Dados foram coletados por acadêmicos bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, e consideraram a visão de adultos e crianças A UNIJUÍ Campus Santa Rosa divulgou nesta segunda-feira uma pesquisa que buscou identificar as intenções de presentes para o Dia das Crianças, da população da cidade. A indicação dos presentes foi concebida a partir da visão dos adultos e também das crianças. Um questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, por bolsistas e acadêmicos do curso de Administração do Campus da Universidade na cidade, para uma amostra de 232 adultos. Para identificar a visão das crianças, foram entrevistados 159 alunos da Escola Santos Dumont - Polivalente, por meio de questionário aplicado pelos professores e direção. A pesquisa revelou a preferência de produtos que os adultos devem comprar para presentear as crianças, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras. O estudo mostra que 85% das pessoas entrevistas pretendem comprar presente; destas, o estudo buscou identificar quantas crianças o entrevistado pretende presentear: 36% uma criança, 30% duas crianças, 11% três crianças, 8% cinco crianças e 7% quatro crianças. A maioria dos presentes será dada pelos pais (32%), avô e avó (20%) e padrinhos (19%). Os fatores para a escolha são com 22% o preço, seguido do desejo da criança com 21% e em terceiro a qualidade, com 13%. Quanto ao tipo de presente, a pesquisa revelou que 35% darão brinquedos, 13% vestuários, 3,5% jogos educativos, 2,7% bicicletas e 1,3% computador. Já em relação ao valor a ser gasto, o estudo mostra que 21% vão gastar R$ 50, 18% pretendem gastar R$ 100; 9,8% pretendem gastar R$ 150 e 8% vão gastar R$ 30. Quanto a forma de pagamento, a pesquisa revelou que 39% pretendem efetuar a compra em dinheiro e 22% em cartão. A preferência das crianças Enquanto o estudo feito com os adultos mostra que a maioria vai comprar brinquedos, já a preferência das crianças é um pouco diferente. A pesquisa mostra o que elas gostariam de ganhar: 15% gostariam de ganhar computador, 14% vídeo game, 10% celular, 9% câmara digital, 9% brinquedos e 7% livros. Foram pesquisadas 159 crianças que estudam da 2ª a 6ª séries, com idade entre 7 a 12 anos, sendo que 27% tem 11 anos, e 23% 10 anos. Para o professor e coordenador da pesquisa, Ariosto Sparemberger, o Dia das Crianças é uma data que tem um forte apelo e os adultos tendem a gastar mais para presentear os filhos. Também, é uma oportunidade para os lojistas investirem em campanhas publicitárias e promoções para atrair o consumidor. Embora a iniciativa de criar um dia em homenagem às crianças tenha sido política, na década de 1920, o que fortaleceu a data foi ações dos fabricantes de presentes, nos anos 60, com campanhas para aumentar as vendas de brinquedos. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou data importante para o setor. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos. A proximidade com a época de Natal é um momento especial para o aquecimento das vendas, tendo em vista que pesquisas realizadas pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas de algumas capitais apontam para um incremento nas vendas de no mínimo 8% em relação ao mesmo período do ano passado. A entrevista, realizada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ, ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relação às opções de resposta. A pesquisa foi realizada de 11 a 27 de setembro de 2012. Foram entrevistadas 232 pessoas. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Eduardo Graef, Lucas Adiel Escher, Anderson Matias Konzen, Vinicius Rigon Dorneles e Bruna Gabriela Warmbier. E também, bolsistas do Ensino Médio da Escola Santos Dumont - Polivalente, de Santa Rosa, João Buttinger, Estéfani Krauss, João Lunardi, Mariéli Nunes, Kaulin Lehnhardt. Também participam do PROGEV os professores Pedro Luís Büttenbender e Luciano Zamberlan. |
Alunos da UNIJUÍ visitaram sede de cases de sucesso como RBS TV e Vonpar Alimentos Alunos do curso de graduação em Administração e do curso de Pós-Graduação em Marketing, ambos da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, participaram de uma viagem de estudos em Porto Alegre. O grupo visitou os estúdios da RBS TV e a sede da Vonpar Alimentos. A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos uma visão da gestão de marketing realizada pelas empresas. Na RBS TV conheceram os estúdios do Jornal do Almoço, Globo Esporte, RBS Notícias e Galpão Crioulo. Com os profissionais de marketing os alunos puderam conhecer a organização das campanhas publicitárias, pesquisa de comportamento do consumidor e relacionamento com anunciantes. Na Vonpar, os alunos conheceram os estudos e pesquisa da empresa sobre o comportamento do consumidor, principalmente os dados sobre consumo por ocasião de uso, do refrigerante Coca-Cola. A empresa apresentou também um histórico da empresa e criação dos produtos Coca-Cola, Kuat e Heineken. A viagem foi coordenada pelos professores Ariosto Sparemberger e Luciano Zamberlan. Ariosto, que também é coordenador do curso, destacou que os alunos puderam conhecer as ações e estratégias de empresas líderes no mercado: “conseguiram fazer uma relação com a teoria trabalhada em sala de aula”. A viagem de estudos teve apoio do Diretório Acadêmico de Administração (Daad). |
Sonho ou verdade: residindo em solo europeu | |
Relato de Leandro Schneider, acadêmico do curso de Administração da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no primeiro semestre de 2011.
Mais ou menos umas 3 horas antes de ir em direção a Porto Alegre para pegar o meu vôo, eu me vi acordado, sentado no sofá de casa, pensando se realmente era verdade, se finalmente o dia de partir havia chegado. Depois de tantos incômodos com malas, visto, transferência de passagens, ali estava eu, sem conseguir dormir, esperando a hora de entrar no carro e ir. |
Luiz Carlos Wanderer, graduado em Direito e Administração e pós-graduado em Gestão Estratégica e Gestão de Cooperativas. Atualmente é Ouvidor nacional do Sicredi. “A graduação e as especializações realizadas na Unijuí com certeza agregaram muito aos meus conhecimentos e contribuíram na minha formação profissional. Além do conhecimento técnico e científico em si, o ambiente acadêmico propicia integração entre pessoas e organizações. O relacionamento, tanto com professores quanto com alunos, enriquecem nossas interações e a construção conjunta do conhecimento. O curso de Administração e as pós-graduações relacionadas trazem conteúdos dinâmicos e, mesmo oferecendo a base teórica, enfocam na aplicação prática do conhecimento, aliado às experiências mais atuais em nossa conjuntura. Creio que a universidade não se faz sozinha, assim como o aluno também não. Somente o envolvimento de todos auxilia no crescimento pessoal e profissional. A Unijuí me proporcionou tudo isso”. |
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.