Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM
Neste domingo, 1º de setembro, aconteceu o Domingo no Campus Fashion, que marcou o início do Campus Fashion Week 2019. Além da tradicional mateada, a principal atração desta edição foi um outlet com marcas parceiras do evento. Também teve música ao vivo com Roberto Bones, que animou o público presente no Campus da Unijuí.
Esse foi o primeiro dia da Vitrine da Moda, que traz pela primeira vez uma semana inteira de atividades voltadas ao empreendedorismo, sustentabilidade e tendências de consumo. A diretora da Rádio Unijuí FM, Cláudia Bohrer, destaca que a expectativa é consolidar o CFW como um evento de moda na região Noroeste do Estado. “Nesta terceira edição do Campus Fashion, que começou como Day, na segunda edição foi Days e agora vem como Campus Fashion Week, nós trazemos uma programação bem completa e para públicos diferenciados”, ressalta.
O Campus Fashion Week 2019 se estende até 6 de setembro, com seis dias de bate-papos, desfiles, gastronomia, capacitações e desafios voltados à indústria, comércio, serviços e, principalmente, ao consumidor. Confira a programação completa:
Segunda-feira, 02/09
O dia será marcado por intervenções de moda no Campus, por meio de ações de marketing promovidas por marcas parceiras do CFW.
Terça-feira, 03/09
A primeira noite do CFW será movimentada. A partir das 19h30, terá apresentação de quatro cases de sucesso do mundo da moda:
- Andressa Gallas e Laíssa Lopes trazem o case “Carteiras e Experiências”, no qual compartilham a história da Dobra, e-commerce de Montenegro/RS, que desenvolve artigos de papel que não molham e não rasgam, como carteiras, camisetas e até tênis;
- “Do despertar do empreendedorismo à constante inovação para a construção de uma empresa sólida baseada em princípios” é o tema do case apresentado por Sidinei Zimmer, diretor Comercial e de Marketing da Libidus, indústria têxtil de Santo Cristo/RS;
- A influenciadora digital Clarissa Cabeda, de Porto Alegre/RS, fala sobre “O Marketing de Influência e a moda: como trabalhar com influenciadores para vender mais”;
- Chris Pauli se denomina como uma Designer Intuitiva e Artista Convicta. Ela vem de Porto Alegre/RS para apresentar o case “A Arte Intuitiva de Bolsas e Clutchs de Crochê”.
E as atividades não param por aí: ainda acontecerão três desfiles durante a noite, antes e depois da apresentação dos cases. Dois deles são promovidos pelo curso de Estética e Cosmética da Unijuí, com os temas “caveiras mexicanas” e “tendências de maquiagem para 2020”. O outro é organizado por estudantes de Design e apresenta os projetos desenvolvidos nas disciplinas de Vestuário e Editorial.
Quarta-feira, 04/09
Uma das noites mais aguardadas do Campus Fashion Week: o desfile de moda. Também haverá coquetel assinado por Gasteiz Vitória e um bate-papo com Elveni e Daniela Holzbach, que contam as histórias e desafios da marca gaúcha Dani Holzbach. Produtora do desfile, a consultora de Moda e Estilo Márcia Campos garante que a expectativa é boa. “Estamos vendo o Campus Fashion crescer a cada ano, o que está se mostrando já nos dias de preparação do evento e vai se mostrar também no desfile. Quem tiver a possibilidade de assistir ao desfile vai ter uma percepção diferente da moda, onde vamos priorizar a moda sustentável”.
Quinta-feira, 05/09
A programação contemplará os Escritórios de Moda do Sebrae. Serão seis espaços de atendimento com temas diversos, que se repetem de hora em hora, com início às 14h e encerramento às 21h, isto é, o inscrito pode participar de todos os escritórios, que abordam: o uso do Canvas para planejar o seu negócio; a identificação de Persona para identificar o seu público-alvo; Coaching de Estilo para realizar vendas personalizadas; e três inovações tecnológicas: o Espelho Inteligente, a Loja Conceito Virtual, e um software para planejamento de compras que ajuda a gerenciar a sua loja de forma descomplicada.
Sexta-feira, 06/09
O Campus Fashion Week será encerrado com o Seminário da Moda. O evento reunirá palestrantes renomados do cenário nacional. A abertura será às 13h30 com a palestra: “Conteúdo e moda no mundo digital”, com a editora de Moda Sênior da revista Marie Claire, Larissa Lucchese. Em seguida, a coordenadora de Moda do Sebrae nacional, Anny Prycyla dos Santos, dará dicas sobre “Como ser um empresário exponencial num mundo acelerado”. Ainda terá um talk show com cinco clientes do Sebrae, intermediado pela consultora de Moda da entidade, Tatiane Alves, com o tema “Práticas do varejo: experiências de consumo reais”. Para finalizar a primeira parte da tarde, a blogueira e influenciadora digital Juliana Parisi, mostrará “Como aumentar o engajamento dos clientes através da geração de conteúdo em redes sociais”.
Depois do coffee break com Gasteiz Vitória, previsto para às 16h30, a programação será retomada com o coordenador estadual de Moda do Sebrae, Fabiano Zortéa, que trará a palestra “O novo varejo: Inovações na prática”. Já o arquiteto, sócio e diretor de Estratégia da Upper Design, Adriano Braga, falará sobre o tema “Não basta SER bom, PAREÇA SER bom!”. Antecedendo a última palestra, haverá a premiação dos vencedores do desafio digital 4.0, do Sebrae.
A palestra “Além da Moda”, com o estilista internacional Ronaldo Fraga, prevista para às 19h30, trabalhará a questão de aliar propósito a sua marca. Fraga é citado como um dos poucos designers a desenvolver projetos que buscam reduzir a distância entre o Brasil feito à mão do Brasil Industrial. Suas criações ultrapassaram os limites das passarelas e chegaram a exposições, filmes e livros, percorrendo diversos países do mundo, como Japão, Holanda, Espanha, Bélgica, Chile, Argentina e México.
Inscrições
As atividades de terça e quinta-feira necessitam de inscrição, que é gratuita e deve ser feita no site da Unijuí, uma vez que as vagas são limitadas. O desfile, na quarta-feira, e o Seminário da Moda, na sexta, já estão lotados, confirmando o sucesso de público da Semana da Moda em Ijuí.
O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda é promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.