Para aproximar os futuros designers do mercado profissional e das técnicas digitais de criação de ilustrações, foi realizado um evento on-line, no dia 25 de agosto, intitulado “Palestra e Oficina de Ilustração Digital”, organizado pelo professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Desenho Ilustrativo do curso de Design da Unijuí.
O evento contou com a presença do ilustrador, tatuador e empresário, Leonardo Brum, que realizou uma palestra sobre técnicas de ilustração digital e suas formas de aplicação, além de uma apresentação de seu acervo pessoal. Em um segundo momento, foi realizada uma oficina, em que cada participante foi desafiado a criar uma ilustração digital, trabalhando expressões faciais da figura humana e seguindo os passos do ilustrador. "Foi uma ótima experiência, os alunos superaram as expectativas, apresentando desenhos super criativos, com misturas de referências que eu nem imaginava. A interação foi muito boa, fazendo com que a oficina se tornasse uma conversa. Muito obrigado pela oportunidade, foi demais!", disse Leonardo.
A seguir, confira alguns dos belos trabalhos desenvolvidos pelos participantes do evento: 1) Eduarda Gabrieli Appelt; 2) Kelvin Wesley Penning; 3) Jorge Henrique da Silva Alcantara; 4) Vinicius Joel Scherer; 5) Maiqueli Fabiola do Amaral; 6) Victor Baú de Lima; 7) Joao Breno Barasuol; 8) Ana Paula Gonçalves dos Santos.
Com o objetivo de realizar intervenção na comunidade, buscando a resolução de problemáticas reais, estudantes do curso de Design da Unijuí, na disciplina Projeto Integrado II, desenvolveram um projeto de revitalização da Praça do Bairro São José, em Ijuí. O trabalho prevê proporcionar para a comunidade lazer, entretenimento, descanso e segurança, com a melhoria ou efetivação de bancos, mesas, bebedouro, iluminação, lixeiras, paisagismo, pavimentação, pista de skate e o espaço recreativo para as crianças.
Segundo a professora Fabiane Grossmann, orientadora das atividades da disciplina, a proposta surgiu no início do semestre, sendo ainda mais relevante por se tratar de uma praça junto a uma escola do município e pela comunidade que mora no entorno deste local. "Tanto a mediação para a seleção do tema do projeto quanto à mobilização da comunidade para a apresentação, contou com a atuação decisiva da professora Sandra Bado, da nossa Vice-Reitoria de Graduação", relata.
Na metodologia de trabalho a turma foi dividida em equipes, contou com um gestor geral do Projeto e coordenadores de subprojetos, na proposta de trabalhar, de forma integrada, vários temas e soluções na área do Design. “Os alunos colocaram em prática todo o conhecimento desenvolvido ao longo do curso, também precisaram pensar uma metodologia, um processo, cronograma, enfim, uma organização das tarefas e formas de se realizar uma prestação de contas ao longo do processo”, enfatiza. Em razão da pandemia, diversos outros desafios foram colocados aos estudantes, que tiveram de se adaptar e realizar as atividades de forma online. A professora avalia o processo: “o resultado geral foi muito positivo. E, o grande desafio foi os estudantes perceberem habilidades e competências que eles precisam desenvolver para atuar futuramente”, complementa.
Depois de diversas etapas de trabalho, ocorreu também uma apresentação para a comunidade do Bairro São José, a partir do que os grupos pensaram e desenvolveram. No dia 09 de julho, encerrando o primeiro semestre, ocorreu, pelo Google Meet, esta apresentação, com a participação de 15 moradores daquela região da cidade, além da secretária de Planejamento e Regulação Urbana do município, Márcia Elisa Basso Boniatti, da diretora da Escola Ruy Ramos, Nádia Cristina Laurindo Cortes, do presidente da Associação de Moradores do Bairro São José, Ezequiel Oliveira, bem como da Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring.
Lucas Hansel, estudante do curso que liderou a execução das atividades, observa sobre os desafios sobre trabalhar com a comunidade, em um projeto real e tangível, como sendo um grande diferencial de formação. “Trabalhamos com os coordenadores, com times executando tarefas, muito próximo do cenário real em uma empresa, procurando garantir que as entregas fossem feitas da melhor forma, nos prazos delimitados, por exemplo. Foi muito legal essa vivência, essa experiência, também pela supervisão da professora. Nos permitimos aprender, errar, vivenciar e desenvolver habilidades que muitas vezes só após a formação vamos ter”, complementa.
A Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), em parceria com o curso de Design, está auxiliando a Incubadora de empresas do município de Chiapetta a desenvolver marcas e construir identidade às empresas incubadas. Foram quatro empresas selecionadas, incluindo a própria Incubadora de empresas Chiapetta.
Por meio dos Laboratórios do curso de Design da Unijuí, com a orientação da professora Diane Johann, ocorreu a construção de marcas de quatro empresas de Chiapetta. São elas: Santos Sapataria, Zegetti Terapias Corporais, Tele Loja Tanara e para a própria Incubadora de empresas Chiapetta. Na última segunda-feira, dia 29, foram apresentadas as novas marcas, com sugestões de novos nomes das quatro empresas para o coordenador da Incubadora da cidade, Luis Afonso Santos e para o prefeito, Eder Luis Both. Ambos já aprovaram a nova identidade da incubadora, que agora se chama Inovachi.
O prefeito de Chiappeta, Eder Both, destaca estar satisfeito com os resultados apresentados. “Eu quero destacar o serviço sensacional desenvolvido pela equipe da Agência de Inovação e Tecnologia e pela Unijuí, A gente ficou muito contente com o trabalho realizado, porque notamos a percepção que se teve em “ouvir” os objetivos dos empresários, e, a partir disso, criar uma marca para cada empreendimento com a sua cara e a suas características. Foi um trabalho muito legal de identidade visual dessas empresas, que em muitos casos a gente percebe que muda o patamar delas, assim como a Inovachi. Somos muito agradecidos e estamos muito felizes.”, salientou o prefeito.
A apresentação da nova identidade das outras empresas, aos seus representantes, está prevista para a semana que vem, já que por questões de segurança, estão acontecendo em partes, seguindo todas as medidas de prevenção contra o Covid-19.
A Unijuí auxiliou no processo de estruturação da Incubadora de Empresas do município de Chiapetta, por meio da elaboração de um plano de negócios pela Criatec, a Incubadora da Universidade. Para isso, foram elencados, em um primeiro momento, quais os fatores críticos para o desenvolvimento de uma incubadora de empresas. Após a administração municipal selecionar quatro empreendimentos a serem incubados, foram realizadas as consultorias individuais nos quatro eixos temáticos: mercado, gestão e modelagem de negócios, tecnologia e capital. Estas consultorias possibilitaram a inserção dos empreendimentos no mercado/segmento escolhidos, e a criação de uma identidade visual. Estas consultorias foram executadas com a parceria do Sebrae.
Na tarde de sexta-feira, 13 de março, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ijuí inaugurou um importante projeto: a Estação Sentir, que consiste em um túnel sensorial para atividades terapêuticas dos alunos da Instituição. A construção ocorreu por meio de patrocínios de entidades do município. Além disso, o Projeto foi desenvolvido por estudante do curso de Design da Unijuí, em disciplina curricular, com orientação da professora Diane Johann. Na oportunidade, foi realizado um ato oficial de inauguração Caminho, com a participação da Diretoria da APAE, alunos e pais, além de representantes de entidades que auxiliaram do desenvolvimento do Projeto.
Com este caminho sensorial, mais de 400 alunos serão beneficiados com um local para atividades diferenciadas. Segundo a professora Diane Johann, os estudantes da Unijuí foram desafiados, ainda em 2016, quando este Projeto foi iniciado, a desenvolver projetos a partir de uma situação real em alguma escola ou instituição sem fins lucrativos. Todo desenvolvimento do projeto ocorreu no período de um semestre. Em um primeiro momento, membros da diretoria e coordenação pedagógica da APAE estiveram presentes em sala de aula, interagindo com os estudantes para realizarem o briefing, ou seja, a coleta de dados para o desenvolvimento do projeto. Posteriormente os alunos da disciplina foram recebidos na APAE, pelos seus funcionários e dirigentes, para conhecer as instalações e estudar as possibilidades de projetos a serem desenvolvidos. Além da projeção do caminho sensorial, os estudantes da Universidade também criaram uma marca para a Estação Sentir.
No sábado, 14 de dezembro, o curso de Design da Unijuí ocupou as ruas de Ijuí para uma nova edição da Descida Rocket Car. Esta, que foi a quinta edição do evento, ocorreu na Rua Albino Brendler (entre Dr. Pestana, Barão do Rio Branco e 13 de Maio), no turno da tarde.
Para esta edição, oito equipes desenvolveram carrinhos a partir das seguintes temáticas: desenho Rick and Morty, desenho The Flinstones, X-Men, jogo Counter Strike, regionalismo, estilo industrial, universo e veículos da década de 60. Pela primeira vez, a corrida foi realizada na rua, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí, especialmente da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e também das empresas Barbearia Don Leôncio, Hamburgueria Na Chapa Delivery, Escola Hey Peppers de Ijuí e Veterinária e Pet Shop Santo Antônio, para a premiação.
Nesta edição o carro mais veloz foi do grupo Bloodsport. O segundo lugar ficou com o The Flintstones, que também levou o prêmio de melhor temática, em votação do público que esteve presente para apreciar a atividade. Já o terceiro lugar foi da equipe Classic Car. Segundo o professor do curso, José Paulo Medeiros da Silva, a avaliação foi positiva. “Não apenas pelo desafio de correr na rua, mas principalmente pelos projetos e pela execução dos carrinhos, que conseguiram agregar conhecimento específico a partir daquilo que é estudado no curso de Design, como a aplicação de metodologia projetual, conhecimento de materiais, de processos de fabricação, ergonomia, de mecanismos e estruturas e da ênfase de projeto metal mecânico, que propõe esse tipo de atividade”, salientou.
O evento surgiu de uma proposta da disciplina de Projeto Metal Mecânico do Curso, ministrada pelo professor José Paulo Medeiros da Silva. Os estudantes são desafiados a desenvolver carrinhos, levando em consideração a funcionalidade, a ergonomia, a estética e a sustentabilidade, aplicando metodologia projetual específica. Já o "Rocket Car" surgiu na década de 30, nos Estados Unidos, e foi popularizado nos carrinhos de rolimã, que é um brinquedo confeccionado a partir do reaproveitamento de madeira de construção e rolamentos utilizados em veículos descartados por oficinas mecânicas. No Brasil, os carrinhos de rolimã se popularizaram nas décadas de 60 e 70.
No sábado, 14 de dezembro, o curso de Design da Unijuí vai ocupar as ruas de Ijuí para uma nova edição da Descida Rocket Car. Esta, que será a quinta edição do evento, será realizada na Albino Brendler (entre Dr. Pestana, Barão do Rio Branco e 13 de Maio), às 13h.
Para esta edição, as oito equipes desenvolveram carrinhos a partir das seguintes temáticas: desenho Rick and Morty, desenho The Flinstones, X-Men, jogo Counter Strike, regionalismo, estilo industrial, universo e veículos da década de 60. Pela primeira vez, a corrida será realizada na rua, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí, especialmente da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e, também, das empresas Barbearia Don Leôncio, Hamburgueria Na Chapa Delivery, Escola Hey Peppers de Ijuí e Veterinária e Pet Shop Santo Antônio, para a premiação.
O evento surgiu de uma proposta da disciplina de Projeto Metal Mecânico do Curso, ministrada pelo professor José Paulo Medeiros da Silva. Os estudantes são desafiados a desenvolver carrinhos, levando em consideração a funcionalidade, a ergonomia, a estética e a sustentabilidade, aplicando metodologia projetual específica. Já o "Rocket Car" surgiu na década de 30, nos Estados Unidos, e foi popularizado nos carrinhos de rolimã, que é um brinquedo confeccionado a partir do reaproveitamento de madeira de construção e rolamentos utilizados em veículos descartados por oficinas mecânicas. No Brasil, os carrinhos de rolimã se popularizaram nas décadas de 60 e 70.
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