Blog tá ligado Blog tá ligado

Um estudo desenvolvido pela formanda do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Amanda Endler, identificou preocupação da população quanto à saúde, quando referem-se ao consumo de produtos orgânicos.

Em nosso dia-a-dia, na universidade, a rotina desce do ônibus, ou do carro, vai para a aula, corre para o xerox, passa pela biblioteca, dá uma parada na cantina e retorna para casa - a alimentação acaba geralmente baseadas em lanches rápidos. Mas, no final de semana, consome-se mais produtos naturais, como frutas, verduras e legumes, produtos que muitas vezes podem ser de origem orgânica.

A pesquisa integrou o trabalho de conclusão de curso da acadêmica, e revelou dados quanto ao consumo de produtos orgânicos no município de Santa Rosa. Um questionário foi aplicado com 143 consumidores de produtos orgânicos da cidade. A coleta ocorreu de forma aleatória, apenas com consumidores de produtos orgânicos. Identificou-se que 53% são do sexo feminino; 34% entre 21 e 30 anos, seguidos de 33% entre 31 e 40 anos; a renda dos consumidores é, na maioria, de R$ 3 a 5 mil (50%), seguido de R$ 1 a 3 mil (30%).

Amanda justificou que nos dias atuais a preocupação da sociedade com a saúde e com o meio ambiente vem aumentando gradativamente, inclusive entre jovens, sendo que a agricultura orgânica torna-se uma oportunidade de negócio: “para que esse setor continue se expandindo é necessário conhecer melhor o consumidor para que se desenvolvam estratégias para estimular a demanda de orgânicos”.

O trabalho buscou identificar os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores de orgânicos no município de Santa Rosa, com intuito de descobrir o que os motiva em sua decisão de compra; e sugere que os resultados auxiliam produtores a identificar potencialidades na produção, que produzam produtos que tenham maior demanda no mercado.

Os resultados identificaram que, variáveis como ausência de agrotóxicos, alimento mais saudável, garantia/ segurança de que o produto é orgânico, sentir segurança ao se alimentar, longevidade e qualidade de vida são aspectos fundamentais no comportamento de compra desses consumidores. Questões referentes à conscientização ecológica e a preocupação com o bem estar da família tem maior importância para as mulheres em relação aos homens.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...