Depois de uma semana fora, a colunista volta cheia de gás... participei do Maxi Mídia Sat, em Porto Alegre (a saber, um dos maiores eventos do mercado de comunicação, focado principalmente na área de mídia e veículos). O Maxi Mídia ocorre, na verdade, em Sampa, mas fizeram uma versão via satélite para os pobrecitos, como eu...
Mas enfim, chinelagens à parte (como o bate boca histórico entre Nizan Guanes e Fabio Fernandes, 2 dos mais reconhecidos publicitários da história brasileira), o evento mostrou 3 coisas bem interessantes. Primeiro, a discussão sobre a Web 2.0, e as possibilidades a serem exploradas na indústria da Comunicação e, principalmente, do entretenimento. O exemplo apresentado foi o do seriado Heroes: você assiste o seriado na TV e continua se relacionado com o seriado em diferentes plataformas: web, games, quadrinhos, com um nível bem maior de interatividade do que antigamente. Você quase se sente um mutante com tanta interação!!! Ui!
A segunda discussão legal foi sobre o estudo do poder de compra da Classe C e o que o consumidor deste perfil sente e aspira quando compra. Foi uma pesquisa muito bem feita conduzida pelo IBOPE e pela Troiano Marcas, e patrocinada por 4 grandes anunciantes: um da área de fast food, outro de bebidas, outro de telefonia móvel e o último, de uma financeira. Muitas possibilidades para o mercado!
Por fim, tivemos o prazer de conhecer a Amy Fullen, da Mastercard, que mostrou o desenvolvimento desta campanha vitoriosa que é a priceless, ou melhor, Não tem preço. Apresentaram todo o estudo para chegar a este posicionamento, o impacto para a empresa, e – o mais legal – como este conceito foi sendo adaptado nos mais diferentes países do mundo... E podem ter certeza: a campanha brasileira é uma das mais divertidas e inteligentes. Dá-lhe nós!!!!
E olha, vou dizer uma coisa...escrever para vocês é legal... mas quando vocês me dão um feedback...NÃO TEM PREÇO!!!
Abraços e uma semana PRODUTIVA!!!
PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?
Boa idéia da semana: que dúvida, é ir prá Expo-Ijuí!!!
*Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ