A Unijuí recebe nesta semana dois professores da RTU Liepaja, localizada na Letônia, por meio do Projeto Erasmus+. Essa parceria é resultado de um acordo de cooperação firmado entre as duas instituições, que promove a mobilidade acadêmica de estudantes e professores, fortalecendo o intercâmbio cultural e científico.
Kristine Karklina é professora especializada em dança folclórica letã e ministra o curso “Dança Folclórica Letã” na RTU Liepaja. Já Airgars Karklins atua como gerente do Centro Olímpico de Liepaja. Juntos, eles participaram de duas vivências teórico-práticas sobre dança folclórica leta, na segunda e quarta-feira, dias 18 e 20 de novembro, que envolveram estudantes de Educação Física, integrantes da Cia Cadagy e membros do grupo folclórico leto.
Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, os professores foram recebidos na Reitoria da Unijuí pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, que destacou o interesse em ver cada vez mais fortalecidas as relações entre a Universidade e a RTU Liepaja.
Na sequência, os professores estiveram à frente do Seminário Interculturalidade, Linguagem e Educação no Século XXI”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, com mediação da professora Fabiana Diniz Kurtz.
Durante sua saudação, o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, ressaltou a relevância de aproximar as duas culturas. “O acordo de cooperação que mantemos tem contribuído significativamente para enriquecer nossa cultura regional, especialmente no que diz respeito à interculturalidade. Ele promove a aproximação de diferentes mundos, amplia horizontes e proporciona o contato com diversas expressões culturais. Isso nos torna um povo único, apesar das diferenças, unindo-nos por meio de questões históricas que nos conectam e fortalecem nossa fraternidade, nos inspirando a construir um mundo mais solidário”, destacou.