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Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)

TCC projeta Casa Lar para crianças e adolescentes em Ijuí

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da recém-formada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Caroline Prediger da Pieve, partiu da perspectiva de que o espaço onde o indivíduo se encontra afeta seu bem-estar, deixando marcas até mesmo em sua personalidade. Ela trabalhou "A arquitetura como a arte do bem-estar: projeto de uma Casa Lar para crianças e adolescentes na cidade de Ijuí”, sob orientação do professor Tarcísio Dorn de Oliveira. 

Conforme explicou Caroline, o acolhimento institucional é o afastamento da criança ou do adolescente de seu contexto familiar devido a uma situação de risco ou violação de um dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Essa medida de proteção revela uma triste realidade no atual cenário em que vivemos. Problemas financeiros, violência, drogas ou abandono levam diariamente jovens a crescerem em instituições estatais, não poucas vezes, por um grande período de tempo”, explica.

As melhores projeções direcionam o futuro de quem está num local de acolhimento, para o seu retorno ao lar de origem após a solução da problemática que levou à sua saída ou a sua inserção em um lar substituto, por meio da adoção. Num pior cenário, entretanto, estes permanecem durante anos da infância e juventude nesses locais até que possam completar a maioridade.

“O tempo em que crianças e adolescentes permanecem institucionalizadas já acarreta, por si só, marcas profundas em suas personalidades. Cabe aos envolvidos amenizarem os impactos negativos que o afastamento de suas casas e o estremecimento dos laços familiares causam. Nessa perspectiva, a arquitetura pode – e deve – intervir ao encontro desses esforços para promover o bem-estar àqueles que habitam estes espaços”, ressalta. 

O objetivo geral da pesquisa foi o de desenvolver uma proposta arquitetônica, em nível de anteprojeto, de uma Casa Lar no município de Ijuí, destinada a acolher crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 18 anos, que se encontram em situação de acolhimento institucional. 

Em busca de solução para os problemas propostos, Caroline utilizou pesquisas bibliográficas, documentais, estudos de caso, de campo e, no que tange especificamente à arquitetura, ainda a fase de criação.  O trabalho apresentou o diagnóstico atual da situação do serviço de acolhimento institucional no Estado do Rio Grande do Sul, divulgado em março de 2020 através do Plano Estadual Decenal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária 2020-2030, que é desconhecido por grande parte da população gaúcha.

Também, trouxe ao conhecimento da sociedade a relação direta entre o espaço físico edificado e o bem-estar físico, mental e emocional dos indivíduos, destacando a importância cada vez maior que a arquitetura assume no mundo contemporâneo, e abordou temas atuais e inovadores dentro da área da arquitetura, como a neuroarquitetura e design biofílico. Caroline desenvolveu um projeto arquitetônico e de interiores voltado ao conforto e bem-estar, que possa minimizar eventuais dificuldades, impactos psicológicos, desafios ou experiências negativas que os usuários possam vir a encontrar durante o período em que estiverem provisoriamente sob a tutela do Estado.

Segundo a graduada, estudos recentes na área da Neurociência comprovaram que o espaço físico edificado tem o poder de alterar o comportamento, a personalidade, as emoções e as relações humanas. Elementos como o design biofílico podem ser empregados em uma nova forma de fazer arquitetura e trazem inúmeros benefícios físicos, mentais e comportamentais aos indivíduos. Além disso, intervenções relacionadas às cores, ao mobiliário, à acústica, às texturas e as formas, podem ser empregadas com a finalidade de estimular as emoções humanas positivas das crianças e adolescentes sobre o local no qual se encontram inseridos. 

“O projeto desta Casa Lar virá, num primeiro momento, suprir as demandas institucionais existentes na região, acolhendo de forma temporária as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Mas, muito além disso, pretende, através de uma nova forma de fazer Arquitetura, oferecer um local humano, digno e acolhedor a todos aqueles que se necessitam, momentaneamente, permanecer nesse local”, explicou.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Arquitetura e Urbanismo apresenta propostas de espaços sustentáveis para Ijuí

Neste fim de semestre, a disciplina de Espaço Construído e Sustentabilidade, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, realizou uma noite de apresentações aos Poderes Executivo e Legislativo de Ijuí. Conforme a professora mestra Tenile Rieger Piovesan, no ano passado foi apresentada, nesta mesma disciplina, uma proposta de paradas sustentáveis. Neste ano, foi sugerido o tema de espaços, principalmente de lazer. “Lancei a atividade para a turma e deixei os estudantes livres para pensar o que precisaria ser elaborado ou reformado no município, que trouxesse princípios de sustentabilidade”, explicou a docente.

No encontro, estiveram presentes a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González;  o secretário de Planejamento e Regulação Urbana de Ijuí, Chico Ortiz, e também vereadores, a exemplo de Bíra Erthal e Ricardo Adamy.

“Buscando incentivar a utilização de materiais de baixa energia incorporada, renováveis, recicláveis/reutilizáveis, surgiram ideias muito interessantes e elogiadas pelas autoridades presentes. Entre elas, parklets, balanço virado, brinquedos de playground, revitalização da sede do bairro Osvaldo Aranha e uma parada para a Fidene, para abrigar os acadêmicos de outros municípios. Enfim, espaços de cidadania e dedicados à comunidade”, enfatiza a professora Tenile Piovesan.

Conforme o secretário de Planejamento, Chico Ortiz, foi um exercício maravilhoso. “Fiquei emocionado e positivamente surpreendido.” Na mesma linha se manifestou o vereador Bíra Erthal, que parabenizou os estudantes pelos trabalhos com a reutilização de vários materiais. “Estou imensamente grato por poder estar junto com a academia, e veremos quais proposições podem ser levantadas para que estes projetos se concretizem”, disse.


Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem proposta paisagística para o trevo de Panambi

Projeto foi apresentado à reitoria da Unijuí e ao Poder Executivo de Panambi nesta terça-feira, dia 22

Atendendo ao pedido feito pelo Poder Executivo de Panambi, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí desenvolveram uma proposta paisagística para a interconexão entre a BR-158 e BR-285. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Paisagismo II, sob coordenação da professora mestra Tenile Rieger Piovesan.

Nesta terça-feira, dia 22 de junho, a proposta foi apresentada em uma reunião online, que contou com a presença da reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring; da vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; e do vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg. Pela Unijuí, também participaram os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Diane Johann; Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica, Patrícia Pedralli; e Engenharia Elétrica e Engenharia Química, Eliseu Kotlinski. Ainda, de Ijuí, participou o vereador Ubiratan Erthal.

De Panambi, participaram o prefeito Daniel Hinnah; secretário de Infraestrutura Paulo Schwingel; secretário de Esporte e Lazer, Alencar Dill; coordenadora de Cultura, Elis Regina Bayer; e a docente Josiane Hinning.

Conforme explica a professora Tenile, os acadêmicos passaram por um período de estudo e pesquisa para elaboração da proposta. “Em uma aula, propus um breve bate-papo dos estudantes com o engenheiro do DNIT e professor da Unijuí, engenheiro civil José Antônio Echeverria. Ele nos ajudou sobre o que poderíamos e não poderíamos fazer no local, já que se trata de uma rodovia federal”, explicou.

Segundo a professora, conforme a demanda solicitada pela prefeitura e sugerida pelo secretário de Infraestrutura, Paulo Schwingel, o projeto deveria conter algo que resgatasse a cultura e a história do Município. “Os acadêmicos foram muito criativos nos nomes e conceitos dos projetos. Foram apresentados quatro: Fiuza, nome do rio que corta o município de Panambi; Butterfly, nome da borboleta em Inglês, alusiva à história de Panambi - vale das borboletas azuis; Blutenblatt, que significa pétala, trevo, na língua alemã e resgata valores da cultura; e Neu Württemberg, primeiro nome dado à cidade de Panambi”, comenta Tenile.

De acordo com a acadêmica Daniele Scheila Spies, os estudantes sempre projetam espaços reais e projetos fictícios. “E ter um projeto real acontecendo, e sendo escolhido para ser executado, é de grande alegria - mesmo que o trabalho de um colega seja selecionado. Me imagino passando pelo local, no futuro, e pensando que ali teve uma pincelada dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo”, completou.


Estudantes de Arquitetura e Urbanismo trabalham em projetos para Catuípe

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, por meio da disciplina de Planejamento Urbano e Regional, trabalharam na resolução de problemas urbanos presentes no município de Catuípe. Tudo começou no mês de abril, quando o prefeito da cidade, Joelson Antonio Baroni, conversou com a professora do curso, Cláudia Legonde, sobre problemas enfrentados e sobre o interesse de melhorar a qualidade dos espaços públicos.

A partir desta demanda, a docente solicitou aos estudantes o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa, análise e propostas para melhoria da situação atual dos espaços indicados pelo gestor municipal. Cada grupo abordou uma das seguintes questões: Valorização da cidade como ‘terra das águas minerais’, incentivando o turismo;  Valorização do acesso principal à cidade; Abrangência e qualidade dos espaços de esporte e lazer existentes; Mobilidade urbana e acessibilidade na Avenida Rio Branco; Estudo para a criação de um caminhódromo e ciclovia na ERS-218; e Extensão do caminhódromo da ERS-342.

Os trabalhos desenvolvidos foram apresentados na última semana, durante o horário de aula, em videoconferência. Participaram o prefeito Joelson Baroni; o vice-prefeito Rodolfo Antônio Burmann; e o presidente da Câmara de Vereadores, Joabel Zimmermann. 

Baroni agradeceu e parabenizou todos os alunos pelas apresentações. “Todos vocês sabem que nossos mandatos são de quatro anos, mas a vida da cidade será de muitos e muitos anos. Muitas destas ideias propostas serão utilizadas agora e muitas outras serão buscadas para serem executadas ao longo dos anos", completou.

O presidente da Câmara Municipal parabenizou pelo trabalho. “Com certeza iremos tirar muito proveito deste estudo que foi realizado, o qual trouxe um retrato da nossa realidade.”

De acordo com o vice-prefeito, todos os estudos realizados os encorajaram à execução. “Catuípe está de portas abertas para novos estudos e, com certeza, muitas dessas propostas vamos procurar colocar em prática”, disse.


Arquitetura e Urbanismo na Unijuí: uma formação voltada à transformação social

Focado em um perfil criativo e empreendedor, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí oferece formação completa, preparando o estudante para atuar nas áreas de edificação, urbanismo, paisagismo, patrimônio histórico, cultural e ambiental. Com cinco anos de duração, o curso forma profissionais conscientes da realidade ambiental, social, econômica, técnica e cultural, dotados de visão crítica e sensível às experiências do passado e com habilidades para transformar ideias em ações.

O curso é ofertado no campus de Ijuí, no turno da noite, e oferece quatro disciplinas presenciais e uma a distância, oportunizando flexibilidade de agenda para o turno da disciplina EaD. A graduação está organizada a partir de cinco princípios norteadores: Materialidade – unidade entre proposição arquitetônica e viabilidade construtiva; Profissional generalista – visão integrada de todas as áreas de atuação profissional; Ênfase em projeto – o projeto como produção criativa e produto síntese; Informatização - o computador como instrumento normal de trabalho e Direção de obra – envolvimento prático com o produto projetado.

O curso de Arquitetura e Urbanismo faz parte da Graduação Mais da Unijuí e oferece disciplinas práticas que se integram com outras áreas do conhecimento e colocam o estudante em contato direto com os desafios reais do mercado de trabalho. “A intenção é que a universidade esteja disponível para atender a comunidade regional, podendo auxiliar no desenvolvimento da cidade e da região.  No andamento do curso o estudante terá contato com os vários tipos e níveis de projeto, ficando apto a projetar desde a cidade em projetos urbanos e paisagísticos, até um projeto de interiores para um ambiente interno, por exemplo”, finaliza a coordenadora do curso, Diane Meri Weiller Johann. 

Para saber mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, acesse o link.

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo


Arquitetas mato-grossenses realizam palestra sobre Sustentabilidade na Construção

Pensando em aliar a teoria com a prática profissional para os estudantes da disciplina de Espaço Construído e Sustentabilidade do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora mestra Tenile Rieger Piovesan trouxe a palestra online “Arquitetura: será que a sustentabilidade custa caro mesmo?”, com as arquitetas e urbanistas e consultoras em Inovação, Design e Sustentabilidade, Gisa Fabris e Maria Carolina Barreto, do Escritório Personnalité Arquitetura, falando ao vivo da cidade de Sinop-MT na noite da última quarta-feira, dia 26 de maio.

As arquitetas, com 17 anos de Personnalité, abordaram os principais conceitos de sustentabilidade ambiental e sustentabilidade na arquitetura, além de comentar sobre alguns valores de implantação e da certificação de sua obra mais famosa, a Casa Azul- um marco da arquitetura bioclimática, sendo a primeira residência unifamiliar do Centro-Oeste do Brasil a receber o selo PBE Edifica (Programa Brasileiro de Etiquetagem) nível “A” do Inmetro. Com esta palestra a questão bioclimática foi vista na prática pelos estudantes, visto que há pouco terminou a disciplina de Conforto Ambiental I (Conforto Térmico) recentemente ministrada pela professora Tenile Piovesan, onde os acadêmicos aprenderam as principais estratégias bioclimáticas, aliando ao desempenho térmico e eficiência energética. “A palestra foi muito importante e necessária para o nosso futuro profissional”, comenta o acadêmico da disciplina, Eduardo Rodrigues de Oliveira

Conforme a professora Tenile, “as arquitetas, muito queridas, comentaram dos benefícios de uma construção ter padrões de sustentabilidade, entre eles, fatores econômicos, sociais e ambientais, e também sobre novidades e inovações na construção”. Também comentou que foi uma palestra maravilhosa e de troca de experiências profissionais. “Tive a oportunidade de rever online, direto de Salvador-BA ,nossa ex-aluna do curso da Engenharia Civil da Unijuí, Angélica Fornari, que hoje é sócia-proprietária de uma empresa de energia solar fotovoltaica, que resolveu prestigiar o evento e que falou sobre os custos e a importância de pensarmos em estratégias sustentáveis para nossas construções.

Também participou o professor José Paulo M. da Silva, que comentou que trouxe sua turma de Ergonomia, mas que também faz Materiais e Processos (Design) para participar da palestra. “O assunto casou muito bem, pois estávamos conversando na última aula sobre análise do ciclo de vida dos produtos”, disse.


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