Nos últimos dias, as pessoas precisaram se adequar a uma nova rotina. Ir ao supermercado ganhou outra dimensão e ficar em casa é o melhor programa para o final de semana. São reflexos da Covid-19 que modificou também o mercado de trabalho, as instituições de ensino e a relação entre empregado e empregador, e de estudante e universidade. Aqueles que podem, exercem as suas atividades de casa. Com essa mudanças há necessidade de organizar o tempo entre tarefas profissionais, educacionais e tarefas domésticas, afinal, agora é de casa.
A consultora empresarial e administradora, Leonice Parnoff, que ministrou uma oficina sobre gestão de tempo na 2ª Feira de Carreiras da Unijuí, conta que, além da necessidade de destinar um tempo para o trabalho e as relações pessoais, é importante destinar também um tempo para si.
“Isso irá impactar na qualidade do tempo que eu disponibilizar no convívio com a família, no trabalho, com o grupo de amigos(as)”, comenta. Para ajudar nessa organização, Leonice acredita que ter disciplina, desenvolver bons hábitos, são pontos importantes para o planejamento das atividades.
“Segundo (Barbosa, 2018) sete em cada dez atividades urgentes, só se tornam urgentes pq as negligenciamos e acaba ficando para a última hora. Temos que reduzir a procrastinação. Me referi a Christian Barbosa, especialista em produtividade autor do livro ‘A Triade do Tempo’”.
Confira outras dicas para ser produtivo e organizar o seu tempo:
1 – Manter a rotina como se fosse sair de casa para trabalhar, ou seja, levantar cedo, tomar banho, tomar café, não ficar de pijama, colocar roupas que usaria para ir trabalhar ou estudar.
2 - Procure criar um espaço que caracterize um ambiente de trabalho ou estudos.
3 – Evite deixar aparelhos como a TV ligada para não dispersar a atenção.
4 – Organize um cronograma com horários definidos, isso para equilibrar o tempo entre o trabalho, os estudos e a família.
5 – Planeje as atividades, defina as prioridades, identifique as atividades importantes e as urgentes.
6 – Se Iniciar uma atividade, conclua. Evite deixar pela metade uma atividade.
Confira algumas dicas para manter o foco:
Playlist
Aplicativo Forest: mantenha o foco
Para conhecer e baixar, clique aqui.
Ferramentas para melhorar a sua produtividade:
o To Do é seu planejador diário inteligente de atividades cotidianas. Ele é gratuito e está disponível em todos os seus dispositivos.
Esse último aplicativo é baseado na técnica pomodoro, que consiste em dividir o tempo em blocos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles. Assim que quatro pomodori terminarem, o descanso é maior, de 15 ou 30 minutos — você é quem define o que é melhor.
Um notebook, um tablet ou um smartphone nas mãos de um estudante: esta imagem tem se tornado comum nas últimas semanas para retratar situações de aula ou de estudo. É a nova realidade no setor educacional. Universidades do mundo inteiro se adaptando e aprendendo a oferecer ensino online, em razão da pandemia de Coronavírus. Os estudantes estão tendo acesso ao conhecimento, aos professores e à estrutura das instituições de ensino a partir da mediação de diferentes tecnologias. O desafio que se coloca para a comunidade acadêmica ao redor do mundo é seguir as atividades de forma digital, produzindo conhecimento, formando profissionais e contribuindo com o desenvolvimento das comunidades. Além de somar esforços no combate ao COVID-19, por meio da pesquisa e de ações diretas na sociedade.
Aulas online já foram adotadas em diversas instituições pelo mundo. Harvard, nos Estados Unidos, uma das universidades mais reconhecidas e tradicionais, tomou esta medida radical desde o início do mês de março. Em matéria da Revista Exame, que cita o Reitor Lawrence Summers, há o destaque de que: “o objetivo dessas mudanças é minimizar a necessidade de grupos grandes se encontrarem e passarem muito tempo próximos em lugares como salas de aula, refeitórios”, diz ele.
Segundo a assessora para assuntos internacionais da Unijuí, vinculada ao Escritório de Relações Internacionais, Vanderléia Haiski, em tempos de COVID-19, a tecnologia tem sido uma grande aliada da educação. “Por meio de aulas online, universidades do mundo inteiro têm mantido suas atividades sem colocar em risco a saúde dos seus estudantes. Estima-se que em torno de 1,5 bilhão de estudantes estão com as aulas suspensas ou reconfiguradas ao redor do mundo, o que representa 87% de todos os estudantes do planeta (dados da Unesco). Logo, fazer parte de uma Universidade com capacidade de se adaptar e dar continuidade nas atividades, de forma segura, é um diferencial”, observa.
Grandes universidades parceiras da Unijuí no exterior, salienta a assessora, como a Universidade do Porto e o IPLeiria, em Portugal, e a UMCS, na Polônia, adotaram o sistema de aulas online, tanto para estudantes de Graduação quanto de Pós-Draduação. “Essa medida permite que todos os acadêmicos deem continuidade aos seus estudos e pesquisas, incluindo os estudantes da Unijuí que estão em intercâmbio no exterior", complementa.
Em isolamento na cidade do Porto, cidade em que só os serviços essenciais estão funcionando já há alguns dias, a estudante da Unijuí, Alana Zanfra, realizando parte da formação na Universidade do Porto, relata que as atividades estão acontecendo prioritariamente online, inclusive com estágios suspensos por enquanto. “Compreendo que neste momento precisamos mudar nossas rotinas presenciais e nossos cronogramas para que não se agrave ainda mais a situação que ocorre em todo o mundo. Atividades online são a única forma de contornar o problema e seguir realizando a pesquisa que estou desenvolvendo neste momento, por exemplo”, observa.
A realidade é a mesma na Unijuí. Para cursos presenciais - Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu - estão em uso, desde a quinta-feira, dia 19 de março, ferramentas digitais de ensino. A plataforma Google permite que os estudantes da Universidade tenham acesso ilimitado aos recursos do Google For Education, uma solução tecnológica que facilita a vida de professores e estudantes, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, além de possuir armazenamento ilimitado de drive na nuvem e e-mails.
Chats, arquivos compartilhados e que podem ser editados por todos, aulas online por meio de videoconferência, entre muitas outras ferramentas estão disponíveis. A Universidade está estimulando e procurando criar ambientes de interação entre estudantes e professores. Uma das ferramentas do pacote, por exemplo, é o Google Meet, que permite videoconferências em tempo real para a discussão de conteúdos.
Segundo Gilberto Nogara, estudante de Enfermagem: “as aulas online estão sendo de suma importância neste momento de pandemia do Covid-19, visto que se não estivéssemos ativos, poderíamos perder um semestre letivo. Estão fazendo com que os estudantes adiantem conteúdos teóricos e não percam o ritmo, para que mais na frente, as aulas práticas não sejam prejudicadas. Usar essas ferramentas não só mostram o bom uso das tecnologias e que tudo dá-se um jeito, como também promove a união e o respeito às orientações dadas pelo Ministério da Saúde em evitar aglomerações para evitarmos ao máximo a transmissibilidade e consequentemente o contágio das pessoas por essa pandemia. O formato online mostra praticidade e uma alternativa quando a presencial deve ser evitado!”.
Saiba como acessar as plataformas:
No momento da matrícula, todos os estudantes da Unijuí já possuem acesso liberado ao Google For Education, por meio do endereço @sou.unijui.edu.br, bastando apenas realizar o acesso. O G Suite for Education permanece ativo após a formatura, ou seja, o estudante continuará contando com as ferramentas e benefícios mesmo após a colação de grau.
Confira abaixo como realizar o primeiro acesso, troca de senha e login no e-mail Google Unijuí:
Como eu faço o primeiro acesso e troca de senha
Como faço o login no e-mail Google UNIJUÍ
A Farmácia Universitária da Unijuí está produzindo álcool gel para a comunidade, produto recomendado, além de água e sabão, para a higienização das mãos, ajudando a evitar o adoecimento. Na tarde desta sexta-feira, 27 de março, com o objetivo de contribuir com uma ação do Sindicato dos Transportes Autônomos de Carga (Sinditac) Ijuí, a Universidade disponibilizou, a preço de custo, 50 litros do produto para a entidade distribuir aos profissionais da categoria.
Para além da importância de contribuir com a segurança da comunidade neste momento de pandemia, a produção de álcool gel envolve estudantes do curso de Farmácia, que estão vivenciando, na prática, aspectos importantes da atuação profissional. A Farmácia Universitária já produziu, nas últimas semanas, mais de 300 litros de álcool gel, distribuindo 900 unidades do produto para a comunidade. Para informações e encomendas, contate: faruniversitaria@unijui.edu.br ou ligue (55)3332-0518 ou Ramal:3213.
A Rádio UNIJUÍ FM está com uma nova série no ar, “Desconfinando”, que traz nos próximos dias experiências que unem tecnologia e ensino neste período de isolamento físico e social devido à pandemia do coronavírus. Professores da UNIJUÍ compartilharam depoimentos tendo como foco a transformação do fazer docente e a reorganização das aulas a partir do online, falando sobre ferramentas e metodologias utilizadas.
O Google Class Room e o as videoconferências através do Google Meet foram apontadas pela maioria dos professores como alternativa para as aulas online. A professora de Direito Processual Penal e Estágio Supervisionado, do curso de Direito, Patrícia Moura, explicou que através dessas ferramentas os alunos têm a possibilidade de gravar a aula e visualizar os materiais que seriam apresentados na modalidade presencial. “Faço uma exposição de uma hora e meia, eles tiram dúvidas, passo exercícios de fixação, análise de texto, questionários. Os alunos estão participando, estão gostando, não é uma aula EAD e sim online, com a interação simultânea entre professor e aluno”, explica.
Esta interação também foi destacada como ponto positivo pelo professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Maurício de Campos, que atualmente ministra as disciplinas de Introdução à Engenharia e Automação Industrial. Segundo ele, este formato de aulas online possibilita a instantaneidade, com tudo acontecendo rapidamente, a exposição de conteúdos, o bate-papo, o momento de tirar as dúvidas e a avaliação. E através desta instantaneidade foi possível diagnosticar e resolver problemas em tempo real, diferente do que aconteceria nas avaliações de sala de aula. “No final da aula, resolvi fazer uma avaliação usando as ferramentas da internet, que já corrige e dá um feedbak na hora. Percebi que um dos conteúdos não havia sido entendido pela turma. Então, deu tempo de na mesma aula dar uma reforçada e agora estou gravando vídeos para eles assistirem ao longo da semana. A avaliação também é do professor, se ele está conseguindo transmitir aquele conteúdo”, avalia.
Outras alternativas que estão sendo utilizadas pelos professores são: canal no Youtube, podcasts em áudio, vídeos pelo whatsapp, emoji para interação em ambiente virtual, mapas e desenhos, plataforma Conecta, entre outras. Além de professores da UNIJUÍ, a série também traz depoimentos de professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). Alunos da Universidade, escolas de idioma e até o Coral da UNIJUÍ compartilharam suas avaliações deste momento de ensino online. A série “Desconfinando” vai ao ar às 11h, 16h e 20h30, na UNIJUÍ FM e em breve estará disponível em podcast.
Helena Sala e os ensaios online do Coral UNIJUÍ
Ações do Bem: Solidariedade em tempos de quarentena
Outra série que também estreou na UNIJUÍ FM nesta sexta-feira traz “Ações do Bem”, com histórias de pessoas, empreendedores e empresas que estão mobilizadas em prol da comunidade e principalmente instituições de saúde em tempos de coronavírus. Diariamente, às 9h, os ouvintes poderão acompanhar cases de solidariedade, como o de hoje, da empresa Sacada 3D, que está engajada na impressão de peças voltadas à saúde, como máscaras de proteção (face shields) e itens para respiradores. Também será possível acompanhar a história da decoradora de festas que confecciona máscaras para o Cacon, a professora do bairro Modelo que faz compras para vizinhos idosos da rua, a aposentada que costura jalecos para profissionais da Saúde, entre outros.
A Unijuí e a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) uniram forças para facilitar a vida da comunidade ijuiense neste período de isolamento social. Uma ideia modelada na Criatec por empreendedores busca criar alternativas aos negócios locais, aproximando empresas e clientes. Trata-se do aplicativo GuiaACI.
No GuiACI é possível encontrar, com facilidade, empresas e prestadores de serviços na internet. Nele estão disponíveis os contatos de todos os negócios associados à ACI (Ijuí). Neste momento de dificuldade, segundo o desenvolvedor da solução, Mathias Berwig, a divulgação é gratuita para empreendimentos nos ramos de saúde (principalmente farmácias, hospitais e profissionais com atendimento online), mercados e alimentação (restaurantes e/ou deliveries).
“Devido às mudanças necessárias para tentar conter a pandemia, muitas empresas estão movendo, ao menos parte de suas operações, para o ambiente digital, divulgando seus produtos ainda mais na internet. O delivery está fortalecido neste período: restaurantes oferecem entregas gratuitas; mercados flexibilizam a oferta de entrega de mercadorias; e profissionais de diversas áreas adaptam seus serviços para realizá-los via internet com videoconferências. O GuiACI possibilita que o cidadão ijuiense encontre esses negócios com mais facilidade: sem precisar procurar nas redes sociais, perguntar diretamente aos amigos ou pesquisar no Google”, observa.
De acordo com a consultora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, o objetivo da Universidade e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí é promover a aproximação das empresas. “Nosso objetivo é disponibilizar uma ferramenta que possa facilitar a inserção das empresas na era digital e com isso potencializar a venda e o relacionamento com clientes, por meio de uma ferramenta tecnológica, de fácil acesso e operação”, comenta Maria.
Não é necessário instalar o aplicativo no smartphone, basta acessar www.guiaci.app. Dessa forma, segundo Maria Odete, o usuário não precisa ocupar espaço na memória do telefone celular.
Diferenciais do app:
as empresas e anúncios do GuiACI passam por curadoria, de modo a atenderem um nível mínimo de qualidade e refletirem as promoções atuais disponíveis na cidade;
o GuiACI oferece integração com outros aplicativos, como redes sociais, mensageiros e deliveries: com um só toque, é possível chamar a empresa desejada no WhatsApp, ver seu perfil no Instagram ou até mesmo fazer um pedido de comida via aiqFome;
não é preciso instalar o app, ele pode ser acessado ao pesquisar por guiaci.app ou acessar diretamente no endereço www.guiaci.app.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.