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PPG em Educação nas Ciências receberá docente da Universidade de Lisboa em aula inaugural

No dia 6 de março, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promoverá sua aula inaugural, a partir das 9h, junto ao Centro de Eventos da Unijuí. 

Durante o evento, será debatido o tema “Os desafios da educação para a cidadania ambiental nos diferentes anos de escolaridade”. A cargo da palestra estará o professor doutor Pedro Rocha dos Reis, docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.


PPG em Educação nas Ciências disponibiliza vagas para Doutorado Sanduíche

Se você é doutorando em Educação nas Ciências da Unijuí e sonha em estudar em outro país, fique atento: estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). Estão sendo disponibilizadas duas bolsas de estudos, com duração de seis meses cada, totalizando 12 meses. 

Os componentes da bolsa de estudos para desenvolvimento do Doutorado Sanduíche no exterior são: mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde. 

Para participar da seleção é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente ou autorização de residência no Brasil; não possuir título de doutor; estar regularmente matriculado; ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado; comprovar proficiência mínima em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios para a mesma finalidade de outras agências de fomento. 

O edital VRPGPE 004/2023, que dispõe sobre o processo seletivo, pode ser conferido neste link. A inscrição deve ser realizada junto ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), localizado no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0329 ou pelo e-mail: eri@unijui.edu.br.


PPG em Educação nas Ciências seleciona estudantes eventuais para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí está com inscrições abertas para seleção de estudante eventual, para os cursos de Mestrado e Doutorado. Interessados podem se inscrever até o dia 24 de fevereiro, no site unijui.edu.br/ppgec, em “Processo seletivo e matrícula”.

O PPGEC disponibiliza vagas para estudantes eventuais em cada componente curricular ofertado no primeiro semestre de 2023, de acordo com critérios de aceitação do professore, em um total de até 12 créditos por aluno. Para consultar as disciplinas disponíveis, basta acessar a aba “Estrutura curricular” na página do Programa e, em seguida, “Consultar horários das aulas”.

Interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail poseduca@unijui.edu.br até 24 de fevereiro. A lista dos selecionados será divulgada a partir do dia 27 e as matrículas serão realizadas de forma online, de 28 de fevereiro a 3 de março. Já as aulas iniciam no dia 6 do próximo mês.

Para obter mais informações, confira o edital completo no site unijui.edu.br/ppgec ou entre em contato com a Secretaria do Programa pelo telefone (55) 3332-0417 ou e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Professora da Unijuí tem projeto aprovado no Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, Maria Cristina Pansera de Araújo teve um projeto aprovado no edital do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que proporciona a concessão de bolsas e auxílio à pesquisa para jovens doutores em todas as áreas do conhecimento. 

IntituladoPensamento Computacional na Formação de Professores: repercussões na Educação Básica a partir do ensino com, sobre e através de tecnologias”, o projeto tem como objetivo propor indicadores conceituais, epistemológicos e metodológicos no processo de qualificação das práticas imediatas em sala de aula na formação de professores alicerçados no pensamento computacional. 

O objetivo surge em meio à base epistemológica que vem sendo potencializada em pesquisas e produções junto ao grupo de pesquisa “Mongaba: educação, linguagens e tecnologia”, desenvolvido na Unijuí sob a coordenação da professora Fabiana Kurtz, que trabalha a proposta conceitual do TPACK ou “Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo'', ainda distante dos currículos e das metodologias de ensino, tanto de Educação Básica como da formação inicial docente em nosso país. Busca-se, segundo a proponente do projeto, articular esse framework como base conceitual e também metodológica da proposta desta pesquisa a um escopo epistemológico marcado pelo conceito de Pensamento Computacional (PC) à luz da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. 

“Aprender com e através das tecnologias, de modo transversal e integrado às práticas sociais e às demandas vigentes no século XXI, com forte embasamento teórico quanto a seu caráter de instrumento cultural que altera o fluxo das ações humanas, permanece latente no cenário investigativo acadêmico na área educacional no Brasil. Este projeto, realizado totalmente no formato e-learning/a distância, se configura como um movimento de pesquisa-ação participativa junto às escolas das redes municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, no sentido de contribuir tanto pela via teórico-conceitual, como metodológica e instrumental para a qualificação da prática imediata de professores”, explicou a professora.

Difundido em diversos países, o Pensamento Computacional vem sendo associado à formação de professores e, especialmente, a metodologias inovadoras de ensino na Educação Básica. Por ser baseado em fundamentos da Ciência da Computação, envolve o desenvolvimento de capacidades e habilidades bastante destacadas em documentos que regem a educação em diferentes países e na própria literatura internacional como cruciais aos sujeitos engajados em um contexto permeado – e transformado – por tecnologias digitais.

Ao longo dos anos, tem havido considerável interesse e pesquisas dedicadas a incorporar habilidades de Pensamento Computacional em todos os níveis de currículos escolares em diversos países. Agências governamentais e interesses privados, como a National Science Foundation e a British Royal Society, Microsoft e Google têm apoiado esses esforços. No Brasil, articulações de diferentes organizações, como o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), estão ativamente engajadas na introdução de PC, tecnologia digital e cultura digital nos currículos escolares de modo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o objetivo da pesquisa se alinha às mudanças na legislação envolvendo a Educação Básica e a própria formação de professores no Estado e no país. 

Inclusive, em outubro do ano passado, o Ministério da Educação homologou o parecer CNE/CEB 2/2022, que define normas sobre o ensino de computação na Educação Básica para todo o país. Como um complemento à BNCC, o documento indica o conjunto de habilidades, competências e objetivos de aprendizagem, associados ao Pensamento Computacional, que deverão ser considerados nos currículos escolares para a educação infantil, ensino fundamental e médio. É justamente por isso que ações de revisão curricular nos próprios cursos de licenciatura (de todas as áreas) são necessárias, em um curto espaço de tempo, como o próprio parecer indica, e a partir de que parâmetros isso será feito, demanda esforços investigativos dos pesquisadores.


Conheça o PPG em Educação nas Ciências da Unijuí: programa completa 28 anos em 2023

Com 600 mestres e 100 doutores já qualificados, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) em Educação nas Ciências da Unijuí é voltado a todos os profissionais que têm interesse no tema da educação e desejam dar continuidade aos estudos em nível de mestrado ou de doutorado. 

O Programa busca desenvolver pesquisas e a produção de conhecimento na área da educação, que contribuam para a formação de educadores, para o desenvolvimento de currículos e para a gestão do sistema escolar. Além disso, o PPG busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas.

“O PPG em Educação nas Ciências nasceu há 28 anos com a oferta de mestrado, e se fortaleceu no ano de 2010, com o início do doutorado. Ao todo, temos mais de 600 mestres e 100 doutores qualificados em nosso programa, que é bastante conhecido no País e fora dele”, explicou o coordenador do programa, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, completando que o programa permite que os profissionais formados possam participar do mais alto nível de reflexão acerca de conhecimento da sociedade contemporânea da educação, participar de eventos internacionais, de publicações e, sobretudo, colaborar com o desenvolvimento das sociedades brasileira e latinoamericana.

“As pesquisas permitem que os conhecimentos específicos, gerais e pedagógicos potencializem aquilo que é necessidade para a sociedade brasileira ou para a sociedade mundial”, completou o professor, lembrando que um dos principais diferenciais da pós-graduação em Educação nas Ciências é sua vinculação com o tema das humanidades. “A grande marca da Unijuí é a pluralidade de saberes que constituem as humanidades e que permitem aos estudantes situar-se no mundo contemporâneo, compreender as principais problemáticas e, no interior dessa confluência de saberes, pensar os processos educativos e a sua significância para as sociedades globalizadas".

Outro destaque do PPG, segundo o professor Sidinei Pithan da Silva, é a formação de pesquisadores qualificados, escritores capazes de escrever sobre suas próprias práticas e capazes de tematizar as grandes questões curriculares pedagógicas de suas instituições de ensino. 

Avaliado com nota 5 pela Capes, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências possui três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação; e Educação popular em movimentos e organizações sociais.

Para quem deseja participar da seleção, até o dia 12 de fevereiro estão abertas as inscrições para o edital que dispõe de vagas remanescentes. Ao todo, há 10 vagas para o mestrado e 5 vagas para 0 doutorado. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/ppgec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


PPG em Educação nas Ciências lança edital complementar para cursos de Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí lançou edital complementar para o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de Mestrado (10 vagas) e Doutorado (5 vagas). Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgec, até o dia 12 de fevereiro de 2023.

O processo de seleção envolve quatro etapas: avaliação do Currículo Lattes documentado, do projeto, do memorial reflexivo e entrevista. O PPGEC conta atualmente com três linhas de pesquisa: Currículo e Formação de Professores; Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo da seleção.

Tira-dúvidas

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo, o Programa realizará no dia 6 de fevereiro, às 19h, uma reunião virtual, via Google Meet. Os interessados em participar da reunião devem fazer a inscrição no e-mail poseduca@unijui.edu.br, até dia 3 de fevereiro, com o assunto “Desejo participar da reunião online para tirar dúvidas”.


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