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Educação Física (Bacharelado)

Egresso da Unijuí contribui com Projetos Integradores do curso de Educação Física do campus Santa Rosa

O egresso do curso de Educação Física da Unijuí, Gévio Kohler, atua a frente do projeto social Cidadão do Amanhã, que é uma parceria com a academia Dragões do Oriente e com a Associação de Artes Marciais, que abrange diversos municípios da região. O projeto tem 11 anos de atividades e busca oportunizar que crianças e jovens se tornem atletas e participem de grandes eventos.

Neste semestre, quatro Projetos Integradores do curso de Educação Física do campus Santa Rosa, foram propostos pelo egresso, sendo três deles ligados ao projeto social. Os estudantes buscam informações e soluções para melhor divulgação do projeto, a valorização do trabalho voluntário e a relevância dos projetos sociais para crianças e jovens.

Nesta semana, os estudantes realizaram uma visita ao espaço do egresso, para conhecer um pouco mais suas potencialidades e necessidades. Gévio reforçou aos acadêmicos, a importância dos projetos e dos educadores sociais. “O projeto social Cidadão do Amanhã tem como objetivo dar oportunidade para crianças e jovens que participam das atividades, pois a maioria possuem poucos recursos financeiros. Para isso, também precisamos de mais educadores sociais. Tenho certeza que todos que conhecerem um pouco mais podem ter interesse em trabalhar em algo desse tipo”, afirma o egresso.

O Projeto Integrador (PI) é uma iniciativa que iniciou em 2021 e busca solucionar problemas reais, encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Os estudantes devem pensar em soluções viáveis e inovadoras para os problemas. A comunidade também é convidada a participar da III Mostra de Projetos Integradores, com apresentação das soluções dos cursos de Licenciatura e Educação Física do campus Santa Rosa. A atividade será realizada no dia 28 de junho, a partir das 19h30, na sala A-112.


Acadêmicos de Educação Física desenvolvem projeto sobre a atuação de Educadores Sociais

Encontrar pessoas que estejam dispostas a realizar trabalhos voluntários ou ligados a projetos sociais, é sempre um desafio. Pensando nesta dificuldade, o egresso da Unijuí e educador físico, Gévio Kohler, instigou os estudantes do curso de Educação Física, da Unijuí campus Santa Rosa a analisarem o papel do educador social na área.

O grupo composto pelos estudantes Ezequiel Kauã Rosso Bortolin e João Pedro Gohlke, do 3º semestre e Emanuela Bin e Sara Larissa Baisch, do 1° semestre, busca compreender os motivos que levam as pessoas a uma não atuação junto a projetos que necessitam de voluntários. Para isso, os estudantes contam com a ajuda da comunidade local e regional, para responder a um questionário, extremamente simples, que irá direcionar a uma percepção maior sobre a valorização deste tipo de atividade. Responda o questionário neste link.

Ezequiel explica que o grupo também tem como objetivo mensurar o conhecimento da sociedade diante de projetos e educadores sociais. “Para mim, como estudante, é gratificante trabalhar com um projeto que busca a visibilidade dos educadores sociais e as suas experiências. É de suma importância expor essa área de atuação para apresentar e, desta forma, despertar ainda mais a suas qualidades e retornos positivos, para que mais profissionais façam parte dessas atividades. É uma experiência que irá contribuir muito no nosso desenvolvimento acadêmico”, destaca o acadêmico do 3º semestre.

O egresso da Unijuí, Gévio, atualmente também está à frente do Projeto Social Cidadão do Amanhã, que busca ajudar e ensinar valores às pessoas, por meio da prática de lutas e esportes de combate, como o Karatê.


Disciplina do curso de Educação Física realiza atividades no Mês Mundial do Meio Ambiente

Acadêmicos do curso de Educação Física da Unijuí, do campus Ijuí, participaram na última quinta-feira, 2 de junho, de uma palestra que contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão; do geólogo da pasta, Jonathan Gambeta; e do engenheiro agrônomo Diego Coimbra, representante da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan). 

Os convidados debateram o tema “Rios e arroios e a educação ambiental em Ijuí: a água como patrimônio da humanidade”, a partir da disciplina de Atividades Aquáticas, coordenada pelo professor Paulo Carlan, e do projeto “Os rios e mares começam aqui”, que conta com a coordenação do professor Robson Machado Borges, além de integrar a programação do Mês do Meio Ambiente em Ijuí.

Conforme explicou o professor Paulo Carlan, os estudantes tiveram a oportunidade de debater com os convidados temáticas como as bacias hidrográficas do Brasil; a importância e a extensão dos rios do município - Ijuí, Conceição e Potiribu; e sobre a importância da preservação de rios, arroios e nascentes na cidade.

A disciplina de Atividades Aquáticas apresenta uma abordagem da relação Homem x Água, numa perspectiva sócio-histórico-cultural. Significa que os conteúdos, saberes e competências desenvolvidos vão além do ensino dos quatros nados oficiais de natação (crawl, costas, peito clássico e borboleta). Para além desse conhecimento instrumental, são contextualizados e problematizados o significado e o sentido da água para o planeta terra e a importância de toda a relação que se estabelece com os seres vivos. 

Neste primeiro semestre, os estudantes desenvolvem uma pesquisa sobre os rios de sua comunidade e, a partir do projeto, participam de diversas atividades, a exemplo da palestra, a partir de uma parceria entre o curso de Educação Física, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Aipan.  “No dia 11 de junho, às 14h, no Parque da Pedreira, faremos a pintura de bocas de lobo, como forma de conscientizar a comunidade a não jogar lixo no meio-fio”, completou o professor Carlan. 

O projeto busca, entre seus objetivos, compreender que a água é um patrimônio da humanidade e que ela é essencial para a vida de todos; reconhecer que a disciplina de Aquáticas tem um compromisso social, que pode ressignificar a relação Homem x Água; e compreender que, ao se preservar os espaços aquáticos, potencializa-se a saúde das comunidades.


Estudantes de Educação Física da Unijuí realizam atividade prática em escola de Santa Rosa

Os acadêmicos do curso de Educação Física da Unijuí, na modalidade presencial e Educação à Distância (EaD), realizaram uma atividade prática com os estudantes do aproveitamento de estudos do Curso Normal, do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, de Santa Rosa. A ação foi proposta na disciplina de Bases da Motricidade Humana, ministrada no EaD pela professora Fabiana Ritter Antunes e na modalidade presencial, pela professora Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer.

Uma ação que beneficiou ambos os estudantes, pois oportunizou aos acadêmicos da Unijuí, vivências e aprendizados essenciais à profissão. Já para os estudantes do Cairu, que se preparam para atuar como professores, a atividade e a interação com o curso de Educação Física permitiu maior conhecimento sobre habilidade motoras em cada período do desenvolvimento humano.

“O objetivo da atividade, especialmente aos nossos estudantes, foi trabalhar as interfaces do desenvolvimento motor, do controle motor e da aprendizagem motora. Isso permite analisar, perceber e conhecer cada uma das habilidades motoras fundamentais dos sujeitos, desde a infância até a idade adulta. E saber como desenvolver e trabalhar com cada habilidade, bem como aquelas pessoas que possuem dificuldade de aprendizado de desenvolvimento em algumas habilidade específicas, é fundamental”, destacou a professora Fabiana.

A atividade também foi acompanhada pelo professor de Educação Física da escola, Francis Zimmermann Lima. “Foi muito importante a Unijuí disponibilizar esse momento aos nossos estudantes. Uma atividade que envolveu muita interação, brincadeira e aprendizado. Assim, a atividade também é importante para acadêmicos de Educação Física, fundamental para o processo de aprendizagem”, afirmou o docente.


TCC aponta que oportunidade dada a crianças e jovens impacta em desempenho nos esportes

Desde o início do curso de bacharelado em Educação Física na Unijuí, Fernando Henrique Welter teve interesse por um tema, que embasou, recentemente, seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): “A preposição de tarefas no ensino dos esportes de invasão: uma pesquisa-ação com treinadores durante a pandemia”.

De acordo com Fernando, um dos principais objetivos do estudo foi indicar, por meio da ciência, que não existe um “dom” para jogar algo ou uma predisposição em razão de o aluno ser mais alto, por exemplo.  “O TCC buscou mostrar que crianças e jovens podem aprender a jogar melhor qualquer esporte, dependendo muito das oportunidades de aprendizado que irão ter ao longo de sua vida”, explicou.

A investigação se caracterizou como pesquisa-ação, onde os participantes, além de contribuírem para os resultados, ajudam na produção de conhecimento durante a pesquisa. “Os principais resultados encontrados por meio da pesquisa indicam que a pesquisa-ação pode ser uma importante ferramenta na formação continuada de treinadores e professores que trabalham com o ensino dos esportes”, completou.

Atuando em um Studio Personal, Fernando pretende seguir seus estudos, buscando uma vaga no mestrado e, posteriormente, no doutorado.




Programa Integrado para a Terceira Idade realiza passeio no Jardim das Esculturas

Na última sexta-feira, 20 de maio, o Programa Integrado para a Terceira Idade - Piti/Unijuí realizou um passeio turístico no Jardim das Esculturas, considerado o maior parque de esculturas da América Latina, com mais de 700 obras expostas ao ar livre, na zona rural de Júlio de Castilhos. 

Os participantes puderam conhecer um pouco da história do escultor Rogério Bertoldo, responsável por esculpir as obras em pedra de arenito; degustaram o almoço no restaurante vegetariano Mundo Vivo e realizaram trilhas contemplando diferentes áreas temáticas. 

Os integrantes do programa relataram que ficaram revitalizados com o passeio, que envolve a arte e o lazer em harmonia com a natureza. 


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