No dia 10 de dezembro, os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ, participaram da 1ª Competição de Pontes de Espaguete, promovida pelo Grupo PET EGC e pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil.
A competição, que envolveu os alunos das disciplinas de Mecânica Estrutural II e Resistência dos Materiais I, teve a participação de quatro grupos mistos, que trabalharam durante todo o semestre no projeto, sob a coordenação do professor Valdi Spohr.
“O trabalho é excelente porque os alunos são desafiados a resolver um problema real, sendo que o quê importa não é a competição e sim, resolver o problema da engenharia”, destacou o professor do curso de Engenharia Civil, Luciano Specht.
O projeto consistiu na construção de uma ponte, feita com espaguete, obedecendo a critérios estabelecidos em regulamento. Os acadêmicos utilizaram um software para projetar as pontes, fizeram o cálculo das estruturas, montaram-nas com cola especial e realizaram diversos testes.
Por fim, os projetos foram apresentados na última semana, no Laboratório de Engenharia Civil, onde aconteceu a competição, que consistia na estrutura que suportasse o maior peso.
O 1º lugar da Competição de Pontes de Espaguete ficou com o grupo formado pelos acadêmicos Elias Schuler, Aquiles da Cruz, Cristiano Goecks e Dênis Bianchin. A ponte projetada e construída por eles suportou 40 quilos. Já o segundo lugar, ficou a estrutura que suportou 20 quilos, projetada pelos acadêmicos Daniel de Bitencorte, Júlio Kotlinski, Diego de Oliveira e Tatiane Beilfuss.
“Foi bom, porque permitiu a aplicabilidade da teoria na prática e vimos que entre o projeto e a execução há uma grande diferença”, observou o acadêmico Carlos Felipe Santos Correia e Silva, representante do Grupo PET e presidente do Centro Acadêmico, organizador do evento, juntamente com o acadêmico Daniel de Bitencorte.
O objetivo é promover a competição todos os anos.
Confira o vídeo da competição em:
http://www.youtube.com/watch?v=M-7Dqd5LaCk