Vestibular - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

O mundo da moda está aqui: começa o Campus Fashion Week

Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM

          Neste domingo, 1º de setembro, aconteceu o Domingo no Campus Fashion, que marcou o início do Campus Fashion Week 2019. Além da tradicional mateada, a principal atração desta edição foi um outlet com marcas parceiras do evento. Também teve música ao vivo com Roberto Bones, que animou o público presente no Campus da Unijuí.

          Esse foi o primeiro dia da Vitrine da Moda, que traz pela primeira vez uma semana inteira de atividades voltadas ao empreendedorismo, sustentabilidade e tendências de consumo. A diretora da Rádio Unijuí FM, Cláudia Bohrer, destaca que a expectativa é consolidar o CFW como um evento de moda na região Noroeste do Estado. “Nesta terceira edição do Campus Fashion, que começou como Day, na segunda edição foi Days e agora vem como Campus Fashion Week, nós trazemos uma programação bem completa e para públicos diferenciados”, ressalta.

          O Campus Fashion Week 2019 se estende até 6 de setembro, com seis dias de bate-papos, desfiles, gastronomia, capacitações e desafios voltados à indústria, comércio, serviços e, principalmente, ao consumidor. Confira a programação completa:

Segunda-feira, 02/09

          O dia será marcado por intervenções de moda no Campus, por meio de ações de marketing promovidas por marcas parceiras do CFW.

Terça-feira, 03/09

          A primeira noite do CFW será movimentada. A partir das 19h30, terá apresentação de quatro cases de sucesso do mundo da moda:

  • Andressa Gallas e Laíssa Lopes trazem o case “Carteiras e Experiências”, no qual compartilham a história da Dobra, e-commerce de Montenegro/RS, que desenvolve artigos de papel que não molham e não rasgam, como carteiras, camisetas e até tênis;
  • “Do despertar do empreendedorismo à constante inovação para a construção de uma empresa sólida baseada em princípios” é o tema do case apresentado por Sidinei Zimmer, diretor Comercial e de Marketing da Libidus, indústria têxtil de Santo Cristo/RS;
  • A influenciadora digital Clarissa Cabeda, de Porto Alegre/RS, fala sobre “O Marketing de Influência e a moda: como trabalhar com influenciadores para vender mais”;
  • Chris Pauli se denomina como uma Designer Intuitiva e Artista Convicta. Ela vem de Porto Alegre/RS para apresentar o case “A Arte Intuitiva de Bolsas e Clutchs de Crochê”.

          E as atividades não param por aí: ainda acontecerão três desfiles durante a noite, antes e depois da apresentação dos cases. Dois deles são promovidos pelo curso de Estética e Cosmética da Unijuí, com os temas “caveiras mexicanas” e “tendências de maquiagem para 2020”. O outro é organizado por estudantes de Design e apresenta os projetos desenvolvidos nas disciplinas de Vestuário e Editorial.

Quarta-feira, 04/09

          Uma das noites mais aguardadas do Campus Fashion Week: o desfile de moda. Também haverá coquetel assinado por Gasteiz Vitória e um bate-papo com Elveni e Daniela Holzbach, que contam as histórias e desafios da marca gaúcha Dani Holzbach. Produtora do desfile, a consultora de Moda e Estilo Márcia Campos garante que a expectativa é boa. “Estamos vendo o Campus Fashion crescer a cada ano, o que está se mostrando já nos dias de preparação do evento e vai se mostrar também no desfile. Quem tiver a possibilidade de assistir ao desfile vai ter uma percepção diferente da moda, onde vamos priorizar a moda sustentável”.

Quinta-feira, 05/09

          A programação contemplará os Escritórios de Moda do Sebrae. Serão seis espaços de atendimento com temas diversos, que se repetem de hora em hora, com início às 14h e encerramento às 21h, isto é, o inscrito pode participar de todos os escritórios, que abordam: o uso do Canvas para planejar o seu negócio; a identificação de Persona para identificar o seu público-alvo; Coaching de Estilo para realizar vendas personalizadas; e três inovações tecnológicas: o Espelho Inteligente, a Loja Conceito Virtual, e um software para planejamento de compras que ajuda a gerenciar a sua loja de forma descomplicada.

Sexta-feira, 06/09

          O Campus Fashion Week será encerrado com o Seminário da Moda. O evento reunirá palestrantes renomados do cenário nacional. A abertura será às 13h30 com a palestra: “Conteúdo e moda no mundo digital”, com a editora de Moda Sênior da revista Marie Claire, Larissa Lucchese. Em seguida, a coordenadora de Moda do Sebrae nacional, Anny Prycyla dos Santos, dará dicas sobre “Como ser um empresário exponencial num mundo acelerado”. Ainda terá um talk show com cinco clientes do Sebrae, intermediado pela consultora de Moda da entidade, Tatiane Alves, com o tema “Práticas do varejo: experiências de consumo reais”. Para finalizar a primeira parte da tarde, a blogueira e influenciadora digital Juliana Parisi, mostrará “Como aumentar o engajamento dos clientes através da geração de conteúdo em redes sociais”.

          Depois do coffee break com Gasteiz Vitória, previsto para às 16h30, a programação será retomada com o coordenador estadual de Moda do Sebrae, Fabiano Zortéa, que trará a palestra “O novo varejo: Inovações na prática”. Já o arquiteto, sócio e diretor de Estratégia da Upper Design, Adriano Braga, falará sobre o tema “Não basta SER bom, PAREÇA SER bom!”. Antecedendo a última palestra, haverá a premiação dos vencedores do desafio digital 4.0, do Sebrae.

          A palestra “Além da Moda”, com o estilista internacional Ronaldo Fraga, prevista para às 19h30, trabalhará a questão de aliar propósito a sua marca. Fraga é citado como um dos poucos designers a desenvolver projetos que buscam reduzir a distância entre o Brasil feito à mão do Brasil Industrial. Suas criações ultrapassaram os limites das passarelas e chegaram a exposições, filmes e livros, percorrendo diversos países do mundo, como Japão, Holanda, Espanha, Bélgica, Chile, Argentina e México.

Inscrições

          As atividades de terça e quinta-feira necessitam de inscrição, que é gratuita e deve ser feita no site da Unijuí, uma vez que as vagas são limitadas. O desfile, na quarta-feira, e o Seminário da Moda, na sexta, já estão lotados, confirmando o sucesso de público da Semana da Moda em Ijuí.

          O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda é promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.


Domingo no Campus movimenta a comunidade regional

Neste domingo, 18 de agosto, aconteceu mais uma edição do Domingo no Campus. A principal atração da tarde foi a participação de 12 bandas marciais de escolas das redes de ensino municipal, estadual e privada. Realizada pela UNIJUÍ e Rádio UNIJUÍ FM, esta edição teve apoio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí.

Apesar do tempo nublado, a população compareceu em peso na Unijuí e fez desse Domingo no Campus mais um sucesso de público. Essa é a segunda edição que contou com a presença das bandas marciais escolares. Com o objetivo de trazer a comunidade escolar para o espaço da Universidade, “esse é um evento que veio para ficar”, afirma a diretora da Rádio Educativa Unijuí FM, Cláudia Bohrer.

O Coordenador Regional de Educação, Cláudio de Souza, destaca que essa parceria com a Unijuí é uma ótima oportunidade para mostrar o trabalho realizado nas escolas da região. “As bandas se preparam o ano todo, geralmente, para o 7 de setembro. Encontrar outro momento onde as escolas possam socializar um pouco desse trabalho é extremamente importante”, reforça ele.

O Secretário Municipal de Educação, Eleandro Lizot, ressalta que esse é um grande momento de integração. “A Universidade, enquanto espaço cultural e de educação, abrir para nós, escolas de educação básica, poder contribuir nesse processo de formação é um momento bastante especial, para juntos construirmos a educação no município”.

As escolas que participaram do evento foram: Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), e as escolas estaduais Emil Glitz, Dr. Bozano, Catuípe, Otávio Caruso da Rocha, Osvaldo Aranha, Guilherme Clemente Koeler, José Lange e Miguel Burnier.

O Domingo no Campus contou também com a “Vitrine da moda”, ação de divulgação do Campus Fashion Week, que acontece de 1 a 6 de setembro, na Unijuí. Além disso, também teve mateada, brinquedos infláveis e a participação dos apoiadores do evento:  Topway English School, Ótica Albrecht, Erva-Mate Seiva Pura, Brincarolando Animações.

Confira mais fotos na fanpage da UNIJUÍ.


Campus Fashion Week está com inscrições abertas

Este ano, o Campus Fashion, promovido pela UNIJUÍ e UNIJUÍ FM, ganha novos parceiros e transforma-se em Week. Com intensa programação durante a semana toda, o evento promete ficar registrado na memória dos participantes. A semana da moda trará a Ijuí nomes importantes no cenário nacional e internacional, que falarão de tendências de consumo, sustentabilidade e empreendedorismo.


A terceira edição do Campus Fashion Week acontece de 1 a 6 de setembro, com bate-papos, desfile, gastronomia, música, capacitações e desafios voltados ao tema, em parceria com o Sebrae, que nesta edição é um dos promotores do evento.

A vitrine da moda neste ano foca na indústria, no comércio, nos serviços e, principalmente, no consumidor. Cada dia do evento tem uma forma diferente de inscrição, sendo que boa parte da programação tem entrada gratuita.

 

Confira a programação completa:

Domingo - 1º/setembro: Domingo no Campus Fashion, com outlet das marcas parceiras, música ao vivo e mateada. Entrada gratuita.

 

Segunda - 2/setembro: Intervenções de moda no Campus.

 

Terça - 3/setembro: Apresentação de cases empreendedores do mundo da moda. Inscrições gratuitas em https://www.unijui.edu.br/eventos/campus-fashion-week-275.

- Dobra | Montenegro/RS

Carteiras e Experiências. E-commerce que desenvolve artigos de papel que não molham e não rasgam, como carteiras, porta passaportes, porta cartões, camisetas com bolsos trocáveis e até tênis.

Com: Andressa Gallas e Laíssa Lopes

 

- Libidus | Santo Cristo/RS

Do despertar do empreendedorismo à constante inovação para a construção de uma empresa sólida baseada em princípios. Indústria Têxtil.

Com: Sidnei Zimmer, Diretor Comercial e Marketing

 

- Clarissa Cabeda | Influenciadora Digital | Porto Alegre/RS

O Marketing de Influência e a moda: como trabalhar com influenciadores para vender mais.

 

- Chris Pauli | Designer Intuitiva e Artista Convicta | Porto Alegre/RS

A Arte Intuitiva de Bolsas e Clutchs de Crochê

Tendo sempre a criação como pano de fundo, uma viagem que já passou pelos trabalhos em tricot, pintura, corte e costura, cerâmica e, há dois anos, o crochê. Que começou com um square (quadrado colorido de crochê) e deu sequência a um quase incontável número de agulhas, responsáveis por lindas e coloridas bolsas e clutchs.

 

Quarta - 4/setembro: Bate-papo, desfile e gastronomia. Convite gratuito a ser retirado na Unijuí FM ou apoiadores do evento.

Bate-papo com Elveni e Daniela Holzbach. “Dani.Holzbah: História e desafios de uma marca de moda gaúcha”.

Desfile de Moda produzido pela Consultora de Imagem e Estilo Márcia Campos | Cruz Alta/RS

Coquetel com Gasteiz Vitória

 

Quinta - 5/setembro: Escritórios de Moda do Sebrae com espaços de atendimento com temas específicos. Inscrições gratuitas em https://www.unijui.edu.br/eventos/campus-fashion-week-275.

- Canvas: Usando o Canvas para elaborar a sua ideia de negócio;

- Persona: Como definir a Persona  e o “moadbord” do seu negócio;

- Coaching de Estilo: Como realizar venda personalizada de acordo com o life style do cliente;

- Espelho Inteligente: Inteligência para provador aprovando a experiência de compra;

- Loja conceito virtual: Visita virtual em Loja Conceito do varejo da moda;

Gerencie sua loja de forma descomplicada. O tempo do caderninho acabou.

 

Sexta - 6/setembro: Seminário da Moda. Ingressos a venda em http://bit.ly/seminariodamoda

Palestras com nomes do circuito nacional da moda:

- Larissa Lucchese | Editora de Moda Sênior da Revista Marie Claire / São Paulo

“Conteúdo e Moda no Mundo Digital”

 

- Juliana Parisi | Blogueira e Influencer Digital / São Paulo

“Como aumentar o engajamento dos clientes através da geração de conteúdo em redes sociais” 

 

- Adriano Braga | Arquiteto e Sócio Diretor de Estratégia da Upper Design, empresa de design estratégico focado em resultado para varejo

“Não basta SER bom, PAREÇA SER bom”

 

- Tatiane Alves | Consultora Sebrae e atua na Compassing Agência de Consultoria (Especialista em soluções inovadoras e criativas em desenvolvimento de produtos, pesquisa de tendências, design gráfico, programação visual de lojas e showrooms, capacitações e aquisição de produtos na área do varejo)

“Bate Papo com Clientes”

“Práticas do Varejo e Experiências de Consumo Reais – Gente como a Gente”

 

- Fabiano Zortea | Coordenador Estadual da Moda / Sebrae RS

“Tendências e Boas Práticas do Varejo no Mundo”

 

- Anny Pricyla dos Santos | Coordenadora da Moda do Sebrae Nacional / Brasília

“A perspectiva de futuro para o Varejo da Moda”

 

- Ronaldo Fraga | Estilista internacional

Palestra magna “Além da Moda”

Suas criações já ultrapassaram os limites das passarelas para exposições, filmes e livros e foram apresentadas no Japão, Holanda, Espanha, Bélgica, Chile, Argentina e México.

Sua marca está licenciada em mais de mil produtos no Brasil para empresas como: O Boticário, Tok&Stok, Malwee, L´Occitane, Chilli Beans, entre outras.

Foi selecionado pelo Design Museum de Londres como um dos sete estilistas mais inovadores do mundo para a exposição Design of the Year 2014, da qual também participaram Miuccia Prada, Rick Owens e Raff Simons. Em 2017 recebeu o prêmio de Estilista do Ano pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

É citado como um dos poucos designers a desenvolver projetos e ações que buscam reduzir a distância entre o Brasil feito à mão do Brasil Industrial.

 

Talk Show com clientes que participaram da Feira de Boas Práticas do Varejo (NRF) | “A Importância De Oxigenar e Reciclar seus Pensamentos”

QueeZ sobre conteúdo de palestra pelo celular;

Apresentação e Premiação do Desafio Sebrae.

 

Apoio - O Campus Fashion Week conta com apoio de Gasteiz Vitória, Márcia Campos - Consultoria de Imagem e Estilo, Dani.Holzbach, Kika Moda Íntima, Nadine Dubal, Hotel D’Nápoles, CDLândia, Leviossa, Mr Bunny, Net Copy, Santo Stúdio e Futura Led.


Domingo no Campus terá 12 bandas marciais escolares

A principal atração do Domingo no Campus do dia 18 de agosto serão 12 bandas marciais de escolas das redes municipal, estadual e privadas. Realizada pela UNIJUÍ e Rádio UNIJUÍ FM, esta edição tem apoio da Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação.

As escolas participantes são: Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Evangélico Augusto Pestana, Imeab, e as escolas estaduais Emil Glitz, Dr. Bozano, Catuípe, Otávio Caruso da Rocha, Osvaldo Aranha, Guilherme Clemente Koeler, José Lange e Miguel Burnier.

O evento acontece em sua segunda edição e tem como objetivos mostrar o trabalho feito nas escolas, oportunizar a apresentação das bandas em mais um momento no ano, promover a integração entre as escolas e trazer as comunidades escolares para o espaço da Universidade.

O início da programação está previsto para às 15h, e contará com uma ação de divulgação do Campus Fashion Week, com a "Vitrine da Moda". O Domingo no Campus ainda terá mateada, brinquedos infláveis e a participação dos apoiadores do evento:  Topway English School, Ótica Albrecht, Erva-Mate Seiva Pura, Brincarolando Animações.

 


Uma nova Trilha na Unijuí FM

No sábado dia 27 a Unijuí FM transmitiu a grande final da  39ª Coxilha Nativista. O Festival, um dos mais tradicionais do Estado do RS, foi a primeira parada da emissora quando foi iniciado o Projeto Trilha dos Festivais em 2014. Pois foi justamente nesse Festival que a equipe que transmitiu a Coxilha anunciou uma mudança na Trilha.

Com transmissões mais diversificadas, indo além dos festivais, a trilha passa a contar agora com eventos variados, passando a se chamar Trilha Cultural Unijuí FM. No calendário da programação da Unijuí FM estarão, junto com os principais festivais do Estado, também transmissões esportivas, de shows com outros gêneros musicais dentro do escopo da emissora e coberturas especiais. Ao longo deste segundo semestre as transmissões e calendário da Trilha Cultural serão anunciadas.

Cobertura Coxilha

Em sua edição de número 39 a Coxilha Nativista ficou um pouco aquém da expectativa do Festival musicalmente, especialmente pela grandeza e do que é esperado para Coxilha. O destaque foi para a organização do evento e sua programação. No palco as composições mostraram excelentes músicos e intérpretes, porém letras e melodias nem tão inspiradas, com poucos destaques. A grande vencedora  foi “Desenfrenado", com letra de Eduardo Muñoz e melodia e interpretação de Cícero Camargo.


Acordo entre Mercosul e União Europeia foi encerra temporada tematica do Rizoma

O acordo entre Mercosul e União Europeia foi o tema desta semana do Rizoma. Nesta quinta-feira,18, estiveram no programa da Unijuí FM os professores da Unijuí Sergio Alebrandt e Argemiro Luiz Brum.

O professor Sergio Alebrandt, que faz parte do programa de Mestrado em Desenvolvimento da Unijuí, falou da necessidade de se ter um entendimento do significado deste acordo. Para ele, ainda é preciso a consolidação do Mercosul como bloco para que o acordo com o a União Europeia possa ser benéfico.

Já em uma das manifestações o professor e economista Argemiro Luiz Brum falou das possíveis vantagens caso se confirme o acordo dos dois blocos econômicos. Contudo, ele também frisou que é cedo para que o acordo possa ser dado como efetivado. O professor observou que muitas etapas precidam ser cumpridas antes que os dois blocos consolidem a união.

O tema desta quinta-feira foi o último do semestre dentro do Rizoma, que será retomada sua temporada temática na segunda quinzena de agosto com convidados.

 


Unijuí FM 18 Anos: a maioridade chegou!

A determinação em ter uma rádio; A morosidade no processo de concessão; e a realização das ideias que tocam

 

Sabe aquela espera pelo bolo ou doce que a avó está fazendo e que parece uma eternidade? Pois é, quem já viveu isso na infância, conhece a sensação. Quando olhamos a história da Unijuí FM pode se fazer uma analogia a esta situação, pelo menos no que se refere a espera até a inauguração da Rádio em 20 de julho de 2001.

Até a chegada desta data,  um longo e moroso processo envolveu a criação da Unijuí FM. Apesar da ideia de ter uma Rádio como mantida circular internamente dentro da Fundação de Integração de Desenvolvimento do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), existir desde a década 1980, foi só em de 1991 que uma comissão foi criada e passou a efetivamente  buscar a concessão pública para materializar o sonho.

Foram pelo menos dez anos nos trâmites de concessão da emissora. Entraves burocráticos e uma certa “má vontade política” adiaram para os anos dois mil a primeira transmissão da 106.9, prefixo que a Rádio receberia para atuar em Frequência Modulada. Contudo, depois de inúmeras idas a Brasília, alguns reveses, um play era dado pelas mãos da então Reitora da Unijuí e presidene da Fidene Eronita Silva Barcelos. Entravam no ar pelas ondas do rádio as “ideias que tocam”, slogan da emissora na época.  A data não poderia ser mais simbólica, apesar de mera coincidência. O 20 de julho em que ocorreu a inauguração também celebra a chegada do Homem a lua e o dia do amigo.

Depois da expectativa se materializar como o bolo da avó que sai do forno, a Unijuí FM traçou sua própria história. Muitas conquistas vieram, bem como as transformações que acompanham o mundo que a cerca, todas vivenciadas em muitas vozes que passaram pela frequência 106.9 nas ondas do rádio. Mais do que isso, a Rádio, saiu do rádio, ganhou o mundo pela internet e, sem exageros, pode ser curtida, compartilhada e ouvida por pessoas em todo o planeta.

Dezoito anos depois, pelo retorno diário dado à emissora pelos ouvintes. Pela integração com a comunidade acadêmica e demais mantidas da Fidene. E sobretudo pela relevância com que a sua programação é construída na tríade que a norteia desde o seu início (música, informação e universidade), parece que a maioridade da Unijuí FM chega com a certeza de que sempre vale a pena esperar o bolo da avó.

 

Acompanhe o depoimento de pessoas que fazem parte dessa história:  

 

 

 

 

 


Alimentos Ultraprocessados: um mal desnecessário

Os malefícios do consumo em excesso dos chamados alimentos ultraprocessados foi o tema do Rizoma desta semana. Para falar sobre o assunto participaram do programa a professora Karina Rios, do curso de Nutrição da Unijuí, e Andressa Burmann, proprietária do Soul Espaço Culinário. 

 

Ao longo do programa as convidadas salientaram a necessidade de um planejamento alimentar para evitar o consumo excessivo desses alimentos. Também observaram que com alimentos in natura se pode ter uma alimentação não só saudável, mas saborosa e diversificada. Para as convidadas a questão é a importância que se da a alimentação e o tempo destinado a ela em função da pressa do cotidiano do atual modelo social em que vivemos.

 

Todas as quintas-feiras o Rizoma traz um tema no programa com a presença de convidados. Abaixo você confere a entrevista completa em podcast.

 


Unijuí FM realiza Concurso Literário sobre “Folclore Brasileiro e nosso Meio Ambiente”

A Rádio Educativa UNIJUÍ FM e o Curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ, realizam o Concurso Literário “Folclore Brasileiro e nosso Meio Ambiente”. A atividade que integra o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí em 2019, contempla estudantes do 6º ao 9º ano, das escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí, e de escolas estaduais dos municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada e Panambi).


Cada participante poderá inscrever uma produção inédita que deve ser entregue até o dia 13 de setembro de 2019, na secretaria da Rádio Educativa UNIJUÍ FM (Campus da Unijuí). O material poderá ser encaminhado por correio através de carta registrada, desde que a data da postagem esteja dentro do prazo de inscrição. 

 

Redação - Ao aluno participante é exigida a produção textual do gênero Conto, de 1 a 3 páginas, com a temática “Folclore Brasileiro e o nosso Meio Ambiente”. Desta forma, o texto deve trazer um ou mais personagens de lendas, festas, brincadeiras, crenças, comidas típicas e outros costumes do folclore brasileiro, inseridos num enredo em relação ao meio ambiente e sustentabilidade em tempos atuais.

O texto deverá ser manuscrito à caneta azul ou preta com os seguintes dados de identificação: nome completo da escola e seu município, nome completo do aluno, nome completo do  professor orientador, ano e turma em que o aluno está matriculado.

 

Avaliação - A avaliação das produções textuais será realizada por uma comissão de professores do Curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Serão consideradas as seguintes competências:

- Adequação ao gênero e ao tema, no que se refere à inventividade e criatividade na forma e conteúdo;

- Número de páginas;

- Texto manuscrito com caneta azul ou preta;

- Qualidade do enredo;

- Uso/cuidado com a escrita segundo gramática e ortografia;

- Clareza de ideias;

A comissão avaliadora irá eleger um ou mais alunos denominados finalistas, para que juntamente com suas turmas, estejam presentes na cerimônia de premiação representando suas escolas. Deste grupo será realizada triagem para eleger os 12 premiados.

 

Premiação - Haverá premiação para os alunos nas seguintes colocações:

- 1º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: um smartphone, uma medalha, um certificado, um livro impresso contendo as 12 redações premiadas e um CD contendo o áudio das 12 redações premiadas que serão transformadas em radionovelas;

- 2º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: um fone de ouvido sem fio com bluetooth e entrada para

cartão de memória, uma medalha, um certificado, um livro impresso contendo as 12 redações premiadas e um CD contendo o áudio das 12 redações premiadas que serão transformadas em radionovelas;

- 3º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: um vale-livro no valor de R$ 50, uma medalha, um certificado, um livro impresso contendo as 12 redações premiadas e um CD contendo o áudio das 12 redações premiadas que serão transformadas em radionovelas.

Também receberão premiação os professores das seguintes colocações: 1º lugar do 6º, 7º, 8º e 9º ano: um kit personalizado, um livro, uma agenda 2020. Todos os 12 professores que tiverem seus alunos premiados receberão certificados de participação como orientadores da atividade, um livro impresso contendo as 12 redações premiadas e um CD contendo o áudio das 12 redações premiadas que serão transformadas em radionovelas;

 

O livro - As redações premiadas serão compiladas em livro impresso, com tiragem total de mil

exemplares, a serem distribuídas no dia do evento de premiação de forma gratuita e/ou em outros eventos que a Rádio UNIJUÍ FM vier a participar.

As redações premiadas serão transformadas em radionovelas para serem veiculadas na programação da UNIJUÍ FM e na sessão de podcasts da emissora.

A solenidade de premiação ocorrerá na manhã de 29 de outubro de 2019, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, na UNIJUÍ, com a participação dos alunos/turmas finalistas de cada escola.

 

O concurso - Este Concurso Literário está sendo financiado com recursos financeiros oriundos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS), através de convênio firmado entre o Município de Ijuí – Poder Executivo e o Estado do Rio Grande do Sul, regulamentado pelo edital de seleção pública Nº 01/2018 – Cultura Ijuiense em Destaque.

 (Clique aqui para acessar o regulamento completo

 


Matrículas aos aprovados no Vestibular de Inverno iniciam hoje

Os calouros aprovados no Vestibular de Inverno iniciam hoje, quarta-feira, o processo de matrículas na Unijuí. A Universidade divulgou na tarde de ontem (09), o listão dos aprovados no Portal. As aulas do 2º semestre de 2019 da Unijuí acontece no dia 05 de agosto para todos os cursos de graduação.

As matrículas serão realizadas nos quatro campi da Instituição, nos turnos tarde e noite. Os candidatos devem consultar o site do vestibular e conferir as datas destinadas para cada curso, pois, assim, poderão contar com a orientação dos respectivos coordenadores de cursos no processo.

Fique atento: a matrícula deve ser efetivada pelo classificado ou seu representante legal. Os menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados pelo representante legal ou qualquer pessoa maior de idade que detenha uma procuração do representante legal com firma reconhecida em cartório.

Mais informações pelo fone 55 3332-0655 ou email: vestibular@unijui.edu.br

A prova e os primeiros colocados

A prova do Vestibular de Inverno 2019 ocorreu no domingo (07), nos quatro Campi – Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos - e consistiu em 40 questões objetivas mais uma redação. Os candidatos também puderam optar por aproveitar a nota do ENEM dos anos de 2016, 2017 e 2018.

O tema da redação tratou sobre a situação dos refugiados no mundo e suas implicações na organização das sociedades. Os vestibulandos receberam três textos de apoio sobre a temática e, com base nos dados e informações destes textos, tiveram que redigir um artigo dissertativo. Este tema está conectado com uma grande questão contemporânea que afeta o mundo todo, já que, segundo a ONU, mais 70 milhões de pessoas estão refugiadas ou deslocadas de seus países por questões como guerras ou perseguições políticas.

Junto ao resultado geral do Vestibular, a Unijuí também divulga as primeiras colocações, os vestibulandos que atingiram as maiores notas. Em primeiro lugar geral, ficou Nairana Schilling Sommer da cidade de Três Passos, que prestou para o curso de Biomedicina. Em segundo lugar, Júlia Cancian da cidade de Santa Rosa, que prestou vestibular para Psicologia. Na terceira colocação ficou, Pietra Gazzola de Souza da cidade de Santa Bárbara do Sul, realizou prova para Biomedicina. Em quarto lugar, Gabriel Streb Panzenhagen da cidade de Panambi, que prestou para Ciência da Computação. E na quinta colocação, Natália Sartori Dal Forno da cidade de Ijuí, que realizou a prova para Engenharia da Produção.

Fonte: Unijuí/Comunica


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.