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Mulheres na Pesquisa: a trajetória e o trabalho de pesquisadoras da Unijuí

                  

A cada dia as mulheres batalham pela igualdade de gênero e consequentemente conquistam cada vez mais os seus espaços no mercado de trabalho. Na pesquisa não é diferente. Recentemente pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram sequenciar em tempo recorde o genoma do coronavírus (SARS-CoV-2), coordenadas por Ester Sabino. A equipe levou apenas 48 horas para sequenciar o genoma deste vírus no primeiro paciente brasileiro infectado, enquanto outros países levaram cerca de 15 dias para atingir o mesmo objetivo.

Estamos chegando ao final do mês março, marcado como o mês da mulher. Dessa forma, para homenagear as mulheres pesquisadoras da Unijuí, preparamos este material especial, lembrando que, na Unijuí, do total de pesquisadores, 44% são mulheres. Pesquisadoras que fazem a ciência avançar diariamente:

Maria Margarete Brizolla, vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) 

         

Trajetória profissional 

Concluiu a sua graduação em Ciências Contábeis na Unijuí, no ano de 1996. Além desta graduação, cursou Administração na Unijuí e em 2013 iniciou o Doutorado em Ciências Contábeis e Administração (FURB – BLUMENAU). Em 2018 realizou o Pós Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- A Responsabilidade Social Frente Às Dimensões Econômica, Social e Ambiental: Este projeto tem como objetivo  estudar a formação do conceito de responsabilidade social corporativa perante as diversas teorias (institucional, contingência, agência, stakeholders, stockholders, sinalização entre outras adequadas ao tema) tendo como referência a construção e aplicação do conceito no setor empresarial a partir de um novo papel da sociedade civil, dos novos comportamentos e tecnologias e assim permitir uma análise mais complexa das ações de responsabilidade social. 

- Sustentabilidade da Produção Rural: Propostas Alternativas para Os Pequenos Produtores da Região Noroeste do RS: Este estudo tem como objetivo analisar como os instrumentos de gestão podem contribuir com a sustentabilidade da produção agropecuária dos pequenos produtores da região noroeste do Estado do RS.         

Airam Sausen, coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática do Núcleo de Pesquisa do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

   

Trajetória profissional

Airam entrou para a graduação em Licenciatura em Matemática na Unijuí. Na sequência realizou Mestrado em Modelagem Matemática na Unijuí e Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Campina Grande. Ao terminar o Doutorado prestou concurso para o Programa em Modelagem Matemática da Unijuí, onde é docente até hoje. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas a modelagem matemática do tempo de vida de baterias utilizadas em dispositivos móveis, e modelagem matemática em Smart Grids. Airam também exerce a função de Coordenadora desse Programa de Pós-Graduação, e é pesquisadora do Grupo de Automação Industrial e Controle.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- Aplicação de Modelos Matemáticos na Predição do Tempo de Vida das Baterias Que Alimentam Dispositivos Móveis: Este  projeto de pesquisa visa estudar, modelar e implementar diferentes modelos de descarga de bateria. A partir deste estudo pretende-se verificar qual modelo é mais indicado para simular e predizer o comportamento da bateria que alimenta os mais variados dispositivos móveis.                                                                

Joice Graciele Nielsson, vinculada Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí.

  

Trajetória profissional

Joice iniciou sua graduação em direito na Unijuí, foi bolsista de pesquisa e participou como voluntária no Projeto de Extensão Cidadania para Todos. Assim que finalizou a graduação, ingressou no Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUI, e após finalizar o mesmo, iniciou o Doutorado em Direito na UNISINOS.

Neste meio tempo, iniciou a sua atividade como docente do Curso de Graduação em Direito, e posteriormente no PPGDireitos Humanos, além de coordenar uma Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação.  

Em sua caminhada a pesquisa sempre esteve presente, especialmente nas temáticas de direitos humanos das mulheres. Atualmente, Joice integra o Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos, coordena dois projetos de pesquisa e integra outros dois. É pesquisadora recém-doutora FAPERGS, com apoio para desenvolvimento de uma pesquisa comparada acerca de direitos humanos, sexuais e reprodutivos das mulheres na América Latina. Seus projetos de pesquisa focam a situação dos direitos das mulheres, no contexto latino-americano e no Brasil, analisando alguns contextos críticos, como violência de gênero, processos de precarização e feminização da pobreza, a relevância e o desdobramentos do movimento feminista e a construção da igualdade de gênero. Ainda Lidera um qualificado grupo de pesquisadoras, de alunas, bolsistas e voluntárias de graduação, mestrado e doutorado que tem atuado na mesma temática, e perpetuado nessa tarefa pela pesquisa científica em gênero.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- A Atuação do Sistema Interamericano de Direitos Humanos em Questões de Gênero e Sexualidade e a Produção das Vidas Nuas de Mulheres e Pessoas Lgbttis:  O projeto  pretende identificar os avanços e possibilidades, e paradoxalmente os limites e dificuldades no alcance do SIDH quanto a proteção aos direitos humanos de mulheres e de pessoas LGBTTIs quanto a questões de gênero e sexualidade em um contexto cultural latino-americano marcado profundamente por traços machistas, patriarcalistas e heterosexistas

- Controle Reprodutivo Sobre o Corpo Feminino em Uma Perspectiva Biopolítica: Análise Comparada Acerca de Legislações, Políticas Públicas e Controvérsias Judiciais Sobre Planejamento Familiar e Esterilização de Mulheres no Brasil, Peru e Bolívia: A pesquisa visa analisar as legislações, políticas públicas e debates jurisprudenciais relacionado ao planejamento familiar e esterilização de mulheres no Brasil, em comparação com o Peru e Bolívia, analisando aspectos relacionados à dignidade humana, direitos humanos e fundamentais e proteção dos direitos reprodutivos e sexuais de meninas e mulheres nestes locais.  

- Diálogos: Tecendo Vidas Sem Violência de Gênero:  O projeto busca contribuir para a construção e perpetuação de uma cultura de não violência, que supere o machismo estrutural e a histórica desigualdade de gênero de nossa sociedade. Sua atuação prioritária se dará junto à Rede de Proteção à Mulher de Ijuí e região.   

Marli Dallagnol Frison, vinculada ao Programa de Mestrado em Doutorado em Educação nas Ciências

   

Trajetória Profissional

Graduada em Ciências nos Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí, em 1983. Logo após, em 1986, Marli se especializou em Química na Unijuí, realizou o mestrado em Educação nas Ciências, no ano de 1999 na Unijuí. Em 2012 a pesquisadora efetivou o seu doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E em 2019 Marli realizou o Pós-Doudorado em “O Conhecimento Científico Escolar”  na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- O conhecimento Científico-Escolar e sua relação com o desenvolvimento do psiquismo humano e com a formação da visão de mundo: Contribuições à luz da psicologia Histórico-Cultural: O projeto tem como principal objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, no que se refere: à apropriação dos conceitos científico-escolares pelos estudantes; as implicações dessa apropriação para o desenvolvimento do psiquismo do estudante. 

Eliane Roseli Winkelmann, vinculada ao ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) e Mestrado em Atenção Integral à Saúde (UNIJUÍ/UNICRUZ)

   

Trajetória Profissional 

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta, Eliane fez mestrado em Ciencias biológicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2003. A pesquisadora ainda possui especialização em Acupuntura e Fisioterapia Cardio Respiratória e é doutora em Ciências Cardiovasculares, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

 - Acompanhamento de pacientes desde a lista de espera até após o transplante renal: O objetivo do projeto é realizar um acompanhamento de doentes renais crônicos submetidos a transplante renal desde o momento pré cirurgia até 10 anos após o procedimento realizado em um hospital de grande porte na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

- Uso da Varfina em nível ambulatorial- Uma coorte de pacientes do Sistema Público de Saúde: O projeto coordenado junto da professora Christiane de Fatima Colet, tem como objetivo  acompanhar pacientes do município de Ijuí/RS em uso de varfarina para identificar eventos adversos relacionados à terapia e conhecer o itinerário do usuário pelo sistema público de saúde para resolução dos problemas. Trata-se de uma coorte prospectiva para acompanhar usuários do sistema público de saúde de Ijuí/RS em uso de varfarina.

- Perfil da relação saúde/doença dos indivíduos submetidos à exame por imagem em um serviço hospitalar no interior do estado do Rio Grande do Sul: O objetivo do projeto é traçar um perfil da relação saúde/doença dos indivíduos submetidos a exames de imagem em um serviço hospitalar no interior do Estado do Rio Grande do Sul a partir dos dados do prontuário do paciente e interpretação dos exames de imagem. 

- Perfil dos indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca e hemodinâmica em um hospital no interior do estado do Rio grande do Sul: O Objetivo do projeto é traçar um perfil dos indivíduos submetidos a cirurgia cardíaca e/ou procedimentos da hemodinâmica e/ou eletrofisiologia, analisando as características clínicas dos pacientes, fatores de risco e história pregressa, assim como mortalidade, tempo de internação e procedimento. Pretendendo também, investigar nos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca as variáveis intra-operatório e pós-operatório e comparar o perfil dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca com os submetidos a procedimentos da hemodinâmica e/ou eletrofisiologia. Além disso,  realizar análise por sexo, faixa etária, por tipo de procedimento cardíaco, verificar os medicamentos utilizados pelos pacientes submetidos ao procedimento cardíaco/hemodinâmica/eletrofisiologia durante o procedimento e durante a internação hospitalar.

Denize Da Rosa Fraga, vinculada ao Departamento de Estudos Agrários (DEAg) e Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

   

Trajetória Profissional

Graduada em Medicina Veterinária em 2008, realizou seu mestrado em Medicina Veterinária em 2010 e o seu doutorado em zootecnia em 2017, todos pela Universidade Federal de Santa Maria.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- Efeito de uso de suplemento energético pós-parto em vacas leiteiras: Tem por objetivo avaliar o efeito da suplementação do produto Puro Milk Suplemento Energético sobre a produção e qualidade do leite e a ocorrência de doenças clínicas, reprodutivas e metabólicas em vacas leiteiras.

- Homeopatia Veterinária no Controle da Mastite Bovina: projeto tem por objetivo geral avaliar o efeito da utilização do tratamento homeopático preventivo na ocorrência de mastites em vacas leiteiras.

-  Produto + Leite e sua Influência na composição e produção de leite de vacas: O presente projeto tem por objetivo geral avaliar o efeito da utilização Produto + Leite e sua influência na composição e produção de leite de vacas.

- Qualidade do Banco de Colostro de Leite Bovino de Propriedades Rurais: O projeto tem por objetivo avaliar a qualidade do colostro de vacas armazenado em propriedades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul por refratômetro de Brix e a composição em relação à gordura, proteína, sólidos não gordurosos, lactose, sais, ponto de congelamento e condutividade conforme a raça dos animais, o número de partos e a estação do ano.

                               

     


Ensino online: instituições mundo afora se adaptam para manter o conhecimento em movimento

              

Um notebook, um tablet ou um smartphone nas mãos de um estudante: esta imagem tem se tornado comum nas últimas semanas para retratar situações de aula ou de estudo. É a nova realidade no setor educacional. Universidades do mundo inteiro se adaptando e aprendendo a oferecer ensino online, em razão da pandemia de Coronavírus. Os estudantes estão tendo acesso ao conhecimento, aos professores e à estrutura das instituições de ensino a partir da mediação de diferentes tecnologias. O desafio que se coloca para a comunidade acadêmica ao redor do mundo é seguir as atividades de forma digital, produzindo conhecimento, formando profissionais e contribuindo com o desenvolvimento das comunidades. Além de somar esforços no combate ao COVID-19, por meio da pesquisa e de ações diretas na sociedade.

Aulas online já foram adotadas em diversas instituições pelo mundo. Harvard, nos Estados Unidos, uma das universidades mais reconhecidas e tradicionais, tomou esta medida radical desde o início do mês de março. Em matéria da Revista Exame, que cita o Reitor Lawrence Summers, há o destaque de que: “o objetivo dessas mudanças é minimizar a necessidade de grupos grandes se encontrarem e passarem muito tempo próximos em lugares como salas de aula, refeitórios”, diz ele.   

Segundo a assessora para assuntos internacionais da Unijuí, vinculada ao Escritório de Relações Internacionais, Vanderléia Haiski, em tempos de COVID-19, a tecnologia tem sido uma grande aliada da educação. “Por meio de aulas online, universidades do mundo inteiro têm mantido suas atividades sem colocar em risco a saúde dos seus estudantes. Estima-se que em torno de 1,5 bilhão de estudantes estão com as aulas suspensas ou reconfiguradas ao redor do mundo, o que representa 87% de todos os estudantes do planeta (dados da Unesco). Logo, fazer parte de uma Universidade com capacidade de se adaptar e dar continuidade nas atividades, de forma segura, é um diferencial”, observa.

Grandes universidades parceiras da Unijuí no exterior, salienta a assessora, como a Universidade do Porto e o IPLeiria, em Portugal, e a UMCS, na Polônia, adotaram o sistema de aulas online, tanto para estudantes de Graduação quanto de Pós-Draduação. “Essa medida permite que todos os acadêmicos deem continuidade aos seus estudos e pesquisas, incluindo os estudantes da Unijuí que estão em intercâmbio no exterior", complementa. 

Em isolamento na cidade do Porto, cidade em que só os serviços essenciais estão funcionando já há alguns dias, a estudante da Unijuí, Alana Zanfra, realizando parte da formação na Universidade do Porto, relata que as atividades estão acontecendo prioritariamente online, inclusive com estágios suspensos por enquanto. “Compreendo que neste momento precisamos mudar nossas rotinas presenciais e nossos cronogramas para que não se agrave ainda mais a situação que ocorre em todo o mundo. Atividades online são a única forma de contornar o problema e seguir realizando a pesquisa que estou desenvolvendo neste momento, por exemplo”, observa.

              

Na Unijuí

A realidade é a mesma na Unijuí. Para cursos presenciais - Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu - estão em uso, desde a quinta-feira, dia 19 de março, ferramentas digitais de ensino. A plataforma Google permite que os estudantes da Universidade tenham acesso ilimitado aos recursos do Google For Education, uma solução tecnológica que facilita a vida de professores e estudantes, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, além de possuir armazenamento ilimitado de drive na nuvem e e-mails.

Chats, arquivos compartilhados e que podem ser editados por todos, aulas online por meio de videoconferência, entre muitas outras ferramentas estão disponíveis. A Universidade está estimulando e procurando criar ambientes de interação entre estudantes e professores. Uma das ferramentas do pacote, por exemplo, é o Google Meet, que permite videoconferências em tempo real para a discussão de conteúdos. 

Segundo Gilberto Nogara, estudante de Enfermagem: “as aulas online estão sendo de suma importância neste momento de pandemia do Covid-19, visto que se não estivéssemos ativos, poderíamos perder um semestre letivo. Estão fazendo com que os estudantes adiantem conteúdos teóricos e não percam o ritmo, para que mais na frente, as aulas práticas não sejam prejudicadas. Usar essas ferramentas não só mostram o bom uso das tecnologias e que tudo dá-se um jeito, como também promove a união e o respeito às orientações dadas pelo Ministério da Saúde em evitar aglomerações para evitarmos ao máximo a transmissibilidade e consequentemente o contágio das pessoas por essa pandemia. O formato online mostra praticidade e uma alternativa quando a presencial deve ser evitado!”. 

Saiba como acessar as plataformas:

No momento da matrícula, todos os estudantes da Unijuí já possuem acesso liberado ao Google For Education, por meio do endereço @sou.unijui.edu.br, bastando apenas realizar o acesso. O G Suite for Education permanece ativo após a formatura, ou seja, o estudante continuará contando com as ferramentas e benefícios mesmo após a colação de grau.

Confira abaixo como realizar o primeiro acesso, troca de senha e login no e-mail Google Unijuí: 

Como eu faço o primeiro acesso e troca de senha 

Como faço o login no e-mail Google UNIJUÍ


Unijuí oferta cursos de Especialização na área do Direito nos Campi Santa Rosa e Três Passos

Estão previstos para este primeiro semestre de 2020 dois novos cursos de Especialização na área do Direito, sendo que um deles será ofertado no campus Três Passos e outro no campus Santa Rosa. Crie a sua próxima oportunidade! Está em suas mãos o poder de decisão. Confira mais detalhes das ofertas:

                 

Justiça Restaurativa e Mediação – Santa Rosa

O Curso busca responder a uma das principais necessidades do contexto social contemporâneo, discutindo e capacitando agentes para a utilização de mecanismos inovadores de prevenção e atendimento aos conflitos sociais e à violência, alicerçando-se numa proposta interdisciplinar que visa a construção de um espaço teórico aberto e reflexivo e a capacitação para o agir prático nos mais diversos espaços de atuação. Trata-se de proposta inovadora na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e alicerça-se em vasta experiência de ensino, pesquisa e extensão desenvolvida no âmbito dos cursos de Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí.

Segundo uma das coordenadoras do curso, professora Joice Nielsson, é uma proposta construída a partir de experiências constituídas na atuação do Projeto de Extensão Cidadania para Todos, na comunidade regional. “A proposta é um curso que tenha foco nas formas alternativas de resolução de conflitos, especialmente na Justiça Restaurativa e Mediação. O objetivo é oferecer alternativas para que as pessoas possam administrar, lidar com os conflitos que fazem parte do nosso dia a dia. Ela é aberta a diversos profissionais, como psicólogos, assistentes sociais e professores, por exemplo”, observa.

 

O curso está previsto para iniciar dia 08 de maio de 2020. Inscreva-se neste link.

Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário – Três Passos

O curso de Especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário da Unijuí visa qualificar e instrumentalizar profissionais de áreas ligadas à legislação trabalhista e previdenciária, mediante criação e oferta do curso, considerando que o mundo do trabalho passa por um processo de profunda transformação o qual inevitavelmente reflete na esfera previdenciária, bem como o inverso entende-se verdadeiro. Esse contexto gera a necessidade de atualização e aprimoramento dos profissionais que atuam nesta área. Observa-se ainda, que na região de abrangência da IES há a carência desta formação. Oportunizará o aprofundamento de conhecimentos ligados à prática forense trabalhista e previdenciária, qualificando o operador jurídico para o melhor desempenho profissional, atualizando-o em relação às modificações procedidas na legislação relativa ao tema, além de propiciar o debate acerca dos temas recentes a respeito de direito previdenciário no Brasil e no mundo. 

Segundo a coordenadora do Curso, professora Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi, “recentemente diversas mudanças foram propostas na legislação brasileira, tanto em matéria trabalhista quanto previdenciária, assim, a especialização proporcionará ao profissional o contato com as últimas atualizações nestas respectivas áreas, pois está voltada aos casos práticos recentes, teses e jurisprudenciais adequadas à realidade e altamente atualizadas, além do mais são áreas bastante aquecidas, devido ao contexto atual do nosso país”, salienta.

 

O curso tem data prevista para início no dia 24 de abril. Inscreva-se aqui.

 


Coral Unijuí utiliza videoconferências e outras tecnologias para seguir com atividades e ensaios

                    

Este período de reclusão e isolamento social, provocado pela pandemia de Coronavírus, tem provocado mudanças e adaptações em todos os aspectos. Para manter o grupo conectado, ensaiado e focado, o Coral Unijuí está realizando ensaios por videoconferência, nas quartas-feiras, das 17h30 às 20h30, e aos sábados. O grupo utiliza as ferramentas do Google disponibilizadas pelas Universidade.

Além disso, segundo a regente do grupo, Helena Sala, serão disponibilizados para a comunidade, pelas redes sociais, uma série de vídeos. “Já postamos o primeiro, com a letra da música “amigos da música”, parte do nosso repertório, por exemplo. Além disso, vamos convidar as pessoas que queiram postar a música, quem decorou a letra e quiser colocar um trechinho dela fazendo um selfie ou vídeo no Instagram ou Facebook e quiser marcar @coralunijui para fazer as pessoas interagirem dessa forma”, salienta. O Coral Unijuí possui atualmente 43 integrantes, todos ensaiando de forma online.  

Confira um pouco das atividades do grupo nas Redes Sociais

                     


Ação da Farmácia Universitária disponibiliza 50 litros de álcool gel para o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga

                 

A Farmácia Universitária da Unijuí está produzindo álcool gel para a comunidade, produto recomendado, além de água e sabão, para a higienização das mãos, ajudando a evitar o adoecimento. Na tarde desta sexta-feira, 27 de março, com o objetivo de contribuir com uma ação do Sindicato dos Transportes Autônomos de Carga (Sinditac) Ijuí, a Universidade disponibilizou, a preço de custo, 50 litros do produto para a entidade distribuir aos profissionais da categoria.

Para além da importância de contribuir com a segurança da comunidade neste momento de pandemia, a produção de álcool gel envolve estudantes do curso de Farmácia, que estão vivenciando, na prática, aspectos importantes da atuação profissional. A Farmácia Universitária já produziu, nas últimas semanas, mais de 300 litros de álcool gel, distribuindo 900 unidades do produto para a comunidade. Para informações e encomendas, contate: faruniversitaria@unijui.edu.br ou ligue (55)3332-0518 ou Ramal:3213.

              


UNIJUÍ FM lança série sobre tecnologia e ensino em tempos de quarentena

A Rádio UNIJUÍ FM está com uma nova série no ar, “Desconfinando”, que traz nos próximos dias experiências que unem tecnologia e ensino neste período de isolamento físico e social devido à pandemia do coronavírus. Professores da UNIJUÍ compartilharam depoimentos tendo como foco a transformação do fazer docente e a reorganização das aulas a partir do online, falando sobre ferramentas e metodologias utilizadas.

O Google Class Room e o as videoconferências através do Google Meet foram apontadas pela maioria dos professores como alternativa para as aulas online. A professora de Direito Processual Penal e Estágio Supervisionado, do curso de Direito, Patrícia Moura, explicou que através dessas ferramentas os alunos têm a possibilidade de gravar a aula e visualizar os materiais que seriam apresentados na modalidade presencial. “Faço uma exposição de uma hora e meia, eles tiram dúvidas, passo exercícios de fixação, análise de texto, questionários. Os alunos estão participando, estão gostando, não é uma aula EAD e sim online, com a interação simultânea entre professor e aluno”, explica.

Esta interação também foi destacada como ponto positivo pelo professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Maurício de Campos, que atualmente ministra as disciplinas de Introdução à Engenharia e Automação Industrial. Segundo ele, este formato de aulas online possibilita a instantaneidade, com tudo acontecendo rapidamente, a exposição de conteúdos, o bate-papo, o momento de tirar as dúvidas e a avaliação. E através desta instantaneidade foi possível diagnosticar e resolver problemas em tempo real, diferente do que aconteceria nas avaliações de sala de aula. “No final da aula, resolvi fazer uma avaliação usando as ferramentas da internet, que já corrige e dá um feedbak na hora. Percebi que um dos conteúdos não havia sido entendido pela turma. Então, deu tempo de na mesma aula dar uma reforçada e agora estou gravando vídeos para eles assistirem ao longo da semana. A avaliação também é do professor, se ele está conseguindo transmitir aquele conteúdo”, avalia.

Outras alternativas que estão sendo utilizadas pelos professores são: canal no Youtube, podcasts em áudio, vídeos pelo whatsapp, emoji para interação em ambiente virtual, mapas e desenhos, plataforma Conecta, entre outras. Além de professores da UNIJUÍ, a série também traz depoimentos de professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). Alunos da Universidade, escolas de idioma e até o Coral da UNIJUÍ compartilharam suas avaliações deste momento de ensino online. A série “Desconfinando” vai ao ar às 11h, 16h e 20h30, na UNIJUÍ FM e em breve estará disponível em podcast.

Helena Sala e os ensaios online do Coral UNIJUÍ

Ações do Bem: Solidariedade em tempos de quarentena           

Outra série que também estreou na UNIJUÍ FM nesta sexta-feira traz “Ações do Bem”, com histórias de pessoas, empreendedores e empresas que estão mobilizadas em prol da comunidade e principalmente instituições de saúde em tempos de coronavírus. Diariamente, às 9h, os ouvintes poderão acompanhar cases de solidariedade, como o de hoje, da empresa Sacada 3D, que está engajada na impressão de peças voltadas à saúde, como máscaras de proteção (face shields) e itens para respiradores. Também será possível acompanhar a história da decoradora de festas que confecciona máscaras para o Cacon, a professora do bairro Modelo que faz compras para vizinhos idosos da rua, a aposentada que costura jalecos para profissionais da Saúde, entre outros.  


Unijuí e ACI somam esforços para promover comércio local em tempos de crise

 

A Unijuí e a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) uniram forças para facilitar a vida da comunidade ijuiense neste período de isolamento social. Uma ideia modelada na Criatec por empreendedores busca criar alternativas aos negócios locais, aproximando empresas e clientes. Trata-se do aplicativo GuiaACI. 

No GuiACI é possível encontrar, com facilidade, empresas e prestadores de serviços na internet. Nele estão disponíveis os contatos de todos os negócios associados à ACI (Ijuí). Neste momento de dificuldade, segundo o desenvolvedor da solução, Mathias Berwig, a divulgação é gratuita para empreendimentos nos ramos de saúde (principalmente farmácias, hospitais e profissionais com atendimento online), mercados e alimentação (restaurantes e/ou deliveries). 

“Devido às mudanças necessárias para tentar conter a pandemia, muitas empresas estão movendo, ao menos parte de suas operações, para o ambiente digital, divulgando seus produtos ainda mais na internet. O delivery está fortalecido neste período: restaurantes oferecem entregas gratuitas; mercados flexibilizam a oferta de entrega de mercadorias; e profissionais de diversas áreas adaptam seus serviços para realizá-los via internet com videoconferências. O GuiACI possibilita que o cidadão ijuiense encontre esses negócios com mais facilidade: sem precisar procurar nas redes sociais, perguntar diretamente aos amigos ou pesquisar no Google”, observa.

 

              

 

De acordo com a consultora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, o objetivo da Universidade e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí é promover a aproximação das empresas. “Nosso objetivo é disponibilizar uma ferramenta que possa facilitar a inserção das empresas na era digital e com isso potencializar a venda e o relacionamento com clientes, por meio de uma ferramenta tecnológica, de fácil acesso e operação”, comenta Maria. 

Não é necessário instalar o aplicativo no smartphone, basta acessar www.guiaci.app. Dessa forma, segundo Maria Odete, o usuário não precisa ocupar espaço na memória do telefone celular. 

Diferenciais do app:

  • as empresas e anúncios do GuiACI passam por curadoria, de modo a atenderem um nível mínimo de qualidade e refletirem as promoções atuais disponíveis na cidade; 

  • o GuiACI oferece integração com outros aplicativos, como redes sociais, mensageiros e deliveries: com um só toque, é possível chamar a empresa desejada no WhatsApp, ver seu perfil no Instagram ou até mesmo fazer um pedido de comida via aiqFome;

  • não é preciso instalar o app, ele pode ser acessado ao pesquisar por guiaci.app ou acessar diretamente no endereço www.guiaci.app.


Tudo que você "sabe" pode ser mentira

 

Em um mundo onde a informação está na palma da mão e cabe dentro do bolso, notícias equivocadas e tendenciosas circulam rapidamente e são capazes de ditar o rumo de uma sociedade. Neste momento é necessário ter responsabilidade para saber identificar e não disseminar essas informações falsas. 

A professora do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação da Unijuí, Gisele Noll, explica como é possível identificar uma notícia equivocada e o que fazer quando identificar. 

É possível identificar uma notícia falsa?

Gisele Noll: Sim, é possível identificar uma notícia falsa. Primeiro, precisamos estar alertas para toda informação que chega até nós, principalmente em sites de redes sociais como Facebook e Instagram, além do WhatsApp. 

Como identificar uma notícia falsa?

Gisele Noll: A primeira coisa a fazer é pensar sobre o que recebemos sem compartilhar de imediato. Ler a notícia toda, não só o seu título, além de verificar a fonte da informação para saber se vem de um veículo sério e não de páginas que só postam notícias falsas. Inserir o título da notícia no buscador do Google garante que mais informações sobre ela apareçam, e assim, é possível checar se outros meios de comunicação estão falando sobre o assunto. 

Se ficarmos em dúvida sobre um aspecto específico da notícia, é importante buscar por ele, pois, às vezes, há pequenos pontos de desinformação e distorções dentro da notícia. Em áudios e vídeos é possível fazer a mesma coisa, buscando por informações no Google ou outros buscadores confiáveis. O importante é ficarmos sempre alertas com tudo que chega até nós e ir atrás de mais informações sobre todas as notícias antes de passar para outra pessoa, cuidando se as informações são muito vagas, extremistas, alarmistas ou antigas. 

O que fazer quando identificar uma notícia falsa? 

Gisele Noll: Se for em sites de redes sociais, denunciar o post. Se for pelo WhatsApp, alertar a pessoa que enviou que aquela notícia traz desinformação. Além disso, é preciso sempre verificar a fonte da informação quando ela chega através de mensagens privadas, principalmente pelo WhatsApp. É muito importante falar com pais, mães, avós e pessoas próximas sobre a importância da verificação de fontes de informação, apresentando sites de notícias de confiança e agências de fact checking como a Agência Lupa, Estadão Verifica, Fato ou Fake, Uol Confere, entre outras. 

O que acontece com quem disseminar notícias falsas? 

Gisele Noll: Muitos países ao redor do mundo estão aprovando leis e resoluções para trabalhar com educação midiática. Assim como aprendemos a ler, escrever e refletir sobre distintas disciplinas na escola, deveríamos aprender sobre a mídia desde cedo e não apenas usar ferramentas de comunicação e informação sem problematização.

O que diz a lei?

No Brasil não existe uma lei específica que pune quem dissemina notícias falsas na internet. De acordo com a professora do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, Joice Nielsson, mesmo que não tenha uma lei específica, a prática pode levar a condenações judiciais. 

“Divulgar fake News pode levar à uma condenação criminal quando praticados, por exemplo, crimes contra a honra  (calúnia, injúria e difamação) de outras pessoa. E na esfera cível isso pode gerar o pagante de uma indenização reparatória, por exemplo. Por sua vez, a Lei 12.965/2014 - Marco Civil da Internet - estabelece diretrizes, garantias, direitos e deveres para o uso da internet, e autoriza os provedores e locais de hospedagem a removerem conteúdos quando sejam comprovadamente falsos ou adulterados” comenta. 

Ainda segundo a professora, a única lei específica contra notícias falsas é a Lei 13.834/19, que torna crime a disseminação de fake news em período eleitoral. 

Confira algumas dicas de boas práticas nas redes sociais

  • Não repasse informação sem checar a fonte e sua veracidade.

  • Confie em informações científicas. 

  • Desminta uma notícia que traz desinformação. 

  • Sempre duvide de vídeos, áudios, fotos e notícias. Hoje, praticamente tudo pode ser manipulado. 

  • Acesse informações de fontes confiáveis e não use somente sites de redes sociais como fonte de notícia.

  •  Insira o título da notícia no buscador do Google para que mais informações sobre ela apareçam.

 

Para ajudar nesse processo, reunimos alguns endereços para ficar bem informado e compartilhar somente o que é verdade. Confira:

Sites

Ministério da saúde: Portal oficial de informações do governo federal https://saude.gov.br/ 

Secretaria da saúde: Portal oficial de informações do governo estadual https://saude.rs.gov.br/coronavirus 

ABRASCO: Associação Brasileira de Saúde Coletiva https://www.abrasco.org.br/site/ 

G1: Portal de notícias da Globo https://g1.globo.com/ 

El País: Últimas notícias do país e do mundo https://brasil.elpais.com/ 

 

Canais no Youtube 

Atila Iamarino
Pesquisador com bacharel em biologia e doutor em microbiologia. Fundador da maior rede de blogs de ciência em língua portuguesa, o ScienceBlogs Brasil. Atualmente faz comunicação de ciência no Nerdologia e no próprio canal no YouTube para mais de 2 milhões e meio de pessoas.


Drauzio Varella

Médico oncologista, cientista e escritor brasileiro. Drauzio é conhecido por popularizar a informação médica no Brasil, através programas de rádio, TV e pela Internet, com um site e canal no Youtube. 



BBC News Brasil

Atua como provedor mundial de notícias em língua portuguesa e agências de notícias, a BBC Brasil possui recursos como agências físicas instaladas em São Paulo e no Rio de Janeiro e equipe especialmente designada em Londres. 

 

Podcasts

Rizoma

Produzido pela Unijuí e Unijuí FM, o Rizoma traz convidados para debater temas importantes da atualidade, como por exemplo, informações sobre o Coronavírus e a participação de especialistas para retratar este assunto. 

 

NerdCast

É líder de audiência no Brasil, alcançando a marca histórica de 1 bilhão de downloads. Este podcast aborda temas como história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, empreendedorismo, educação.

Café da manhã

Mantido pelo jornal Folha de S.Paulo, trata de diversos assuntos, como política brasileira e internacional, cotidiano, economia, ciência, cultura, saúde e outros assuntos.

Novo Coronavírus: perguntas e respostas

Lançado pelo G1, esse podcast busca divulgar áudios de especialistas que respondem de um jeito simples e objetivo, as maiores dúvidas sobre o vírus, os riscos da doença, formas de prevenção, entre outras perguntas enviadas pelo público.

 


Alunos da EFA permanecem conectados com os estudos

Desde a última semana a Escola se reorganizou para que os estudantes dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio seguirem conectados com os estudos.  

             

Por meio do Portal da Unijuí os professores estão, diariamente, postando conteúdos específicos para as turmas. A rotina de estudos das turmas dos Anos Finais e Ensino Médio segue a mesma, toda manhã o estudante tem acesso ao material da aula. As formas e ferramentas que os professores estão usando para interagir são as mais diversas, dentre elas o google Classroom, Hangout, Youtube, Email e Whatsapp, entre outros aplicativos, que já eram usados pelos professores e estudantes da EFA, antes mesmo da suspensão temporária das aulas. 
Segundo a Coordenação Pedagógica da Escola, o momento exige cuidados e uma nova organização, pensar em aulas criativas e interativas, pois sem o contato físico dos estudantes é um desafio maior ainda. Além das plataformas já usadas pelos professores, novas maneiras de manter os alunos estudando e com os conteúdos em dia  estão sendo pensadas diariamente pelos professores. A EFA vive, dessa forma, novas possibilidades no ensino e isso é enriquecedor e dinâmico.
Para a estudante do terceirão, Maísa Castro Schorn, “a forma como estão sendo encaminhadas as aulas e a organização do material é muito eficiente neste período de pandemia, em que precisamos ficar afastados da escola e de aglomerações. Os matérias que a EFA vem fornecendo são explicativos e ajudam muito para que nossos conteúdos fiquem em dia. A escola tem sido responsável conosco, o que potencializa nosso empenho nos estudos”.
A direção da EFA salienta que o mundo vive um momento delicado, o qual exige muito cuidado com a saúde física, como um todo, neste sentido, desde o início das aulas, quando surgiram as primeiras notícias sobre o vírus que atingia especialmente a China, a EFA já se tomou providências quanto esclarecimentos, informações e ações junto aos estudantes. A partir da necessidade de suspensão temporária das aulas, imediatamente se cuidou da segurança de toda nossa comunidade escolar (estudantes, professores, funcionários e famílias). Alinhamentos e encaminhamentos junto à mantenedora FIDENE, que dá o suporte para continuidade de rotina de estudos através do portal da UNIJUÍ, o principal canal de contato com os estudantes, além dos demais já citados anteriormente. A escola também mantém plantão no turno da tarde, disponibilizando telefones e e-mail da secretaria para tirar dúvidas e orientações que forem necessárias. 

No momento o compromisso é com o bem maior de todos,  a vida, salienta a direção da EFA, assim é necessário seguir tomando todas as medidas de segurança e resguardo, para que, em breve, possa se retomar com as atividades, de forma segura. A EFA tem compromisso e excelência, marcas da Instituição, finaliza a direção.

                  


Empreendedores da região buscam soluções para auxiliar no combate ao Coronavírus

               

Neste momento de crise provocada pela pandemia de Coronavírus, mais do que seguir as recomendações de especialistas na área, começam a surgir movimentos espontâneos de apoio aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente de combate ao vírus. A comunidade está realizando ações locais como, por exemplo, a confecção de máscaras e outros equipamentos para a segurança dos trabalhadores da saúde. Na região Noroeste não tem sido diferente do que se vê mundo afora, e a Unijuí, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, unindo esforços a partir da ação voluntária de empreendedores incubados, está procurando dar a sua parcela de contribuição social.

Em Santa Rosa, o campus da Unijuí é parceiro da Fundação Municipal de Saúde - Santa Rosa (Fumssar) na produção de máscaras de plástico, as chamadas face shields, para que profissionais da área da saúde atuem de forma mais segura no combate à pandemia do Coronavírus (COVID-19). O pró-reitor, Marcos Paulo Scherer, conta que a Universidade decidiu trazer para perto um projeto que ganhou visibilidade nas redes sociais, buscando beneficiar mais pessoas. A partir dessa ideia, uniu forças para a produção, que necessitava de impressoras 3D, em um modelo desenvolvido pelo empresário Jailton Jablonski. Ele desenvolveu um modelo de máscara com produção três vezes mais rápida e com custo quatro vezes menor do que o modelo desenvolvido em outros lugares do mundo. De acordo com o pró-reitor, outras instituições participam dessa produção, como a Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), a Hey Peppers e a Azon 3D, com o apoio técnico da InovaTec. “É um movimento colaborativo para solucionar a falta de máscaras face shields, existentes no mercado”, comenta Marcos. A matéria-prima das máscaras foi adquirida pela própria Fumssar, para quem são entregues as máscaras depois de prontas.

 

O mesmo passa a acontecer em Ijuí, por iniciativa da empresa incubada da Critec, a Sacada 3d e do empreendedor Alberto Durão, que já atua com impressão 3D para a área da saúde. Ele explica que após fazer contato com alguns médicos da cidade chegou a seu conhecimento quais eram os equipamentos necessários para a atuação profissional da área na saúde. Também buscou informações sobre os equipamentos que estão sendo usados na Itália, um dos principais epicentros do Coronavírus da atualidade. “O material é fundamental nessa corrida contra o vírus. É importante vivenciar esse momento e ter a oportunidade de auxiliar os profissionais da saúde”, reflete. Além das máscaras de proteção (face shields), outros equipamentos necessários foram demandados, como a produção de peças importantes para respiradores, entre eles, os conectores e um tampão.

 

Aplicativo

O trabalho dos empreendedores não se resume apenas à produção de materiais de segurança para os trabalhadores da saúde. Algumas empresas estão desenvolvendo soluções tecnológicas para somar esforços no combate ao COVID-19. Uma ideia modelada na Criatec por empreendedores entra nesta batalha: o GuiaACI, que busca criar alternativas aos negócios locais.

No GuiACI é possível encontrar, com facilidade, empresas e prestadores de serviços na internet. Nele estão disponíveis os contatos de todos os negócios associados à ACI (Ijuí). Neste momento de dificuldade, segundo o desenvolvedor da solução, Mathias Berwig, a divulgação é gratuita para empreendimentos nos ramos de saúde (principalmente farmácias, hospitais e profissionais com atendimento online), mercados e alimentação (restaurantes e/ou deliveries). “Devido às mudanças necessárias para tentar conter a pandemia, muitas empresas estão movendo, ao menos parte de suas operações, para o ambiente digital, divulgando seus produtos ainda mais na internet. O delivery está fortalecido neste período: restaurantes oferecem entregas gratuitas; mercados flexibilizam a oferta de entrega de mercadorias; e profissionais de diversas áreas adaptam seus serviços para realizá-los via internet com videoconferências. O GuiACI possibilita que o cidadão ijuiense encontre esses negócios com mais facilidade: sem precisar procurar nas redes sociais, perguntar diretamente aos amigos ou pesquisar no Google”, observa.

              

Diferenciais do app:

  • as empresas e anúncios do GuiACI passam por curadoria, de modo a atenderem um nível mínimo de qualidade e refletirem as promoções atuais disponíveis na cidade; 

  • o GuiACI oferece integração com outros aplicativos, como redes sociais, mensageiros e deliveries: com um só toque, é possível chamar a empresa desejada no WhatsApp, ver seu perfil no Instagram ou até mesmo fazer um pedido de comida via aiqFome;

  • não é preciso instalar o app, ele pode ser acessado ao pesquisar por guiaci.app ou acessar diretamente no endereço www.guiaci.app.


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