A Unijuí realizou, no campus Três Passos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a atividade buscou abordar temas importantes para o ambiente de trabalho e para os técnicos-administrativos. Ao todo, foram três dias de atividades, que contou com uma palestra sobre o “Assédio no Ambiente de Trabalho”, uma roda de conversa sobre a saúde do trabalhador e uma oficina de primeiros socorros, realizada pelo Corpo de Bombeiros de Três Passos.
“Tudo pode ser considerado impossível até acontecer em nosso ambiente de trabalho conosco e com nossos colegas. Por isso, a Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho tornou-se um espaço tão relevante de discussão e reflexão sobre nossas atitudes e habilidades neste ambiente”, destaca a representante do campus Três Passos na Cipa, Rubia Selmira Lassen.
A Unijuí está participando da campanha Compre Aqui, realizada pelo Sindilojas Fronteira Noroeste, que conta com apoio da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap) e Fecomércio RS, e patrocínio do Sicredi e da Fenasoja 2024. A iniciativa distribuirá mais de R$ 270 mil em prêmios para os consumidores que preencherem cupons. Entre os prêmios estão incluídos um automóvel, uma motocicleta e vale-compras.
A Unijuí distribuirá os cupons aos estudantes que optarem por fazer o pagamento das suas mensalidades diretamente no caixa da Universidade. “A Campanha Compre Aqui é uma excelente iniciativa do Sindilojas, Acisap e Sicredi, com o apoio do poder público para incentivar e valorizar as empresas, os empresários e os consumidores que acreditam. Nossos estudantes contribuem com isso, por isso estamos juntos nesta iniciativa”, destaca a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle.
O sorteio dos prêmios vai ser realizado no dia 27 de dezembro.
A Unijuí promove, nesta quinta-feira, 12 de setembro, no Salão de Atos, a aula magna dos cursos dos programas Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A atividade acontece às 14h e é uma realização dos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Direitos Humanos (PPGD), Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Educação nas Ciências (PPGEC).
A Aula Magna contará com a palestra “Política, Memória e Sofrimento Coletivo: as novas sensibilidades no governo humanitário”, a qual será ministrada pela doutora em Antropologia Social, professora Virginia Vecchioli, com mediação do professor Sidinei Pithan da Silva.
A Unijuí e a Univates promovem de forma conjunta nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 19h, o II Seminário Nacional de Práticas de Alfabetização. O evento ocorrerá on-line, neste link, e faz parte do projeto Alfabeletrando - Laboratório de Alfabetização e visa compartilhar e discutir diferentes práticas de alfabetização nas áreas de linguagem e matemática.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Unijuí, professora Taíse Neves Possani, ambas universidades compartilharão suas vivências em suas regiões de abrangência. “O nosso objetivo é que a partir da socialização de boas práticas de alfabetização, possamos também problematizar as questões relativas ao tema que é tão pertinente na atualidade, principalmente, no pós-pandemia, onde enfrentamos índices de analfabetismo que estão se agravando”, explicou.
Para participar, basta realizar a inscrição de forma gratuita neste site.
A Unijuí está com inscrições abertas para a qualificação profissional "Cirurgias Rotineiras de Tecidos Moles em Pequenos Animais". O curso é uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais formados em Medicina Veterinária que desejam aprimorar suas habilidades cirúrgicas em cães e gatos.
O curso, que será realizado no dia 28 de setembro, no campus de Ijuí, oferece uma abordagem intensiva, tanto teórica quanto prática, dos principais procedimentos cirúrgicos realizados no dia a dia de cirurgiões veterinários. Entre os procedimentos abordados estão as técnicas de colocação de sondas (faringostomia e esofagostomia), dreno de tórax, cirurgias gastrointestinais (como gastrotomia, gastropexia e enterotomia), cirurgias do sistema urinário (nefrectomia, cistotomia e uretrostomia) e cirurgias do baço (esplenectomia parcial e total).
A qualificação é destinada a acadêmicos de Medicina Veterinária que já tenham concluído a disciplina de Técnica Cirúrgica ou estejam cursando-a, além de profissionais já formados que desejam atualizar e aprimorar seus conhecimentos na área.
As inscrições podem ser feitas neste link. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Pesquisa realizada por estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Superiores de Tecnologia na área de Gestão da Unijuí, da Modalidade EaD, avaliou características empreendedoras de 155 proprietários de empresas varejistas de bens e serviços
Além das competências profissionais previstas nos projetos pedagógicos dos cursos, os estudantes da Unijuí também recebem uma sólida formação para a pesquisa, preparando-os para a produção de conhecimento a partir do uso de procedimentos metodológicos necessários para a produção de conhecimento científico. Nesse sentido, o Projeto Integrador de Introdução à Pesquisa Aplicada discute os fundamentos e os principais tipos de pesquisas, bem como técnicas para coleta e análise de dados.
Para consolidar os conteúdos apresentados ao longo da disciplina, foi proposto um desafio aos estudantes, que deveriam aplicar um instrumento de coleta de dados a uma amostra de empreendedores varejistas, cuja elaboração do questionário levou em consideração grande parte das informações apresentadas. Os estudantes puderam interagir com os empresários, levantando os dados e tabulando-os para posterior análise. Com base nessas informações, o professor Luciano Zamberlan, que ministrou a disciplina, realizou uma atividade de sistematização, por meio de um Meet, onde ilustrou os diferentes conceitos apresentados ao longo do trimestre, levando em consideração uma pesquisa real realizada por estudantes matriculados nela.
Optou-se pela temática do empreendedorismo pelo fato de estar diretamente relacionado ao uso de recursos de forma criativa e inovadora, à capacidade de assumir riscos calculados e à busca de novas oportunidades. Ele é um processo que ocorre em diferentes ambientes, empresariais ou sociais, provocando mudanças através da inovação realizada por pessoas que geram ou aproveitam oportunidades, criam e realizam atividades de valor tanto para si próprios quanto para organizações e para a sociedade. Como estas são características que pretendem ser desenvolvidas nos estudantes dos cursos superiores de gestão da modalidade EaD, a temática trouxe importantes informações aos participantes. A escolha pelo setor varejista se deu pela grande representatividade que este tem tanto com relação ao número de empresas quanto pelo volume de empregos gerados.
Os estudantes aplicaram um questionário estruturado a 155 empreendedores de empresas varejistas durante os meses de julho e agosto. O estudo, denominado “Perfil do Empreendedor do Varejo”, objetivou identificar características empreendedoras destes empresários, barreiras para a criação de novos negócios, motivação para empreender, carências para a gestão, confiança dos empresários e perfil sociodemográfico dos entrevistados.
Dentre as várias informações coletadas, foram apresentadas aos empresários 30 características empreendedoras, agrupadas em seis dimensões, sendo elas: (1) Comprometimento e Determinação, (2) Obsessão pelas Oportunidades, (3) Tolerância ao Risco e Incertezas, (4) Criatividade, Autoconfiança e Habilidade de Adaptação, (5) Motivação e Superação e (6) Liderança, pedindo para que eles identificassem aquelas que são mais importantes para empreender no segmento. De acordo com os empresários entrevistados, as 10 características consideradas mais importantes para que se empreenda com sucesso no varejo são:
IMPORT. |
CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS |
1ª |
Ter disciplina e dedicação |
2ª |
Procurar ter conhecimento profundo das necessidades dos clientes |
3ª |
Ser proativo na tomada de decisão |
4ª |
Ter iniciativa |
5ª |
Saber construir times e trabalhar em equipe |
6ª |
Ser hábil em resolver problemas e integrar soluções |
7ª |
Transmitir credibilidade e confiabilidade |
8ª |
Ser persistente ao resolver problemas |
9ª |
Buscar ficar atento ao mercado |
10ª |
Ser dirigido pela necessidade de crescer e atingir melhores resultados |
Além das características empreendedoras, as estudantes geraram uma pontuação a partir das respostas de cada empresário, buscando avaliar o desempenho de acordo com uma escala que avalia o potencial empreendedor dos pesquisados. Os resultados evidenciaram que 58,8% dos empresários tiveram entre 120 e 150 pontos, o que considera que o indivíduo possui características comuns aos empreendedores de sucesso e tem capacidade de se diferenciar no mundo dos negócios. Um grupo formado por 39,2% obteve de 90 a 119 pontos, o que demonstra a presença de características e comportamento empreendedor, mas que ainda necessita equilibrar pontos ainda fracos com os pontos já fortes. Apenas 2% ficaram com pontuação de 60 a 89 pontos, que demonstram que há mais pontos fracos do que fortes no que tange ao comportamento empreendedor.
Quando questionados sobre as áreas que estes empreendedores mais necessitam de qualificação, as cinco principais são: Marketing (43,7%), Gestão de Pessoas (33,8%), Gestão Financeira (30,5%), Técnicas de Vendas (29,8%) e Atendimento ao Cliente (29,1%). Já ao serem perguntados acerca dos principais obstáculos para empreender, os empresários mencionaram como sendo a dificuldade de contratar pessoas qualificadas para a empresa (77%).
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador do curso de Administração e dos cursos Superiores de Tecnologia em Gestão, e que também esteve à frente desta disciplina, além da pesquisa ter proporcionado aos estudantes uma interação direta com os empresários, permitindo conhecer com profundidade as características dos empreendedores, ela permitiu desenvolver nos alunos a capacidade analítica, reforçando aspectos que são importantes para que eles próprios possam vir a empreender no futuro. Também permitiu a participação em uma prática de pesquisa, relacionando os conceitos estudados com os resultados obtidos.
Os resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta.
Na quarta-feira, 27 de agosto, foi dia dos cursos de Comunicação da Unijuí receberem uma visita muito especial durante o dia. Os estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, participaram de oficinas de Áudio, Vídeo, Edição e Fotografia, ministradas por professores e acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Esse é o terceiro ano consecutivo que a escola, que desenvolve um projeto de produção de curtas com seus alunos, participa das oficinas.
A turma de 103 alunos do 2º ano do Ensino Médio, acompanhados por seus professores, iniciou as atividades no Centro de Eventos da Unijuí, onde foi feita uma recepção e divisão dos grupos para as oficinas, realizadas no prédio 34 do Campus Ijuí. A professora coordenadora do projeto, Alessandra Bertão Ribas, conta que, neste ano, a temática do projeto desenvolvido na escola é “Direitos Humanos”. A partir disso, foram selecionados seis temas para as seis turmas, que participaram de oficinas para o desenvolvimento dos produtos audiovisuais.
Alessandra conta que a Unijuí é a última oportunidade para os estudantes aprenderem mais sobre o universo do audiovisual antes de iniciarem as gravações dos curtas. “Agora eles já estão sabendo como funciona, o que eles precisam para fazer gravação, edição, colocar áudio. Eles estão com todo o conhecimento sobre isso para começar a gravar”, comenta a professora, informando que eles terão dois meses para gravar, tendo em vista que a apresentação dos curtas finalizados será no dia 6 de novembro.
O projeto foi iniciado pela professora Vanessa Bastolla, conforme conta Alessandra, e a Unijuí foi essencial para ajudar os alunos no desenvolvimento de tantos materiais audiovisuais. “É aqui que eles conseguem ter todas as informações para começarem a gravar, Para nós é um privilégio ter essa parceria há três anos. A gente sempre é muito bem-vindo e acolhido aqui, tanto nós, professores, quanto nossos alunos”, destaca a professora.
Para a coordenadora, Nilse Maldaner, essa parceria também é muito importante para os cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí, “uma vez que possibilita contribuir com um projeto relacionado à comunicação, educação e cultura em nosso entorno. Além disso, ressalta-se que esses estudantes do Ensino Médio, através dessa interação, conhecem os laboratórios dos cursos e a infraestrutura da universidade, que servem de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de jornalismo e publicidade”.
As oficinas realizadas com os estudantes da Escola Margarida Pardelhas foram:
Aliando a teoria e a prática, os Projetos Integradores da Unijuí proporcionam aos acadêmicos a vivência de suas futuras profissões durante a graduação. Contando com o auxílio de professores, mas também com mentorias de profissionais que estão atuando no mercado de trabalho, os estudantes dos cursos de graduação presencial trabalham na proposta de soluções para desafios reais, impactando positivamente no desenvolvimento regional.
Somente no primeiro semestre de 2024, segundo o Núcleo de Inovação Pedagógica da Unijuí, 386 Projetos Integradores foram elaborados pelos estudantes, nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Os PIs atenderam a 147 desafios de 59 demandantes - sejam da comunidade ou instituições, com a mentoria de 119 profissionais.
Entre eles está o Projeto Integrador Humanidade e Cultura - a pesquisa como princípio formativo, que foi desenvolvido por estudantes do curso de Matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, em Ijuí. Oito trabalhos foram feitos pelos acadêmicos a partir da pesquisa, sendo esta entendida como um princípio educativo, para quem se coloca no processo formativo de ser professor. Segundo as professoras do curso de Matemática e responsáveis pelo PI, Catia Maria Nering e Isabel Battisti, a partir disso, foram encaminhadas ações de modo que os estudantes elaborassem entendimentos de que o conhecer a escola é condição para a efetiva atuação do professor.
Segundo a professora Isabel Battisti os resultados foram múltiplos. “Foi possível ter conhecimento da realidade de uma escola de Educação Básica a partir de diferentes perspectivas e sujeitos que a constituem. Os projetos desenvolvidos, possibilitaram à escola demandante reconhecer-se como uma instituição educativa, com uma história na comunidade local e com impacto na vida da comunidade e dos alunos que fazem o seu percurso formativo”, explicou.
Na área de Ciências Agrárias, foi feito o PI Sistemas de Criação onde os estudantes trabalharam a partir das espécies: suinocultura, bovinocultura, piscicultura, ovinocultura e equideocultura. Segundo os professores responsáveis pelo PI, Denize da Rosa e Emerson Pereira, os acadêmicos precisaram entender quais os principais desafios do sistema de criação de cada espécie, além de visitar propriedades rurais para a identificação dos seus problemas. A partir disso, diferentes soluções foram geradas.
Sabrina Seifert, acadêmica do 5º semestre de Agronomia, participou do PI e estudou o setor da ovinocultura no município de Ijuí. “Foi uma experiência engrandecedora onde buscamos dados que alicerçaram o trabalho, fazendo contato a nível interestadual e internacional com ovinocultores, conferindo assim, uma aproximação maior com a dinâmica presente na criação de ovinos. Foi uma oportunidade de crescimento perante às demandas desafiadas”, destacou.
No campus Panambi, o curso de Engenharia Mecânica contou com o PI Carro de carga e descarga, onde os acadêmicos foram desafiados a construir um carro manual para transporte de barris. Segundo o professor responsável, Edomir Schmidt, o Projeto permitiu que os alunos aplicassem na prática conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas. “Os acadêmicos fizeram o processo completo: projeto conceitual, validação com o cliente, projeto detalhado, simulação de esforços, compra de matéria prima, fabricação do protótipo, teste do protótipo, lições aprendidas e sugestão de melhorias”, contou.
No campus Santa Rosa, o curso de Educação Física promoveu o PI Humanidade e Cultura: a pesquisa como princípio formativo, tendo como proponentes diferentes entidades, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Escola de Ensino Fundamental Mercedes Motta; Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda (Cotrirosa); e Academia Baby Gyn. Segundo a professora responsável, Fabiana Ritter, foram feitas visitas e ações pensadas para cada um dos proponentes. “Percebemos o envolvimento da comunidade neste PI, principalmente, na mostra final. Isso é muito importante para os acadêmicos que puderam sentir que o seu projeto foi valorizado pela entidade”
Na área de Gestão, foi trabalhado o PI: Estratégias de Captação de Recursos para APAE de Campo Novo. Segundo o professor responsável, Marcelo Didoné, participaram acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis. “Buscamos alternativas para tentar maximizar a arrecadação de recursos da Apae. Foi muito positivo já que o projeto atendeu seu objetivo onde sugerimos soluções que podem ser consideradas simples mas que causarão um grande impacto na instituição”.
Com a intenção de atender à demanda da comunidade regional e ampliar o leque de opções, a Unijuí irá ofertar novos cursos para o Vestibular de Verão 2025, com destaque para o campus Santa Rosa. Em apresentação realizada nesta sexta-feira, 06 de setembro, a representantes da comunidade, empresas, entidades representativas e do Executivo do município, a reitoria da Universidade, representada pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, e a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, confirmou as novidades.
Entre os novos cursos que irão integrar o quadro na modalidade presencial a partir do Vestibular de Verão estão quatro da área da Saúde, que são os cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia e Fonoaudiologia, e um curso tecnólogo, que é de nível superior, com menor duração, que é o de Gestão do Agronegócio. Tanto o curso de Fonoaudiologia quanto o de Gestão no Agronegócio, no entanto, ainda dependem da autorização do SERES/MEC para que possam ser ofertados.
“A gente imagina que com a oferta desses cinco novos cursos, além de potencializar o campus, temos uma grande oportunidade para a região de Santa Rosa, no sentido de alavancar o desenvolvimento. Imaginamos que esses cursos contam com alta empregabilidade e toda qualidade de formação que uma Universidade com nota 5 pode oferecer”, destaca o reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, ressalta que as vagas foram autorizadas pelo Conselho Universitário e vão atender uma demanda local e regional, onde os cursos foram articulados com vistas às características e demandas. “Temos uma expertise na área da Saúde, com mais 6 mil profissionais formados, e essas ofertas de cursos vêm fortalecidas com relação de cooperação com a Fumssar, o Hospital Vida e Saúde, além da excelência e a credibilidade da nossa Universidade, que tem nota máxima”, salienta
A vice-reitora também detalha que o curso de Gestão do Agronegócio apresenta inúmeros diferenciais. “A criação do curso vem de encontro às necessidades regionais, onde possamos promover o desenvolvimento da região e atender uma demanda importante e de destaque, com intuito de alavancar o agronegócio”, reforça.
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle, ressalta a importância da abertura destes cinco novos cursos. “Vamos fortalecer cada vez mais o nosso compromisso com a região, com uma formação qualificada e diferenciada para atender as necessidades de novos profissionais em diferentes áreas”, comenta.
Presente no evento de apresentação dos novos cursos, o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa - Fumssar, Delcio Stefan, define como um grande passo a oferta das graduações para a área da Saúde, não só no município, mas na região. “Terá mais gente que vai se formar aqui, a mão de obra vai ser qualificada e são áreas que temos, hoje, dificuldades de ter profissionais para trabalhar.”
Representando o Legislativo de Santa Rosa, o vereador Gilberto Krüger reforçou que a ampliação de cursos tanto na área da Saúde quanto no agronegócio é importante para o município. “Esses cursos vão qualificar o atendimento no futuro e valorizar as pessoas que buscam a saúde. Também vai incentivar a busca pela qualificação em gestão para o agronegócio, que tem recebido grandes investimentos”, relata. Na mesma linha, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Éder, afirma que o município de Santa Rosa é parceiro de movimentos que venham a melhorar e capacitar a cidade.
“A iniciativa da Universidade em lançar o curso de Gestão do Agronegócio é importante para toda a área. Não só pelo olhar das cooperativas, mas para as propriedades rurais, que precisam entender cada vez mais como empreendimento e gestão. Tudo que tivermos de qualificação é importante para a gestão das propriedades e é muito bem-vindo. Pelo que vimos, o curso poderá trazer isso e formar essas capacidades”, declara o analista de inovação da Cotrirosa, Nelinho Graef.
Com a ampliação dos novos cursos, o campus Santa Rosa passa a ofertar 15 cursos de graduação. Além de Santa Rosa, o campus Ijuí também contará com dois novos cursos, sendo os tecnólogos de Design Gráfico e Design de Ambientes. Ao todo, serão 32 cursos ofertados no Vestibular de Verão 2025, nos quatro campi da Universidade. As inscrições iniciam no dia 8 de outubro. Mais detalhes e informações sobre os cursos disponibilizados, bem como sobre os novos ofertados pela Unijuí, podem ser visualizados pelo link unijui.edu.br/estude/graduacao.
O curso de Gastronomia da Unijuí promoveu na noite desta quinta-feira, 5 de setembro, um evento com o tema “História, Cultura e Gastronomia Japonesa”, a partir da disciplina de Gastronomia Asiática. Realizada no Centro de Eventos, a atividade contou com a presença da Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura e o Grupo Aika, que compartilharam informações sobre a cultura japonesa e realizaram a apresentação de danças e músicas típicas.
A presidente da associação, Taciana Ribas, foi a responsável por fazer uma fala sobre a imigração japonesa, história, cultura e sua influência ao longo da história, ressaltando pontos da colonização no Brasil e, claro, pontos da gastronomia.
“Foi um momento importante dentro da disciplina de Gastronomia Asiática, que permitiu a imersão na cultura do Japão, contribuindo para o aprendizado dos estudantes”, destacou a professora responsável pela disciplina, Eunice Frühling dos Santos. “Para a formação dos alunos, foi essencial, já que essa troca cultural contribui para aprofundar o assunto dentro da disciplina. Eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas e interagir com o grupo japonês e, ao fim da atividade, ainda puderam participar de um momento especial, dançando uma dança típica japonesa de agradecimento e despedida”, completou a professora.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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