite de peso.
Treinado pelo professor Tiago Pimentel, Anderson destaca que é seu primeiro campeonato na Faixa Azul. “Treino Jiu-jitsu desde 2017, mas é o primeiro campeonato que participo nessa faixa. Eu já havia participado de algumas competições na Faixa Branca, porém, foram interrompidas pela covid-19”, afirma.
Anderson salienta também que o Jiu-Jitsu ensina o respeito pelo próximo, seja nos treinos com o grupo ou no tatame competindo. “É uma arte muito legal, que ajuda a controlar o corpo, a mente e a manter hábitos saudáveis. É importante evidenciar também o trabalho do professor e da equipe, que sempre dão suporte e apoio nos treinos”, enfatiza.
De acordo com o professor, a preparação para novos desafios que estão por vir já está acontecendo. “Esse ano ainda tenho em vista outros campeonatos, consequentemente sigo treinando e me dedicando”, completa Anderson.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na segunda-feira, 27 de junho, ocorreu a solenidade de 246 anos de independência dos Estados Unidos da América e o quinto aniversário do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A celebração foi realizada no Instituto Ling e contou com a presença do professor doutor Anderson Amaral de Oliveira, que representou a Unijuí no evento promovido pelo cônsul-geral Shane Christensen.
Estiveram presentes a vice-chefe da Missão dos Estados Unidos da América no Brasil, Michelle Esperdy, e diversos representantes do governo do estado, chefes de polícia, políticos e autoridades internacionais. A parceria entre o Consulado-Geral e a Universidade viabilizou o comparecimento da Instituição no evento, além do auxílio ofertado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS).
De acordo com o professor Anderson, a participação no evento representa uma oportunidade muito importante para contribuir com o processo de internacionalização da Unijuí. “Foi possível ter contato com diversas pessoas que fortalecem os vínculos de diplomacia e de amizade entre os dois países, além de pessoas do mundo acadêmico”, afirma.
O convite foi estendido a Anderson pelo fato de que o docente coordena vários projetos de colaboração internacional, como o Regional English Language Office (RELO) e o Programa Fulbright. “Participo com o intuito de colaborar com a formação da nossa comunidade, dos estudantes de Letras e, também, por meio desses projetos, disponibilizar cursos de formação para professores de línguas. Portanto, são oportunidades muito ricas que essa parceria entre a Unijuí e a Embaixada dos EUA possibilitam”, destaca.
Segundo o professor, os novos resultados dessa cooperação poderão ser vislumbrados em breve. “A gente certamente vai trazer novas atividades e novas perspectivas para a Unijuí e para o desenvolvimento da nossa região. Realmente, foi importante para aproximar esses dois mundos”, finaliza Anderson.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na noite desta quinta-feira, 23 de junho, o curso de Letras - Português e Inglês da Unijuí promoveu uma Aula Aberta para discutir a sociedade e a literatura da Idade Média por meio de “Os contos da Cantuária”, de Geoffrey Chaucer. O evento foi realizado de forma híbrida, com debate presencial no Centro de Eventos e transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
De acordo com o professor Anderson Amaral de Oliveira, o objetivo da atividade foi proporcionar uma análise da Idade Média e da sociedade, a partir da literatura. A aula especial aconteceu a partir da disciplina de Literatura em Língua Inglesa, onde os estudantes trabalharam inicialmente obras contemporâneas, como 1984 de George Orwell, passando por William Shakespeare até chegar em Geoffrey Chaucer.
“Chaucer não só marca a literatura, mas a própria língua inglesa. Ler esta obra no inglês original é um desafio, uma vez que ela foi registrada em inglês médio, que se distancia da Língua Inglesa moderna”, explicou.
Mediador da aula aberta, o professor de História, Josei Fernandes Pereira, lembrou que a obra sintetiza e ajuda a pensar muitas das estruturas da sociedade medieval. E para ajudar a esmiuçar o livro, foi convidado o professor Dinarte Belato, que é graduado em Filosofia e mestre em História.
Para conferir a Aula Aberta na íntegra, acesse:
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