A inclusão de um projeto específico de Arquitetura Hospitalar de alta complexidade é um dos diferenciais do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí. Desenvolvido a partir da disciplina de Projeto de Arquitetura V, os alunos tiveram a oportunidade de ir visitar as obras do novo Hospital Bom Pastor.
A visita técnica teve o propósito de engrandecer os estudos feitos em sala de aula, permitindo que os alunos observassem as instalações e os materiais construtivos utilizados nos espaços que ainda estão em obras, além de analisar os revestimentos e acabamentos dos ambientes já finalizados. Os alunos da disciplina, foram acompanhados pela especialista em arquitetura hospitalar, professora Cláudia Legonde e pela Coordenadora das Obras, Milena Mazzurana.
Confira a seguir, as imagens da visita técnica realizada pelos alunos da disciplina Projeto de Arquitetura V, de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, ao novo Hospital Bom Pastor:
Com a intenção de assimilar o processo de criação de mobiliários em ambientes institucionais, os estudantes da disciplina de Projeto de Mobiliário e Ambientes, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, desenvolveram projetos de interiores para ambientes de recepção e circulação da Universidade.
O trabalho envolveu também o projeto e a execução de um mobiliário, com a aplicação dos conceitos de ecodesign e design universal. A professora Cláudia Legonde, responsável pela disciplina, observa que, por meio desta atividade, os alunos foram desafiados a buscar alternativas sustentáveis de materiais e soluções econômicas viáveis para a execução. Os mobiliários foram criados e executados pelos próprios alunos, utilizando materiais descartados, como pneus velhos, paletes, caixotes de madeira, blocos de concreto, tonel metálico, dentre outros.
O resultado deste trabalho, fruto de muita criatividade e dedicação, pode ser conferido em uma exposição montada no 4º e 5º andar da Sede Acadêmica, localizada na rua São Francisco.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo, juntamente com o curso de Ciências Biológicas, realizaram interação e compartilhamento de conhecimento sobre Paisagismo. Convidado pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Tenile Rieger Piovesan, o professor do curso de Biologia, João Pedro Arzivenko Gesing, que também atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ijuí, ministrou palestra sobre arborização urbana na disciplina de Paisagismo I.
A professora Tenile, defensora da preservação ambiental, mencionou que além de sempre trazer suas próprias experiências vividas na arquitetura, também buscou trazer para a sala de aula uma palestra específica com o professor João, que, como biólogo da prefeitura, vivencia vários exemplos exitosos e malsucedidos, estes últimos em virtude da falta de conhecimento e/ou negligência da população em relação aos cuidados das árvores nos passeios públicos. “O professor mostrou fatos históricos sobre a arborização do município de Ijuí, a importância da arborização, cuidados e tipos de espécies indicadas para o plantio urbano, e o porquê que algumas terem seu uso coibido, além de apresentar termos concernentes à botânica, tudo isto conscientizando e incentivando os futuros arquitetos a preservar e a projetar espaços com árvores nos passeios”, observa a professora.
Ao final da palestra os alunos puderam interagir com perguntas e a professora Tenile entregou uma lembrança ao professor João, em agradecimento ao conhecimento transmitido à turma. A lembrança foi um desenho de “árvores estilizadas”, feito por ela, com técnicas ensinadas na disciplina de Expressão e Representação Gráfica. Na disciplina, a professora também instiga ao grafismo de elementos paisagísticos em plantas e vistas, além disso, busca incentivar a criatividade poética dos alunos, seja com dizeres ou poesia.
Entre os dias 28 de julho e 03 de agosto, estudantes e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí estiveram no Uruguai realizando mais uma edição do Arquitetour, evento do Curso que promove viagens técnicas voltadas a arquitetura e ao urbanismo por meio da visitação de diversos locais. Com o objetivo de ir além da teoria vista em sala de aula e fugir do olhar turístico, um grupo de 40 estudantes, acompanhados pela organizadora da viagem e professora Bruna Fuzzer de Andrade, visitou as cidades de Colonia del Sacramento, Montevideo, Atlántida e Punta del Este e Punta Ballena no país vizinho.
O grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do país e das obras de arquitetura importantes na formação das cidades visitadas. Foi possível vivenciar a forma de urbanização das cidades de colonização hispânica, bem como conhecer obras de vários períodos da arquitetura, da época da colonização à contemporaneidade, bem como, obras de inovação tecnológica e percursos pelas cidades totalizando mais de 60 pontos visitados em cinco dias.
Um dos pontos altos da visita foi o contato com a produção dos estudantes da Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo (FADU) da Universidad de la República (Montevideo, Uy), na qual os estudantes foram recebidos pela Professora arquiteta Constance Zurmendi nos ateliês de projeto. “Essa troca é muito importante para os acadêmicos, pois os que compreendem percebem que há outros níveis de trabalho e apresentações de alunos no mesmo estágio de curso que eles abrindo os horizontes e os provocando de modo positivo ”, comenta a professora Bruna Fuzzer. Outra visita interessante foi o contato com o complexo Antel, exemplar da arquitetura contemporânea Uruguaia. O grupo também teve a oportunidade de visitar o Teatro Solis, onde foram recebidos pelo arquiteto responsável pelo teatro, Daniel González, que trabalhou nas obras de intervenção do prédio. Na visitação foi possível acessar as instalações de controle e instalações de serviço do espaço para entender o quão complexo são os espaços de um uso como este, especialmente em um teatro que recebe eventos a nível mundial. Por fim, já no final da viagem, muito emocionados, fomos recebidos na Iglesia del Cristo Obrero (Atlántida, Uy) pelo filho, o Arquiteto Estebán Dieste, do autor do projeto da igreja, o Engenheiro Eladio Dieste. Ele comentou sobre a técnica construtiva que o pai trabalhava, bem como esclareceu dúvidas sobre as particularidades do projeto e vida do seu pai.
“Enfim, a viagem de estudos foi um momento impar na formação dos nossos alunos, pois vivenciaram outra realidade cultural diferente do seu cotidiano, bem como uma troca com o mundo acadêmico do país vizinho. Eventos assim são sempre buscados pelo curso como forma de complementar a formação dos discentes”, comenta a organizadora da viagem, professora Bruna Fuzzer de Andrade.
Desde o inicio da disciplina de Paisagismo I os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo estão se familiarizando com as principais espécies de plantas ornamentais e de arborização urbana como elemento da composição de projetos de paisagismo. Com o intuito de aprender na prática foi inicialmente proposto pela professora da disciplina, a arquiteta e urbanista Ma. Tenile Rieger Piovesan, um passeio pelo campus Ijuí para reconhecimento das plantas ornamentais. Nesse passeio a turma contou com o apoio do DCVida, em especial dos professores biólogos Dra.Vidica Bianchi e Me. João Pedro Arzivenko Gesing, o qual apresentou ao grupo o Horto Botânico, Jardins Temáticos no Campus, arborização, dicas sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs),dentre outros itens concernentes à botânica. Também os alunos puderam ver a variedade de espécies ornamentais da sede acadêmica, distinguindo e identificando as mesmas através dos estudos já realizados em sala de aula.
Na sequencia dos estudos práticos, nesta última semana a turma visitou as instalações do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural-IRDeR, onde foi recepcionada pelo Engenheiro Agrônomo Cláudio Porazzi. Os alunos conheceram mudas de espécies nativas e exóticas, bem como seu processo produtivo e receberam sugestões de aplicações em áreas paisagísticas, foram instruídos quanto aimportância na recuperação de áreas marginais, aliando às práticas em aspectos ambientais e de valorização da natureza. No mesmo dia, a turma também realizou visita a um viveiro de plantas ornamentais da cidade de Ijuí, na qual pôde visualizar as principais plantas comercializadas na região, com o intuito de subsidiar futuros projetos de paisagismo.
Segundo a professora Tenile, “estes tipos de visitas são muito importantes para uma melhor aprendizagem, estimulam a sensibilidade e a percepção do espaço e da paisagem, saindo da teoria estudada em sala de aula para aprender na prática, além de poder utilizar os sentidos como ver, tocar, cheirar, enfim sentir cada tipo de planta, forma, folha, textura, cor, entre outros aspectos”.
Os passeios realizados foram de grande aprendizado, além de trocas de experiências com diferentes profissionais, tornando um ambiente agradável de conhecimento aliado com a multidisciplinariedade.
A turma de Projeto de Urbanismo III, do curso de Arquitetura e Urbanismo participou de uma visita à área central da cidade de Ijuí, com o objetivo de analisar a sua apropriação, ocupação e estrutura morfológica. Esta disciplina contempla a elaboração de projetos urbanísticos na escala municipal, com vistas à renovação e à intervenção urbana de uma área já consolidada. Para tanto, o local escolhido para a realização do projeto foi a região central da cidade, em torno da Praça da República.
Durante a visita ao local, os estudantes puderam fazer análises e reflexões acerca da arborização urbana, da organização do sistema viário, infraestrutura e equipamentos urbanos, bem como explorar as edificações existentes quanto ao uso, altura, idade e estado de conservação.
A professora Cláudia Legonde, responsável pela disciplina, afirma que o estudo "in loco" da área de estudo influencia diretamente na qualidade do projeto urbanístico, que será elaborado a partir das fragilidades ou potencialidades apontadas nesta etapa de levantamento e análise do local. Para a elaboração do projeto, os estudantes apresentarão propostas urbanísticas de revitalização e renovação da área, considerando a preservação do patrimônio histórico, a mobilidade urbana, a acessibilidade, a sustentabilidade e a integração social, dentre outros aspectos.
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