Nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de março, o Município de Ijuí recebeu, a convite da Unijuí, dois representantes do Itaipu Parquetec: Cláudio Batista, analista de Negócios, e Tales Jah, gerente do Centro de Gestão Energética. Durante a visita à cidade e, especialmente, à Universidade, os convidados discutiram soluções inovadoras para Ijuí, focadas em eficiência energética, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico, alinhando o município ao conceito de Cidade Inteligente e ampliando as possibilidades de parcerias para a realização de projetos conjuntos.
“O principal objetivo da visita é estreitar ainda mais os laços com o Itaipu Parquetec, com foco em projetos colaborativos, especialmente voltados à inovação. Nesse sentido, a Universidade se apresenta como uma grande articuladora, organizando empresas, governo e diversos atores do município, para que possamos evoluir e desenvolver novas soluções”, afirmou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.
A programação teve início na terça-feira, com uma recepção na Prefeitura de Ijuí. O encontro contou com a presença do prefeito Andrei Cossetin, secretários municipais, lideranças do setor energético e membros do Conselho Municipal de Inovação. Durante a reunião, o vice-reitor Daniel Knebel Baggio e o professor Paulo Sausen, pesquisador do Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí, apresentaram o projeto do Smart Campus, que visa transformar o campus da Unijuí em Ijuí em um grande laboratório a céu aberto, para demonstração e desenvolvimento de novas soluções energéticas, com ênfase em energias renováveis. No período da manhã, os representantes do Itaipu Parquetec visitaram a Usina Velha para conhecer o potencial energético local.
À tarde, a comitiva seguiu para a Universidade, onde conheceram o Espaço Mais Inovação e os resultados do Projeto Cidades Inteligentes, que incluiu demonstrações das tecnologias e pesquisas em andamento na área de eficiência energética. Também visitaram a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, que apoia startups de base tecnológica. A visita à Escola Fazenda Unijuí (IRDeR) encerrou as atividades do primeiro dia.
Na quarta-feira, o cronograma incluiu visitas a empresas locais do setor energético. Pela manhã, os representantes conheceram a Hidroenergia, fabricante de turbinas e geradores, e a Três Tentos, produtora de biodiesel. Após o almoço, a comitiva seguiu para a Ceriluz, que conduziu a visita à PCH RS-155, localizada na comunidade de Santana, Ijuí. As visitas técnicas foram concluídas na Balmer, empresa especializada na fabricação de equipamentos e acessórios para soldagem, corte e automação.
Em entrevista à Rádio Unijuí FM, Tales Jah, gerente do Centro de Gestão Energética, destacou o papel do Itaipu Parquetec na transição energética, um processo que o grupo busca divulgar e promover em todo o Brasil. “O Brasil já é um país renovável. Então, por que não torná-lo ainda mais eficiente? É isso que buscamos. E um dos nossos principais pilares é a parceria, onde podemos não apenas desenvolver soluções, criar produtos, mas também implementá-los, algo que Ijuí demonstrou ter potencial”, afirmou.
Cláudio Batista, que é analista de Negócios, reforçou a fala do colega, destacando que a parceria, manifestada no município por meio de empresas, governo e Universidade, é importante e facilita o processo de inovação e de novas tecnologias. “Em parceria com Ijuí e com a Unijuí, podemos identificar bons projetos e buscar recursos para a sua viabilização”, finalizou.