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A aula do jardim de infância na faculdade

Um dia desses, uma aluna me disse, sobre o componente de Tendências e Inovações Criativas: “adoro a nossa aula de jardim de infância.” Fiquei FELIZ com isso, e não apenas por ela adorar a aula, mas porque é aula de jardim de infância. A intenção é essa mesma: resgatar alguma coisa que se perdeu nessa vida louca que a gente leva. Resgatar o prazer de criar, simplesmente pelo criar, se sujar com tinta, recortar e colar figuras, grudar os dedos com cola, trazer sucata prá aula. Exatamente como fazíamos no tempo em que tínhamos 5 anos de idade, e os twitter, facebook e MSN não nos roubavam tanta a atenção. Exatamente como fazíamos quando ainda não nos impunham os conceitos de certo ou errado, verdadeiro ou falso. Marque apenas uma opção! Afinal só ela é correta...

Pois na comunicação social, no design, nas artes – e na vida da gente também - só o certo e o errado não nos satisfaz. Ás vezes precisamos achar outros caminhos e sair da rotina. Alimentar o cérebro com novas experiências, vivenciar outros conhecimentos, dar uma pausa para que novas ideias surjam.

Para pessoas que dependem da CRIATIVIDADE para trabalhar – caso clássico do meu público de futuros publicitários, jornalistas, relações públicas e designers – gerar ideias impactantes é uma tarefa que precisa ser exercitada.

A mente deve ser malhada como um músculo na academia: o resultado é sempre melhor.

Ter uma postura mais aberta em relação à vida, ser uma esponja que absorve conhecimentos variados, exercitar a curiosidade e o encantamento – assim como a criança depois de fazer o brinquedo com a sucata – são sempre dicas preciosas para quem quer ter uma vida mais criativa. Meus alunos vivenciam isso. Espero que vocês também possam, no jardim de infância na faculdade, ou em qualquer lugar desta louca vida!

Abraços virtuais

Profe Mel – Curso de Comunicação Social
PS:
aqui embaixo tem algumas imagens do trabalho dos meus aprendizes. Tudo se iniciou com a exibição do filme Lixo Extraordinário, que concorreu ao Oscar de melhor documentário. O filme conta um pouco do trabalho do artista plástico Vik Muniz, que encontra no lixo a matéria prima para fazer arte e mudar a vida de algumas pessoas... eu recomendo!





Perfil de Administrador

Aline Ledermann Tizotte concluiu o curso de Administração da UNIJUÍ com o trabalho “O Registro de Administradores no Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS): um estudo sobre a adesão dos administradores na área da Delegacia Regional de Ijuí-RS”. O objetivo do estudo foi identificar as razões que levam o bacharel em Administração, ao se formar, fazer ou não seu registro de administrador junto ao Conselho.

O trabalho foi divulgado na edição de janeiro/fevereiro da Revista Master, editada pelo Conselho Regional de Administração (CRA-RS). O TCC foi orientado pela professora Doutora Lurdes Marlene Seide Froemming.

O trabalho de conclusão caracterizou o perfil do público pesquisado. Outro ponto investigado foi a importância da regularização da profissão junto ao CRA-RS e à sociedade. O trabalho tratou, ainda, dos benefícios percebidos pelo administrador na vida profissional ao registrar-se ou não no CRA-RS. Aline também identificou como o Conselho está posicionado frente aos administradores.



As vacas foram pro brejo...

Todos vocês devem ter ouvido falar na COW Parade. Esta manifestação artística de rua movimentou Porto Alegre no final do ano passado. Para além da criatividade das pinturas, desenhos, aplicações que os artistas inventaram nas vacas, o NOME delas também é um atrativo. Boa parte deles cria as obras se apropriando das palavras COW ou VACA. A vaca que imitava os táxis vermelhos de POA se chamava Váxi, por exemplo...

Pois a COW Parade é prá nós, publicitários, um ótimo exemplo de arte urbana. Cada vez mais a publicidade está indo para as ruas, tentando atingir de forma criativa os consumidores em momentos em que eles não estão na frente da TV ou da internet. E para fazer isso de forma criativa, buscamos ideias em outras áreas do conhecimento, especialmente a da arte. Por isso, os alunos de Publicidade (de design e de jornalismo também!!) desenvolveram no componente de Tendências e Inovações Criativas, um trabalho semelhante ao da COW Parade: criaram uma vaca e produziram - em papel - o seu projeto.

O resultado foi divertido e estimulante, a não ser por um detalhe... as vacas sumiram! Foram sumindo, uma a uma... Então, se alguém avistar uma vaca por aí com um nome meio estranho, me avisem! Vou buscar a danada! Ah, e se você tiver uma ideia do que aconteceu, deixa um comentário ali embaixo!

DECOWPITADA: deve ter virado churrasco. Afinal, metade do serviço já foi feito mesmo....

COWLETIVO: deve estar na garagem em manutenção

VACATRIZ: tava atrasada para o ensaio do grupo de teatro da Unijuí....

COWDREY: foi filmar a “Vaquinha de Luxo”

COWPATO: foi ver as tendências da moda de sapatos em Milão...

COWMEN MIRANDA: foi verificar se o Tico-Tico comeu todo o fubá

VACARLEY: foi tocar um reggae com o Chimarruts

COWRINGA: ta jogando po-po-poker face com a Lady Gaga

NESCOW: beberam tudo!

COWRREDORA: treinando prá São Silvestre! (Não tem foto, não deu tempo)

* Texto e fotos: Melissa Gressler Wilm, Professora do Curso de Publicidade e Propaganda


Na prática da Engenharia

O pessoal de Engenharia Civil de Ijuí e Santa Rosa esteve visitando a Itaipu Binacional.

A programação foi organizada pela Coordenação do Curso e pelo Programa de Educação Tutorial (PET EGC).

Os alunos foram acompanhados pelos professores Bóris Sokolovics e Paulo César Rodrigues.

A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e abastece 71,3% do consumo paraguaio.

Além de Itaipu, o grupo visitou o Parque Nacional do Iguaçu, onde contemplaram as cataratas.



Você usa jeans? Qual? Por que?

A acadêmica e formanda Francieli Gehm, do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Três Passos, realizou uma pesquisa sobre o uso e compra da calça jeans no município de Três Passos. Francieli Christin Scheuermann Gehm realizou uma pesquisa com 260 estudantes de três escolas do município de Três Passos, das três redes de ensino (municipal, estadual e particular). O estudo, que foi orientado pelo Professor Ariosto Sparemberger, constituí-se no trabalho de conclusão do curso.

Veja só os resultados da pesquisa:
O estudo constatou que a escolha da calça jeans entre os jovens entrevistados depende, principalmente, das características dessa peça do vestuário, tais como: o corte (37,25%), a cor (22,22%), a marca (16,65%) e o comprimento (10,46%). Também chama a atenção o fato de que mesmo antes dos cinco anos de idade, 52,69% dos entrevistados começaram a usar calça jeans, e antes dos 10 anos, mais de 80%.

O preço também é considerado no momento da compra, sendo que a maioria (55%) opta pelo preço e demais características ao invés da marca do jeans. Também verificou-se que os jovens sofrem influências que acabam contribuindo na hora da compra. As influências mais significativas são das pessoas que as acompanham no momento da escolha, de sua cultura, personalidade, do processo de aprendizagem com seus familiares, dos meios de comunicação, de sua renda média e de seus familiares, da classe social e da personalidade de cada um. Foram apontadas mais de setenta marcas usadas pelos jovens entrevistados, sendo que a maioria deles usa mais de uma marca. A motivação dos jovens em comprar calças jeans faz com que vão as lojas exclusivamente para adquiri-lo, mas na maioria das vezes acabam comprando alguma outra peça ou acessório para acompanhá-lo. Não são tidos fatores influenciadores o uso de apenas uma marca, a compra em apenas uma loja, e a religião – crença que orienta e influencia as atitudes.

Destaca-se ainda que as situações mais apontadas pelos jovens em que estes não usariam o jeans são: atividades físicas (24,61%), na piscina (9,24%), festa de gala e eventos formais (8,46%), num passeio (8,07%) e na praia (7,30%). Mesmo assim a calça jeans é peça básica e não podem faltar no guarda-roupa, na visão dos entrevistados.

Em termos de caracterização dos estudantes, a pesquisa identificou que entre os entrevistados são estudantes da 8ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A maioria possui idade até os 18 anos, o que caracteriza o perfil dos entrevistados. Constata-se que a idade influencia na escolha do jeans, pois pessoas de diferentes idades possuem necessidades e gostos diferentes. Quanto ao sexo dos jovens a diferença foi muito pequena, sendo 48,47% do sexo feminino e 51,15% do sexo masculino.

O estudo conclui que o comércio varejista e as indústrias que confeccionam calças jeans precisam de investimentos em marketing em especial na realização de pesquisas de mercado o que possibilita identificar as características, necessidades e expectativas dos consumidores. Possibilitando o desenvolvimento e melhor uso das marcas e da adaptação os produtos ao mercado consumidor. A apresentação e divulgação dos produtos, assim como promoções deveriam ser mais exploradas pelo comércio de Três Passos.


Preocupado com sua saúde? Produtos orgânicos podem ser uma solução

Um estudo desenvolvido pela formanda do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Amanda Endler, identificou preocupação da população quanto à saúde, quando referem-se ao consumo de produtos orgânicos.

Em nosso dia-a-dia, na universidade, a rotina desce do ônibus, ou do carro, vai para a aula, corre para o xerox, passa pela biblioteca, dá uma parada na cantina e retorna para casa - a alimentação acaba geralmente baseadas em lanches rápidos. Mas, no final de semana, consome-se mais produtos naturais, como frutas, verduras e legumes, produtos que muitas vezes podem ser de origem orgânica.

A pesquisa integrou o trabalho de conclusão de curso da acadêmica, e revelou dados quanto ao consumo de produtos orgânicos no município de Santa Rosa. Um questionário foi aplicado com 143 consumidores de produtos orgânicos da cidade. A coleta ocorreu de forma aleatória, apenas com consumidores de produtos orgânicos. Identificou-se que 53% são do sexo feminino; 34% entre 21 e 30 anos, seguidos de 33% entre 31 e 40 anos; a renda dos consumidores é, na maioria, de R$ 3 a 5 mil (50%), seguido de R$ 1 a 3 mil (30%).

Amanda justificou que nos dias atuais a preocupação da sociedade com a saúde e com o meio ambiente vem aumentando gradativamente, inclusive entre jovens, sendo que a agricultura orgânica torna-se uma oportunidade de negócio: “para que esse setor continue se expandindo é necessário conhecer melhor o consumidor para que se desenvolvam estratégias para estimular a demanda de orgânicos”.

O trabalho buscou identificar os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores de orgânicos no município de Santa Rosa, com intuito de descobrir o que os motiva em sua decisão de compra; e sugere que os resultados auxiliam produtores a identificar potencialidades na produção, que produzam produtos que tenham maior demanda no mercado.

Os resultados identificaram que, variáveis como ausência de agrotóxicos, alimento mais saudável, garantia/ segurança de que o produto é orgânico, sentir segurança ao se alimentar, longevidade e qualidade de vida são aspectos fundamentais no comportamento de compra desses consumidores. Questões referentes à conscientização ecológica e a preocupação com o bem estar da família tem maior importância para as mulheres em relação aos homens.


Uma ponte que não cai...

No dia 10 de dezembro, os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ, participaram da 1ª Competição de Pontes de Espaguete, promovida pelo Grupo PET EGC e pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil.

A competição, que envolveu os alunos das disciplinas de Mecânica Estrutural II e Resistência dos Materiais I, teve a participação de quatro grupos mistos, que trabalharam durante todo o semestre no projeto, sob a coordenação do professor Valdi Spohr.

“O trabalho é excelente porque os alunos são desafiados a resolver um problema real, sendo que o quê importa não é a competição e sim, resolver o problema da engenharia”, destacou o professor do curso de Engenharia Civil, Luciano Specht.

O projeto consistiu na construção de uma ponte, feita com espaguete, obedecendo a critérios estabelecidos em regulamento. Os acadêmicos utilizaram um software para projetar as pontes, fizeram o cálculo das estruturas, montaram-nas com cola especial e realizaram diversos testes.

Por fim, os projetos foram apresentados na última semana, no Laboratório de Engenharia Civil, onde aconteceu a competição, que consistia na estrutura que suportasse o maior peso.

O 1º lugar da Competição de Pontes de Espaguete ficou com o grupo formado pelos acadêmicos Elias Schuler, Aquiles da Cruz, Cristiano Goecks e Dênis Bianchin. A ponte projetada e construída por eles suportou 40 quilos. Já o segundo lugar, ficou a estrutura que suportou 20 quilos, projetada pelos acadêmicos Daniel de Bitencorte, Júlio Kotlinski, Diego de Oliveira e Tatiane Beilfuss.

“Foi bom, porque permitiu a aplicabilidade da teoria na prática e vimos que entre o projeto e a execução há uma grande diferença”, observou o acadêmico Carlos Felipe Santos Correia e Silva, representante do Grupo PET e presidente do Centro Acadêmico, organizador do evento, juntamente com o acadêmico Daniel de Bitencorte.

O objetivo é promover a competição todos os anos.


Confira o vídeo da competição em:

http://www.youtube.com/watch?v=M-7Dqd5LaCk




A biologia vai até a escola

A galera de Biologia anda por Coronel Barros fazendo um ciclo de palestras “Resíduos sólidos? E eu com isso?”. As escolas, Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier e de Ensino Médio de Coronel Barros, estão recebendo a visita das bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET Biologia, Geodeli Corrêa e Ana Claudia Escaio.

Através da Associação IPD, a Agente Ambientalista do município Marisa Franciele Maturana, entrou em contato com as mesmas, as quais foram convidadas a desenvolver um ciclo de seis palestras sobre separação de resíduos sólidos, desde a Pré-Escola ao 3º ano do Ensino Médio. As primeiras palestras ocorreram nos dias 08 e 09, tendo como público-alvo educandos da pré-escola à 5ª série.

As palestras tratam da problemática da geração e acúmulo de resíduos, sustentabilidade e destinação correta dos materiais. Apesar do município não ter implantado a coleta seletiva ainda, estas tem como intenção, conscientizar a comunidade escolar da importância da separação e que esta atitude contribui para uma sociedade mais organizada, limpa e ecologicamente correta.

O conteúdo das palestras é o mesmo para todas as séries, porém a linguagem utilizada varia. Tem como dinâmica uma parte, teórica e outra prática. O diferencial está na abordagem prática que, para as séries iniciais do ensino fundamental, tem uma representação lúdica, que conta com fantoches representando os materiais e coletores coloridos. Para as séries finais e ensino médio, a prática consiste em separar conforme as cores dos coletores, os resíduos gerados em um dia.

Segundo Geodeli Corrêa, este foi um grande desafio, uma vez que a graduação dá apenas uma base de como interagir com os educandos e, normalmente, durante os estágios trabalha-se apenas com uma série. “Neste caso, precisávamos utilizar diferentes estratégias e linguagens que fossem de fácil entendimento, haja vista as distintas faixas etárias, e níveis de conhecimento”, observa.

Segundo ela, as atividades de extensão desenvolvidas durante a graduação promovem e integram a formação acadêmica com a futura atividade profissional, sendo uma oportunidade de aprendizagem das dinâmicas que o professor precisa desenvolver em sala de aula para que seja compreendido pelo aluno e que este interaja de modo que a efetividade da construção do conhecimento seja plena. Além disso, é uma possibilidade de formação complementar e capacitação do graduando, pois, quando inserido no mercado de trabalho, este provavelmente será um profissional diferenciado com múltiplas habilidades.

Nos dias 18 e 22 de novembro as bolsistas retornam às escolas para a conclusão do ciclo de palestras que serão proferidas aos alunos a partir da 6ª série ao 3º ano do Ensino Médio.

Parabéns para as bolsistas! E você não pensa em encarar um projeto desses?



Alunos e professores de Direito da UNIJUI realizaram viagem de estudos a Brasília

Na noite do último dia 22 de outubro, um grupo de 42 pessoas deslocou-se a Brasília, com o objetivo de conhecer os principais órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário. A viagem foi idealizada em uma das aulas de Prática Jurídica Civil, que abrange em seu conteúdo, a visitação a órgãos públicos. Até então as visitas eram feitas em órgãos da região.

O grupo, composto por professores e alunos dos campi Ijuí e Santa Rosa, visitou órgãos como o Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Congresso Nacional, Tribunal Regional Federal, OAB- Conselho federal, Procuradoria Geral da República, Advocacia- Geral da União, Palácio do Itamaraty dentre outros.

Além disso, o grupo visitou diversos espaços históricos, como o Memorial JK e um passeio de barco pelo lago artificial Paranoá, em Brasília, à noite.



Acadêmicos de Comunicação Social vencem concurso1º Mídia Experience

Uma turma de Comunicação Social da UNIJUÍ participou no último dia 29 de outubro do 4º Madrugadão da Feevale e do 1º Mídia Experience.

O Madrugadão é um evento que vem sendo realizado desde 2007, na Feevale, em Novo Hamburgo. A atividade busca estimular a criatividade e proporcionar aos participantes vivenciar a rotina de trabalho de uma agência de comunicação. Durante a madrugada do dia 30 de outubro, os estudantes, divididos em QGs, trabalharam para desenvolver uma campanha para uma empresa especializada em pesquisa de moda, a UseFashion. Universidades de todo o estado participam da competição, onde a UNIJUÍ foi representada pela equipe denominada Pop Up.



O 1º Mídia Experience aconteceu dentro do Madrugadão e reuniu alunos de Jornalismo e de Relações Públicas na cobertura jornalística e assessoria de imprensa do evento. A atividade abrigou, na sua primeira edição, duas modalidades: competição e experiência.

Os acadêmicos Rafael Andrade, Rafael Meinecke, Jacson Silveira, Patricia Kuhn, Micheli Tjäder, Rodrigo Weber Klahr, Fábio Petry, Leonardo Fabbrim, Anderson Zarth e Taís Vicenzi participaram do 4º Madrugadão. Enquanto Mateus Andrighetto Tamiozzo, Marília Machado Munareto e Luana Oliveira da Costa participaram do 1º Mídia Experience.

Uma comissão julgadora formada por três profissionais da área escolheram os melhores trabalhos.


A equipe Pop Up, da Unijuí, foi a segunda a defender sua peça publicitária. Os acadêmicos Leonardo Fabbrim e Fábio Petry representaram o time e mostraram todo o material produzido durante a madrugada. No tempo de dez minutos, a dupla trouxe imagens, textos e slogans propondo para reforçar o posicionamento da UseFashion em ações futuras.

A equipe que fez todo o trabalho de assessoria de imprensa da Pop Up venceu a primeira edição do Mídia Experience. Concorrendo com equipes da Feevale e da UCS, os acadêmicos de jornalismo da Unijuí, Luana Oliveira da Costa, Marília Machado Munareto e Mateus Andrighetto Tamiozzo, optaram por abordar situações inusitadas e diferentes, levando o prêmio.



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