Acadêmicos de Letras: Português e Inglês da Unijuí agora têm acesso a uma plataforma de aprendizagem de idiomas, a Altíssia, de forma gratuita e a partir do apoio da Vice-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade. Segundo a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani, a plataforma surge como apoio para que os estudantes possam desenvolver a proficiência, especialmente na língua inglesa. “A plataforma certamente será um diferencial no dia a dia dos estudantes, que já trabalham a formação em Letras a partir dos fundamentos e estudos teórico-metodológicos do ensino de línguas”, comentou.
A disponibilização da plataforma é uma das novidades do Curso de Letras que, a partir do segundo semestre deste ano, irá inovar ainda mais seu processo pedagógico, qualificando a formação dos estudantes. Segundo a coordenadora do curso, a Unijuí está prospectando, para muito em breve, nova oferta com foco na habilitação única em Língua Inglesa, para além da já existente em Língua Portuguesa, separando as habilitações de modo a aprofundar cada percurso de acordo com as necessidades dos estudantes. “Esta nova graduação será lançada com uma proposta inovadora de ensino, aliando a flexibilidade curricular a processos de interação efetiva entre professor e aluno, de modo híbrido, algo mundialmente reconhecido e praticado em todas as áreas, qualificando os estudantes tanto do ponto de vista acadêmico quanto profissional”, explica.
A proposta é oferecer o curso de Letras de forma híbrida, com foco nas línguas Português e Inglês de forma paralela. “Estamos trabalhando para oferecer uma formação mais ativa, atendendo à necessidade dos estudantes, estando conectados à formação de professores e com forte associação às novas tecnologias. O objetivo é atender não só às mudanças no Ensino Superior, mas às transformações da Educação Básica, tanto no Brasil como no mundo”, completou a professora.
Parcerias em ensino e pesquisa já são realidade há bastante tempo no curso de Letras da Unijuí e, passado o período mais severo da pandemia, outra novidade é a retomada de projetos internacionais, com a presença de duas professoras norte-americanas como parte do projeto English Teaching Assistant, em parceria com a comissão norte-americana Fulbright e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As novas professoras irão desenvolver atividades de estímulo à língua inglesa junto à comunidade acadêmica e comunidade em geral. “É uma oportunidade única para ampliar os horizontes de nossa formação linguística e cultural”, afirma o professor Anderson Amaral de Oliveira, coordenador do projeto.
Além das novidades em língua inglesa, os estudantes do curso de Letras da Unijuí podem atuar em projetos especiais, como o Curso de Português para Refugiados, o Traças Digitais e o App Go: Desenvolvimento de softwares educacionais, além de atuar na realização de pesquisas junto com os professores, com a possibilidade de obter bolsas remuneradas e intercâmbio em outros países. A pesquisa científica também contribui para o contato com pesquisadores e estudantes de diversas partes do Brasil e de vários outros países, como Rússia, Polônia e Portugal, por meio de diversos projetos com a participação de professores do curso de Letras.