Seminário de Formação reúne professores de escolas de Ijuí - Unijuí

Seminário de Formação reúne professores de escolas de Ijuí

O Seminário de Formação sobre Folclore Regional, Cultura Popular e Cultura Tradicional Gaúcha, do projeto Escola, Folclore e Cultura, ocorreu na manhã deste sábado, 6 de julho. O projeto é realizado pela Unijuí e Unijuí FM, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, professores de Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais de escolas públicas e privadas de Ijuí, receberam informações detalhadas sobre o cronograma de execução do projeto, e participaram de  estudo e formação continuada, com as professoras do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, cursos de Pedagogia e Letras, respectivamente, Lídia Alebrandt e Taíse Possani.

As escolas também receberam CD com conteúdos folclóricos, produzido pela Unijuí FM com apoio das professoras envolvidas no projeto, com 50 áudios abrangendo as temáticas do folclore regional – subdividida em lendas, contos e tradições – e das culturas populares e tradicionais gaúchas – entre elas, a linguagem, ditados, as danças, músicas, poesias jogos e brincadeiras. Este material editado em áudio, com locução, sons e efeitos, será utilizado em sala de aula, possibilitando a exploração do imaginário dos alunos, a aprendizagem dos conceitos e conteúdos, complementando os estudos sobre o folclore

Sala de aula - Na formação, foi lançada a próxima etapa do projeto: a realização de atividades nas escolas,  contemplando três níveis de educação básica. São elas:

1) Artistas Mirins (Educação Infantil): resgate de artefatos e/ou personagens de lendas do folclore gaúcho, por meio da realização de atividades envolvendo instalações, artes plásticas, ilustrações, etc. A escola organizará uma mostra dos trabalhos, ocasião em que a Rádio Unijuí FM se fará presente para acompanhar a socialização dos saberes, registrar em fotos, áudios e vídeos e entrevistar as crianças a respeito de suas produções.

2) Pequenos Jornalistas (Anos Iniciais): resgate da cultura popular, brincadeiras, ditados, músicas, poesias a partir da pesquisa histórica, bibliográfica e, também, a partir de entrevistas com detentores da memória e do saber do povo (pais, avós, bisavós, professores). O trabalho será finalizado com a narração oral da pesquisa, em momento de socialização com a Unijuí FM, numa imitação de cabine radiofônica, em que serão locutores por um dia, transmitindo as informações da pesquisa.

3) Jovens Escritores (Anos Finais): prevê a pesquisa sobre termos e expressões idiomáticas do gaúcho, tanto os utilizados no passado, quanto os atuais termos que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul. Cada turma poderá contribuir com a pesquisa de até 10 verbetes, os quais serão utilizados para a elaboração do “Dicionário de Falares do Gaúcho”. As turmas poderão também criar ilustrações para alguns dos verbetes produzidos.

Encerramento

Ainda dentro do projeto será realizado um evento denominado Folclore no Campus, num domingo, aberto para as comunidades escolares e comunidade em geral, a fim de socializar os resultados do trabalho, em espaço aberto do Campus da Unijuí. Na ocasião haverá Mostra de Trabalhos, apresentações culturais, cinema ao ar livre e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho.

O projeto Escola, Folclore e Cultura - Conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho” é um projeto cultural que objetiva promover o estudo e o resgate do folclore regional e das culturas populares e tradicionais do Estado em escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, nas três etapas da Educação Básica.

A iniciativa contempla, para além do Seminário e do trabalho em sala de aula, a distribuição de obras para os estudos; a disponibilização de CD com 50 conteúdos em áudio sobre as temáticas, levando o rádio para a sala de aula; e a realização do evento Folclore no Campus, com atrações culturais, participação de alunos, Mostra dos Artistas Mirins, cabine radiofônica dos Pequenos Jornalistas e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho elaborado pelos Jovens Escritores.

As escolas participantes também serão contempladas com as coleções Mato Encantando, Prendas e Peões e Dicionário de Falares do Gaúcho, conforme o nível de ensino.

O projeto é uma realização da Rádio Educativa Unijuí FM e da Unijuí, e financiado pela Secretaria de Cultura do RS por meio do Pró-Cultura RS.