O prazo para submissão de trabalhos no Salão do Conhecimento 2020 vai até o dia 30 de julho. Confira os detalhes no site.
Nesta edição, que acontecerá de 20 a 23 de outubro, nos quatro Campi da Universidade, será desenvolvido o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
O evento possibilita a submissão de trabalho completo, no evento Jornada de Pesquisa, ou resumo expandido, no Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Extensão e Seminário de Inovação e Tecnologia. A apresentação dos trabalhos aprovados será realizada durante o evento, na forma de pôster e comunicações orais. Em virtude da pandemia de covid-19, até a data do evento a situação será monitorada e o formato de apresentação poderá sofrer alterações, caso seja necessário.
Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor deverá informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento. Confira os detalhes das propostas no site da ONU.
O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.
Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
O Evento acontece anualmente nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. A programação inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas.
Com uma promoção conjunta entre a Universidad Autónoma de Encarnación do Paraguay e a Unijuí, o Seminário Internacional de Cooperativismo chega em sua terceira edição. Traz, neste ano, o tema central da importância do cooperativismo para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU nesses tempos covid. A programação será realizada com o apoio e articulação da Rede CIDIR, que é a Rede Cooperação Interuniversitária Internacional e que possui a participação de mais de 20 Universidades de 5 países.
A 3ª edição do Seminário Internacional de Cooperativismo, neste ano devido a pandemia, concentrará sua principal ação através de um painel online com painelistas de cinco países: Espanha, Portugal, Argentina, Paraguai e Brasil. Será realizado nesta sexta-feira, dia 17 julho, a partir das 19horas (horário brasileiro), de forma online e fará homenagem especial em tributo a memória e legado do Padre Rafael Carbonell de Masy, Sacerdote Jesuíta e falecido em 21/09/2019, que é um dos principais pesquisadores que fundamenta a história e origem do cooperativismo vinculado as Reduções Jesuítico-Guaranies do século XVII. Documento de Memória ao Padre Carbonell disponível em anexo.
Para um dos coordenadores do Seminário, Dr. Pedro Luís Büttenbender, Doutor em Administração e Especialista em Cooperativismo, professor e pesquisador da Unijuí na área do Cooperativismo, o Seminário amplia a cooperação internacional da Unijuí tendo o tema do cooperativismo e os aportes ao desenvolvimento, na ótica dos ODS. Reunir especialistas de cinco países confirma a importância do cooperativismo para toda esta região missioneira trinacional, bem como, a relevância que assume o cooperativismo nestes tempos de pandemia, com maior solidariedade, ajuda mútua e a construção de um desenvolvimento social e econômico de forma sustentável, orientado pela Agenda 2030 das Nações Unidades. Este Seminário integra as programações pelo Dia Internacional do Cooperativismo, referenciado no 1º sábado de julho de cada ano.
O Painel contará com os seguintes expositores:
Inscrições: https://bit.ly/3eZQbh2
Transmissão: Conecta UNAE: https://youtu.be/H0HyY-VfQL0
Informações adicionais: https://bit.ly/3dShXL0
A partir desta terça-feira, dia 14 de julho, o MEC abre processo seletivo para bolsas ProUni do segundo semestre de 2020. Este processo seletivo terá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se o candidato poderá optar por duas opções de curso e instituição em ordem de preferência.
Neste segundo semestre a Unijuí oferece um total de 27 bolsas integrais de 100% do Prouni, distribuídas entre cursos dos quatro Campi. A listagem completa destas bolsas pode ser visualizada na página da Universidade, neste link. Para bolsas de 100% do Programa a renda per capita não poderá exceder a 1,5 salários mínimos: R$ 1.567,50.
Para se inscrever o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, nem ter zerado na nota da redação. No momento da inscrição o estudante deve informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2019, o número do CPF e endereço de e-mail válido. O Período de inscrições será de 14/07/2020 a 17/07/2020 e a inscrição deve ser feita diretamente no site do Prouni.
A primeira chamada será divulgada no dia 21 de julho com comprovação da documentação de 21 a 28 de julho. A segunda chamada será no dia 04 de agosto, com a comprovação da documentação de 04 a 11 de agosto. O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. Sendo assim, a pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado. Dessa forma, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição. Os documentos necessários podem ser acessados na página da Unijuí, sendo que os documentos mais importantes são: conclusão do ensino médio em escola pública, ou escola particular na condição de bolsista integral, comprovantes de renda, documentos de identificação, e outros.
Espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do Programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestar interesse na lista será de 18 a 20 de agosto de 2020.
Consulte a Central de Atendimento ao Aluno da Unijuí para mais informações: 55.3332.0444 ou acesse o site do Prouni, clicando aqui.
Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. Também é um indivíduo criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias para delinear um futuro. E a Criatec, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica é o lugar certo para estas pessoas.
Está aberto edital de seleção para novas empresas, que busca selecionar empreendedores com esse propósito. Para fazer parte desse ambiente os interessados devem acessar o site www.criatecunijui.com.br/editais, baixar o edital de seleção e preencher o formulário de inscrição online. Mais informações pelo 3332-0212 ou criatec@unijui.edu.br. O Prazo para inscrição vai até dia 27 de julho.
A Criatec oferece uma infraestrutura qualificada, composta por 11 salas de incubação individual, espaço coworking com 08 estações de trabalho, laboratório de prototipagem e testes, salas de reuniões e mais um pacote de serviços de consultoria e mentoria para apoiar o desenvolvimento do negócio. Em 2018 foi reconhecida como um centro de referência em apoio a novos empreendimentos, 26 empresas foram desenvolvidas com o apoio da Criatec, que se consolida como um importante elo do ecossistema de empreendedorismo e inovação.
Com o objetivo de colocar o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, o Programa Inova RS visa a construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, por iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado.
Na região Noroeste e Missões a coordenação do Programa é da Unijuí, com a coordenação do professor Dr. Daniel Knebel Baggio e apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, vinculados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Com duração prevista de dois anos, para o desenvolvimento do Programa serão concedidas Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação. “Teremos a participação, em comum acordo, de diversas Instituições e entidades que atuarão pensando em projetos. A grande preocupação é proporcionar o mapeamento de oportunidades existentes, articulando os atores em prol do desenvolvimento regional”, observa o coordenador do Programa na região, professor Daniel Knebel Baggio.
Para a sua execução contará com a contratação de três bolsistas remunerados que estarão situados nas cidades de Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa. Cada bolsista será responsável por uma microrregião, apontando as oportunidades de negócio, buscando fortalecer as relações institucionais, promoção de eventos de atualização e capacitação dos atores, desenvolvimento de projetos de inovação e a futura publicização dos resultados. O prazo encerra no dia 17 de julho e as inscrições serão realizadas através do preenchimento do Formulário de Inscrição e envio de documentos pelo e-mail: inovars@unijui.edu.br. A previsão de início do trabalho é para a segunda quinzena do mês de agosto. Confira o edital completo na página da AGIT.
O Projeto terá abrangência em 77 municípios, contemplando os COREDES Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, formando assim a região denominada no Programa Inova RS de Noroeste e Missões. Também serão parceiras no desenvolvimento da iniciativa na região, as seguintes instituições e entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Faculdade Horizontina - FAHOR, Horizonte Ambiente Empreendedor - HAE/FAHOR – Incubadora, Sindilojas Noroeste, Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa, Agência de Inovação de Ijuí, Agência de Desenvolvimento de Santo Ângelo, Associação dos Administradores do Noroeste do Estado, Associação dos Municípios das Missões, Faculdade CNEC Santo Ângelo, Faculdade Santo Ângelo - FASA, Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA, Instituto Federal Farroupilha Santo Ângelo, Mind7 Coworking e Espaço Corporativo, SebraeRS, ACISA-Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo, Prefeitura de Ijuí, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI.
Desenvolvido pela SICT, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o INOVA RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos, quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos. Em Porto Alegre, o Pacto Alegre – que prevê o compartilhamento de recursos e parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para impulsionar o crescimento da capital – é uma das referências.
Outra inspiração é a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Foi lançada em 2008 com o objetivo de fortalecer a inovação industrial no Brasil e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas relacionadas ao tema. Coordenada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a mobilização cria um espaço de diálogo entre empresas, universidades e governo.
Fora do Brasil, os projetos 22@barcelona, na Espanha, o qual provocou uma revolução urbana do distrito e a criação de uma zona de atividades econômicas diversas, e o Ruta N, em Medellín, reconhecido por promover a economia criativa e inovadora, sendo transformador da região, e colocando a cidade colombiana como referência internacional em melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.
OBJETIVOS:
Conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local;
Fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais;
Criar um ambiente de negócios mais ágil no Rio Grande do Sul;
Impulsionar a articulação regional e a participação social nesse movimento, por meio de novas políticas públicas inovadoras;
Fortalecer o desenvolvimento regional alinhado às políticas públicas e atividades empreendedoras mais vocacionadas em cada região do Estado;
Aumentar a capacidade de investimento do Estado;
Qualificar o aprendizado para a nova economia.
Confira todos os detalhes do Programa no site da Secretaria, neste link.
O primeiro semestre da Unijuí chega ao fim nesta sexta-feira. Foi, talvez, o semestre mais desafiador que a Instituição já enfrentou em sua história. Juntos, professores, estudantes e técnicos administrativos superaram os muitos desafios colocados pela pandemia da covid-19.
Para falar sobre o que marcou neste período de reinvenção, novos planejamentos e muita tecnologia, a Unijuí FM conversou com a Presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring. Ela falou da reorganização dos processos de trabalho da Universidade, EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, Museu Antropológico Diretor Pestana e Unijuí FM. "Nossa universidade foi desafiada, manteve as atividades de forma online e se movimentou também na pesquisa, extensão e na cultura. A própria comunidade pode estar dentro da Universidade a partir de lives, seminários e muitas experiências”, avaliou. “Vivemos experiências que não tínhamos vividos antes. Ficamos em casa por mais de quatro meses, ou melhor, transformamos nossas casas na Universidade, nas salas de aula, nos nossos laboratórios. O computador, o celular de cada um, foi a porta de entrada e a possibilidade de aprendizagem, de ensino e encontro”, complementa.
A Reitora também deixa um agradecimento à comunidade acadêmica: “gostaria de mais uma vez agradecer a todos e lembrar que estamos juntos. A Fidene e suas mantidas: Unijuí, EFA, Rádio Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana continuam unidas e firmes no propósito de transformar o mundo por meio da educação, da cultura, da ciência, da informação e do conhecimento. É assim que vamos enfrentar este momento difícil, com ações efetivas e com a esperança de que tudo passe, de que tudo fique bem o mais breve possível”.
Relembre alguns momentos deste primeiro semestre nas imagens
O estudante do curso de Administração do Campus Panambi, Gustavo Durks, afirma que teve uma experiência positiva nesse semestre. "Eu tenho percebido o quanto os professores têm se dedicado às aulas e os alunos também. Óbvio que todo período de adaptação gera mudanças e as mudanças foram significativas, mas percebo que o meu desempenho e o desempenho dos colegas tem se mantido estável e até evoluído", avalia. Ele acredita que diversos fatores colaboraram para esse desempenho. "A Unijuí tem feito um belo trabalho, transparente, toda semana divulgando informações para os alunos. O diálogo que os professores estabeleceram também é fator determinante de sucesso. Acredito que tanto Universidade quanto alunos têm sido protagonistas nesse período de dificuldade e isso faz a diferença", conclui.
A Reitora também deixa um recado em vídeo. Confira:
Confira alguns depoimentos de professores e estudantes sobre a experiência neste primeiro semestre de 2020:
Segundo a professora Cátia Nehring, para agosto, a previsão é de início das atividades online, mas dependendo das bandeiras do modelo de Distanciamento do Governo do Estado. "Terá que ser um retorno muito organizado, estamos com um Protocolo aprovado em Conselhos e a previsão é trabalhar com grupos de estudantes, mas a partir do replanejamento da instituição. Assim que possível estaremos com os estudantes circulando em nossos Campus", finalizou.
Ainda é possível garantir o bônus especial ofertado pela Unijuí em 2020. Esta oferta segue até 31 de julho, para quem ingressar na Universidade pelo Vestibular de Inverno ou pelas opções de ExtraVestibular. Confira:
- Bônus de 11% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 do mês de agosto
- Bônus 4%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 21 do mês de agosto.
Todo o processo é online, incluindo a prova, uma novidade adotada para garantir segurança em razão da pandemia de Coronavírus. As inscrições encerram no dia 03 de agosto, na página do Vestibular. Acesse e confira os detalhes.
Para realizar a prova os candidatos devem se inscrever pelo site da Unijuí, e, após a sua inscrição, serão disponibilizadas 48 horas para a realização da prova, que será uma redação. O tema da redação será sorteado pelo próprio site, a partir de um banco de temas.
Posteriormente, a matrícula também poderá ser realizada de forma online. Para aqueles que pretendem conhecer a estrutura da Universidade, ou que preferem dialogar pessoalmente, poderão realizar a matrícula de forma presencial, com agendamento. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat que será disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.
Diplomados em curso superior: Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.
Reingresso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.
Reingresso com transferência de curso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.
Transferência Interna: Estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.
Ingresso Especial: Interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.
Confira todos os detalhes na página do ExtraVestibular.
Na manhã de sexta, dia 03, ocorreu, na Prefeitura Municipal de Santa Rosa, a assinatura da ordem de início de execução da primeira etapa de obras do Ginásio Poliesportivo que será construído no Campus da Unijuí no município. Nesta primeira etapa serão investidos aproximadamente R$ 230 mil reais com recursos destinados por emenda parlamentar do então Deputado João Derly, por meio de repasse pelo Ministério da Cidadania e Esportes, do Governo Federal, para a Prefeitura de Santa Rosa. O recurso já havia sido destinado pelo ex-parlamentar desde 2018 para essa construção e investimento na área do esporte ao Campus local da Unijuí, porém, desde lá o processo administrativo vinha tramitando, tanto na prefeitura, passando por aprovação de lei específica na Câmara de Vereadores, quanto no próprio Ministério e até na Caixa Federal, que é a gestora do recurso.
Finalmente agora, depois de mais de dois anos do início da tramitação, com o apoio do prefeito Alcides Vicini junto aos parlamentares da região em Brasília, com a articulação política do deputado federal Osmar Terra junto ao Ministério da Cidadania, houve a liberação do recurso integralmente depositado para que a empresa, já contratada desde março, possa dar início às obras, com prazo previsto para terminar em aproximadamente 90 dias. Para o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, a obra é um sonho antigo para qualificar ainda mais os espaços do Campus na cidade. “É mais uma demonstração da aposta que a Unijuí faz, como instituição comunitária, na comunidade onde está inserida, investindo na construção de espaços coletivos que poderão ser usufruídos pela própria comunidade acadêmica e do entorno também. Ainda, agradecemos a articulação realizada em conjunto com a Prefeitura na liberação dos recursos para este importante ginásio”, observa.
Já o Prefeito Municipal Alcides Vicini destacou “a importância para Santa Rosa em contar com uma Universidade Comunitária Regional com a potência da Unijuí, que além de formar muitos dos profissionais da região, ainda investe em inúmeros projetos de pesquisa e extensão, beneficiando diretamente a nossa cidade”, e complementa dizendo que “certamente esse recurso atraído para Santa Rosa, investido numa importante obra junto ao Campus local, contribuirá ainda mais com o desenvolvimento da cidade”. O ato de assinatura ocorreu no gabinete do prefeito de Santa Rosa, na presença do prefeito Alcides Vicini, do vice-prefeito Luís Antônio Benvegnú, do sócio-proprietário da Engecon Engenharia, eng. civil Fábio Fagundes, do pró-reitor da Unijuí, prof. Marcos Scherer, do secretário municipal de Planejamento e demais engenheiros e profissionais da prefeitura que farão o acompanhamento e fiscalização da obra, foi assinado o termo de autorização de início das obras de construção da primeira etapa do ginásio poliesportivo na área do Campus da Unijuí em Santa Rosa.
Confira live do momento da assinatura:
Confira as reproduções do Projeto do Ginásio
Em razão da limitação de eventos presenciais, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) planejou a 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, que ocorre entre os dias 1º e 8 de julho. Por meio da campanha “O livro nos aproxima”, a iniciativa tem o objetivo de apoiar as Editoras Associadas a comercializar livros neste momento de pandemia. Entre as editoras participantes, está a Editora Unijuí.
Para que isso aconteça, a Abeu criou um site que funcionará como uma vitrine digital, para que os interessados possam entrar em contato com as obras oferecidas pelas editoras. Ao selecionar um livro, o leitor será direcionado ao site da Editora ou Livraria que vende o título para poder finalizar a compra.
Para o diretor administrativo da Editora Unijuí, Anderson Konagevski, a participação em eventos como este é essencial para a circulação e a disseminação de livros, tanto para as editoras que os produzem, quanto para as livrarias e distribuidoras que os comercializam. “As Feiras não são somente comerciais. Este evento está voltado para a convivência e, neste momento em que estamos impossibilitados de estarmos fisicamente juntos, a ideia principal é a difusão da cultura, conhecimento e ideias em um espaço de alcance de um grande número de leitores, em que o livro é o protagonista”, afirma.
A Editora Unijuí vai expor 50 títulos de diversas áreas do conhecimento, com 40% de desconto e frete grátis. “A Feira será uma plataforma de conhecimento e conteúdos, que tem o propósito de estimular o hábito da leitura e a disseminação do conhecimento produzido pelas Editoras”, conclui.
Além dos descontos nos livros, a Feira terá uma programação cultural, marcada por conversas e debates com autores e professores universitários. Nas redes sociais das editoras participantes também serão postados vídeos nos stories do Instagram e Facebook, mostrando os bastidores do envio dos pedidos e os autores das obras. O site da Feira pode ser acessado aqui e o catálogo da Editora Unijuí está disponível neste link.
A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) reúne mais de cem Editoras Universitárias do Brasil, com o objetivo de promover a cultura e socializar o conhecimento mediante a produção e a difusão do livro universitário. Para isso, participa de diversos eventos nacionais, buscando dar mais visibilidade às Editoras associadas e à produção científica, acadêmica e cultural das Universidades.
Por Manuela Joana Engster, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência Experimental Usina de Ideias.
Neste fim de semana, aconteceu a apresentação do Projeto Integrador do Módulo II, do curso de Especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias. Na oportunidade, os estudantes do curso apresentaram trabalhos com a temática "Engenharia de Avaliações Aplicada ao Parque da Pedreira de Ijuí - Construção de um estudo e avaliação de um sistema". Foram apresentados os seguintes projetos, nos dias 26 e 27 de junho:
- Avaliação comparativa de valores de apartamento residencial em Ijuí/RS, pelo método comparativo de dados de mercado e o valor pelo custo da construção pelo Sistema PAC;
- Avaliação de lote no Parque da Pedreira - método comparativo de mercado;
- Avaliação de imóveis urbanos de acordo com a NBR 14653: Estudo de caso de uma praça de esportes e cultura em Ijuí-RS;
- Avaliação do valor de aluguel de um restaurante do Parque da Pedreira – Ijuí-RS;
- Aplicação do método da avaliação contingente através da técnica de disposição a pagar da área de lazer do Parque da Pedreira de Ijuí-RS;
- Análise dos métodos para avaliação das áreas de preservação permanente do Parque da Pedreira em Ijuí;
- Avaliação de Unidade Habitacional Unifamiliar do Parque da Pedreira pelo método de quantificação de custos;
- Avaliação de Imóvel pelo Método Evolutivo para efeito comparativo com o valor venal utilizado para cálculo de IPTU: Estudo de caso na Cidade de Ijuí;
- Avaliação de um imóvel destinado ao restaurante do lago do Parque da Pedreira.
A programação também contou com a palestra online do engenheiro químico Amarilio da Silva Mattos Junior, formado pela UFBa (1980), administrador de empresas UCSal (2006), pós-graduado em Avaliação e Perícia de Engenharia (2016) e com MBA em Administração de Empresas (1997), curso de Appraisal Basic Principles no Appraisal Institute (USA, 2009), presidente do IBAPE/BA (2016 a 2019). Perito, assistente técnico e avaliador na área de empreendimentos, engenharia industrial, química, processos de produção, manutenção e montagem, portuária e maquinas & equipamentos industriais. Amarilio ainda teve participação na The Dow Chemical Company, uma corporação estadunidense de produtos químicos, plásticos e agropecuários com sede em Midland, Michigan, Estados Unidos.
A programação foi coordenada pela professora e coordenadora do curso, Caroline Raduns, contando com a participação dos professores do curso da pós-graduação e do professor Dr. Sérgio Luís Allebrandt, coordenador do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania.
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