A empresa FRATELLI - Indústria Metalúrgica e Energias Renováveis, recebeu o Curso de Administração da UNIJUÍ, no dia 22 de novembro, através de visita técnica, com uma aula de práticas na administração voltadas a consultoria na gestão, inovação e empreendedorismo, proposta da Disciplina de Consultoria Organizacional, ministrada pelo professor, Pedro Luís Büttenbender.
A Empresa FRATELLI, liderada pelo empreendedor e inovador, Moacir Locatelli, a mais de 30 anos, atua com pesquisa, desenvolvimento, projetos e fabricação de soluções para a geração de energias eólica e solar, além da produção industrial de vários outros produtos e componentes. Possui um conjunto de produtos finais, a FRATELLI é também fornecedora sistemista de componentes industriais para outras empresas, destacando Agco, John Deere, entre outras.
Para o professor do Curso de Administração, Pedro Luís Büttenbender, “a visita técnica integrada a sala de aula, gera um ambiente fértil para a aprendizagem e o desenvolvimento das competências do Administrador, destacando as mais requeridas para gerar soluções na consultoria, na inovação, na gestão e no empreendedorismo. O curso de administração da UNIJUÍ forma profissionais com perfil e capacidade de empreender e inovar, garantindo melhores perspectivas futuras de trabalho, renda e de sucesso profissional”.
A FRATELLI também é pioneira no desenvolvimento de tecnologias e fabricação de aerogeradores, atendendo ao mercado nacional e internacional. Atualmente, a empresa possui três setores fabris distintos, que juntos empregam em média 80 funcionários:
1) A produção em série de componentes para equipamentos destinados a área agrícola para todas as plantas das maiores multinacionais instaladas no Brasil;
2) O fornecimento de esquadrias e materiais em aço e alumínio para a construção civil;
3) Soluções em energias renováveis, com uma linha própria de geradores eólicos de pequeno porte totalmente desenvolvidos pela equipe técnica interna, aliados à instalação de painéis solares fotovoltaicos, tanto para residências e condomínios como para empresas.
Na segunda-feira, dia 20, foi realizado um Workshop sobre a “Reforma Trabalhista e a Gestão de Pessoas nas Organizações”, promovido pela Disciplina de Práticas Organizacionais do curso de Administração, com apoio do Laboratório de Gestão, Diretório Acadêmico da Administração e do curso de Administração da UNIJUÍ.
O objetivo do painel foi oportunizar para o público a exposição, debates e aprendizagens de forma mais ampla e aprofundada, sobre o tema da reforma trabalhista em curso no Brasil. E ainda aprimorar os conhecimentos sobre a produção, as relações de trabalho nacionais e internacionais, principais mudanças, impactos, consequências e novas competências requeridas para a gestão de pessoas nas organizações.
Os painelistas que participaram do evento foram Eugen Irio Schwambach - Administrador, Contabilista e Diretor do Escritório Contabilidade Contabase. José Luis Bressam - Administrador, Gerente da Coordenadoria de Recursos Humanos da Fidene/UNIJUÍ. E Pedro Luís Büttenbender - Administrador, Professor do Curso de Administração - Dacec/UNIJUÍ.
O Estudante do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa e empreendedor da Control Tickets, empresa incubada na Criatec Santa Rosa, Vitor Deves, participou do IV Congreso de Contabilidad, Marketing y Empresa e IV Expo Empreendedores, nos dias 10 e 11 de novembro, no Campus Urbano de La Universidad Autónoma de Encarnación, no Paraguai.
Na IV Expo Empreendedores que aconteceu no pátio central Campus Urbano – UNAE foram apresentados os cinco projetos de empreendedorismo finalistas e logo após conhecidos e premiados os vencedores.
Também fazendo parte do IV Congreso de Contabilidad, Marketing y Empresa, em uma atividade de capacitação voltada a docentes e empresários, o acadêmico acompanhou o professor do Curso de Administração da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender que foi um dos painelistas do congresso.
Vitor teve a oportunidade de contar aos participantes do congresso, a experiência de estar empreendendo e estar inserido em uma incubadora de empresas, no caso da Criatec, assim como as possibilidades que se tem na universidade de se empreender, destacando como surgiu a ideia e a trajetória da empresa.
Para Vitor, “esta foi uma oportunidade excelente de conhecer novas experiências, ainda mais em um evento internacional e da importância que se tem este congresso na La Universidad Autónoma de Encarnación. Interagir com outros acadêmicos que estão iniciando e buscando empreender é fantástico, além de conhecer a incubadora e toda a estrutura da Universidade, será possível levar várias ideias e novos conhecimentos para aplicar na empresa e também na graduação”, ressalta o estudante.
Os estudantes do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, acompanhados do professor do curso, Pedro Büttenbender e do Analista do Laboratório de Gestão, Lucas Escher, visitaram na última segunda-feira, dia 23, as empresas Botolli & Cia Ltda - Concessionária Volkswagen e Via Passos – Concessionária Honda.
Na empresa Botolli os acadêmicos foram recebidos pelos gerentes, Marcelo Lermen, Jeferson Dias e Edson Luis Maicá. Na oportunidade receberem explicações referentes ao surgimento da empresa, o processo de ampliação e consolidação no mercado.
Marcelo, gerente de vendas, comentou sobre a experiência de ter uma concessionária Wolkswagen, de como a empresa precisa agir, e o processo de vendas que é realizado. Jeferson, gerente e consultor de pós-vendas, explicou sobre a área de serviços da empresa, a qualidade, o padrão adotado nos atendimentos e quais são as estratégias de pós-vendas. O gerente e consultor de peças, Edson, detalhou o setor de peças e acessórios da empresa e o seu gerenciamento. Também, a estudante do curso de Administração, Maiara Rodrigues, colaboradora da empresa, comentou sobre a sua função e da experiência em trabalhar na respectiva organização.
Na sequência a turma visitou a concessionária da Honda, a empresa Via Passos, que foi recebida pelo gerente e estudante do curso de administração, Airton Petri e sua equipe. A empresa foi apresentada aos estudantes e eles puderam conhecer um pouco mais da sua inserção no mercado, a história, os desafios e a experiência de ser uma concessionária. Também, os acadêmicos visitaram o setor de oficina e peças, e alguns projetos de expansão da empresa.
Para o professor Pedro, o objetivo das visitas foi, “oportunizar uma interação com as práticas organizacionais de empresas, através da visita física, contribuindo com os objetivos, os processos de ensino-aprendizagem e todo o planejamento da disciplina”, finaliza.
O Encontro Multicampi dos Estudantes da Administração da UNIJUÍ (EMEAD), ocorreu na noite de terça-feira, dia 10, no Campus Santa Rosa. O evento contou com a presença de estudantes dos campi de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, além dos professores do curso de Administração que lotaram o Auditório Central da Universidade.
O evento teve como objetivo estimular a integração de alunos do curso de administração dos diferentes campi da Universidade. Ao mesmo tempo, a programação marcou as comemorações dos 25 anos do curso na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.
Na oportunidade foram realizados duas palestras com os empresários: Tiago Denardin, diretor de estratégia da GH Branding que trouxe como tema “Dando a cara a tapa – Histórias e desafios de gestão da GH Brandin” e Luciano Teixeira, CEO das empresas Dani.Holzbach e San Internet Brasil, que falou sobre “Modelo de Gestão e Franquias – História da Dani.Holzbach”.
Tiago, falou sobre os desafios e o modelo que a GH adotou em relação a gestão. A empresa surgiu em Santa Rosa e hoje está com escritórios em Porto Alegre e no Vale do Silício, em São Francisco nos EUA, mas permanece com a sede aqui em Santa Rosa, pois segundo Tiago, a gestão pode ser feita em qualquer parte do mundo, mesmo não estando em grandes centros. “Hoje a GH é uma empresa diferente das demais organizações tradicionais, os colaboradores são muito valorizados, ou seja, este ano o colaborador que está desde o surgimento da GH passou a ser um dos sócios. Não há horários a serem cumpridos ou determinados, mas os projetos que são entregues e com a qualidade pretendida, é o que move a eficiência e o trabalho do colaborador”, ressalta o diretor da GH Brandin.
Em seguida, o empresário Luciano, apresentou toda a evolução da empresa Dani.Holzbach, que surgiu na garagem de uma pequena casa, em 1993, em Santo Ângelo, com a Dona Elveni Holzbach. Hoje, conta com uma moderna e ampla indústria, onde a empresa leva o nome de uma das filhas, a Designer de Moda Daniela Holzbach. A empresa atualmente está presente nos três estados do sul do Brasil, com a formação de franquias da marca Dani.Holzbach e com a projeção de 17 novas franquias nos próximos semestres. “O grande diferencial da marca está nos detalhes, e com isso segue um padrão alto de qualidade. A gestão da empresa é basicamente familiar, onde todos estão inseridos, e busca-se na Europa a inspiração para novas coleções e tendências da moda”, destaca o empresário.
O público presente do II EMEAD também participou de um coquetel e prestigiaram o show da Banda Maquinário Sonoro de Ijuí, que agradou muito ao público com um estilo diferenciado voltado ao Rockabilly, folk e blues. O evento foi organizado pelo Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Laboratório de Gestão e Diretório Acadêmico do curso de Administração.
Com o objetivo de associar a teoria acadêmica com a prática empresarial, estudantes do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa conheceram a fábrica/produção da Treter Toldos e Lonas, do Grupo Treter.
Os colaboradores da empresa Vinicius Rigon Dorneles e Mauro Alovisi fizeram apresentação da empresa, destacando inicialmente o processo da fábrica de toldos, compreendendo todas as etapas, desde a busca de clientes/vendas, produção, montagem e pós-venda. A empresa trabalha com foco na qualidade, beleza, funcionalidade, conforto, durabilidade e estilo. São estruturas metálica resistente, testada e adequada aos projetos, com menor espaçamento entre as barras de apoio e pintura industrial que evita a oxidação e confere um acabamento diferenciado.
Outra atividade da produção está relacionada com a parceria entre Treter e John Deere para a confecção de lonas para o graneleiro das máquinas. Este processo exige precisão, qualidade e defeito próximo à zero. Neste aspecto foi observado todo o processo que inicia pelo molde/corte/fixação/costura e embalagem. Estando o produto em condições de ser incorporado com a colheitadeira.
Para o professor do curso, Ariosto Sparemberger, que acompanhou a turma, o momento foi marcante para os alunos, pois perceberam os processos e os produtos de uma empresa que há 60 anos atua na região, sempre com tecnologia e voltada para a inovação.
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