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Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)

Palestra sobre Arborização Urbana promove interação entre os cursos de Arquitetura e Ciências Biológicas

                 

O Curso de Arquitetura e Urbanismo, juntamente com o curso de Ciências Biológicas, realizaram interação e compartilhamento de conhecimento sobre Paisagismo. Convidado pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Tenile Rieger Piovesan, o professor do curso de Biologia, João Pedro Arzivenko Gesing, que também atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ijuí, ministrou palestra sobre arborização urbana na disciplina de Paisagismo I.

A professora Tenile, defensora da preservação ambiental, mencionou que além de sempre trazer suas próprias experiências vividas na arquitetura, também buscou trazer para a sala de aula uma palestra específica com o professor João, que, como biólogo da prefeitura, vivencia vários exemplos exitosos e malsucedidos, estes últimos em virtude da falta de conhecimento e/ou negligência da população em relação aos cuidados das árvores nos passeios públicos. “O professor mostrou fatos históricos sobre a arborização do município de Ijuí, a importância da arborização, cuidados e tipos de espécies indicadas para o plantio urbano, e o porquê que algumas terem seu uso coibido, além de apresentar termos concernentes à botânica, tudo isto conscientizando e incentivando os futuros arquitetos a preservar e a projetar espaços com árvores nos passeios”, observa a professora.

Ao final da palestra os alunos puderam interagir com perguntas e a professora Tenile entregou uma lembrança ao professor João, em agradecimento ao conhecimento transmitido à turma. A lembrança foi um desenho de “árvores estilizadas”, feito por ela, com técnicas ensinadas na disciplina de Expressão e Representação Gráfica. Na disciplina, a professora também instiga ao grafismo de elementos paisagísticos em plantas e vistas, além disso, busca incentivar a criatividade poética dos alunos, seja com dizeres ou poesia.


Arquitetour 2019: estudantes de Arquitetura e Urbanismo realizam visita técnica no Uruguai

 

Entre os dias 28 de julho e 03 de agosto, estudantes e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí estiveram no Uruguai realizando mais uma edição do Arquitetour, evento do Curso que promove viagens técnicas voltadas a arquitetura e ao urbanismo por meio da visitação de diversos locais. Com o objetivo de ir além da teoria vista em sala de aula e fugir do olhar turístico, um grupo de 40 estudantes, acompanhados pela organizadora da viagem e professora Bruna Fuzzer de Andrade, visitou as cidades de Colonia del Sacramento, Montevideo, Atlántida e Punta del Este e Punta Ballena no país vizinho.

O grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do país e das obras de arquitetura importantes na formação das cidades visitadas. Foi possível vivenciar a forma de urbanização das cidades de colonização hispânica, bem como conhecer obras de vários períodos da arquitetura, da época da colonização à contemporaneidade, bem como, obras de inovação tecnológica e percursos pelas cidades totalizando mais de 60 pontos visitados em cinco dias.

Um dos pontos altos da visita foi o contato com a produção dos estudantes da Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo (FADU) da Universidad de la República (Montevideo, Uy), na qual os estudantes foram recebidos pela Professora arquiteta Constance Zurmendi nos ateliês de projeto. “Essa troca é muito importante para os acadêmicos, pois os que compreendem percebem que há outros níveis de trabalho e apresentações de alunos no mesmo estágio de curso que eles abrindo os horizontes e os provocando de modo positivo ”, comenta a professora Bruna Fuzzer.  Outra visita interessante foi o contato com o complexo Antel, exemplar da arquitetura contemporânea Uruguaia. O grupo também teve a oportunidade de visitar o Teatro Solis, onde foram recebidos pelo arquiteto responsável pelo teatro, Daniel González, que trabalhou nas obras de intervenção do prédio. Na visitação foi possível acessar as instalações de controle e instalações de serviço do espaço para entender o quão complexo são os espaços de um uso como este, especialmente em um teatro que recebe eventos a nível mundial. Por fim, já no final da viagem, muito emocionados, fomos recebidos na Iglesia del Cristo Obrero (Atlántida, Uy) pelo filho, o Arquiteto Estebán Dieste, do autor do projeto da igreja, o Engenheiro Eladio Dieste. Ele comentou sobre a técnica construtiva que o pai trabalhava, bem como esclareceu dúvidas sobre as particularidades do projeto e vida do seu pai.

“Enfim, a viagem de estudos foi um momento impar na formação dos nossos alunos, pois vivenciaram outra realidade cultural diferente do seu cotidiano, bem como uma troca com o mundo acadêmico do país vizinho. Eventos assim são sempre buscados pelo curso como forma de complementar a formação dos discentes”, comenta a organizadora da viagem, professora Bruna Fuzzer de Andrade.


Turmas de Paisagismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizam visitas a campo

           

Desde o inicio da disciplina de Paisagismo I os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo estão se familiarizando com as principais espécies de plantas ornamentais e de arborização urbana como elemento da composição de projetos de paisagismo. Com o intuito de aprender na prática foi inicialmente proposto pela professora da disciplina, a arquiteta e urbanista Ma. Tenile Rieger Piovesan, um passeio pelo campus Ijuí para reconhecimento das plantas ornamentais. Nesse passeio a turma contou com o apoio do DCVida, em especial dos professores biólogos Dra.Vidica Bianchi e Me. João Pedro Arzivenko Gesing, o qual apresentou ao grupo o Horto Botânico, Jardins Temáticos no Campus, arborização, dicas sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs),dentre outros itens concernentes à botânicaTambém os alunos puderam ver a variedade de espécies ornamentais da sede acadêmica, distinguindo e identificando as mesmas através dos estudos já realizados em sala de aula.

Na sequencia dos estudos práticos, nesta última semana a turma visitou as instalações do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural-IRDeR, onde foi recepcionada pelo Engenheiro Agrônomo Cláudio Porazzi. Os alunos conheceram mudas de espécies nativas e exóticas, bem como seu processo produtivo e receberam sugestões de aplicações em áreas paisagísticas, foram instruídos quanto aimportância na recuperação de áreas marginais, aliando às práticas em aspectos ambientais e de valorização da natureza. No mesmo dia, a turma também realizou visita a um viveiro de plantas ornamentais da cidade de Ijuí, na qual pôde visualizar as principais plantas comercializadas na região, com o intuito de subsidiar futuros projetos de paisagismo.

Segundo a professora Tenile, “estes tipos de visitas são muito importantes para uma melhor aprendizagem, estimulam a sensibilidade e a percepção do espaço e da paisagem, saindo da teoria estudada em sala de aula para aprender na prática, além de poder utilizar os sentidos como ver, tocar, cheirar, enfim sentir cada tipo de planta, forma, folha, textura, cor, entre outros aspectos”.

Os passeios realizados foram de grande aprendizado, além de trocas de experiências com diferentes profissionais, tornando um ambiente agradável de conhecimento aliado com a multidisciplinariedade.


Estudantes de Arquitetura e Urbanismo analisam a apropriação, ocupação e estrutura morfológica de Ijuí

                  

A turma de Projeto de Urbanismo III, do curso de Arquitetura e Urbanismo participou de uma visita à área central da cidade de Ijuí, com o objetivo de analisar a sua apropriação, ocupação e estrutura morfológica. Esta disciplina contempla a elaboração de projetos urbanísticos na escala municipal, com vistas à renovação e à intervenção urbana de uma área já consolidada. Para tanto, o local escolhido para a realização do projeto foi a região central da cidade, em torno da Praça da República.

Durante a visita ao local, os estudantes puderam fazer análises e reflexões acerca da arborização urbana, da organização do sistema viário, infraestrutura e equipamentos urbanos, bem como explorar as edificações existentes quanto ao uso, altura, idade e estado de conservação.

A professora Cláudia Legonde, responsável pela disciplina, afirma que o estudo "in loco" da área de estudo influencia diretamente na qualidade do projeto urbanístico, que será elaborado a partir das fragilidades ou potencialidades apontadas nesta etapa de levantamento e análise do local. Para a elaboração do projeto, os estudantes apresentarão propostas urbanísticas de revitalização e renovação da área, considerando a preservação do patrimônio histórico, a mobilidade urbana, a acessibilidade, a sustentabilidade e a integração social, dentre outros aspectos.


Aula Magna do Curso de Arquitetura e Urbanismo reflete sobre acessibilidade e desenho universal


Créditos das imagens: Fotógrafo Tiago Andrade do Santos

Aconteceu no dia 27/03, no auditório do DCEEng a 5ª edição da Aula Magna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí. Na oportunidade recebemos a Prof. Dr. Vanessa Goulart Dorneles, docente da Universidade Federal de Santa Maria para compartilhar sua vivência sobre “acessibilidade e desenho universal”, tema explorado em seu doutorado.

A palestrante articulou conceitos e vivências a respeito da acessibilidade no Brasil e no mundo. Bem como despertou os ouvintes sobre a importância dos arquitetos, designers e projetistas em geral antes de se colocarem como profissionais tecnicistas devem nutrir o sentimento de empatia com os usuários dos espaços e objetos que projetam, pois as vivências dos clientes, especialmente os que possuem alguma limitação, são importantes para o entendimento das suas necessidades.

A palestrante também atentou para o desenho universal, que têm como função oportunizar acessibilidade e interação ao maior número de pessoas possível, independente de sua idade ou habilidades, sem excluí-las do meio social em função de barreiras. Foram abordados também os princípios do desenho universal como uso igualitário, flexibilidade, uso intuitivo, informação, tolerância ao erro, baixo esforço físico e dimensão e espaço para aproximação e uso dos objetos e espaços.

Por fim, a Prof.ª Vanessa mostrou que para haver uma intenção de projeto, a qual premie a acessibilidade, ela deve ser pensada desde o inicio da concepção projetual e não como forma de adaptação, como frequentemente é praticada.

Para a professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Bruna Fuzzer, foi um momento valioso de troca de experiências. “Momentos assim vêm agregar na formação dos nossos estudantes e principalmente despertar a consciência social que eles possuem enquanto futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo”, destaca.

*Créditos das imagens: Fotógrafo Tiago Andrade do Santos

 


Curso de Arquitetura e Urbanismo é reconhecido com excelente nota pelo MEC

                          

Na tarde desta sexta-feira a Unijuí recebeu relatório do MEC com o resultado da avaliação de reconhecimento do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Nesta primeira avaliação, o curso ficou com uma excelente nota, alcançando o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, considerado muito bom.

Esta é a primeira avaliação feita pelo novo instrumento do MEC, que começou a vigorar em dezembro de 2017. A Unijuí recebeu a comissão composta por dois especialistas para avaliação in loco do curso nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2019.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, “este resultado evidencia que a proposta formativa, o corpo docente e a infraestrutura do curso atendem integralmente aos objetivos institucionais de graduar profissionais com a excelência acadêmica da Unijuí”.

O coordenador do curso, professor Tarcísio Dorn de Oliveira, observa que na proposta de formação profissional do Arquiteto e Urbanista formado pela Unijuí, várias ações se inter-relacionam, objetivando oportunizar ao estudante o contato com diferentes situações de aprendizagem. “Acreditamos que, em boa medida, nossa nota deu-se em relação ao conceito de aprender fazendo, baseia-se na produção do conhecimento através da ação-reflexão-ação, reafirmando a premissa de que o processo de ensino e de aprendizagem precisa estar vinculado ao contexto prático, e que está presente ao longo de toda a carreira de nosso estudante por meio das disciplinas de projetos (arquitetônicos, urbanos, interiores e complementares) ”, avalia

Ainda de acordo com o professor, a visita do MEC reforça que o curso está no caminho certo. “Agradeço a todos que contribuíram e contribuem para a consolidação do Curso. De fato, é um reconhecimento aos que fazem parte do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí”, complementa.


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