Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física (Bacharelado)

Educação Física: curso ofertado pela Unijuí forma profissionais dinâmicos para a atuação

A área da Educação Física tem se transformado nos últimos anos, possibilitando uma atuação cada vez mais dinâmica. A Unijuí oferta o curso de Educação Física nos campi de Ijuí e Santa Rosa, visando formar profissionais com diferentes perfis e que consigam se adaptar à nova realidade, mas sempre aproximando os estudantes do movimento corporal, com as diversas possibilidades de experiências. 

O curso desenvolve saberes da prática profissional com o foco nas competências da profissão. Desta forma, desde o início da formação, os acadêmicos têm vivências práticas atuando no cuidado, na educação e no ensino, seja no âmbito da saúde, do ensino ou do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, de modo que os acadêmicos participem ativamente da produção do conhecimento. 

Conforme explica a coordenadora do curso, professora Eloísa Borkenhagen Bohrer, o curso de Educação Física da Unijuí tem ingresso único, o qual é destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura. Com 50% do curso concluído, o estudante opta por seguir pelo bacharelado ou pela licenciatura. 

“Na primeira metade do curso, os nossos estudantes passam a conhecer diferentes práticas naturais de movimento, temas relacionados a conhecimento do corpo humano, dinâmica de movimento, anatomia, fisiologia, questões que a gente chama de conhecimentos básicos. Acreditamos que neste tempo ele possa revisitar suas escolhas e os objetivos que trouxeram o nosso acadêmico até o curso para que faça a opção pela habilitação”, destaca Eloísa.

Os estudantes que optarem pelo bacharelado, segundo ressalta a professora, vão ter uma imersão significativa no âmbito disciplinar, onde vão conhecer mais sobre exercícios físicos, diagnósticos, orientação para diferentes públicos. “A Educação Física é reconhecida legitimamente por uma área para compor a saúde, o que nos legitima hoje a atuar em academias, hospitais, programas de educação e saúde, formação na área do personal trainer, enfim, todas essas especialidades para fora da escola”, salienta. 

Quanto à licenciatura, a docente explica que os estudantes vão receber um conjunto de experiências e conhecimentos vinculados à educação, como planejamento, diagnósticos, conhecimento de currículo escolar, entre outras possibilidades da tematização de conhecimentos da Educação Física no âmbito da Educação Física Escolar.

Como diferenciais, a coordenadora do curso de Educação Física comenta que há o foco em potencializar de forma constante os conhecimentos formativos da área, levando em conta a experiência prática profissional para que os acadêmicos possam ter uma formação de excelência. Ficou interessado e quer saber mais sobre o curso ofertado pela Unijuí? Acesse o site da Universidade e saiba mais. O curso de Educação Física está com inscrições abertas para o ingresso via Vestibular de Inverno. As inscrições vão até o dia 29 de julho e podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular


Estudantes de Educação Física e Pedagogia promovem atividades com deficientes visuais em disciplina

A partir da disciplina de Bases da Motricidade Humana, estudantes dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Unijuí realizaram atividades com ênfase nas habilidades motoras fundamentais, coordenativas e condicionais, com deficientes visuais de duas associações: a Apadevi - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ijuí e a Adevica - Associação de Deficientes Visuais de Cruz Alta.

De acordo com a professora responsável pela disciplina, Fabiana Ritter, o objetivo da atividade foi oportunizar aos acadêmicos experiências práticas com o futuro campo de atuação profissional, a partir da inclusão de pessoas com deficiência visual. “A disciplina oportuniza estas vivências teórico-práticas entre estudantes e pessoas com deficiência visual, a fim de potencializar as habilidades, competências e atitudes desenvolvidas durante o semestre”, reforçou a professora. 

Na avaliação da presidente da Apadevi, Camila Blocker, as atividades propostas foram muito produtivas, demonstrando criatividade por parte dos estudantes. “Todas foram atividades sensoriais, que são muito importantes para pessoas cegas. Agradecemos à Unijuí por proporcionar ações como esta aos alunos, e por dar a eles a oportunidade de se prepararem para trabalhar com vários públicos no futuro”.

Para o presidente da Adevica,  Ilson Willers, as atividades desenvolvidas foram de grande relevância e essenciais para a formação de profissionais capacitados para atender pessoas com deficiência. “A prática de incluir pessoas com necessidades especiais em programas de atividades físicas não só promove uma sociedade mais justa e igualitária, mas também enriquece a formação dos futuros profissionais. Neste ponto, vale ressaltar que a formação de profissionais preparados para atender pessoas com deficiência é um passo crucial para garantir uma educação acessível e de qualidade para todos”, destacou, lembrando, ainda, da importância de promover trocas de experiências entre os acadêmicos da Unijuí e os membros das associações. 

“Os alunos tiveram a oportunidade de compreender os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual, ampliando sua visão sobre a importância da inclusão. Por outro lado, pudemos participar de atividades físicas adaptadas, nos sentindo valorizados e incluídos”, completou. 


Curso de Educação Física promove Semana Acadêmica no campus da Unijuí em Ijuí

O curso de Educação Física da Unijuí promoveu na noite desta terça-feira, 21 de maio, a abertura da Semana Acadêmica no campus de Ijuí. As atividades acontecem no Miniauditório 4, localizado no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques (Bumom), a partir da organização do Diretório Acadêmico de Educação Física Brendon Hermann.

Representando a coordenadora do curso, Eloísa Bohrer, a professora Fabiana Ritter Antunes deu as boas-vindas aos estudantes e agradeceu a presença do convidado, o egresso da Unijuí, Leandro Corrente, que compartilhou detalhes da sua atuação na Clínica Conex de Ijuí. “Valorizamos muito essa parceria com os nossos egressos e essa troca de experiências com quem ainda está na universidade”, destacou a professora. 

Leandro abordou o tema “Exercício Físico na reabilitação de lesões e dores crônicas”, e compartilhou com os estudantes o propósito do seu trabalho, como é feita a abordagem do paciente, como são realizadas as primeiras avaliações, prescrição dos primeiros exercícios e como é realizado o treinamento e acompanhamento.

Nesta quarta-feira, às 19h10, o curso recebe o convidado Mathias Ribeiro, que vai abordar o tema “Eu, um profissional da Educação Física. Despertando o seu potencial”. Na quinta-feira, ocorrerá o vôlei de integração. 


Professores da Unijuí integram nova gestão do Conselho Municipal de Esporte e Lazer

Na última semana, foi realizada a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Comel), que conta com dois representantes do curso de Educação Física da Unijuí: professores Paulo Carlan, titular, e Fabiana Ritter, suplente. De acordo com a portaria emitida pelo Executivo Municipal, os conselheiros terão mandato de 2 anos. O Comel é composto por oito membros titulares e oito membros suplentes, representando órgãos governamentais e não governamentais.

A diretoria do Conselho foi reconduzida por mais dois anos, tendo como presidente Jarbas Oliveira, vice-presidente Paula Betina Prass e secretária Áurea Bigolin.

Conforme destacou o professor Paulo Carlan, ele e a professora Fabiana Ritter integram o Conselho desde o ano de 2022, que tem como principal atribuição a proposição e a análise de projetos nos campos do esporte e do lazer, a exemplo do projeto Bolsa Atleta, que representou grande demanda nos últimos anos. O Conselho também tem a missão de fiscalizar, apreciar e opinar sobre a execução orçamentária e financeira dos recursos do  Fundo Municipal de Desporto e Lazer - FUMDESP, mediante a avaliação de relatórios de prestações de contas feitas por entes recebedores de recursos.





Estudantes de Educação Física e Pedagogia realizam viagem de estudos à UFSM

Na última semana, no dia 30 de abril, estudantes dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Unijuí, dos campi de Ijuí e Santa Rosa, que integram a disciplina de Bases da Motricidade Humana, participaram de uma viagem de estudos à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O grupo, que também contou com acadêmicos de Educação Física da modalidade Ensino a Distância (EaD), foi organizado pelas professoras Eloisa Bohrer e Fabiana Ritter Antunes.

De acordo com a professora Fabiana, esta foi uma viagem de estudos teórico-prática para o aprofundamento das pesquisas na área do desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controle motor, e que também buscou mostrar aos estudantes o que há de mais moderno em equipamentos na área da avaliação motora. 

Os alunos estiveram no Centro de Educação Física e Desportos - CEFD e visitaram o Laboratório de Desenvolvimento Motor (LDM); o Laboratório de Performance em Ambiente Simulado (Lapas) e o Laboratório de Cineantropometria, Biomecânica/Fisiologia do Exercício - LABCINE.

“A viagem permitiu ampliar o repertório conceitual sobre pesquisas inovadoras na área do desenvolvimento motor, da biomecânica e da fisiologia relacionados ao campo de atuação profissional da Educação Física e da Pedagogia. Além disso, os estudantes também tiveram vivências em alguns equipamentos disponíveis”, frisou a professora Fabiana. 




Aula inaugural do curso de Educação Física aborda as diferenças do ensino na área no Brasil e no Uruguai

O curso de Educação Física da Unijuí promoveu, nessa quinta-feira, a sua aula inaugural. A atividade foi realizada no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e contou com a participação de estudantes da graduação e professores do curso, além do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio. 

A aula inaugural teve a presença das docentes Cecilia Ruegger Otermin e Ana Torrón Preobranyenski, que atuam como professoras adjuntas do Departamento de Educación Física y Prácticas Corporales, do Instituto Superior de Educación Física, Universidad de la República, no Uruguai. Elas ministraram palestras aos acadêmicos abordando as diversas diferenças existentes no ensino da área entre os dois países, como funciona o ensino da Educação Física no Uruguai e todas as particularidades que envolvem a formação no ensino superior no país 

Um dos temas abordados foi sobre “Um Panorama da Educação Física Escolar no Uruguai: Avanços, Desafios e Perspectivas”, que foi conduzido pela professora Cecília. O outro tema foi “Pelas Águas Charruas: Um Olhar Sobre as Práticas Aquáticas na Cultura e Profissão no Uruguai”, detalhado pela professora Ana. 

Conforme a coordenadora do curso de Educação Física da Unijuí, professora Eloísa Bohrer, a aula inaugural é um momento importante que abre o ano aos estudantes, com muito aprendizado e experiências significativas. “A aula inaugural é uma tradição na vida acadêmica. Um momento que tentamos trazer uma experiência diferenciada daquelas que temos no dia a dia das aulas. Neste ano, buscamos realizá-la em um espaço diferente e com profissionais que não há a possibilidade de ter um contato tão recorrente, como as professoras convidadas”, ressalta. 

Já o vice-reitor, professor Daniel Baggio, deu as boas-vindas aos estudantes para o semestre e enalteceu a proposta do curso em trazer pessoas de fora do país e a internacionalização.  “Desejo um ótimo semestre a todos os estudantes, e que seja um ano de muito aprendizado, com todos vindo com força para estimular nosso curso e contribuir com a sociedade ao longo do tempo, o que é muito importante”, completa. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.