Na última terça-feira, dia 18 de outubro, o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), em parceria com a Unijuí, promoveu o XX Cidead 2022 - Ciclo de Debates de Administração. Participaram do evento professores e estudantes dos cursos de Administração, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade, além de empreendedores e profissionais de áreas afins, interessados em aprender sobre os desafios e oportunidades do metaverso.
Ijuí é a terceira cidade a receber a edição presencial do Cidead em 2022, após dois anos sem a possibilidade de realizar o evento presencialmente devido à pandemia. “Nós ficamos curiosos com as oportunidades que temos na Administração dentro da temática do metaverso. Nesse sentido, é muito bem-vindo, por parte do CRA-RS, esse ciclo de debates, que traz um tema tão atual e pertinente”, ressaltou o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg.
Para falar sobre a temática do metaverso, a convidada foi a fundadora e CEO da Cubic Jogos Digitais, Lizi Quadros. Formada em Administração, a palestrante sempre teve o hobby de desenvolver jogos - utilizando, inclusive, planilhas do Excel. Em 2021, um professor sugeriu que ela participasse do Game Jam da Campus Party, maratona de desenvolvimento de jogos originais que ocorre em São Paulo. Lizi foi a ganhadora da competição e, com a repercussão, seu trabalho alcançou grandes empresas.
Foi então que surgiu a Cubic Jogos Digitais, em janeiro de 2022. A empresa se expandiu rapidamente e, em apenas nove meses, conquistou diversos clientes em todo o Brasil. Entre eles, a MagaluGames. “Comecei a fazer negociações e tive que usar o que aprendi na Administração”, destacou Lizi. O principal diferencial da empresa é levar a diversidade e inclusão para dentro dos games. Assim, a startup cria jogos para que as companhias debatam esses temas com seus colaboradores.
Após a palestra, foram convidados para participar do debate e também responder as dúvidas dos estudantes, a presidente do CRA-RS, Claudia Pereira; a professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Márcia Almeida; e o representante da subseção do CRA-RS Ijuí - Região Noroeste, Rogério Hansen.
Com o objetivo de transformar a educação, inovando e apresentando as mais diversas alternativas para desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida, o Sebrae realizou nesta quarta-feira, 20 de julho, uma visita ao curso de Administração da Unijuí, onde foram apresentadas e discutidas alternativas de parcerias para oferta de novidades aos estudantes durante o segundo semestre letivo.
O curso estará participando do projeto Decolar, que trabalha com foco na educação empreendedora. Em agosto, os estudantes de Administração vão participar de um evento online.
Estiveram presentes na reunião a coordenadora do curso de Administração, professora Fernanda Pasqualini; o professor Luciano Zamberlan; o gestor de Educação Empreendedora, Ricardo Ninoz do Sebrae; e Dionato Oliveira, egresso do curso de tecnologia em Gestão Pública, pós-graduado em Marketing e estudante do curso de bacharelado em Administração da Unijuí, atualmente trabalhando no Sebrae como assistente de relacionamento com o cliente.
Alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) participaram nesta quinta-feira, 7 de julho, de uma oficina promovida pelo curso de Administração da Unijuí, com o tema Empreendedorismo no Setor de Cosméticos. A atividade esteve sob coordenação do professor Luciano Zamberlan e da coordenadora do curso de Administração nos campi de Ijuí, Panambi e Santa Rosa, professora Fernanda Pasqualini.
A partir de uma parceria entre o Ceap e a Unijuí, os estudantes realizam na Universidade o Itinerário Formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que faz parte do novo Ensino Médio. Os Itinerários Formativos correspondem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações de trabalho, que buscam ampliar e aprofundar aprendizagens em uma ou mais áreas de interesse do jovem e/ou na Formação Técnica e Profissional.
Conforme explicou a professora Fernanda, durante o semestre os estudantes participaram de uma atividade junto ao curso de Farmácia, onde produziram cosméticos. E ontem foi a vez de trabalhar o empreendedorismo no setor, agora conhecido por eles. “A oficina utilizou o modelo do Canvas, que é um mapa visual, formado por nove blocos que compõem o modelo de negócio, e que tem o objetivo de desenvolver e esboçar ideias de negócios novos ou já existentes. Com o Canvas é possível planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações. Dessa forma, os estudantes desenvolveram ideias de negócios para os cosméticos que foram produzidos na oficina do curso de Farmácia”, explicou a professora.
No mês de agosto, a mesma oficina será realizada com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da escola.
Diana de Araujo Lopes Schumacher, recém-formada no curso de Administração da Unijuí, focou em uma empresa para avaliar a promoção do bem-estar entre os colaboradores. O resultado está no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Qualidade de vida no trabalho: Um estudo de caso em uma concessionária na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”.
A temática foi decidida em razão da pandemia de covid-19, que evidenciou que a saúde física e mental das pessoas necessitam de atenção. De acordo com Diana, ter uma noção do quanto os empregadores estão preocupados com isso renderia uma grande pesquisa. “Devido ao que as pessoas estão passando nesse período, decidi questionar ‘qual a percepção dos colaboradores de uma concessionária em relação à qualidade de vida em seu ambiente de trabalho?’”, explica.
Um dos diferenciais de sua pesquisa é que ela foi abraçada por todos funcionários da empresa, dando voz a cada um dos colaboradores. “O questionário aplicado na empresa contou com um índice de 100% de participação, permitindo total representatividade dos trabalhadores”, comenta.
Ela constatou que a empresa vem desenvolvendo ações para deixar o ambiente receptivo aos funcionários, desde a contratação de uma empresa especializada para aplicação de pesquisa de clima organizacional, até ações de integração entre os colaboradores e seus familiares no ambiente de trabalho. “Foi possível concluir que os trabalhadores encontram-se, em sua maioria, satisfeitos com a empresa e o que ela oferece”, afirma.
Outro aspecto analisado foi o desenvolvimento da própria empresa neste período. Apesar da redução no número de trabalhadores, a empresa se manteve produtiva, mesmo no período de crise. “Destaca-se, também, que o equilíbrio financeiro foi possível, mesmo a empresa não tendo participado de programas do governo federal", salienta.
Com a graduação concluída, Diana quer seguir se capacitando. “O sentimento é de realização de um grande sonho, uma enorme realização pessoal e profissional”, finaliza.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Marlo Augusto Enninger é surdo e finaliza a segunda graduação no campus Santa Rosa
O concluinte do curso de Administração da Unijuí - campus Santa Rosa, Marlo Augusto Enninger, pesquisou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “Oportunidade e desafio para os surdos para o empreendedorismo e a atuação profissional do administrador”. Marlo é surdo, já formado pela Unijuí, no Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e agora está na fase de conclusão do seu segundo curso superior.
O TCC de Marlo foi orientado pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender. O principal objetivo da pesquisa foi investigar as oportunidades e desafios para os surdos no empreendedorismo. Também, a atuação profissional do administrador de empresas e startups, inserida dentro da sociedade brasileira, com detalhes importantes sobre as principais ações desenvolvidas e funções existentes, em empresas onde os surdos trabalham.
O estudante utilizou como fontes para seu trabalho, entrevistas e pesquisas de campo, bem como dados do IBGE, como a estatística que aponta que 8,4% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. O estudante explica que a escolaridade e a educação podem afetar o ingresso no mercado de trabalho. “Observamos que as Pessoas com Deficiência (PCDs) têm dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, por falta de acessibilidade, mas principalmente pela defasagem na inclusão escolar”, afirma Marlo.
Marlo também percebe que, depois da conclusão do curso de Administração, terá alguns desafios. “Pretendo estimular e mudar o cenário que temos hoje, pois a comunidade surda busca e luta pela igualdade e respeito no mercado de trabalho. Nós também ingressamos no Ensino Superior para o reconhecimento de capacitação de trabalho, para oportunidades de promover sonhos, buscar o sucesso no trabalho. Esse é o objetivo e queremos mudar a realidade”, destaca o estudante.
A Unijuí possui um compromisso com a inclusão social e demandas que beneficiam a comunidade local e regional. Acompanhar e fazer parte da trajetória acadêmica do Marlo, reforça ainda mais a responsabilidade da Universidade, como relata o coordenador do curso de Administração da Unijuí - campus Santa Rosa, professor doutor Ariosto Sparemberger. “A inclusão já faz parte da história da Unijuí. Com o Marlo, sempre percebemos, desde o curso de Gestão de Cooperativas, muita dedicação, empenho e compromisso com todas as atividades. Certamente, um estudante que se destaca”, afirma o docente. Ariosto também reitera que foram essenciais para a formação e aprendizado acadêmico de Marlo, o acompanhamento permanente das intérpretes.
Na imagem a seguir, apresentação do TCC de Marlo, com a participação do orientador, professor doutor Pedro Luís Büttenbender; examinador, professor doutor Ariosto Sparemberger; e as intérpretes, Ana Elisamar Schmidt e Juliana Andréia Peiter.
Professores da Unijuí estiveram na última semana, entre os dias 22 e 23 de novembro, visitando o Parque Tecnológico Biopark, na cidade de Toledo, no Paraná, conhecendo as diversas atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos no local. A visita contou com a presença do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; dos professores do curso de Administração, Ariosto Sparemberger, Fernanda Pasqualini, Luciano Zamberlan, Sandra Albarello e Ivo Ney Kuhn; e da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.
O BioPark é um parque tecnológico que reúne educação, pesquisa e negócios. Ele foi lançado em 2016 e se constitui em um território de mais de 5 milhões de m², que abriga mais de 100 empresas e quatro Instituições de Ensino Superior (IES). Estima-se que, em 30 anos, o Biopark conte com mais de 500 empresas de inovação e tecnologia, gerando mais de 30 mil empregos, e que mais de 75 mil habitantes residam naquele espaço.
Os docentes da Unijuí foram recepcionados pelos professores Norma Viapiana e Hermes Inácio, que apresentaram a estrutura e os projetos que estão sendo desenvolvidos no parque, além da integração com as IES.
Também foram apresentadas as inovações que integram a proposta pedagógica do curso de Administração, que é ofertado integralmente por meio de projetos. Os professores da Unijuí puderam interagir com duas turmas e com as empresas incubadas no decorrer das aulas. Durante a visita, foi possível observar a dinâmica diferenciada de condução das atividades de ensino-aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento de habilidades e atitudes dos estudantes.
A viagem foi exitosa e possibilitou ao grupo de professores pensar novas ações para integrar a universidade com as organizações da região, além de experiências de aprendizagem diferenciadas a serem proporcionadas para os estudantes que fazem parte do curso de Administração na Unijuí.
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