A Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, está selecionando novos Projetos de Extensão, na modalidade de ações comunitárias, para serem contemplados pelo Fundo Institucional de Extensão pelo período de 2025 a 2026. O edital VRPGPE nº 22/2024, tem como referência cinco áreas divididas em Programas de Extensão: Educação e Formação de Professores; Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento Social; Atenção à Saúde; Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade; e Inovação e Tecnologia.
Neste sentido, estão sendo disponibilizadas cinco vagas, sendo uma para cada Programa, para receber a concessão de horas de extensão subsidiadas pelo Fundo Institucional. O objetivo é apoiar os projetos que privilegiam a interação com a sociedade na perspectiva de melhor entender e inserir-se na dinâmica do desenvolvimento regional, de modo a desenvolver e socializar conhecimentos, técnicas e procedimentos, além de apontar as potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e no ensino em articulação com os cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Instituição.
Podem participar da seleção, professores do quadro efetivo da Unijuí, com tempo integral ou parcial, com jornada de trabalho igual ou superior a 28h semanais; e ter título de mestre ou doutor. O docente não poderá estar em mais de uma equipe de projeto que concorre ao edital. Também não podem participar professores contemplados no Edital referente aos anos de 2024/2025.
Os projetos podem ser cadastrados junto com os anexos necessários até o dia 30 de setembro, no link “Projetos de Pesquisa e Extensão - Projeto Novo” no Portal do Funcionário, disponível no site da Unijuí. Mais informações podem ser obtidas junto ao edital, disponível no site unijui.edu.br/extensao/editais.
A Unijuí promoveu, em parceria com a Casa de Cultura Professor Orestes Luiz Colombo, a terceira edição do Sarau Cultural. O evento ocorreu no miniauditório do campus Três Passos e contou com a participação da comunidade local, incluindo estudantes e professores. O objetivo da atividade foi de celebrar os 80 anos da emancipação político-administrativa de Três Passos, cuja data oficial é comemorada no dia 28 de dezembro.
Com o tema “Histórias e memórias dos 80 anos do Município de Três Passos”, o Sarau Cultural foi marcado pela exposição de banners com fotografias históricas, contemplando o lapso temporal de 1944 a 2014. Também foram expostos objetos históricos, símbolos municipais e obras de arte. Além disso, o evento contou com apresentações musicais do projeto Cante e Encante e do músico Rafael Rodrigues. Foi feita, ainda, uma revisitação histórica realizada pelo professor Luiz Gustavo Graffitti.
Segundo o coordenador do Campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, a realização do 3º Sarau Cultural reflete, mais uma vez, o pertencimento da Unijuí à comunidade trespassense e regional. “A nossa Universidade faz parte com orgulho da história de Três Passos e tem o compromisso de contribuir coletivamente com eventos como este para desenvolver e valorizar a cultura local, enaltecendo as pessoas e instituições que formam este Município”, afirma.
A Unijuí está com inscrições abertas até o dia 9 de setembro para o curso "Business Partner: Consultoria Interna em Recursos Humanos". Este curso é voltado para profissionais de RH que desejam aprofundar seus conhecimentos no modelo de consultoria interna, conhecido como Business Partner (BP), uma abordagem cada vez mais relevante no mercado corporativo.
O curso tem como objetivo capacitar os participantes com os fundamentos da consultoria interna, preparando-os para atuar como BPs em suas organizações. Durante o programa, serão discutidos os desafios, riscos e oportunidades da implementação deste modelo, além de técnicas e comportamentos essenciais para o sucesso na função. Os participantes também aprenderão estratégias de influência e como construir conexões eficazes com o público interno.
O curso é voltado tanto para profissionais de RH que já atuam no modelo de Business Partner quanto para aqueles que desejam conhecer mais sobre essa prática. A formação será realizada de forma híbrida, com aulas on-line e presenciais no campus Ijuí. As aulas on-line ocorrerão no dia 25 de setembro, no turno da noite, enquanto as presenciais serão entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro, com atividades nos turnos da manhã e tarde.
Interessados podem realizar a sua inscrição clicando neste link. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
O curso de Farmácia da Unijuí promoveu, na última sexta-feira, 30 de agosto, sua Aula Magna. A atividade faz parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, relativo à “Boa Saúde e Bem-Estar” (ODS 3), e teve o intuito de integralizar os estudantes neste segundo semestre letivo.
A atividade contou com a palestra “Inovação em Saúde: a Inteligência Artificial como Ferramenta no Desenvolvimento de Serviços Farmacêuticos no Ambiente Hospitalar”, a ministrada pela farmacêutica do Hospital Unimed Noroeste RS, Daniela Velasquez, que destacou, além do tema principal, um pouco de sua trajetória, da formação, ao ingresso no mercado de trabalho da área.
“É uma honra poder contar um pouco do meu trabalho e inspirar a todos para que criem um amor maior pela profissão, tanto para aqueles estudantes que estão se formando e talvez estejam preocupados com o que vem e para aqueles que estão ansiosos pelo caminho a ser seguido”, ressaltou.
A coordenadora do curso de Farmácia, professora Angélica Moreira, comentou que a Aula Magna é um importante momento, onde todos podem aprender um pouco mais. “Essa noite foi especial pela troca de ideias. Foi momento de tirar as dúvidas e conhecer um pouco mais da área. Foi um momento de aprendizado muito importante”, reforçou.
A Editora Unijuí lançou o livro “Saberes Plurais”, em coautoria com o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). A obra reúne conhecimentos de professores de diversas áreas e é resultado de um desejo coletivo do grupo, que objetiva externalizar diferentes práticas realizadas no universo escolar. O evento de lançamento ocorreu na Livraria Literatus e a participação foi aberta ao público.
O livro conta com enfoques teóricos, propostas e temáticas que interessam a todos que desejam saber mais sobre práticas do ensino. O coautor de “Saberes Plurais”, professor Leandro Rener Moura, explica que o livro, por ser produzido por professores da EFA, relata algumas vivências dos educadores dentro e fora da sala de aula. “O livro oferece a capacidade de aprendermos com outros textos. Esse aprendizado não é só com relação a temas, mas, sobretudo, à linguagem, à estrutura e à forma como esses autores se colocam em seus textos”, destaca.
“Essa alegria é imensa para a nossa Editora, que também cumpre a missão junto com a Universidade, a Fidene e todas as suas mantidas. Uma editora universitária fortalece a missão de uma instituição no momento em que a gente mostra, em que divulga para a comunidade o conhecimento produzido pela instituição”, ressalta a coordenadora administrativa da Editora Unijuí, Márcia Almeida.
A obra foi organizada pelas professoras Maristela Cristiane Heck e Eduarda Virgínia Burckhardt. Segundo Maristela, a obra é um sonho e um objetivo antigo de um grupo de professores da EFA. “Inicialmente, o nosso objetivo era falar sobre a Educação Básica. Depois pensamos: ‘Mas por que não partilhar com outros profissionais e outros espaços educativos para além da EFA?’ Enriqueceria a obra, que explora várias temáticas, em diferentes campos. O livro, inicialmente era para ser pequeno se expandiu e agora temos autores de diferentes espaços, com diferentes temáticas.”
Coautora do capítulo “O Aleitamento Materno e os Benefícios para o Bebê e a Mamãe”, a professora do curso Técnico em Enfermagem, Sandra Letícia Righi Furini, expõe que essa foi sua primeira experiência na escrita. “Esse desafio abriu muitos caminhos, comecei a estudar, comecei a me dedicar na parte do aleitamento materno. Foi o pontapé inicial para que eu começasse o projeto e o pensamento de um Mestrado na área materna/infantil.”
O livro “Saberes Plurais” está disponível na versão física, no site e na Editora Unijuí.
Por Krislaine Baiotto e Luiza Ribeiro da Rosa, acadêmicas de Jornalismo da Unijuí
Professores e estudantes da Unijuí participaram, entre os dias 24 e 27 de julho, do VI Congresso Ciências, Tecnologias e Culturas, realizado junto à Universidade de Santiago do Chile (USACH). O evento contou com 14 simpósios de diferentes áreas do conhecimento, e teve como tema norteador a “Qualidade de Vida”.
O congresso reuniu pesquisadores de diversas nacionalidades para debater sobre alternativas e inovações que contribuem para a construção de agendas para o desenvolvimento sustentável na América Latina, desde temas políticos, econômicos, sociais, educacionais e ambientais, fortalecendo a ideia da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por um meio ambiente equilibrado.
Com a presença de estudantes e professores, a Unijuí demonstrou seu compromisso com a pesquisa e a inovação em prol do desenvolvimento sustentável. A importância acadêmica e institucional também decorre do convênio entre a Unijuí e a USACH, que tem como objetivo compartilhar pesquisas e promover o intercâmbio de alunos e professores, o que já vem ocorrendo há mais de 10 anos.
O professor doutor Daniel Rubens Cenci, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), esteve na coordenação do Simpósio 7, que tratou do tema "Alternativas para a Garantia do Meio Ambiente Equilibrado, do Desenvolvimento Sustentável e da Qualidade de Vida", no qual foram apresentados trabalhos de mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), Educação nas Ciências (PPGEC) e Sistemas Ambientais (PPGSAS) da Unijuí, fortalecendo discussões relevantes para a integração das pesquisas na Universidade e promoção do intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.
A professora doutora Vidica Bianchi, do PPGEC, apresentou o trabalho "Potencialidades de uma Trilha Ecológica para o Desenvolvimento da Educação Ambiental". Em sua apresentação, a professora destacou como as trilhas ecológicas podem constituir-se em ferramentas educativas para promover a conscientização ambiental e o engajamento da comunidade na preservação do meio ambiente.
O professor do PPGSAS, doutor Roberto Carbonera, juntamente com a mestranda Natália Dias de Oliveira, apresentou o trabalho intitulado "Desafios na Produção de Alimentos Saudáveis: Monitoramento da Contaminação por Agrotóxicos em Grãos de Avena Sativa". Esta pesquisa abordou a importância do monitoramento da contaminação por agrotóxicos na produção de alimentos, destacando a necessidade de práticas agrícolas mais seguras e sustentáveis para garantir a saúde dos consumidores.
Outro estudo relevante e apresentado sob a coordenação do professor doutor Roberto Carbonera, em parceria com o mestrando do PPGSAS, Daniel Reges Rossetto, tem como tema os "Resíduos de Agrotóxicos presentes em Águas para o Consumo Humano". A pesquisa revela a presença de resíduos de agrotóxicos em águas destinadas ao consumo humano, alertando para os riscos à saúde pública e a urgência de medidas de controle e prevenção.
O intercâmbio de conhecimentos e experiências proporcionado por eventos como este é fundamental para o avanço científico e a formação de redes de colaboração que podem gerar impactos positivos para diversas áreas. Cabe destacar a experiência internacional para professores e alunos, fortalecendo a inserção na América Latina, como aprendizado de comunicação em outros idiomas.
A participação dos docentes e discentes da Unijuí no Congresso evidencia o compromisso da instituição com a pesquisa e a busca por soluções no sentido de promover o desenvolvimento sem descuidar da sustentabilidade e da qualidade de vida, fortalecendo sua missão de contribuir para a construção de um futuro sustentável e equitativo, com meio ambiente equilibrado, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Texto produzido pela mestranda Natália Dias de Oliveira, do PPGSAS.
O sistema penal no Brasil tem suscitado uma série de debates sobre temas considerados polêmicos, envolvendo discussões relacionadas à produção das leis penais, à sua interpretação, bem como à sua aplicação no âmbito das instituições, desde a atuação das forças policiais até a execução das penas. Tendo isso em vista, e considerando a realidade do sistema prisional local, os estudantes do curso de Direito da Unijuí foram desafiados a identificarem problemas específicos dentro da execução penal em Ijuí.
A demanda foi construída em conjunto com a Direção da Penitenciária Modulada de Ijuí, a partir das visitas técnicas realizadas pelas turmas de Prática Penal, e deu origem ao Projeto Integrador “Crime, sociedade e poder punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persecução penal e da punição”, executado por duas turmas do curso de Direito. Para a elaboração dos trabalhos foi feito um painel com profissionais do sistema prisional local e visitas técnicas à Penitenciária e ao Instituto Penal de Ijuí.
O professor responsável pelo PI, Thiago da Silva, destaca os trabalhos realizados. “Foi feito um projeto de viabilização de um Escritório Social, em uma parceria entre Unijuí, pelo Núcleo de Prática Jurídica, Estado do RS, pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e Município de Ijuí, pela Secretaria de Assistência Social. Também foram produzidas cartilhas, em processo de aprovação pela Susepe, que serão distribuídas aos familiares dos apenados, aos apenados ingressantes e aos apenados egressos do sistema penal, com informações sobre todo o processo de cumprimento de pena, de forma acessível”, explicou.
Além disso, há um projeto específico sobre o incentivo à leitura. “Dois grupos trabalharam com a remição da pena pela leitura, em que um grupo realizou toda uma arrecadação de livros para a biblioteca da escola interna da Modulada, com mais de 50 obras doadas, e o outro que grupo que gerou um Projeto de Extensão, em processo de aprovação dentro da Universidade, para realização de rodas de leituras dentro do sistema prisional”, pontuou o professor.
Para a estudante do curso de Direito da Unijuí, Natália Mews Schäffer, o PI ofereceu aos acadêmicos a oportunidade de explorar e abordar questões sociais locais visando soluções para desigualdades e violações de direitos. “Nós investigamos e visitamos o sistema prisional brasileiro, analisando as violações de direitos dentro das prisões, além de interagirmos com diversas instituições. Através deste trabalho, conseguimos aprimorar nossas habilidades de comunicação e promover mudanças significativas na sociedade. Por isso, considero que o Projeto Integrador seja crucial para formar profissionais comprometidos com a justiça social e a melhoria das condições sociais na própria comunidade”, frisou.
O professor avalia a realização do Projeto Integrador. “O PI do terceiro módulo foi extremamente satisfatório. Os estudantes demonstraram um interesse ímpar e construíram propostas com grande qualidade, tanto do ponto de vista teórico-jurídico, mas, especialmente, do ponto de vista social e com capacidade de impacto na comunidade. Além disso, o Projeto Integrador reforça seu papel de elo entre a Universidade e a comunidade em que está inserida, ratificando o status da Unijuí como uma instituição comunitária”, destacou.
Confira a lista dos trabalhos realizados por meio do Projeto Integrador “Crime, sociedade e poder punitivo”:
- Cartilha do Ingressante: falta de acesso a informações claras e compreensíveis sobre seus direitos e processos legais;
- Humanização/revitalização dos espaços para leitura e estudo;
- Programa de reabilitação para apenados;
- Cartilha dos Familiares: A dificuldade dos familiares de agirem diante da prisão, visitas e demais necessidades do apenado;
- Escritório social;
- Divulgação do novo ambiente de visita das crianças: como o ambiente inovador de visitação contribui na memória afetiva dos filhos dos apenados e na dignidade tanto do apenado quanto dos familiares;
- Elaboração de um Plano de ações para o Conselho da Comunidade (2º sem/2024);
- Análise estatística dos perfis das unidades prisionais do Município de Ijuí;
- Audiência Pública para esclarecimentos à sociedade civil; viabilização econômica para a elaboração do material (viabilizar substância, forma e implementação).
A Unijuí está com inscrições abertas até o dia 8 de setembro para o curso de “Examinador de Trânsito”. A qualificação profissional é ideal para instrutores de trânsito que buscam se qualificar para atuar como examinadores, conforme as exigências estabelecidas pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
O curso de Examinador de Trânsito da Unijuí oferece uma abordagem multidisciplinar, combinando temas como ética, educação para o trânsito, mobilidade humana, aspectos sociais e legais, segurança e engenharia de trânsito. Neste sentido, a formação técnica e reflexiva visa capacitar os profissionais para a avaliação criteriosa e ética de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, a qualificação prepara os participantes para avaliar com precisão o desempenho prático dos futuros condutores, contribuindo para um trânsito mais seguro e eficiente.
Destinado a instrutores de trânsito maiores de 21 anos com formação acadêmica de nível superior, o curso será realizado de forma remota, com aulas on-line síncronas via Google Meet. As aulas ocorrerão nos dias 23, 24, 25 e 27 de setembro, e 1º, 2 e 3 de outubro de 2024, sempre no período da noite, das 18h30 às 21h50.
Interessados podem realizar a sua clicando neste link. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A Unijuí está ofertando a Especialização em Coaching e Gestão de Pessoas, destinada a profissionais graduados que desejam aprimorar suas competências e se destacar no mercado de trabalho. Este curso visa capacitar os participantes a enfrentar os desafios contemporâneos das organizações, desenvolvendo habilidades para uma gestão de pessoas humanizada, ética e alinhada às novas exigências do ambiente corporativo.
Com o crescente dinamismo do mercado, os profissionais estão sendo constantemente desafiados a assumir novos papéis, liderar projetos e adotar comportamentos que promovam a qualidade, a produtividade e a inovação dentro das organizações. A Especialização em Coaching e Gestão de Pessoas da Unijuí busca justamente preparar esses profissionais para atender tanto às demandas organizacionais quanto às suas próprias expectativas e necessidades pessoais e profissionais.
O curso oferece uma formação abrangente, que combina conhecimentos teóricos com a prática do coaching, permitindo que os participantes se tornem gestores de pessoas capacitados a promover mudanças significativas e alcançar resultados expressivos nos contextos pessoal, profissional e organizacional. A proposta é formar líderes que não apenas administram, mas que também empoderam suas equipes, sempre fundamentados na ética e em valores humanos.
As aulas serão realizadas nas sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h, proporcionando uma rotina de estudos que facilita a conciliação com a vida profissional. O curso é voltado para profissionais de diversas áreas que já atuam ou desejam atuar na gestão de pessoas, além de interessados em se qualificar como gestores coaches.
Interessados podem realizar a sua inscrição até o dia 8 de setembro, neste link. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A Unijuí recebeu na última quinta-feira, 22 de agosto, cerca de 40 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, de Ijuí, para conhecer os estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Uso de Medicamentos e Plantas Medicinais da Unijuí (Plamedic).
Durante a visita, os estudantes, que estão tendo o itinerário formativo na área da Saúde, puderam entender um pouco mais sobre a teoria e a prática do pesquisar, conhecendo técnicas analíticas e laboratórios utilizados pelo Plamedic na Universidade.
Segundo a coordenadora do Grupo de Pesquisa em Uso de Medicamentos e Plantas Medicinais da Unijuí, professora Christiane Colet, receber os alunos que ainda estão no Ensino Médio é muito importante, pois desperta o interesse pela pesquisa, além de ser uma excelente oportunidade de socializar o conhecimento gerado dentro da Universidade.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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