Nos dias 9 e 10 de dezembro, mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e bolsistas do Projeto de Pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí (Plamedic), participaram de uma capacitação sobre "Métodos alternativos ao uso de animais para avaliação da segurança de fármacos, medicamentos e cosméticos: artrópodes".
O curso ocorreu no campus Ijuí e foi ministrado pela professora Izabel Almeida Alves, da Universidade Federal da Bahia. Segundo a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Colet, o curso contou com atividades teóricas e práticas, sendo importante para o aprimoramento dos métodos utilizados. "Aprendemos sobre diferentes formas de utilização dos artrópodes em pesquisas. Trabalhamos com o tenébrio, fazendo a aplicação de produtos e avaliação da toxicidade e resposta. A ideia do projeto é avaliarmos, com formas alternativas, em especial, a eficácia e a toxicidade de medicamentos e óleos essenciais”, explicou.
Christiane pontua ainda que a parceria entre a Unijuí e a UFBA traz oportunidades de “intercâmbios de pesquisas e de alunos, com perspectivas para ampliar para relações internacionais. Então, abre-se bastante possibilidades", finalizou