Está marcada para esta quinta-feira, 27 de março, a primeira etapa do projeto “O que é possível dizer em 280 caracteres? A arte da escrita literária em rede através da Twitteratura", promovido pela Rádio Unijuí FM e curso de Letras da Unijuí, por meio de financiamento do Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e Lei Paulo Gustavo. A formação de professores acontece no turno da tarde e conta com 25 escolas públicas e privadas de Ijuí e de municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, parceira dos proponentes.
Na ocasião, serão repassadas informações sobre as etapas do projeto, que prevê o Concurso de Twitteratura, em que estudantes do Ensino Médio poderão inscrever seus microtextos de até 280 caracteres, nas temáticas “poesia/romance”, “suspense/terror”, “ficção científica” e “livre”. A palestra de abertura trará orientações aos professores sobre como conduzir as atividades em sala de aula e será ministrada pelo escritor, professor de Literatura, diretor da Editora e coordenador do ORC Studio Laboratório de Economia Criativa da UFSM, Enéias Tavares.
Os professores realizarão uma imersão nos estágios da escrita de ficção, voltada para gêneros fantásticos e microtextos, além de passos básicos a partir de noções de personagem, enredo e ambientação, que são temáticas que envolvem o Concurso de Twitteratura. A oficina também prevê exercícios práticos, a fim de que os professores escrevam microtextos e se envolvam nesta atividade lúdica baseada em séries, livros e quadrinhos de autoria de Enéias Tavares. Por fim, o encontro da tarde encerra-se com os diálogos sobre Gêneros Literários e Digitais, com a coordenadora e professora dos cursos de Letras (Português/Inglês), Pedagogia e História da Unijuí.
Aos professores, coordenações e direções que participarem desta formação, será concedido atestado de participação, além de receberem a doação para a escola de um kit de livros pedagógicos e literários sobre letramentos, mídias, linguagens, TICs e os desafios da leitura e escrita na era digital.