A disciplina de Lutas e Esportes de Combate, do curso de Educação Física da Unijuí, realizou dois novos encontros na última semana: na quarta-feira, dia 22 de junho, no campus Santa Rosa; e no sábado, dia 25 de junho, no campus de Ijuí.
Sob responsabilidade da professora Fabiana Ritter, a disciplina tem propiciado o contato de acadêmicos com egressos, ou com estudantes que realizam a prática de lutas e esportes de combate. É o caso de Alex Soares, que trabalhou a capoeira, e de Thiago Andreatta, que realizou a prática do Jiu Jitsu na última semana, que já concluíram a licenciatura em Educação Física e agora finalizam o bacharelado.
Dois encontros já haviam sido realizados, nos dois campi. Eles contaram com a presença de Gabriela Pérez, que realizou a prática de Taekwondo; e Leandro Corrente, que trabalhou o Kung fu.
Na última quarta-feira, 15 de junho, tiveram início as aulas práticas da disciplina de Lutas e Esportes de Combate, do curso de Educação Física da Unijuí. As atividades serão realizadas em quatro encontros, nos campi de Ijuí e Santa Rosa.
Sob responsabilidade da professora Fabiana Ritter, a disciplina trará, para contato com os acadêmicos, egressos do curso. Na quarta-feira, participaram da aula, no campus Santa Rosa, Gabriela Pérez, que realizou a prática de lutas e esportes de combate; e Leandro Corrente, que trabalhou o kung fu. Os dois egressos estarão neste sábado em Ijuí, participando da atividade no Ginásio de Esportes da Sede Acadêmica, a partir das 8h.
No dia 22 de junho, às 19h30, o campus Santa Rosa vai receber Marcelo Rodrigues e Thiago Andreatta para a prática de lutas e esportes de combate. Eles também participam da aula em Ijuí, no dia 25 de junho, junto ao Ginásio de Esportes da Sede Acadêmica, a partir das 8h.
Acadêmicos do curso de Educação Física da Unijuí realizaram no último sábado, 11 de junho, o evento “Esportes na prática com crianças e jovens". A ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Speroni, na cidade de Santa Rosa, e fez parte da disciplina “Estrutura dos Esportes”, ministrada pelo professor doutor Robson Machado Borges.
Foram realizadas atividades adaptadas com crianças de 10 a 15 anos, dentro da classificação dos tipos de esportes sem e com interações entre adversários. Além disso, também foram feitos jogos de precisão, campo e taco, rede divisória, invasão, esportes de combate e esportes de marca.
De acordo com o professor, as atividades realizadas possibilitaram que os acadêmicos colocassem em prática as competências estudadas na disciplina. “O objetivo do evento foi oportunizar que os acadêmicos pudessem mobilizar e efetuar o que haviam estudado sobre a classificação dos esportes, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, salienta.
Dessa forma, ocorre para os acadêmicos a tangibilidade do estudo na Unijuí, unificando a teória com a prática. “Com isso, os estudantes têm uma formação de qualidade, testando o que aprendem desde o primeiro semestre. A comunidade também é beneficiada, uma vez que os temas estudados no curso de Educação Física são realizados em contextos reais e locais”, acrescenta Robson.
Segundo o estudante de Educação Física, Ezequiel Bortolin, a disciplina e o contato com os alunos auxiliam para que o futuro profissional aprenda a planejar, implementar e avaliar a utilização de diferentes tarefas motoras para o ensino de esportes com interação. “Desde o início do curso temos contato e experiência com atividades que farão parte de todo nosso desenvolvimento acadêmico e profissional”, comenta.
O estudante finaliza dizendo que é extremamente relevante aprender a também lidar com as necessidades e limitações dos indivíduos, de qualquer idade, quando estão realizando atividades físicas. “Esse contato com as crianças é importante para termos uma iniciativa de como podemos trabalhar as características mais diversas dos alunos”, complementa.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Mais uma ação do projeto “Os rios e mares começam aqui” e da disciplina de Atividades Aquáticas, do curso de Educação Física da Unijuí, foi realizada no último sábado, 11 de junho, junto ao Parque da Pedreira. Dez bocas de lobo foram pintadas, com mensagens que alertavam a população a não jogar lixo nestes locais. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan).
“Conseguimos mobilizar crianças e jovens do bairro, que auxiliaram na pintura. E isso nos incentiva a dar continuidade ao projeto”, destacou o professor, coordenador da disciplina, Paulo Carlan, lembrando que a ideia é estender a ação a outros bairros e centro da cidade, mobilizando estudantes de escolas públicas a também contribuir.
A disciplina de Atividades Aquáticas apresenta uma abordagem da relação Homem x Água, numa perspectiva sócio-histórico-cultural. Significa que os conteúdos, saberes e competências desenvolvidos vão além do ensino dos quatros nados oficiais de natação - crawl, costas, peito clássico e borboleta. No componente, também são contextualizados e problematizados o significado e o sentido da água para o planeta terra e a importância de toda a relação que se estabelece com os seres vivos.
Neste primeiro semestre, os estudantes desenvolvem uma pesquisa sobre os rios de sua comunidade e, a partir do projeto, coordenado pelo professor Robson Borges, participam de diversas atividades.
O egresso do curso de Educação Física da Unijuí, Gévio Kohler, atua a frente do projeto social Cidadão do Amanhã, que é uma parceria com a academia Dragões do Oriente e com a Associação de Artes Marciais, que abrange diversos municípios da região. O projeto tem 11 anos de atividades e busca oportunizar que crianças e jovens se tornem atletas e participem de grandes eventos.
Neste semestre, quatro Projetos Integradores do curso de Educação Física do campus Santa Rosa, foram propostos pelo egresso, sendo três deles ligados ao projeto social. Os estudantes buscam informações e soluções para melhor divulgação do projeto, a valorização do trabalho voluntário e a relevância dos projetos sociais para crianças e jovens.
Nesta semana, os estudantes realizaram uma visita ao espaço do egresso, para conhecer um pouco mais suas potencialidades e necessidades. Gévio reforçou aos acadêmicos, a importância dos projetos e dos educadores sociais. “O projeto social Cidadão do Amanhã tem como objetivo dar oportunidade para crianças e jovens que participam das atividades, pois a maioria possuem poucos recursos financeiros. Para isso, também precisamos de mais educadores sociais. Tenho certeza que todos que conhecerem um pouco mais podem ter interesse em trabalhar em algo desse tipo”, afirma o egresso.
O Projeto Integrador (PI) é uma iniciativa que iniciou em 2021 e busca solucionar problemas reais, encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Os estudantes devem pensar em soluções viáveis e inovadoras para os problemas. A comunidade também é convidada a participar da III Mostra de Projetos Integradores, com apresentação das soluções dos cursos de Licenciatura e Educação Física do campus Santa Rosa. A atividade será realizada no dia 28 de junho, a partir das 19h30, na sala A-112.
Encontrar pessoas que estejam dispostas a realizar trabalhos voluntários ou ligados a projetos sociais, é sempre um desafio. Pensando nesta dificuldade, o egresso da Unijuí e educador físico, Gévio Kohler, instigou os estudantes do curso de Educação Física, da Unijuí campus Santa Rosa a analisarem o papel do educador social na área.
O grupo composto pelos estudantes Ezequiel Kauã Rosso Bortolin e João Pedro Gohlke, do 3º semestre e Emanuela Bin e Sara Larissa Baisch, do 1° semestre, busca compreender os motivos que levam as pessoas a uma não atuação junto a projetos que necessitam de voluntários. Para isso, os estudantes contam com a ajuda da comunidade local e regional, para responder a um questionário, extremamente simples, que irá direcionar a uma percepção maior sobre a valorização deste tipo de atividade. Responda o questionário neste link.
Ezequiel explica que o grupo também tem como objetivo mensurar o conhecimento da sociedade diante de projetos e educadores sociais. “Para mim, como estudante, é gratificante trabalhar com um projeto que busca a visibilidade dos educadores sociais e as suas experiências. É de suma importância expor essa área de atuação para apresentar e, desta forma, despertar ainda mais a suas qualidades e retornos positivos, para que mais profissionais façam parte dessas atividades. É uma experiência que irá contribuir muito no nosso desenvolvimento acadêmico”, destaca o acadêmico do 3º semestre.
O egresso da Unijuí, Gévio, atualmente também está à frente do Projeto Social Cidadão do Amanhã, que busca ajudar e ensinar valores às pessoas, por meio da prática de lutas e esportes de combate, como o Karatê.
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