Disciplina do curso de Educação Física realiza atividades no Mês Mundial do Meio Ambiente - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos do curso de Educação Física da Unijuí, do campus Ijuí, participaram na última quinta-feira, 2 de junho, de uma palestra que contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão; do geólogo da pasta, Jonathan Gambeta; e do engenheiro agrônomo Diego Coimbra, representante da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan). 

Os convidados debateram o tema “Rios e arroios e a educação ambiental em Ijuí: a água como patrimônio da humanidade”, a partir da disciplina de Atividades Aquáticas, coordenada pelo professor Paulo Carlan, e do projeto “Os rios e mares começam aqui”, que conta com a coordenação do professor Robson Machado Borges, além de integrar a programação do Mês do Meio Ambiente em Ijuí.

Conforme explicou o professor Paulo Carlan, os estudantes tiveram a oportunidade de debater com os convidados temáticas como as bacias hidrográficas do Brasil; a importância e a extensão dos rios do município - Ijuí, Conceição e Potiribu; e sobre a importância da preservação de rios, arroios e nascentes na cidade.

A disciplina de Atividades Aquáticas apresenta uma abordagem da relação Homem x Água, numa perspectiva sócio-histórico-cultural. Significa que os conteúdos, saberes e competências desenvolvidos vão além do ensino dos quatros nados oficiais de natação (crawl, costas, peito clássico e borboleta). Para além desse conhecimento instrumental, são contextualizados e problematizados o significado e o sentido da água para o planeta terra e a importância de toda a relação que se estabelece com os seres vivos. 

Neste primeiro semestre, os estudantes desenvolvem uma pesquisa sobre os rios de sua comunidade e, a partir do projeto, participam de diversas atividades, a exemplo da palestra, a partir de uma parceria entre o curso de Educação Física, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Aipan.  “No dia 11 de junho, às 14h, no Parque da Pedreira, faremos a pintura de bocas de lobo, como forma de conscientizar a comunidade a não jogar lixo no meio-fio”, completou o professor Carlan. 

O projeto busca, entre seus objetivos, compreender que a água é um patrimônio da humanidade e que ela é essencial para a vida de todos; reconhecer que a disciplina de Aquáticas tem um compromisso social, que pode ressignificar a relação Homem x Água; e compreender que, ao se preservar os espaços aquáticos, potencializa-se a saúde das comunidades.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.