Todas as notícias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunic@

Ouvidoria da Fidene/Unijuí esteve representada no VII Encontro de Ouvidores Gaúchos


No dia 9 de maio, quinta-feira, aconteceu o VII Encontro de Ouvidores de Universidades e de Hospitais de Ensino Gaúchos, sediado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado/RS. O evento promoveu a troca de experiências, atividades e discussões para melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica e demais cidadãos. As questões abordadas durante o dia serão objeto de debate no Encontro Nacional dos Ouvidores Universitários, que acontecerá no mês de setembro em Curitiba/PR.

A programação do evento contou com as seguintes palestras:

 

  • “A defesa dos direitos humanos e o respeito às individualidades no ambiente universitário”, proferida pela Profa Fernanda S. Pinheiro, docente da área do Direito e Pró-Reitora de Ensino e Extensão da UNIVATES;

  • “Defesa do usuário e simplificação no âmbito da CGU/OGU”, ministrada por Dávison W. de Souza, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção junto à Controladoria Regional da União no RS;

  • “Como ouvir na ouvidoria? a arte de escutar”, proferida pela Profa Suzana F. Schwertner, docente do Curso de Psicologia da UNIVATES.

 

Durante o encontro, também foram apresentados alguns cases das instituições presentes, dentre eles um da Fidene/Unijuí, apresentado pela Ouvidora Laura Scheren Dalpiaz, que atua desde 2007 nessa função, e que representou a Instituição no referido encontro.

“Esses momentos de encontro de pares, que muitas vezes trabalham sozinhos em suas instituições, são ricos para a troca de experiências e visam aprimorar a função que, cada vez mais, tem sido demandada pela comunidade acadêmica e externa nas mais diversas situações. O foco é sempre encaminhar e mediar, garantindo o compromisso com a legalidade, o respeito aos direitos e a ética, bem como auxiliando nos processos de avaliação e de gestão da Instituição”, afirma Laura.

A Ouvidoria da Fidene/Unijuí possui o acesso público via site da Universidade  (www.unijui.edu.br/institucional/ouvidoria), e mantém integração direta com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIJUÍ.




Criatec realiza eventos de sensibilização

Atividades de sensibilização, por meio de visitas técnicas, são umas das práticas certificadas pela Incubadora de Empresas da Unijuí, a Criatec. Essas atividades preveem a realização de palestras e workshops com temas ligados à cultura empreendedora. O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica para a possibilidade de transformar o conhecimento em negócio, com o apoio da Incubadora.

Além disso, é uma forma de fazer com que os estudantes conheçam a Criatec como uma oportunidade para o seu futuro. Cerca de 90% dos entrevistados em cada visita dizem não saber da existência da incubadora e de seu objetivo.

Nesse sentido, nos últimos três meses, foram realizadas diversas visitas técnicas e workshops com o intuito de apresentar a Incubadora e seus objetivos. Foram realizados 12 eventos envolvendo 260 estudantes no Campus Ijuí. As atividades foram desenvolvidas nas turmas dos professores Pedro Luis Buttenbender, Ivo Ney Kuhn, Sandra Regina Albarello, Fernanda Pasqualini, Gustavo Arno Drewes, Remi Antonio Dama, Eila Maria Vieira, Rafael Frantz e Fabricia Roos Frantz, que atuam neste semestre em áreas do conhecimento cujos componentes curriculares estão ligados às atividades da Incubadora.

Foram discutidas as ações e o funcionamento da Criatec e do Programa Viver Empreendedor.  Participaram também, apresentando suas empresas e suas trajetórias empreendedoras, as empresas incubadas: Inifnitum Tecnologia e Inovação, NR Engenharia, Doled Soluções em Automação e Iluminação LED, Planejar Marketing de Resultados, Agextec Soluções Digitais para o Agronegócio e Humanizar Psicologia, e as empresas graduadas Elithe Engenharia, Contemporânea recursos humanos, 13 Bits Soluções em Tecnologia da Informação, Zen Fisio, Brasileiro e Lumion tecnologia.

 As atividades terão sequência no segundo semestre.

 


DÓ, RÉ, MI, FÁ... no palco da Unijuí

As sete notas musicais tão conhecidas no mundo todo nasceram da necessidade de organizar e entender as músicas dos antepassados. Foi no Período Medieval que o monge beneditino francês chamado Guido D’Arezzo construiu uma escala musical simplificada, que facilitou o aprendizado de alunos e, ao mesmo tempo, diminuiu os erros de interpretação de uma peça musical, por exemplo.

Para fazer a escala musical, o monge utilizou um hino cantado em louvor a São João Batista:

“Ut queant laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti Labii reatum Sancte Ioannes”

Das iniciais de cada verso, surgiram as sete notas musicais: UT, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. A nota “SI” nasceu da junção das iniciais das últimas palavras. A maioria delas permanece da mesma forma até hoje. Apenas a “UT” foi substituída por “DÓ” alguns anos depois.

Em português o verso quer dizer:

“Para que teus servos, possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João.”

A organização da escala musical contribuiu para a compreensão da música na época e até hoje é importante para inúmeros gêneros musicais. A música erudita é um desses gêneros que utiliza as notas musicais para guiar suas composições. No próximo dia 26 de maio, será possível conhecer um pouco mais sobre esse gênero. O Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí da Unijuí, recebe o Concerto da Orquestra de Câmara da Unisc.

Os ingressos para assistir à apresentação do grupo estão disponíveis para compra nos caixas da Unijuí e Sede Acadêmica, Pano Leve e Literatus Xôk’s no valor de R$ 15,00 até o dia 10 de maio. Idosos, estudantes e egressos com a carteirinha pagam R$ 10,00.

 

Temas inovadores norteiam Semana Acadêmica de Formação de Gestores no Campus Santa Rosa

Com o objetivo de debater temas emergentes e inovadores, além de integrar acadêmicos, professores e comunidade externa da região ocorre, de 13 a 15 de maio, a Semana Acadêmica do Programa Integrado de Formação de Gestores, que contempla os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Cooperativas, na Unijuí Santa Rosa.

O evento está sendo organizado pelos acadêmicos e professores do Campus e conta com diversos painelistas, envolvidos com a área do Cooperativismo e da gestão. Para o Coordenador do Programa, professor Ariosto Sparemberger, o evento se constitui em mais uma ação voltada para a formação plena do estudante da Unijuí oportunizando o debate com agentes, lideranças do estado e gestores.

A programação completa e as inscrições para a Semana Acadêmica podem ser realizadas no Portal da Unijuí. O evento também integra a programação do XVIII Ciclo de Debates de Administração (CIDEAD/RS).


Estudantes da Unijuí Santa Rosa realizam visita técnica a Cachaçaria Maria João

Na noite de 29 de abril os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas da Unijuí Santa Rosa, da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, realizaram uma visita técnica a Cachaçaria Maria João, acompanhados pelo professor Remi Antônio Dama.

Na oportunidade a empresa realizou a apresentação de seu histórico e os estudantes também visitaram as instalações da indústria. A atividade proporcionou aliar conhecimentos teóricos com a prática, fator este, que a Universidade sempre busca oferecer aos seus acadêmicos.

Para o estudante do curso de Gestão de Cooperativas, Lucas Tainã Maciel Pinheiro, visitar empresas locais são fundamentais para agregar novos conhecimentos. “Conhecer empresas que já possuem uma estrutura montada, facilita muito para nós estudantes entendermos o processo de gestão e organização da mesma. Assim podemos conversar diretamente com o empresário e tirarmos nossas dúvidas sobre o empreendimento”, destaca o estudante.


Criatec promove workshop sobre o uso e a potencialização do Linkedin

A maior rede social de negócios do mundo será tema de workshop promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí.  “Linkedin: Carreira e negócios” será o tema que estará norteando os workshops no Campus Santa Rosa, dia 16 de maio, às 19h30 e no Campus Ijuí no dia 31 de maio, às 15h, ambos estarão ocorrendo no Espaço Coworking de cada incubadora.

O consultor e especialista em marketing, Rogério Hansen, estará abordando questões relacionadas ao uso e a potencialização das ferramentas no Linkedin, para carreira profissional e geração de negócios. Na oportunidade os participantes terão conhecimento de como montar um perfil atrativo e de como gerar e prospectar negócios por meio da rede social.

A qualificação é destinada a profissionais liberais, empresários, estudantes e interessados em conhecer e gerenciar as ferramentas ligadas ao Linkedin. Interessados poderão realizar sua inscrição gratuita, no Site da Criatec, as vagas são limitadas.

Sobre o consultor

Rogério Hansen é graduado em Administração, especialista em Marketing. Possui experiência em gestão de empresas, marketing corporativo, marketing esportivo, vendas e gestão de pessoas. Mais de 13 anos de atuação em Marketing On e Off-line, consultorias em gestão, marketing e negócios. Entusiasta da relação entre o marketing e a tecnologia da informação.

 

 


Unijuí participa de Curso de Agroflorestas para Restauração de Ecossistemas Florestais

A Unijuí participa nesta semana, de 07 a 09 de maio, do Curso de Agroflorestas para Restauração de Ecossistemas Florestais realizado pela Embrapa. O evento tem o objetivo de promover a formação de agentes multiplicadores, a cooperação técnica e o intercâmbio de experiências, visando a construção participativa e o manejo de Sistemas Agroflorestais no âmbito dos projetos RestaurAÇÃO.

A Universidade está sendo representada pelo professor Osório Antônio Luchesse, pelo engenheiro agrônomo Cláudio Porazzi e o estudante da Unijuí, Eduardo Porazzi. Os mesmos participaram da programação do primeiro dia na realização da prática sobre reconhecimento da vegetação nativa visando o desenho de uma agrofloresta.

Além disso, a Unijuí foi a fornecedora das mudas para o Curso, o qual faz parte de um projeto de compensação florestal idealizado pela empresa italiana ENEL e coordenado pela Embrapa. As atividades são realizadas na Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM.


Bate-Papo Unijuí: Campus Panambi abre a programação

O primeiro dia de Bate-Papo na Unijuí foi no Campus Panambi. Durante toda a manhã desta terça-feira, 07, alunos do ensino médio conversaram sobre mercado de trabalho, profissões, bolsas e benefícios, vida acadêmica e ENEM.

De acordo com o Gerente da Coordenadoria de Marketing, Giancarlo Bottega, um dos palestrantes da manhã, o evento tem o objetivo de ajudar os alunos em uma fase rodeada de dúvidas e de decisões importantes.

“Estamos presentes para ajudar alunos que vivem no terceiro ano do ensino médio um dos seus maiores desafios, poder olhar para frente e constituir no seu planejamento de vida, no seu planejamento Educacional, uma referência que possa ser, a partir de agora, já trabalhada de forma constante”, comenta. Segundo Giancarlo, eventos como esse facilitam as tomadas de decisões e melhoram o desempenho educacional dos alunos.

A programação da manhã incluiu, ainda, a fala de Éder Schuinsekel, da Unidade de Relacionamento da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, que falou sobre Bolsas e Benefícios e ENEM.

Além disso, o professor Escobar Nogueira, da Doctor Vestibulares de Santa Maria, falou sobre profissões. Foram mais de 120 alunos de escolas de Panambi participantes do evento. O próximo Bate-Papo Unijuí acontece no Campus Santa Rosa, dia 21. Logo depois, é a vez do Campus Ijuí, nos dias 23 e 24 de maio. O Campus Três Passos recebe a programação no dia 14 de agosto, encerrando a edição de 2019.

Confira as imagens do primeiro dia de Bate-Papo Unijuí, que aconteceu no Campus Panambi: 


Daniel Fagundes é Vice-campeão de Jiu-Jitsu em Nova York

Nos dias 27 e 28 de abril, o atleta ijuiense de Jiu-Jitsu, Daniel Fagundes, participou do campeonato New York Spring International Open Championship, nos Estados Unidos. O campeonato foi realizado em Nova York pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), a maior federação de Jiu-Jitsu do mundo. O ginásio Nat Holman Gym foi o palco dos combates entre atletas de diversas nacionalidades.

Daniel participou do evento no sábado, dia que foram realizadas as lutas dos atletas faixa-preta. Ele lutou na categoria faixa-preta, máster 1, peso pena (até 70kg). Na primeira luta, ganhou por finalização contra o americano Teuira Crivello, da equipe Ryan Gracie.

Na segunda luta, a vitória veio pela decisão do árbitro contra o atleta Christopher Story, da equipe Lead BJJ, garantindo um lugar na final da categoria. Na final contra o faixa-preta Bruno Dias, da Barbosa Jiu-Jitsu, Daniel foi derrotado ficando com o título de vice-campeão.

Segundo Daniel o campeonato foi uma experiência incrível. “Tanto pelas lutas quanto pela oportunidade de levar o nome da equipe e da cidade tão longe”. Para participar desta competição, o atleta contou com o apoio da Unijuí, Óptica Wolfstreet e Equillibrium Massoterapia.

 


Inovação para negócios é tema de Semana Acadêmica do Dacec

Na última segunda-feira, 6 de maio, iniciou a I Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec). O evento tem como finalidade destacar a importância da criação de novos negócios e como ser um bom profissional no mercado de trabalho.

Na primeira noite, o evento contou com a participação do Gerente Sênior de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa Bruning Tecnometal e professor Mestre do DACEC - Unijuí, Daniel Pötkker, com o tema“Desafios do mundo do trabalho: expectativas e necessidades das organizações”.

Segundo o professor Daniel, estamos vivendo nas organizações uma retomada do mercado em alguns segmentos, e com essa retomada vem vários desafios: “A qualificação das pessoas é um deles, mas existem desafios na produção, na produtividade, que é um dos grandes desafios do Brasil. Ainda as nossas empresas são muito improdutivas e isso é causado pela falta de qualificação das pessoas, pela falta de habilidade em conseguir traduzir aquilo que se precisa dentro da organização. Então eu diria que são vários os desafios, mas o principal talvez seja a produtividade”.

Para Pötkker, é essencial discutir sobre este assunto “porque a grande criatividade da inovação, da melhoria dos processos, acontece através das áreas dos acadêmicos. A grande inovação, então, é fundamental que todos estejam olhando para esse mesmo caminho e todos estejam engajados nessa mesma visão”, explica.

No segundo dia de evento, 7 de maio, o Professor Doutor no Instituto Federal Catarinense, Alexandre Carvalho Acosta, proporcionou aos acadêmicos o debate sobre as gerações, com a palestra “Uma empresa, quatro gerações, e agora?”. Seu conceito está ligado aos grupos etários sociais, isto é, conjuntos de indivíduos que nascem em período similar, possibilitando entender as mudanças de comportamentos e visões de mundo. Assim, dentro do mesmo grupo familiar pode haver várias realidades, e ocorrer divergências resultantes desse convívio.

“A primeira coisa que temos que entender sobre gerações, é que elas não substituem mais umas às outras, isso mudou, de 90 para cá as novas gerações surgem de 5 a 10 anos”, comenta o professor Alexandre. Segundo ele, não existe geração melhor que a outra, e não existe idade para aprender. “Falta de preparo e diálogo gera atritos, vai ser mais fácil para aquele que tiver mais conexões cerebrais e canais de comunicação”, esclarece.

A fala permitiu aos alunos construir conexões mentais, criando associações e lembranças. Ressalta que não existe gerações melhores ou mais importantes, mas o quanto é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional que o indivíduo esteja em contato com elas.

Por Giuli Ana Izolan e Susan Pereira, acadêmicas de Jornalismo. 

Foto: Filipe Reichert , acadêmico de Publicidade e Propaganda e Júlia Donato , acadêmica de Jornalismo

 


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.