Estudantes da segunda turma do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), Polo Unijuí, estão com aulas presenciais durante esta semana, de 7 a 11 de fevereiro, nas disciplinas de Práticas Corporais e Jogos e Lutas, ministradas pelo professor Robson M. Borges.
Este foi o primeiro momento presencial dos estudantes nos espaços da Unijuí, desde que ingressaram, em 2021. A programação teve a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, que também é docente do Proef; da coordenadora do curso, professora Maria Simone Vione Schwengber; além dos professores Sidinei Pithan da Silva e Robson Machado Borges.
O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, que atuam na docência do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física.
A UNESP é quem coordena o Programa de Mestrado Profissional, junto aos demais polos que ofertam o curso.
O vice-reitor, professor Fernando González, saudou os alunos e professores, parabenizando a turma que ingressou num processo seletivo muito competitivo, com mais de 1.400 inscritos disputando as oito vagas para o Polo Unijuí. Ressaltou que a oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí, que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do curso de Educação Física da Unijuí na comunidade regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procura ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na Educação Básica.
Da mesma forma, a coordenadora, professora Maria Simone Schwengber, acolheu os estudantes, apresentando a dinâmica do funcionamento do curso, da Secretaria, dos espaços institucionais da Unijuí, como a Biblioteca, salas de aulas, dentre outros. Ressaltou que uma das novidades do processo avaliativo para esta turma será a elaboração de um e-book, com a participação dos estudantes e professores do Proef.