Acadêmico do curso de Design Gráfico na Unijuí, Diogo Luft está vivenciando uma experiência única: o intercâmbio no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, possível graças ao acordo de cooperação entre a Unijuí e o IPLeiria.
Residindo temporariamente na cidade de Caldas da Rainha, Diogo comenta que o momento é muito especial e de gratidão à Universidade. “Desde o primeiro contato, lá no vestibular, tive interesse em cursar minha graduação na Unijuí porque sabia da possibilidade de fazer o intercâmbio. É um momento de muito aprendizado, muito conhecimento e muita felicidade também. Conhecer novos países, novos amigos e experimentar novas culturas é algo fantástico. Para nós, estudantes, é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma o acadêmico, que tem 20 anos.
A Unijuí conta com parcerias em diferentes países e instituições, mas Diogo optou pela Escola Superior de Artes e Design - Esad, no Instituto Politécnico de Leiria, que apesar de não ser muito grande, tem uma estrutura muito completa e moderna. “Além disso, os professores são muito profissionais e experientes, são muito carinhosos e simpáticos com os alunos estrangeiros, sempre nos ajudando, até mesmo fora do horário de aula, brincando e nos dando dicas de viagens”, relata.
Nos primeiros dias na Esad, Diogo participou de várias oficinas somente com estudantes estrangeiros, os Erasmus. “A troca de ideias com pessoas de diversos lugares do mundo é simplesmente fantástica. E o grupo de brasileiros também tem o seu valor. Foi muito bom conhecer colegas de diversos estados do nosso país e vivenciar com eles esse momento”.
Desde que chegou em Portugal, Diogo aproveita para viajar. Conheceu vários países e lugares que, segundo ele, via apenas em filmes. “Aproveitei demais e fiz diversos amigos que levarei para a vida. Tenho somente a agradecer à Unijuí e aos amigos que fiz aqui em Portugal. Como dizem os portugueses, a malta portuguesa é bué fixe [muito bacana]”, finaliza.
Estudantes interessados em saber mais sobre as possibilidades de intercâmbio podem contatar o Escritório de Relações Internacionais - ERI da Unijuí, pelo e-mail eri@unijui.edu.br, pelo WhatsApp 55 98146-1888 ou, ainda, presencialmente. O ERI está localizado no campus Ijuí, no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques.
Na Unijuí, os estudantes têm a oportunidade de pensar e desenvolver soluções para diversas demandas da comunidade. Por meio dessas experiências práticas, a Universidade possibilita que os acadêmicos tenham contato com clientes reais, desenvolvam habilidades pessoais e profissionais e contribuam com o desenvolvimento da cidade e Região.
Esse foi o caso do estudante do curso de Design, Ian Amaral, que, em 2019, elaborou o projeto de sinalização do Parque da Pedreira. O trabalho foi desenvolvido como avaliação final da disciplina Projeto de Sinalização, ministrada pela professora Fabiane Grossmann. “A prefeitura havia entrado em contato com a Universidade, comentando que havia a demanda da sinalização. Com isso, eu decidi criar minha proposta para o Parque, pois após fazer uma visita às obras, fiquei encantado com o local”, relatou Ian.
O acadêmico destaca ainda que a experiência foi desafiadora e também importante para colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Foi bastante trabalhoso, mas, junto com a assistência da professora, consegui aplicar vários dos conceitos que vimos em aula no desenvolvimento do trabalho. No final, foi gratificante poder ver o projeto completo”, ressaltou.
Em 2020, a sinalização do Parque da Pedreira, idealizada pelo estudante, foi efetivamente instalada no local. “Poder ver esses projetos aplicados no dia a dia e nos lugares que a gente vai é uma sensação maravilhosa. Eu sinto muito orgulho e sou muito grato tanto pela Instituição quanto pela Prefeitura. Foi uma experiência marcante na minha vida acadêmica e interessante para o meu futuro”, salientou Ian.
Incentivar os acadêmicos a trabalharem com demandas reais e em projetos aplicáveis, que trazem benefícios para a comunidade, sempre foi uma premissa da Unijuí. Com a implementação da Graduação Mais, os estudantes têm oportunidade de fazer isso já no primeiro semestre, por meio dos Projetos Integradores. O novo modelo de cursos de graduação da Universidade segue as inovações observadas no cenário educacional, trazendo, entre outros diferenciais, desafios que geram experiências práticas para os acadêmicos.
Conforme Ian avalia, essa integração é benéfica tanto para a comunidade quanto para o estudante. “Você vai sair para o mercado de trabalho já com essa experiência na bagagem, já sabendo como aquilo funciona, então com certeza é uma vivência maravilhosa que todo aluno deveria ter”, considera ele.
Se você deseja cursar uma Graduação que leva o aprendizado da sala de aula para além da Universidade, conheça os cursos da Unijuí ofertados no Vestibular Contínuo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de agosto. Saiba mais em: unijui.edu.br/vestibularcontinuo.
Na última quinta-feira, 30 de junho, o curso de Design da Unijuí promoveu a socialização dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto de Sinalização. Por meio do componente, ofertado aos estudantes do 7º semestre, foi proposta a elaboração de um sistema de sinalização para o Espaço + Inovação Unijuí, localizado no antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).
“Divididos em oito grupos, os acadêmicos iniciaram o trabalho com o diagnóstico ergonômico, ou seja, com o levantamento do espaço, buscando analisar o que precisaria ser sinalizado e o que já existia de sinalização. A partir daí, eles precisaram pensar em um projeto de forma unificada, levando em consideração as características da identidade visual da Universidade”, explicou a professora responsável pela disciplina, Bárbara Gündel.
De acordo com Bárbara, em todos os projetos de Design busca-se trabalhar com clientes reais. O pedido, neste caso, partiu do coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi. “A partir da apresentação, os trabalhos ficam disponíveis para apreciação. Como forma de valorizar o trabalho dos estudantes, nós buscamos, agora, a implantação deste sistema”, reforçou a professora. A apresentação dos trabalhos ocorreu no próprio Espaço.
Neste sábado, dia 2 de julho, aconteceu a 6ª edição da Descida Rocket Car, atividade promovida pelo curso de Design da Unijuí, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. O evento, que ocorreu na rua Albino Brendler, entre as ruas Dr. Pestana e Barão do Rio Branco, trata-se de uma corrida de carrinhos de rolimã construídos pelos estudantes da disciplina Projeto Metalmecânico, ministrada pelo professor José Paulo Medeiros.
A Descida Rocket Car é um evento anual, realizado pela primeira vez em 2015. Contudo, devido à pandemia, a corrida foi suspensa durante dois anos. O coordenador da atividade, professor José Paulo, explica que o evento é um momento de confraternização do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos ao longo do semestre. “Esse é o momento de trazer as famílias, os amigos, chamar a comunidade para participar e ver o resultado da corrida”, destacou.
A atividade também tem como objetivo colocar em prática o que os estudantes aprendem na parte teórica do curso, aplicando os conceitos na construção do carrinho. “Eles estudam ergonomia, sustentabilidade, metodologia de projeto, materiais, processos… E então desenvolvem os carrinhos dentro dos nossos laboratórios, com apoio também da família”, relatou o professor.
As quatro primeiras edições da Descida ocorreram no campus de Ijuí da Unijuí. Em virtude da popularização do evento, em 2019 ele passou a ser realizado na Rua Albino Brendler. A escolha da temática do carrinho de rolimã é livre. Neste ano, vários acadêmicos se inspiraram em séries e filmes, sendo que o público presente pôde eleger a melhor temática ao final da corrida.
Além de professores, familiares e amigos dos estudantes, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Noel Torquato, também esteve presente no evento deste sábado e avaliou a parceria entre a Unijuí e a Secretaria. “Sempre quando tem uma atividade boa, que seja em benefício da comunidade, procuramos apoiar. A Unijuí é uma entidade que está fazendo uma bela parceria com a gente, não só na área do esporte. Então só temos a agradecer por ter a Universidade no nosso município”, ressaltou.
Desde o início do curso de Design na Unijuí, realizado com ênfase em Design Gráfico, a acadêmica Ane Brasil do Prado teve interesse pela área de identidade visual. Ao longo da graduação, conheceu outros temas, ligados à psicologia e ao marketing, como os arquétipos, e percebeu que, durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), poderia mesclar uma área de interesse com um assunto que lhe renderia um diferencial. Foi assim que nasceu a monografia “O uso de arquétipos na construção de marcas: estudo de caso da hamburgueria Grandchef”.
O arquétipo de marca refere-se a um conjunto de padrões responsável por criar traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma organização. A partir de 12 tipos, é possível categorizar grandes marcas e entender como elas se posicionam em relação a si e ao mercado em que estão.
“Além da pesquisa bibliográfica, realizei entrevista - e no Design chamamos esta etapa de briefing, com os proprietários da empresa e também um questionário com os consumidores, a fim de levantar informações. Depois, realizei um comparativo das características de marca que os proprietários pretendiam transparecer e as características percebidas pelos consumidores, para então definir qual seria a estratégia adotada”, explicou a estudante, que pôde, durante o TCC, realizar um trabalho mais aprofundado sobre como as pessoas se conectam às marcas.
“Por ser uma empresa que ainda não tinha identidade definida, foi possível participar de toda a construção da identidade de marca, partindo da definição do arquétipo, identidade visual, até experiências sensoriais (brandsense). Com isso, a empresa poderá se comunicar de maneira mais eficiente com seus consumidores, resultando em um relacionamento duradouro e, por fim, num maior faturamento. O projeto foi aprovado pelos proprietários e começará a ser implantado”, adiantou a estudante, que prepara-se para a formatura no final do mês de março.
Formada, Ane pretende seguir trabalhando na área de identidade visual e, sempre que possível, tentará aliar outros assuntos relacionados ao design em seus projetos.
O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Unijuí, apresentou aos estudantes do curso de Design, a oportunidade de realizar uma atividade extremamente prática neste semestre. No início deste semestre, eles receberam uma demanda da 36º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que busca ideias de melhorias na estrutura física. Divididos em grupos, acadêmicos do 7º semestre, da disciplina de Ateliê de Design,chegaram a quatro propostas diferentes.
A coordenadora do curso de Design da Unijuí, Diane Johann, explica que os estudantes realizaram uma visita ao espaço físico, antes de iniciar o trabalho, pois o prédio que abriga a 36ª CRE possui traços mais antigos, do período do modernismo. “A demanda solicitada foi uma sugestão de pintura e indicação de cores para o prédio, mas percebemos que poderíamos ir além. Os estudantes sugeriram projetos de reforma para a fachada e também uma marca, para a Coordenadoria. Uma atividade ampla e importante aos nossos acadêmicos, que além do projeto da marca e da fachada (que incluiu pintura, acessibilidade, iluminação, entre outros), tiveram a vivência e o conhecimento sobre as atividades relacionadas à educação”, explica a professora.
A apresentação foi acompanhada por representantes da entidade e,agora, a 36ª CRE está em processo de avaliação das propostas, cabendo utilizar uma proposta na íntegra, ou ainda, combinar soluções entre os projetos.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.