Nascida e crescida em Três Passos, o amor pela cidade foi um combustível para o tema da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Administração Luana Letícia Wiesenhütter. Denominado “Marketing de Lugares: uma análise em relação ao grau de atratividade de um município da Região Celeiro - o caso do município de Três Passos/RS”, a pesquisa de Luana buscou exemplificar as potencialidades econômicas e turísticas do município.
Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, Luana comenta que eles se dividem em três camadas, sendo elas: percepções dos gestores municipais, dos moradores e as proposições que visam aprimorar o grau de atratividade econômica e turística de Três Passos. “Na visão dos moradores, a capital da Região Celeiro apresenta diversos aspectos positivos, tanto em termos de turismo, onde destaca-se a potencialidade das riquezas naturais, dos eventos e dos atrativos culturais, quanto em termos econômicos, onde destaca-se a mão de obra local, a infraestrutura para instalação de empresas e o potencial do município em relação aos demais municípios da região”, relata e acrescenta que “já na visão dos gestores municipais demonstra uma preocupação genuína com o desenvolvimento do município, alicerçada em seu potencial nos setores agropecuário, industrial, comércio, serviços e também no turismo. A partir da percepção dos gestores também identifica-se o potencial para o desenvolvimento da atividade turística em cinco vertentes (ciclo, eco, cultural, rural e religioso)”.
Luana explica que para chegar aos resultados do trabalho foi aplicado um questionário com 380 residentes do município por meio de aplicativo Google Forms, além de uma pesquisa em profundidade com o Prefeito Municipal e o secretário de Desenvolvimento e Inovação, além de pesquisa bibliográfica e documental. “A pesquisa mostrou a visão dos moradores do município e a visão dos gestores municipais, ambas a respeito de aspectos que compõem a atratividade econômica e turística de Três Passos. Os resultados do trabalho podem trazer uma contribuição positiva, especialmente para a Administração Municipal, uma vez que podem ser identificados pontos positivos e pontos negativos em cada um dos segmentos e, assim, é possível pensar em estratégias para potencializar as forças, bem como, minimizar as fraquezas encontradas”, destaca.
A colação de grau de Luana será no dia 11 de março e ela está ansiosa pelo momento de receber o título de bacharela em Administração. Para o futuro, os planos estão definidos: “pretendo continuar estudando e penso em também em ampliar esta pesquisa através do ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí”.