Desde o início do curso de bacharelado em Educação Física na Unijuí, Fernando Henrique Welter teve interesse por um tema, que embasou, recentemente, seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): “A preposição de tarefas no ensino dos esportes de invasão: uma pesquisa-ação com treinadores durante a pandemia”.
De acordo com Fernando, um dos principais objetivos do estudo foi indicar, por meio da ciência, que não existe um “dom” para jogar algo ou uma predisposição em razão de o aluno ser mais alto, por exemplo. “O TCC buscou mostrar que crianças e jovens podem aprender a jogar melhor qualquer esporte, dependendo muito das oportunidades de aprendizado que irão ter ao longo de sua vida”, explicou.
A investigação se caracterizou como pesquisa-ação, onde os participantes, além de contribuírem para os resultados, ajudam na produção de conhecimento durante a pesquisa. “Os principais resultados encontrados por meio da pesquisa indicam que a pesquisa-ação pode ser uma importante ferramenta na formação continuada de treinadores e professores que trabalham com o ensino dos esportes”, completou.
Atuando em um Studio Personal, Fernando pretende seguir seus estudos, buscando uma vaga no mestrado e, posteriormente, no doutorado.