A turma de Fundamentos de Produção e Operações, do Curso de Administração da Unijuí - Campus Santa Rosa, visitou, na última quinta-feira, 20, a fábrica Di Bento Estofados, em Santa Rosa. Os estudantes foram acompanhados do professor Martin Ledermann e do analista do Laboratório de Gestão Lucas Escher.
Na fábrica, foram recebidos pelo supervisor Pietro Fuhr, que apresentou aos estudantes o processo de produção dos estofados, desde a chegada das matérias-primas até o carregamento e a entrega nos destinos finais.
Atualmente a fábrica conta com 56 colaboradores, sendo 51 na produção e 4 no administrativo. Está instalada num espaço de aproximadamente de 2.400 m² e em breve será ampliada em mais 2.000m². Hoje a capacidade de produção é de 40 estofados ao dia.
A empresa não trabalha com clientes finais, somente com parceiros, e atende 8 estados brasileiros e mais o exterior, 30% da produção é para a linha sob medida e 70% para a linha seriado. Todos os estofados produzidos são derivados de encomendas, a fábrica não possui produtos em estoque.
Pietro demonstrou todos os passos da fabricação do estofado e falou sobre a qualidade da matéria-prima que a fábrica oferece nos produtos. Destacou que o foco é sempre na qualidade do estofado, proporcionando, assim, um maior conforto e durabilidade ao cliente que evita problemas ou defeitos na fabricação e na qualidade do produto final.
Em relação ao reaproveitamento das sobras de materiais, a fábrica destina corretamente todos os resíduos, sempre preocupado com a sustentabilidade e preservação ambiental.
Para o professor Martin, a visita dos estudantes proporcionou maior entendimento da área. “Na ocasião, eles puderam visualizar como acontece o processo produtivo da empresa, e entender a importância e a complexidade desta área da Administração. Além disso, a aula prática também serviu para desenvolver nos alunos o perfil empreendedor ”.
Dois projetos de empresas foram aprovados para incubação na Criatec da Unijuí Campus Santa Rosa. A empresa Inventus, dos sócios Gilson Rogério Batista e Rodrigo Krein Pinheiro, e a empresa Inscale, de Cristiano Koch Barros. A aprovação aconteceu depois da apresentação dos planos e projetos estratégicos na segunda-feira, 17.
A banca de avaliação foi formada por Luis Juliani, gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit) e também representante do conselho executivo; Lucas Hansel, empreendedor da Elede e representante das empresas incubadas; Edson Luís Lautharte, administrador e consultor; e pela consultora e administradora em finanças, Ronilda Lopes de Oliveira. Foi avaliada a parte financeira dos projetos, a área de mercado e marketing, a área tecnológica e o grau de inovação. Estas empresas, agora, serão incubadas na Criatec de Santa Rosa no regime de incubação interna, ou seja, estarão instaladas no espaço da incubadora dentro do Campus da Unijuí.
A Criatec da Unijuí - Campus Panambi, realizou, no dia 18 de abril, um Café Tecnológico com alunos da disciplina de Administração Empreendedora, juntamente com a coordenadora do Curso de Administração Panambi, profª Drª Fernanda Pasqualini. Na oportunidade, esteve presente o secretário-adjunto da SMAIC, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio-ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Egon Lengler, também proprietário da Escola de Idiomas Papilon, que falou sobre sua experiência em 22 países, entre Europa e África, abordando as diferenças existentes nas empresas de tecnologia do exterior, como Estados Unidos, Alemanha, França, China, Índia, África e destacou que o grande desafio em empreender, além de ter criatividade e coragem ao começar, é manter a qualidade dos serviços e honrar com a palavra e, nunca deixar de estudar.
Na sequência, a agente de desenvolvimento local, Flávia Fagundes Ferrazza, da Sala do Empreendedor, órgão vinculado a Prefeitura Municipal de Panambi, explanou sobre o trabalho que vem realizando com Micro-Empreendedores Individuais – MEI’s. Ela explicou que o MEI surgiu em 2009 para tirar trabalhadores autônomos da informalidade. A Sala do Empreendedor atua com a parceria do SEBRAE, onde os empreendedores recebem capacitações e consultorias durante todo o ano para se qualificar.
A Prefeitura irá implantar o Projeto Redesimples – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial. A iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Órgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo.
Para finalizar o encontro, a analista de negócios da Incubadora Tecnológica Panambi, Fabiani Schemmer, apresentou a Incubadora e suas atividades: a pré-incubação, a incubação e a pós-incubação das empresas. Também abordou sobre as oportunidades que a Universidade oferece para novos empreendedores se desenvolverem nos cinco eixos do empreendedorismo, gerando emprego e renda ao município e região e também da importância em intensificar a parceria da incubadora com o setor público e demais entidades comerciais do município, de forma a agregar boas contribuições nas iniciativas empreendedoras.
Estudantes do Curso de Administração da Unijuí, Campus Panambi, praticam o método de pesquisa por observação em empresas nas cidades de Panambi e Condor.
As pesquisas de mercado se constituem de planejamento, coletas sistemáticas, e análises de dados a respeito de um determinado mercado, que é composto por um grupo específico de consumidores reais e potenciais de bens e serviços em uma determinada área geográfica. As pesquisas são fundamentais para apoiar os gestores nos processos de tomada de decisão e ajudam a minimizar os riscos, pois eles identificam informações a respeito das características, atitudes e comportamentos das pessoas que integram um mercado consumidor.
O Curso de Administração da Unijuí, campus Panambi, possui uma disciplina que aborda os diferentes métodos, abordagens e procedimentos técnicos para capacitar os acadêmicos a realizarem pesquisas de mercado. Um dos tipos de estudo de caráter descritivo é chamado de pesquisa por observação, que consiste no registro sistemático de padrões de comportamento das pessoas, objetos e eventos, a fim de obter informações sobre o fenômeno de interesse. Nesse método não se interroga as pessoas que estão sendo observadas, nem se comunica com elas e as informações são registradas à medida que os eventos ocorrem. Um dos principais benefícios é que o método observacional permite a avaliação do comportamento real dos consumidores, pois ele age naturalmente num determinado ambiente de compra enquanto os dados são registrados.
Buscando exercitar o método por observação, os alunos da disciplina de Pesquisa de Mercado foram a campo e realizaram 1.215 observações na primeira semana de abril de 2017, em diferentes empresas nos municípios de Panambi e Condor. Foram registrados dados como tipo e quantidade de produtos comprados, marcas mais adquiridas, associações de produtos, preferência de compra dos homens e das mulheres, comportamento dos clientes comprando sozinhos ou acompanhados, dentre outras curiosidades que o método permitiu investigar.
Algumas informações coletadas evidenciaram que 84% dos compradores de bebidas alcoólicas em supermercados tendem a escolher a sua bebida em menos de 3 minutos, 78% são homens, 43% com idade entre 31 a 35 anos e 71% está sozinho no momento da compra. A bebida mais comprada é a cerveja, com 76%, seguida dos destilados com 17% e vinho com 6%. Com relação à marca, a cerveja Brahma em latão tem a preferência de 37% dos consumidores.
Nos postos de combustíveis percebeu-se que 82% das pessoas que abasteceram eram do sexo masculino, 55% dos clientes preferiram a gasolina aditivada e que 76% abasteceram todo o tanque. Percebeu-se que nos dias da pesquisa a gasolina aditivada estava em promoção. Nestes estabelecimentos, 56 dos consumidores fizeram o pagamento à vista e 81% não comprou nada na conveniência do posto.
Com relação ao consumo de carne, observou-se que preferida é a bovina, com 54% dos consumidores. Comparando a compra de carne no final de semana com o dia de semana, evidenciou-se que no final de semana a preferência da carne é para churrasco, com 65% dos clientes, sendo a maioria homens. Já nos dias de semana a carne mais escolhida é para o dia a dia, como bifes e demais cortes, com 91% dos clientes, sendo a maioria mulheres.
Nas lojas de vestuários, observou-se que 82% dos clientes são do sexo feminino e que 80% das pessoas que entraram nas lojas compraram alguma coisa. O tempo médio de permanência na loja foi de 16 minutos e 43 segundos e a forma de pagamento preferida é o cartão de crédito ou o crediário direto com a loja. Nas farmácias as mulheres também são a maioria dos clientes, representando 71% e em 60% dos casos a compra foi de medicamentos. O tempo de permanência na farmácia foi de até 10 minutos para 54% dos clientes, sendo que as mulheres demoram em média 5 minutos a mais que os homens, pois observam mais os rótulos dos produtos, fazem mais perguntas e pedem mais desconto.
Aproveitando o clima de Páscoa, observou-se também a compra de chocolate. Percebeu-se que das pessoas que visitaram as gôndolas de chocolate, 58,75% são mulheres e 80% possuem mais de 25 anos. As marcas mais compradas de chocolates foram, em primeiro lugar Lacta, seguido da Neugebauer e Nestlé. A barra de chocolate foi a preferida, em 41% das compras, seguida da caixa de bombom com 22% e do ovo de chocolate com 17%. Identificou-se que o preço médio da barra de chocolate é de R$5,37, R$8,84 da caixa de bombom e R$41,95 do ovo de chocolate. Percebeu-se ainda que as pessoas que estavam acompanhadas compraram mais do que as que estavam sozinhas. E que a mulher leva no mínimo 10 minutos para efetuar a compra, enquanto o homem leva no máximo 5 minutos.
Os professores da disciplina, Fernanda Pasqualini e Luciano Zamberlan, ressaltam que, embora as observações tenham sido realizadas em uma única semana, estas informações e muitas outras coletadas trazem vários subsídios que permitem aos gestores elaborarem uma série de ações no ponto de venda a partir do comportamento que os consumidores apresentaram. Destacam ainda que além dos alunos se apropriaram das bases teóricas e técnicas de pesquisa, é fundamental que estas sejam exercitadas ao longo da disciplina, pois um bom pesquisador de mercado se aperfeiçoa a partir da prática.
Curso de Administração - Campus Santa Rosa, utiliza TBL – Team Based Learning (Aprendizagem Baseada em Times) para o desenvolvimento de competências e habilidades de seus acadêmicos.
Conforme os anos passam, as gerações mudam e seus comportamentos também. Nesse sentido, os professores são desafiados a discutir, aprimorar e adotar práticas pedagógicas que favoreçam o aprendizado e o aperfeiçoamento de competências e habilidades por parte de seus alunos.
A adoção de metodologias ativas de aprendizagem proporciona aos estudantes oportunidades para que construam o conhecimento de forma atuante, contemplando os saberes a partir de vivências, do ambiente social e das relações entre as pessoas.
O curso de Administração da Unijuí utiliza algumas dessas metodologias como forma de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas e, principalmente, elevar as taxas de retenção, de conhecimento e proporcionar um maior desenvolvimento de competências e habilidades aos seus acadêmicos.
A aprendizagem Baseada em Times, que é um método de aprendizagem dinâmico, proporciona aos alunos um ambiente motivador e cooperativo, onde a produção em equipe é desenvolvida e valorizada. Os acadêmicos se sentem motivados a participar de discussões, o que torna o ambiente de sala de aula mais interessante, estimulando o aprendizado.
O professor Luciano Zamberlan, da disciplina de Administração Empreendedora, do Curso de Administração da Unijuí - Campus Santa Rosa, destaca que ela permite exercitar o processo de tomada de decisões para a solução de problemas, melhora as habilidades de relacionamento interpessoal.
“Os alunos precisam argumentar e trabalhar com outras pessoas, isso proporciona maior autonomia e senso crítico na discussão dos conteúdos relativos ao componente curricular, dentre outras competências e habilidades que podem vir a ser desenvolvidas” comenta o professor.
Segundo Zamberlan, esse processo necessita um cuidadoso planejamento por parte do professor que deverá definir critérios que envolvem a formação dos times, a elaboração dos materiais de estudo e de aula e a definição das etapas que constituem essa estratégia de ensino.
Entenda: Inicialmente os alunos entram em contato com o conteúdo e são desafiados a se posicionar individualmente com relação a um conjunto de questionamentos apresentados pelo professor.
Após a atividade individual, os alunos são reunidos em equipes e discutem cada questão, buscando chegar a uma decisão conjunta sobre a melhor resposta. Após a discussão com a equipe, os participantes são encorajados a se posicionarem diante de toda a turma com a alternativa escolhida por cada time, permitindo com isso um debate que envolve todos os acadêmicos.
Ao final os alunos são estimulados a construírem argumentos que possam divergir até mesmo do próprio professor, podendo levar a alterações nas respostas do gabarito apresentado.
Para o professor o uso dessas metodologias coloca o acadêmico como protagonista do processo de ensino, pois ele próprio busca construir conhecimentos para sustentar seus posicionamentos. Além disso, proporciona maior autonomia e aumenta o engajamento dos alunos com as disciplinas.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.