Buscando trocar experiências e olhares sobre a educação, os professores dos cursos de Letras - Português e Inglês e de História da Unijuí, Anderson Amaral de Oliveira, Fabiana Diniz Kurtz da Silva e Josei Fernandes Pereira, participaram, entre os dias 5 e 7 de março, de um evento global de educação. Durante a Conferência de Educação e Desenvolvimento - em inglês, Education and Development Conference (EDC2022), os docentes expuseram seu trabalho e participaram de debates acerca da temática do evento: “A educação da próxima geração através de novas lentes”.
Os docentes palestraram sobre o projeto “Cibercultura na formação de professores: uma experiência sul-brasileira na integração da cultura digital através e além do currículo” no último sábado, dia 5. A transmissão da fala dos professores ocorreu pela página do evento no Facebook. Além deste momento, a professora Fabiana também participou do painel sobre “O poder da tecnologia e formas impactantes de usá-la."
Fabiana conta que, após as apresentações, os demais participantes reconheceram a qualidade de ensino e o próprio projeto. “A proposta conceitual e metodológica que tratamos em nossos projetos de pesquisa e também nas licenciaturas foi muito bem vista pelos participantes, especialmente no diálogo envolvendo o relato de experiência sobre cibercultura”, salienta.
Segundo a professora, essa participação faz com que a Universidade fortaleça os laços com docentes de outros países e realidades. “O evento viabilizou um contato com um número expressivo de educadores e pesquisadores no campo da educação. Isso é de fato significativo”, afirma. A docente também acredita que a participação terá impactos futuros. “Possivelmente consigamos estreitar os laços para pesquisas colaborativas logo adiante com pesquisadores de Portugal, Singapura, Malásia, Canadá e Estados Unidos, por exemplo”, acrescenta.
Eventos globais como este, finaliza a professora, em que é possível trocar experiências e olhares sobre educação e, em específico, sobre tecnologias educacionais, foco dos estudos na Unijuí, motiva o grupo de educadores a qualificar e aprofundar colaborações em âmbitos nacional e internacional de maneira cada vez mais efetiva.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
De forma online, aconteceu na última sexta-feira, 4 de março, o Seminário Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) Unijuí/Capes. O evento, que contou com o tema “Formação de professores: corresponsabilidade de Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas na preservação e recriação cultural junto às novas gerações”, também marcou a aula inaugural dos cursos de licenciatura da Unijuí.
Participando da abertura do seminário, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, destacou que o evento acontece num momento de transformação, de “novo normal”, após um período bastante difícil para a área da educação, mas que também contou com avanços no âmbito da tecnologia. “Infelizmente, acompanhamos mais um momento difícil, que é a guerra entre Rússia e Ucrânia, e percebemos que nos transformamos, mas que nem sempre evoluímos”, lamentou.
Representando a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Maristela Lang reforçou a importância do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica em razão do movimento que realizam, uma vez que a Universidade passa a estar inserida nas escolas, oportunizando uma formação diferenciada aos acadêmicos.
O coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Ijuí, José Augusto Fiorin, destacou a importância de programas que tenham o objetivo de estimular a iniciação à docência. E comentou que a maioria dos mais de mil profissionais da rede são formados pela Unijuí. Representando a Secretaria de Educação de Santa Rosa, a diretora do Departamento Pedagógico, Josiane Heck, comentou o quão importante é continuar essa interação entre a Universidade, a formação de professores e as redes de ensino.
As falas antecederam a palestra com o professor doutor Otavio Aloisio Maldaner, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, que iniciou sua explanação diferenciando o conhecimento específico e completo, obtido inicialmente pelos profissionais e que desafia a universidade, e o conhecimento específico de professor, que compreende o saber didático, metodológico, e que deve estar incorporado ao que se quer ensinar.
Realizado a partir de uma promoção da Unijuí, Pibid, PRP e Capes, em parceria com a 36ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, o evento pode ser conferido na íntegra neste link.
A 13ª Conferência de Liderança e Empoderamento das Mulheres - em inglês, 13th Women's Leadership and Empowerment Conference (WLEC2022), ocorreu entre os dias 1º e 3 de março, de forma online, e contou com a participação das professoras da Unijuí, Fernanda Trein e Taíse Neves Possani. No evento, as docentes apresentaram o trabalho “A literatura como meio de autoconhecimento, libertação e empoderamento feminino: o legado de Clarice Lispector”.
O tema da conferência, promovida pela Tomorrow People Organization, foi “Inovação, iluminação e integração”, assunto que chamou a atenção das docentes, que aproveitaram para falar da herança deixada pela escritora brasileira. “Pensamos em apresentar ao mundo uma brasileira que certamente foi líder em seu campo e abriu caminho para que muitas outras mulheres não apenas escrevessem e produzissem literatura, mas se tornassem leitoras e se encontrassem refletidas nas suas escritas intimistas”, comenta a professora Fernanda.
A docente acrescenta que experiências como essa trazem um retorno muito benéfico para os professores e para os próprios acadêmicos. “Participar de uma conferência internacional, com a presença de grandes pesquisadores, e poder entrar em contato com estudantes dos mais diversos lugares do mundo e com atuação nas mais diferentes áreas, é sempre um privilégio”, afirma.
Dentro de alguns dias, a professora Taíse Neves Possani, que também é coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, participará de um painel denominado “Forjando a criatividade e mudanças através da prática espiritual e psicológica", na 7ª Conferência Internacional sobre Espiritualidade e Psicologia - em inglês, 7th International Conference on Spirituality and Psychology.
De acordo com Taíse, experiências como essa também permitem uma autocrítica em nosso país. “Eventos assim são desafiadores, nos abrem o olhar sobre nossas práticas em educação e pesquisa aqui no Brasil. Além disso, possibilitam estabelecer vínculos com pessoas de outras partes do mundo, com interesses semelhantes aos estudados por nós”, salienta. O painel ocorrerá dia 15 de março, às 11h, e será transmitido pelo Facebook da International Conference on Spirituality and Psychology.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Formanda no curso de Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas, da Unijuí, Caroline Parcianelo Peyrot se dedicou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a estudar as metodologias ativas e competências do Século 21, a partir do título “Active Methodologies and 21st century Skills - A Literature Review”. Ela contou com a orientação do professor Anderson Amaral de Oliveira.
A acadêmica explica que a maneira com que nos comunicamos e aprendemos tem mudado e isso se dá devido às ferramentas tecnológicas que temos em nossas mãos. “Então, pesquisar e descrever sobre como as habilidades para o Século 21 se relacionam com as metodologias ativas de ensino (flipped classroom, gamification, project-based learning) é de extrema importância para que os professores saibam como auxiliar os seus alunos”, explicou.
Flipped classroom, ou sala de aula invertida, inverte a ordem de ensino, resultando em uma forma diferente de aprender por parte dos estudantes. Gamification, ou gamificação, pode ser definido como o uso de elementos ou técnicas de design de jogos em contextos diferenciados; enquanto que project-based learning, ou aprendizagem baseada em projetos, busca associar o aprender ao fazer.
“Para a análise, realizei uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, onde foram selecionados artigos e livros em língua inglesa e em língua portuguesa. Para fazer a pesquisa bibliográfica, os Periódicos da Capes e o Google Acadêmico foram utilizados”, explica Caroline, lembrando que os resultados revelaram que as três metodologias ativas são capazes de desenvolver as habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e alfabetização da mídia e da informação. Além disso, outras habilidades são desenvolvidas, contudo, são necessários mais estudos sobre o tema.
O objetivo, segundo Caroline, após a conclusão da graduação, é aprofundar seus estudos na área de metodologias de ensino. “É nítida a diferença com que os alunos aprendem atualmente. Assim como os automóveis evoluíram, a educação e a forma com que ensinamos precisa evoluir também”, reforçou.
Na última segunda-feira, 4 de outubro, foi realizado um workshop ministrado pelo Projeto de Extensão Traças Digitais, com professores e direção da Escola Técnica Estadual 25 de Julho. As ações também fazem parte do projeto de pesquisa “Audiolivros digitais: podcasts e vídeos de conteúdo”, do qual a escola é parceira.
Tendo em vista o caráter difusor de conhecimentos do projeto, na oportunidade foi abordado o gênero podcast, sendo essa uma ferramenta em áudio possível de ser acessada em praticamente qualquer dispositivo eletrônico e em qualquer lugar.
Os orientadores Anderson Amaral de Oliveira, professor do curso de Letras: Português e Inglês, e Josei Fernandes, professor do curso de História, bem como os demais bolsistas do projeto, compartilharam conhecimentos sobre o podcast, como que se produz, como editar, dando dicas de gravação e edição. Foi feito também um brainstorm de sugestões de práticas que poderiam ser trabalhadas em sala de aula, tendo em vista a área de conhecimento de cada participante.
No workshop foi debatido como o podcast pode ser uma importante ferramenta para o ensino em diversas disciplinas, podendo ser incorporado em diversos contextos. Ao final do evento, os participantes foram convidados a produzir os seus próprios podcasts, compartilhando conhecimentos sobre sua área de atuação no ensino.
Por William Ames, bolsista do projeto e aluno do curso de Letras: Português e Inglês
Conheça mais sobre o projeto Traças Digitais neste link.
Para playlists de tutoriais sobre formatos de áudio acesse este link.
Por William Ames, bolsista do projeto e aluno do curso de Letras: Português e Inglês
Nesta quinta-feira, 7 de outubro, acontece o webinar “Linguagem e Decolonialidade”, promovido pelo curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, com apoio dos cursos de História, Pedagogia, Matemática e Educação Física. O evento terá início às 19h30, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
O debate contará com a presença do doutor em Letras e Linguística (UFG), professor de Linguística no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fernando Zolin Vesz. Também, do pós-doutor em Estudos Linguísticos (UFMG), Didáticas das Línguas (UNIGE) e Educação Multilíngue e Letramento (Universidade de Witwatersrand), professor na Universidade de Brasília (UNB), Kleber Aparecido da Silva.
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