O terceiro encontro do Clube do Livro foi realizado no último sábado, 10 de julho. A reunião foi online e os participantes debateram o livro “Noite”, de Érico Veríssimo. O Clube do Livro é uma iniciativa do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí e está sob coordenação do professor doutor Anderson Amaral de Oliveira e da professora da EFA, Marina Kinalski.
“Foi muito bom discutir uma obra do nosso Érico Veríssimo, mesmo sendo um livro pouco explorado, porque foi produzido durante a produção de sua história mais conhecida, 'O tempo e o vento'", comenta o professor Anderson sobre a primeira literatura brasileira que foi pauta do Clube do Livro.
“Noite” é uma novela publicada em 1954 e tem características diferentes de outras obras famosas do autor. A história é uma trama de mistério, não épica, como “O tempo e o vento". Também não se trata de uma crônica de costumes, não se assemelha ao realismo crítico ou às sátiras políticas.
Este foi o terceiro encontro do grupo, cada um deles tratando sobre uma peça literária. A primeira reunião discutiu "Fahrenheit 451”,de Ray Bradbury. Um mês depois, em novo encontro, o livro “O senhor das moscas”, de William Golding, foi a pauta do grupo.
O próximo encontro está marcado para 14 de agosto, às 15h. A leitura escolhida pelos integrantes para o quarto encontro é “Tambores silenciosos”, escrito por Josué Guimarães e publicado pela primeira vez em 1977.
O professor ainda lembra que o objetivo do Clube do Livro é criar uma oportunidade para que as pessoas possam viver a literatura. “É uma abertura para conversar, para aproximar uns aos outros por meio da literatura, por meio da linguagem e por meio da cultura”, finaliza.
O Clube do Livro é aberto à comunidade. Para mais informações, entre em contato com anderson.amaral@unijui.edu.br
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo
A Unijuí está com inscrições abertas para dois cursos de formação de professores com docente americana. O primeiro, English as a Medium of Instruction (EMI) é destinado a professores da Unijuí. O segundo, English Teaching Methodologies, será ofertado para professores em atuação na rede pública de ensino e estudantes do curso de Letras da Unijuí.
O EMI tem como objetivo abordar diversos aspectos metodológicos e interculturais que permitem o ensino nos mais diferentes cursos de graduação por meio da língua inglesa. Já o curso English Teaching Methodologies tem como objetivo estudar e desenvolver projetos usando diferentes metodologias de ensino de língua inglesa, tendo como público-alvo os professores já atuantes na rede pública de ensino e os professores em formação, acadêmicos do curso de Letras.
Os cursos fazem parte do projeto “Innovation in teaching methodologies: Virtual English Language Fellow at Unijuí”. O projeto é uma iniciativa do curso de Letras: Português e Inglês, com apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, financiado pela embaixada dos Estados Unidos, consulado no Brasil, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) e Comissão Fulbright.
Interessados têm até o dia 25 de julho para acessar este link e se inscrever. A confirmação da vaga acontece de 26 a 30 de julho. Os inscritos receberão o resultado da inscrição por e-mail. Quem não for selecionado integrará uma lista de espera.
O curso acontecerá de 2 de agosto a 3 de dezembro, com um total de 40 horas/aula, e será ministrado pela professora doutora Susan Crosbie e coordenado pela professor doutor Anderson Amaral de Oliveira.
Não haverá taxas aos participantes. São financiadores do projeto a Unijuí, Regional English Language Office (Relo), Embaixada dos EUA - consulado no Brasil e Comissão Fulbright.
Informações importantes:
Os cursos serão ministrados em Língua Inglesa.
Turmas e horários:
- English as a Medium of Instruction (EMI) Turma 1 - Ensino Superior - Terça-feira, das 9h às 11h.
- English as a Medium of Instruction (EMI) Turma 2 - Ensino Superior - Sexta-feira, das 14h às 16h.
- English Teaching Methodologies Turma 1 - Ed. Básica - Terça-feira, das 17h às 19h.
- English Teaching Methodologies Turma 2 - Ed. Básica - Sexta-feira, das 9h às 11h.
Cronograma:
- Inscrições de 07/07 a 25/07. Acesse o link.
- Confirmação da vaga: 26/07 a 30/07.
Os inscritos receberão o resultado da inscrição por e-mail.
Os estudantes não selecionados farão parte de uma lista de espera.
Duração do curso: de 02/08 a 03/12 (18 semanas)
Carga horária: 3 horas semanais, sendo:
Aulas online de 2 horas a cada 14 dias.
Atividades assíncronas via Google Classroom de 1 hora semanal.
Plantão tira-dúvidas com a professora: 1 hora semanal (opcional).
Vagas limitadas
Investimento: sem taxas para os participantes.
Financiadores do projeto:
Regional English Language Office (RELO)
Embaixada dos EUA consulado no Brasil
Comissão Fulbright
UNIJUÍ.
Carga horária do curso: 40 horas.
Professora: Dra. Susan Crosbie
Coordenador: Dr. Anderson Amaral de Oliveira
Inscrições:
Acesse o link:
https://forms.gle/6MPRQbTWNQ4rrHCM9
Para saber mais sobre EMI acesse:
https://www.facebook.com/watch/relobrazil/399311224792946/
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais:
Fones: (55) 3332-0329 ou 3332-0200 Ramal 2010/2013
A partir de um modelo de ensino inovador, a Graduação Mais Unijuí fomenta o uso de novas tecnologias e ideias na prática acadêmica. Estão presentes, nesta proposta diferenciada, currículos por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional (FPP). Uma das novas ferramentas didáticas aplicadas junto aos cursos presenciais é a produção de podcasts, arquivos em áudio que têm se popularizado como método de divulgação de informações. Os podcasts são excelentes alternativas para o estudo e para a sistematização e produção de conteúdos por parte dos alunos.
No primeiro semestre de 2021, os estudantes da disciplina Projeto Integrador Humanidade e Cultura, do curso de Letras - Português e Inglês, compartilharam com a comunidade os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas por meio da playlist “Tire o racismo do seu vocabulário”, em divulgação no canal do Projeto de Extensão Traças Digitais no YouTube e também na programação da Rádio Unijuí FM. De acordo com a professora doutora Rosita da Silva Santos, a ideia é chamar a atenção para expressões do dia a dia que possuem origem em preconceitos estruturais da sociedade.
Os alunos da disciplina de FPP Humanidade, Tecnologia e Trabalho, por sua vez, foram desafiados pelo professor mestre Josei Fernandes Pereira a falar sobre a evolução e perspectivas futuras do trabalho, considerando os seus diferentes cursos de graduação. As pesquisas resultaram na playlist Saberes Universitários, cujo objetivo é auxiliar a comunidade e os futuros estudantes a conhecerem um pouco mais sobre diversas carreiras.
A disciplina de Literatura Contemporânea em Língua Inglesa e o componente da FPP Cinema e Literatura, do curso de Letras, também sistematizaram seus estudos e leituras por meio da gravação de podcasts. Segundo o professor doutor Anderson Amaral de Oliveira, as produções suscitaram um mergulho em uma leitura mais aprofundada de obras literárias. “Os estudantes buscaram desvendar, através da leitura crítica das camadas mais profundas do texto, significados muitas vezes ocultos ao leitor desatento”, afirma. Os podcasts estão em edição pelos bolsistas do Traças Digitais, e, em breve, serão disponibilizados no canal do projeto no Youtube.
Os professores das disciplinas destacam que a busca pelo protagonismo dos estudantes é um desafio na educação contemporânea. Sendo assim, a inovação tecnológica e metodológica apresenta-se como uma possível forma de fazer frente ao desafio de tornar o ensino ainda mais relevante.
Conheça mais sobre o projeto de extensão Traças Digitais e sobre a Graduação Mais Unijuí nos links abaixo:
A Unijuí foi contemplada entre 12 universidades do Brasil para a realização do programa VELF – Virtual English Language Fellow, que proporcionará cursos de formação com docente norte-americano para professores da Universidade, professores da rede básica de ensino e acadêmicos do curso de Letras - Português e Inglês.
O projeto “Innovation in teaching methodologies: VELF at Unijuí” consiste na oferta de dois cursos: o primeiro é voltado para os professores da Unijuí, tematizando o Inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of Instruction – EMI), tendo como objetivo capacitar os docentes em metodologias que possibilitem ministrar as aulas em língua inglesa, contemplando as mais diferentes áreas do conhecimento.
Segundo o professor do curso de Letras e coordenador do projeto, Anderson Amaral de Oliveira, “o EMI contempla diversos aspectos metodológicos e interculturais que permitem o uso da língua inglesa como meio para o ensino das mais diferentes disciplinas, sendo uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem”. Destaca ainda que o EMI representará um importante avanço em termos metodológicos e linguísticos, potencializando aos docentes o trabalho com estudantes falantes de língua inglesa, nativos ou que usem o inglês como segunda língua, contribuindo para o processo de internacionalização da universidade.
O segundo curso é voltado para a Educação Básica, tematizando as metodologias de ensino de língua inglesa, tendo como público-alvo os professores já atuantes e os professores em formação, estudantes do curso de Letras. “Sabemos que o trabalho online e híbrido têm desafiado os professores em garantir a qualidade da aprendizagem de seus alunos. Essa será uma forma de continuarmos contribuindo com a formação inicial e continuada de professores na nossa região”, salienta o professor Anderson.
Os cursos terão carga horária de 30 horas, ocorrendo de 2 de agosto a 3 de dezembro, com aulas quinzenais síncronas e atividades assíncronas de forma online.
O projeto é uma iniciativa do curso de Letras Português e Inglês e da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, financiado pela embaixada dos Estados Unidos, consulado no Brasil, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) com apoio da Comissão Fulbright.
As inscrições iniciam em breve pelo portal da Unijuí. Mais informações podem ser obtidas no Escritório de Relações internacionais da Universidade, pelo e-mail eri@unijui.edu.br e pelos telefones (55) 3332-0329 ou 3332-0200 - Ramal 2010/2013.
O Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (Lelu) disponibiliza uma nova oportunidade para estudos em língua inglesa. O aprendizado acontece de maneira divertida: o "English Club" é um espaço para a prática do inglês, além de oferecer intercâmbio cultural (seja em inglês ou português) com duas auxiliares da língua inglesa, oriundas dos Estados Unidos. São ofertadas as seguintes atividades: conversa e intercâmbio cultural em inglês/português, jogos da mesa, o quebra-cabeças, jogo de cartas, karaokê, discussão das notícias e mídias norte-americanas, leitura em inglês, consulta do abstrato do T.C.C. (com agendamento), apoio suplementar para estudantes do Lelu e Letras.
Uma série de eventos já estão agendados, confira e participe!
29/08, quinta-feira |
Intercultural Happy Hour - Inspirado pelo evento Raising the Bar http://www.rtbevent.com/ at Sherlock |
September
Week/Date |
Activity |
1: 03/09, 16h-17h |
Walk n Talk |
2: 04/09 |
Filme: Documentário True Cost |
3: 11/09 |
Apresentação Cultural: Meet the Candidates, Know the Issues (US Presidential Election) |
5: 17/09, 16h-17h |
Walk n Talk |
6: 19/09, 19h30-20h30 |
Regional Varieties of U.S. English |
7: 26/09, quinta-feira |
Intercultural Exchange - Inspirado pelo evento Raising the Bar http://www.rtbevent.com/ at Puzzle |
Informe-se sobre os horários de atendimento:
Campus Ijuí sala C2
Fone: (55) 3332-0200 ramal 3019
Facebook: https://pt-br.facebook.com/lelu.unijui
A Unijuí, como Posto Aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira, aplicou provas nos dias 28 e 30 de maio, no Campus Ijuí. Foram ofertadas 30 vagas no Exame 30 candidatos, candidatos oriundos de nações como a Nigéria, Cuba, Bolívia, Argentina, Benim, Bangladesh, entre outros países.
Os resultados do Celpe-Bras 2019/1 serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU) em 8 de agosto de 2019. O resultado também pode ser consultado pelo Sistema Celpe-Bras.
O Exame é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em Postos Aplicadores: Instituições de Educação Superior, que é o caso da Unijuí, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.
No segundo semestre haverá uma segunda aplicação do Exame, com datas a serem estipuladas pelo Inep. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail dhe@unijui.edu.br.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.