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Nutrição (Bacharelado)

Acadêmicos do curso de Nutrição desenvolvem novos produtos em projeto em parceria com a Cisbra Agroindustrial

Acadêmicos do curso de Nutrição da Unijuí, a partir da disciplina de Projeto Integrador: Ciências e Tecnologia de Alimentos, fizeram a apresentação de produtos autorais desenvolvidos, nessa quarta-feira, 26 de junho. Os produtos foram pensados a partir do desafio lançado pela empresa Cisbra Agroindustrial, que propôs o desenvolvimento dos estudantes a partir de ingredientes como painço, casca de soja, farinha de linhaça, entre outros.

As apresentações foram feitas em formato de pitch, onde os acadêmicos defenderam suas propostas a uma banca avaliadora. “Os grupos fizeram pesquisas para pensar produtos alimentícios que pudessem ser utilizados pela indústria no futuro e que pudessem ser feitos com baixo custo. Também fizeram análises sensoriais e de intenção de compra, com a proposta de verificar se os produtos seriam aceitos ou não pelos consumidores”, explica a professora da disciplina, Eilamaria Vieira.

A atividade contou com o apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) que proporcionou ensinamentos para os estudantes sobre tecnologias na áreas de inovação e de desenvolvimento de produtos. “Foi um desafio importante para os estudantes pois trabalharam a partir de todos os componentes curriculares do módulo cinco do curso, desde a ciência e tecnologia de alimentos, à análise de diversos fatores. Foi uma costura muito interessante construída”, ressalta a docente.

Conforme a gerente comercial da Cisbra, Débora Schmidt, o projeto proposto foi inovador em muitos aspectos, em especial, pois a proposta foi de desenvolver novidades a partir de ideias dos estudantes. Foram feitas mentorias e indicados produtos que ainda não se tinha uma ideia se seriam aplicados ou não, que não se sabia se haveria demanda e que se buscava incentivo para a industrialização.

O responsável pelo Marketing da empresa, Thiago Ferrazza, complementa afirmando que é importante que haja essa aproximação entre a Cisbra e a Unijuí. “É muito bacana investir na questão social e trazer para os estudantes a prática de se trabalhar em uma indústria, incentivando-os a trazer novos produtos. Todos ficamos felizes de dar essas oportunidades.”

Ao todo, cinco trabalhos foram apresentados, que envolveram receitas com a utilização de granola, painço, farinha de girassol, farinha de linhaça desengordurada e casca de soja. O primeiro lugar ficou com o grupo que produziu um alimento à base de painço, o que segundo os representantes da empresa, é uma inovação que deverá ser adaptada para a utilização em larga escala na agroindústria. Todos os cinco grupos receberam premiação em valores da empresa para incentivo.


Estudantes do curso de Nutrição trabalham Educação Alimentar com pacientes estomizados da Secretaria Municipal de Saúde

Na quarta-feira, dia 24 de abril, estudantes do curso de Nutrição da Unijuí, integrantes do Estágio em Saúde Coletiva, realizaram uma atividade de Educação Alimentar com os pacientes estomizados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A disciplina é coordenada pelas professoras Franciéli Aline Conte e Maristela Busnello. 

Conforme explica a professora Franciéli, a atividade buscou abordar os cuidados com a alimentação nas diferentes estomias - estomias jejunais e estomias na porção do íleo e cólon. Os acadêmicos realizaram um momento de conversa com os pacientes, mencionando os principais pontos de cada uma das porções onde se localizam as estomas, os principais nutrientes que são absorvidos e os cuidados gerais da alimentação, que incluem a mastigação adequada, o cuidado com os alimentos fermentados e flatulentos, o consumo adequado de fibras, entre outros pontos.

“O Estágio em Saúde Coletiva estimula e possibilita o início das primeiras práticas de Nutrição na saúde pública. Muitos dos estudantes, no futuro, atuarão nestes espaços de saúde coletiva, perpassando, entre outros espaços, o SUS, que engloba a prática clínica e o desenvolvimento de ações educativas com grupos e coletividades. Enquanto a sala de aula prepara os alunos para a prática nos estágios, é por meio dos estágios que os estudantes concretizam a teoria e a prática”, reforçou a professora Franciéli. 


Curso de Nutrição recebe nutricionistas para bate-papo em aula inaugural

Na noite desta quarta-feira, 24 de abril, o curso de Nutrição da Unijuí promoveu a sua aula inaugural com o tema “Nutrir, colher e inspirar”. O evento foi realizado junto ao auditório do Espaço + Inovação da Unijuí.

Os estudantes puderam conhecer a trajetória de cinco nutricionistas, que compartilharam desafios, primeiros passos na profissão, expectativa quanto à área de Nutrição e por quais qualificações já passaram. Os convidados foram Cristiane Reips, Isabel Villa Real, Kelvin Hass, Daiara de David e Raquel Dal Ri.

Em sua fala, a coordenadora do curso de Nutrição, professora Karina Ribeiro Rios, destacou o quão motivador foi rever os profissionais que, até pouco tempo, estavam em formação. “É muito bom vê-los se descobrindo, se redescobrindo e se inspirando naqueles que vocês acolhem, que nutrem vocês com suas histórias. Não foi à toa que escolhemos estes cinco profissionais para compartilharem suas histórias”, destacou a professora.

O evento foi organizado pelo curso de Nutrição em parceria com o Centro Acadêmico. 


Curso de Nutrição promove sua aula inaugural nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 24 de abril, o curso de Nutrição da Unijuí vai promover sua aula inaugural com o tema “Nutrir, colher e inspirar”. O evento terá início às 19h15, junto ao auditório do Espaço + Inovação. 

Após a abertura oficial, os estudantes vão acompanhar palestras com os nutricionistas Cristiane Reips, às 19h30; Isabel Villa Real, às 19h50; Kelvin Hass, às 20h10; Daiara de David, às 20h30; e Raquel Dal Ri, às 20h50. Para fechar, haverá um coffee break interativo, às 21h10.


Egressa do curso de Nutrição analisa a importância de projetos de extensão na formação profissional em TCC

A recém graduada do curso de Nutrição da Unijuí, Gisele Penteado Nunes, abordou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a importância de o estudante de Nutrição se inserir e ter em seu currículo a participação em projetos de extensão junto a comunidade. O TCC recebeu o título de “Inserção da Extensão Universitária na Formação do Nutricionista”. 

O tema, de acordo com ela, foi escolhido de acordo com a experiência vivenciada durante a sua formação no projeto de extensão Educação em Saúde, que possibilitou amplo conhecimento e a curiosidade sobre o que vem sendo realizado pelo projeto de extensão. O projeto busca desenvolver ações de educação em saúde que englobam a prevenção a doenças, tratamento e reabilitação de pacientes. 

Conforme explica, o seu TCC foi feito a partir das atividades realizadas durante o projeto. Ele foi construído a partir de referências bibliográficas para discutir as atividades desenvolvidas na sua atuação e como se dá a importância das curricularização da extensão no contexto acadêmico. 

“Todo o processo de produção envolveu compilar e relatar todas as atividades que foram desenvolvidas, levando em consideração a educação alimentar e nutricional. Todos os resultados obtidos evidenciaram a importância que a extensão tem para as comunidades locais e a diferença que estes projetos fazem, podendo promover a saúde para a população em geral”, destaca Gisele. 

Agora egressa, Gisele pretende atuar de forma autônoma no atendimento ao público com atividades nutricionais. 


TCC aborda novos ingredientes para consumo de pacientes com doença celíaca

A recém graduada no curso de Nutrição da Unijuí, Liliane Oliveira dos Santos, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com base no seu interesse pela área de desenvolvimento de produtos e pensando em aumentar a diversidade de alimentos para os pacientes de doença celíaca, que é uma doença autoimune provocada pelo glúten que ocorre quando as células de defesa imunológica agridem as células do organismo. 

O TCC recebeu o título de “Elaboração e Análise Sensorial de Pão sem Glúten com Polpa de Abóbora Cabotiá”, e busca apresentar um estudo, feito a partir de uma análise sensorial,  que incentiva a utilização um ingrediente rico nutricionalmente e de baixo custo presente na agricultura familiar local, que é abóbora cabotiá. 

“Para a criação do TCC, fiz a elaboração de três formulações com diferentes farinhas de aveia sem glúten, arroz, trigo sarraceno e grão de bico. Foram realizados vários testes antes de definir as formulações finais. Também fiz a aplicação das análises sensoriais com provadores sem treinamento que se dispuseram a experimentar e dar as suas opiniões. Com os resultados foi escrito o trabalho”, explica Liliane. 

Como resultados, a formanda destaca que as formulações criadas apresentaram boa aceitação. “Acima de 75% entre os provadores. A intenção de compra com resultados obtidos também foram positivos e na análise físico-química, os pães apresentaram alto teor de proteínas, com textura e sabores similares aos pães convencionais (feitos a partir de farinha de trigo)”, relata. 

Com o TCC aprovado, Liliane pretende atuar na área de análise e elaboração de novos produtos, como aplicado no seu trabalho final. 




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