O que é o PDI e para que ele é utilizado?
É o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos é um documento oficial da UNIVERSIDADE, que apresenta a filosofia de trabalho da Instituição, a Missão, Visão, Princípios, a política pedagógica institucional e os objetivos, estratégias e metas e principalmente aonde se quer chegar. A revisão do PDI é estruturada a partir dos seguintes documentos:
Qual a importância do PDI?
É o Documento exigido pelo Ministério da Educação, criado pelo decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017, mas, para além do decreto, o plano de desenvolvimento institucional para a UNIJUÍ é um instrumento de gestão que irá guiar os caminhos que se deve percorrer nos próximos cinco anos. A revisão do PDI é uma oportunidade, pois acontece a cada cinco anos e faz pensar qual Instituição se quer ser em 2024 e quais projetos priorizar.
Como é possível participar da elaboração do PDI?
A Instituição construiu um cronograma de atividades para que toda comunidade interna e externa participe da construção do PDI. A participação da comunidade é fundamental para que o PDI tenha as ferramentas para atender às necessidades dos diversos públicos que compõem a universidade. Participe preenchendo o formulário.
MISSÃO
Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.
VISÃO
Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, filantrópica referenciada pela excelência de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região em que atua.
PRINCÍPIOS
POLÍTICAS ACADÊMICAS
PROCESSUALIDADE DE ELABORAÇÃO E DE APROVAÇÃO
PERÍODO |
ATIVIDADE |
RESPONSÁVEL/PALESTRANTE |
LOCAL |
05 de abril de 2019 (Formação Geral) |
1º Seminário PDI: Conjuntura Econômica e Cenários para os próximos cinco anos. (Comportamento Econômico, Cenários da Economia Regional e as perspectivas com o novo Governo) |
Painel: - prof. Dr. Argemiro Brum - panorama global da economia e as perspectivas com o novo governo; - Prof. Oto Roberto Moerschbaecher - Comportamento Econômico das Universidades Comunitárias e Fontes Alternativas de Receita; - Prof. Dieter Siedenberg - Cenário da UNIJUÍ. |
Salão de Atos |
15 de abril de 2019 |
Socialização das Políticas Institucionais Inciso II. do PDI |
Reitoria e as Assessorias |
Sala de reuniões da Reitoria |
17 de abril de 2019 (Formação Geral) |
Seminário PDI: Conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País |
Painel: Abertura e mediação - Profª. Cátia Maria Nehring - Reitora da Unijuí 1º palestrante - Prof. Evaldo Antonio Kuiava - Reitor da UCS - panorama global sobre a atual conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País; 2º palestrante - Prof. Walter Frantz - Professor Sênior da UNIJUÍ - reflexões sobre Universidades Comunitárias. |
Salão de Atos |
25 de abril de 2019 |
COGEST Estrutura do PDI e Orientações para a próxima etapa do processo. |
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Sala dos Conselhos |
06/05 - DHE 07/05 - DCEEng 08/05 - DCVida 13/05 - DACEC 15/05 - DCJS 17/05- DEAG |
Reuniões da Reitoria com os Departamentos discussão sobre os eixos estruturantes e objetivos do PDI e esclarecer possíveis dúvidas |
Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento.
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Departamentos |
Maio até 01 de julho de 2019 |
1. Analisar Missão, Visão, objetivos e estratégias da instituição - ver se tem proposições 2. Propor objetivos e estratégias do departamento em consonância com o institucional |
Comitê Gestor do Departamento - professores e Pró-Reitores |
Em cada departamento |
20/05 a 01/07/2019 |
Manifestações da comunidade externa para a construção do PDI |
Assessoria de Planejamento |
processo online |
1º de Julho de 2019 |
Envio das Propostas à Reitoria/Assessoria de Planejamento |
Reitoria, Assessorias, Chefias, Pró-reitores e Gerentes |
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Julho e Agosto |
Trabalho de revisão e elaboração da 1ª Versão do PDI |
Reitoria/Assessoria de Planejamento |
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27/08 - DACEC 28/08 - DCJS 02/09 - DHE 03/09 - DCEEng 04/09 - DCVida 06/09- DEAG |
Retorno da Reitoria aos departamentos para socializar a versão do PDI após proposições dos departamentos, junto discussão dos cursos a serem implantados nos próximos cinco anos |
Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento. |
Em cada departamento |
24 de outubro e 01 de novembro de 2019 |
Análise do PDI no COGEST |
Reitoria, chefes de departamento e pró-reitores |
Sala dos Conselhos |
07 de novembro de 2019 |
Tramitação e aprovação no CONSU |
Câmaras e Plenária |
Sala dos Conselhos |
Fique por dentro dos Programas Acadêmicos oferecidos pela Unijuí, no calendário acadêmico e também no calendário de formaturas, informações importantes para o desenvolvimento das atividades ao longo do ano.
Nesta sessão, também confira as possibilidades de intercâmbio que a Unijuí possui através do Escritório de Relações Internacionais. É só clicar em cada um dos botões correspondentes a sessão desejada.
A Gestão Ambiental da FIDENE/UNIJUI é um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais, que buscam garantir e prover a proteção do meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas, eliminando ou minimizando impactos e danos ambientais, através do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de processos e/ou atividades.
No momento, as ações estão tendo maior ênfase no Programa de Gerenciamento de Resíduos. O Programa tem como objetivo estratégico o controle de todo e qualquer tipo de resíduo gerado dentro da Instituição, a partir da organização de três grupos de resíduos: Resíduos Comuns, Químicos e Biológicos. Os Resíduos Comuns são aqueles considerados domésticos, como papeis, plásticos e metais. Químicos e Biológicos são aqueles considerados perigosos, com potencialidade de risco à saúde pública e risco infectocontagioso. Estes são gerados principalmente pelas atividades dos diversos laboratórios de ensino e prestação de serviços que a universidade possuí. Os comuns são gerados por toda a universidade.
Em ambos os casos, a correta separação é fundamental para que todo e qualquer tipo de resíduos tenha a sua destinação adequada e assim cause o menor impacto ao meio ambiente. Para auxiliar na separação dos resíduos comuns adaptou-se o sistema de cores previsto na Resolução CONAMA nº 275 de 2004 e que melhor simboliza a coleta seletiva. A coleta seletiva é a “coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição (Lei 12.305/10, art. 3º, inc. V). Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
Você que frequenta os espaços da FIDENE/UNIJUI perceba que existem várias lixeiras distribuídas, separando cada tipo de resíduo por cores.
Outra ação desenvolvida é a demarcação das Áreas de Preservação Permanente – APPs, existentes no interior do Campus Ijuí. É considerado APP uma “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas” – Art. 3º inc. II da Lei 12651/2012.
A manutenção da vegetação nativa próxima aos cursos de água existentes no Campus, faz parte de ações para a preservação conforme prevê o código florestal. As delimitações de 30 metros no entorno destes locais seguiram a determinação prevista no artigo 4º, inciso I, alínea “a” da lei 12651/2012. Nos locais onde há instalações consolidadas e ocupam espaço onde deveria ser de APP, como arruamentos e prédios, a instituição propôs ao órgão ambiental a compensação equivalente, preservando a mata nativa e promovendo o plantio de mudas características da região.
O processo de autoavaliação da Unijuí é coordenada pela CPA que é composta por representantes dos docentes, técnico-administrativos e de apoio, estudantes e sociedade civil nomeados pelo CONSU- Conselho Universitário.
A CPA tem como objetivo coordenar e sistematizar os processos avaliativos que acontecem na Universidade e tornar público os resultados do processo de avaliação desenvolvidos junto aos estudantes, docentes, técnico-administrativos e de apoio e comunidade externa.
Em um projeto de identidade visual, o que se busca é transmitir uma série de informações através de imagens, como por exemplo conceitos de qualidade, tradição, experiência, arrojo, modernida-de, competitividade, etc. O que se propõe neste projeto é verbalizar o conjunto de significados visuais formadores da imagem corporativa da marca da UNIJUÍ.
Este manual visa coordenar a implantação e manutenção do Programa de Identidade Visual da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, estabelecendo normas e orientando a veiculação da marca, assinaturas e demais elementos gráficos.
Clique sobre o formato de arquivo desejado abaixo para fazer o download:
Download da logomarca Versão preferencial (vertical): PNG | JPG | CDR
Download do logomarca Versão auxiliar (horizontal): PNG | JPG | CDR
Download do manual de identidade visual completo: PDF
A marca da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul foi concebida em 1986 pelo designer Vilson Maurio Mattos, a pedido do professor Adelar Francisco Baggio, presidente da FIDENE no período de 1981 a1987 e presidente e reitor de 1985 a 1987. Um ano antes da concepção da marca, a UNIJUÍ, então Universidade de Ijuí, havia sido reconhecida como tal através da Portaria Ministerial nº 497, de 28 de junho de 1985. A marca criada em 1986 privilegiava as letras "U", de Universidade, e "I", Ijuí. Estas duas letras "U" no formato de elipse maior, embaixo, e "I", elipse menor ao centro foram trabalhadas graficamente com a finalidade de representar o tronco e a cabeça de uma pessoa, com o braço erguido, numa atitude de vibração, seja na comemoração pela aprovação no vestibular, seja pela comemoração na formatura. As linhas horizontais foram utilizadas como base, equilibrando a composição gráfica e conferindo estabilidade, uma vez que as elipses conferem movimento à logomarca. |
A avaliação institucional na Unijuí é um elemento essencial na gestão da universidade, tanto acadêmica quanto administrativa e política. A Unijuí toma a avaliação e a autoavaliação de suas práticas como estratégia de construção e reconstrução de suas ações e está integrada ao SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que promove a avaliação externa das IES brasileira.
A Unijuí tem uma longa trajetória em Avaliação Institucional, institucionalizada desde 1994, constituindo-se em elemento essencial na gestão da Universidade. Esse processo envolve os diversos segmentos que promovem a avaliação da Universidade em todas as suas dimensões, tomando como referência a natureza de Universidade Comunitária e Regional.
A Unijuí participa do PAIUNG - Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas que, desde sua fundação em 1994, constitui-se em um fórum de discussão e troca de experiências sobre avaliação institucional integrada com a COMUNG - Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.
O Programa de Avaliação Institucional da Unijuí é coordenado pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) que conta com 21 membros da comunidade acadêmica e externa.
Avaliação institucional externa: conceito 4 (portaria de recredenciamento)
A Unijuí impulsiona a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, através da oferta de uma educação de ensino superior de qualidade e tradição. Possui Campus Universitário nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.
Confira no mapa interativo abaixo toda a área de abrangência da Unijuí.
Campi |
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.
A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.
Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.
A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.
Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.
Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.
Eles são divididos nas seguintes categorias:
A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.
A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.
Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.
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