Acadêmicos de Administração da Unijuí - Campus Santa Rosa estão focados na resolução de um problema oriundo da empresa Zuk Comercial de Rolamentos Ltda. Eles participam do Projeto Integrador (PI) Marketing e Relação com o Mercado, que vem sendo coordenado pelo professor Ariosto Sparemberger.
“Ainda no ano passado, nos encontramos com representantes da empresa, que possui mais de 30 anos de trajetória e diferentes unidades de atuação. Conversando com os estudantes, definimos que um dos principais desafios que a empresa tinha, concentrava-se em fazer com que o público procurasse o setor de rolamentos. Afinal, estamos falando de peças, que acabam sendo procuradas diante da necessidade”, explicou o professor, lembrando que a empresa atua nas áreas de rolamentos agrícolas, industriais e para veículos.
Os estudantes, calouros e veteranos, foram divididos em três grupos: um trabalha os 4Ps - produto, preço, praça e promoção, voltados ao desafio; o segundo está focado na gestão do relacionamento com o cliente; e o terceiro aborda questões do mercado, como segmentação, público-alvo, tamanho e perspectiva de crescimento da empresa.
“Até agora, os estudantes já definiram os objetivos, a justificativa do projeto, e estão trabalhando no referencial teórico. O próximo passo será trabalhar nos procedimentos metodológicos, antes de partirem para a segunda etapa do PI, que envolve a coleta, a análise e a construção, de fato, da solução que será apresentada”, explicou Ariosto.
O PI relaciona-se com as disciplinas que vêm sendo trabalhadas pelos acadêmicos ao longo do semestre, como completa o professor, a exemplo dos componentes Práticas em Gestão de Marketing; Vendas de Alta Performance e Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado.
Dois encontros já foram realizados com representantes da empresa: no primeiro, foi realizada uma descrição ampla do negócio e a definição do desafio que seria trabalhado. Depois, o sócio-administrador, Michel Markiewicz, esteve na Universidade para tirar dúvidas dos estudantes.