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Grupos de estudo: a difusão da língua inglesa na Universidade

Com o objetivo de proporcionar a prática da língua inglesa, a Unijuí oferece, por meio do Laboratório de Ensino de Línguas (LELU), grupos de estudo e conversação. Atualmente, ao menos 15 grupos estão constituídos, com a participação de estudantes de Graduação e da EFA, bolsistas de Pesquisa e Extensão, professores e comunidade no geral.

Com flexibilidade de horários e em tom informal, os grupos auxiliam na prática e aprendizado do Inglês, também como suporte aos matriculados no curso realizado pela Plataforma Voxy, que é à distância. “Nosso objetivo é criar uma cultura bilíngue na Universidade e que os estudantes possam sair com uma formação em língua Inglesa, paralela ao seu curso de Graduação”, observa o coordenador do Laboratório, professor Anderson Amaral.

                     

Sentindo a necessidade de praticar mais, Carine Ott é assídua em grupo de conversação.  “Nossos encontros são ótimos. Além da questão do aprendizado específico na área da língua inglesa, o grupo traz a vantagem de comunicação entre pessoas de diferentes áreas do conhecimento e idades. Sem dúvida, as conversas e consequentemente, a amizade desenvolvida, são as melhores vantagens”, observa.

Já estão formados grupos específicos por área de atuação também, como o Grupo de Estudos ligado ao Departamento de Ciências da Vida, Grupo de Estudos do Pibid, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, entre outros.

Quem deseja participar ou formar um grupo de estudo, pode contatar o Laboratório e marcar um horário, pelo e-mail lelu@unijui.edu.br.

Inglês para iniciantes

A partir da próxima semana, novas turmas para iniciantes serão formadas. As aulas começam na terça-feira, dia 11, mas ainda é possível fazer inscrições para participar. Confira as datas e horários:

Sobre o LELU

O LELU é o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí, que presta serviços de traduções, aulas de conversações para todos os níveis, aulas de leitura em língua inglesa, dentre outros trabalhos. O Laboratório conta com dois tutores EaD ligados à Reitoria, mas atuando junto ao LELU, coordenados por professor do Departamento de Humanidades e Educação (DHE). Hoje a Unijuí tem convênio com a plataforma de inglês EaD da VOXY, contando mais de 300 estudantes, auxiliados pelos tutores em seus estudos. O Laboratório também realiza serviços de tradução (Inglês-Português/Português-Inglês).


Confira os horários de atendimento durante as férias de julho

Com o recesso das aulas, o horário de funcionamento de alguns setores da Unijuí será alterado no período de 10 a 28 de julho. Confira o que muda nos campi da Universidade:

CAMPUS IJUÍ

DACEC: altera o funcionamento para manhã e tarde, durante anoite estará fechado.

DHE: altera o funcionamento para manhãe tarde, durante anoite estará fechado no campus. A Secretaria do curso de Educação Física na Sede Acadêmica passa a atender manhã e tarde de 03 a 29 de julho.

DCVida: durante amanhã atende no horário normal e durante a tarde o horário será estendido até as 17h30.

DCJS: funcionará nos turnos da manhãe da tarde, durante anoite estará fechado.

DCEENG: o prédio do DCEEng, na Sede Acadêmica, funcionará normalmente nos turnos da tarde e da noite. O prédio da Engenharia Civil, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo no campus funcionará nos turnos da tarde e da noite.

DEAG: funcionará nos turnos da manhã e da tarde nos horários padrões de funcionamento da instituição.

 Biblioteca Universitária (Sede e Campus): atenderá nos turnos da manhã e da tarde. Durante a noite o horário será estendido até as 20 horas.

Multimeios, Central de Chaves (Sede e Campus): horário normal (manhã, tarde e noite).

Central de Atendimento ao Aluno (Sede e Campus): o atendimento será nos turnos da manhã e da tarde. Durante a noite o horário será estendido até as 20h.

Secretaria Acadêmica: atendimento normal nos turnos da manhã e da tarde. Durante a noite o horário será estendido até as 20h. Nos dias de matrícula (12, 14 e 17 de julho), funcionará até as 21h. 

 Unidade de Educação Continuada (UEC): manterá seu funcionamento nas sextas-feiras durante a noite, conforme o calendário das aulas de pós-graduação e demais eventos programados.

Núcleo de Educação a Distância (NEAD): funcionará nos turnos da manhãe da tarde, durante anoite somente no dia 20 de julho, dia de provas do EAD.

CAMPUS TRÊS PASSOS

O atendimento será das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 20h. Nos dias de matrícula (12, 14 e 17 de julho) funcionará até as 21h. 

CAMPUS PANAMBI

O atendimento será das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 20h. Nos dias de matricula (12, 14 e 17) funcionará até as 21h. 

CAMPUS SANTA ROSA

O atendimento será das 13h30 às 17h30. O turno da noite funcionará das 18h30 às 21h. Já o setor de multimeios funcionará até as 22h30.


EFAmília: aliança entre Família e Escola

O Chá EFAmília está sendo preparado com muito entusiasmo e cooperação entre escola e famílias da EFA. Será neste sábado, dia 08 de Julho, na Cripta São Geraldo, momento em que agregará apresentações artísticas como música, dança, canto, homenagens e rodadas de Bingo organizadas pela Direção da escola e Conselho de Pais.

                   

Esta proposição nasce por considerar a família como o primeiro grupo afetivo com quem o ser humano se relaciona e a sua importância em orientar para uma formação social, que venha ao encontro dos valores essenciais à vida cidadã. Sendo assim, a proposta do Chá EFAmília assume o lugar de datas comemorativas para enfatizar o DIA DA FAMÍLIA, um momento especial, no qual escola e família podem estreitar seus laços e consolidar objetivos.

"Acreditamos que é na família, na escola, nas relações entre os diferentes, que a criança e o jovem vão se constituindo. Quando existe o amor que dialoga, o amor que abraça, que perdoa, que ouve com os ouvidos do coração, os valores vão sendo construídos e incorporados, nas ações do dia a dia, com mais harmonia. São esses fortes laços entre escola e família que queremos intensificar no evento EFAmília", afirma a diretora Maria do Carmo Pilissão.


Projeto discute papel formador da escola de Ensino Médio

Qual é o papel da escola e do professor? Ensinar apenas o conteúdo ou também colaborar para transmitir valores? Muitas vezes, gestores escolares e também professores dividem opiniões sobre qual seria a função da escola e da família.

Para entender esse processo, o projeto de pesquisa “Entre ensinar e educar: o papel formador da escola no Ensino Médio”, coordenado pela professora Vânia Lisa Fischer Cossetin, busca discutir o papel da escola e dos professores da rede pública de Ensino Médio no processo formativo de sujeitos.

Na primeira etapa, através da aplicação de um questionário, a pesquisa analisou a compreensão dos docentes sobre o que é a formação, qual sua posição nesse processo e se os papeis poderiam ser compartilhados entre escola e família. Ao todo, responderam o questionário 47 professores. Duas questões em especial foram analisadas pelas pesquisadoras, em meio às 15 elaboradas.

A primeira exigia dos professores que, dentre inúmeras alternativas (ensinar, educar, formar, sancionar, ensinar valores religiosos, ensinar valores morais, cuidar, aconselhar, proteger, informar, disciplinar, ouvir, punir, profissionalizar e humanizar), indicassem quais delas eram apenas de responsabilidade da família, apenas da escola ou de ambas.

                             

A pesquisa destacou três pontos importantes: 1) não há consonância entre as posições docentes; 2) há uma incompreensão sobre a relação entre educação e formação moral; 3) os professores não têm claro a relação entre ensinar e formar. Os professores entendem que a moral deve ser ensinada pela escola (74%), mas não a associam diretamente com as noções de formação e educação.

A segunda questão solicitava que os educandos indicassem, por ordem hierárquica, quais os valores que norteiam a sua prática (religioso, éticos ou científicos/racionais). Foi constatado que os princípios científicos/racionais estão em primeiro lugar, os éticos em segundo e os religiosos em terceiro.

De acordo com Vânia, de uma forma ou de outra, valores são veiculados no processo formativo de um sujeito, porque na própria seleção de conteúdos e metodologias, o professor já está se posicionando valorativamente diante do conhecimento. Há uma orientação moral que o conduz na seleção do que e como será trabalhado.  “O professor encaminha esse processo à revelia do coletivo, cada um faz aquilo que entende que seja moralmente bom e justo. Então fica a critério de cada sujeito formador eleger aquilo que considera como mais recomendável ou ideal”, destaca.

Conforme a bolsista Emanuelle Schmidt, nas entrevistas foi percebido que não há clareza da parte dos professores e gestores. “Um exemplo foi uma professora de matemática que por ensinar cálculos ela disse que não precisaria ensinar conteúdos mais formativos e valorativos”, lembra. 

                    

A professora Vânia, que atua no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e a bolsista Emanuelle Schmidt, estudante de Psicologia

Já na segunda, e atual etapa, a pesquisa busca identificar qual o conceito de formação explicito nos documentos legais, averiguar se eles esclarecem o que seja o formativo no processo educacional e se tal noção possibilita ao professor minimamente a compreensão do seu papel nesse contexto.

Durante o período de 1º de agosto de 2016 à 15 de janeiro de 2017, foram trabalhadas leituras de obras relacionadas ao tema, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Bases Legais e Ciências Humanas), dentre outros.

A partir das leituras dos documentos legais, foram elaboradas tabelas, com objetivo de demonstrar quantas vezes o conceito de formação aparece nos documentos, relacionado a quais conceitos, como ele pode ser compreendido e qual a relação com a noção de formação expressa pelos professores entrevistados na primeira etapa da pesquisa. 

Desde o início da pesquisa, o projeto vem sendo divulgado em eventos científicos. A bolsista também destaca que, ao realizar a pesquisa, aprofunda os conhecimentos, levando para sala de aula temáticas que podem ser debatidas com colegas e professores. 


Fronteira Noroeste: assembleia define prioridades para a Consulta Popular

As vinte Assembleias Públicas Municipais, promovidas pelo Corede Fronteira Noroeste e Poder Público, que aconteceram durante o mês de junho, com a participação de 1089 cidadãos, tiveram seu desfecho na Assembleia Ampliada, nesta quarta-feira, 05, no Auditório Central da Unijuí – Campus Santa Rosa. Na oportunidade foram definidas os projetos prioritários que estarão na cédula de votação da Consulta Popular/Orçamento 2018 nos dias 01, 02 e 03 de agosto.

A Cédula terá seis projetos prioritários para a região dos 20 municípios, nas áreas de educação, saúde e agricultura. São eles: Desenvolvimento da agroindústria; Consolidar a APL do Leite da Fronteira Noroeste; Construir projeto de fomento a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água; formação continuada – uso de novas tecnologias na aprendizagem; fortalecimento das ações da 14ª Coordenadoria de Saúde e habitação para famílias em situação de vulnerabilidade social.

O rateio da verba foi aprovado conforme a área. Para a agricultura, caso seja o projeto mais votado, o valor de 1.000.000,00 será dividido entre os 10 municípios com o maior coeficiente de votação na demanda. Desses, R$ 110.000,00 do 1º ao 5º colocado e R$ 90.000,00 do 6º ao 10º colocado. Para o 2º lugar, R$ 434.285,72 e 3º lugar, R$ 434.285,71. Os valores serão distribuídos igualmente entre os cinco municípios com o maior coeficiente de votação na demanda.

Para a educação, caso seja esse o projeto mais votado, serão contempladas as escolas com mais de 50 alunos, sendo R$ 1.000.000,00  dividido entre os 10  municípios com o maior coeficiente de votação na demanda. Desses, R$ 110.000,00 do 1º ao 5º colocado e R$ 90.000,00 do 6º ao 10º colocado. Para o 2º lugar, R$ 434.285,72 e 3º lugar, R$ 434.285,71. Serão contemplados de forma igualitária os seis municípios com maior coeficiente de votação na demanda.

Caso o projeto da área da saúde, Fortalecimento das ações da 14ª Coordenadoria de Saúde, seja o 1º lugar, o valor de  R$1.000.000,00, 2º lugar R$ 434.285,72 ou 3º lugar R$ 434.285,71, o recurso será destinado a reforma e adequação de espaço no hospital ABOSCO, com o objetivo de instalar equipamento já adquirido e iniciar o atendimento da hemodinâmica – Centro de Referência Regional em Cardiologia.

Durante a Assembleia, Vanice de Mattos, presidente do Corede/FN, entregou o Plano Estratégico de Desenvolvimento – PED  2015-2030, elaborado pelo Corede/FN, aos representantes dos municípios e demais presentes na Assembleia. 


Unijuí irá concorrer em edital para instalação do curso de Medicina em Ijuí

Na manhã desta quarta-feira, 05 de julho, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o segundo edital de chamada pública para que Instituições de Ensino Superior encaminhem projetos para instalação de cursos de Medicina. No edital, publicado no Diário Oficial da União, Ijuí consta como um dos municípios contemplados. A Unijuí está avaliando o edital para se habilitar a receber o curso.

Conforme os prazos divulgados, o cadastramento das instituições interessadas vai até o dia 19 de julho. O resultado preliminar será divulgado no dia 30 de outubro e o resultado final em dezembro, com homologação no dia 31 de janeiro de 2018. A Universidade irá acompanhar todos os passos do processo e já está preparada para receber o curso, caso seja aprovada.

                       

A Unijuí tem uma trajetória consolidada em ofertas na área da saúde, com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Estética e Cosmética, além de Psicologia e Educação Física, áreas afins, formando profissionais há décadas. Possui estrutura laboratorial e a Escola Superior de Saúde, na qual oferece cursos de qualificação e pós-graduação na área. Oferta ainda programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa-RS, além de um conjunto de residências em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Também oferece, em parceria com a Unicruz, o Mestrado em Atenção Integral à Saúde.

A Instituição possui 60 anos de história, trabalhando pelo desenvolvimento do Noroeste do Rio Grande do Sul. É considerada pelo MEC a melhor Universidade Comunitária do interior do Estado, tendo conquistado conceito 4, em uma escala de 1 a 5.


Matrículas do Vestibular de Inverno iniciam nesta quinta-feira

                     

Nesta quarta-feira de tarde a Unijuí divulgou a lista dos classificados no Vestibular de Inverno deste ano. E, nesta quinta-feira já iniciam as matrículas aos classificados, das 16h às 21h, nos quatro campi da Universidade. Na sexta-feira o processo de matrículas tem continuidade, nos mesmos horários de atendimento.

Os candidatos classificados devem consultar o Portal da Unijuí, em www.unijui.edu.br para o horário e dia de matrícula por curso. “É importante que os aprovados venham com toda a documentação, além disso, a Universidade está organizada para tirar todas as dúvidas sobre os cursos e o processo de matrículas”, observa a secretária acadêmica, Cátia Gehrke de Medeiros.

     

Primeiros colocados na prova

No último domingo, 2 de julho, a Universidade realizou a prova do Vestibular, nos campus Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. A primeira colocação geral ficou com Iury Batista dos Santos, 16 anos, que totalizou 810 pontos e se inscreveu para o curso de Ciência da Computação.

Em segundo lugar geral, uma candidata que está em busca de sua segunda graduação. Sara Daniela Thomas, 30 anos, que chegou aos 805,20 pontos. “Já sou formada em Direito desde 2011, mas sempre quis cursar Psicologia, me identifico muito com esta área. Vou continuar exercendo minha profissão enquanto estudo”, observa.

Em terceiro lugar geral, Daciele Paola Preci, 28 anos, que realizou a prova para Arquitetura e Urbanismo e totalizou 802,80 pontos na prova.


Unijuí FM comemora 16 anos com programação especial


Programa com Mariana Marques e Família Guedes marcou o início das atividades dos 16 anos da Unijuí FM

Desde 2001, a Rádio Unijuí está no ar operando a frequência 106.9 MHZ com 24 horas de programação, para levar música, notícias e informações da Universidade aos seus ouvintes. “A Unijuí FM tem um papel importante para a comunidade, uma vez que, a partir do viés educativo, busca a democratização da cultura, informação de qualidade, programação musical diferenciada e abordagem de temáticas essenciais para o exercício da cidadania”, afirma a Diretora da Rádio, Cláudia Bohrer. No dia 20 de julho, a Rádio Unijuí FM completa 16 anos no ar. Para comemorar a data, uma programação especial foi preparada.

16 anos de Unijuí FM

O mês de aniversário da Unijuí FM terá programações especiais. Confira:

- 01/07: início das comemorações com a estreia do Canto das Fronteiras. Comandado pela cantora nativista Mariana Marques, a primeira edição do programa contou com a presença de Jorge Guedes e Família.

- 14/07: o Eclético será ao vivo com a Banda Tenente Cascavel, que irá animar a festa dos 16 anos da Rádio no Bahan Bakar na mesma noite;

19/07: Unijuí FM fará uma ação junto à Associação de Recicladores da Linha 6 (ARL6), celebrando o aniversário da Rádio e o Dia do Amigo, proposta do Programa de Relacionamento Interno da Unijuí, o Sinergia. Será uma tarde de interatividade, música e informações sobre a associação e reciclagem;

- 20/07: no dia do aniversário da Unijuí FM, depoimentos sobre a Rádio farão parte da programação;

- 22/07: o Encontro Casual, que em julho também completa 16 anos no ar, será especial com um resgate de convidados que fizeram parte dessa história;

- 23/07: o Domingo Nativista recebe convidados ao vivo para uma manhã de música e bate-papo;

- 29/07: transmissão da final da Coxilha Nativista, integrando o projeto Na Trilha dos Festivais, direto de Cruz Alta;

Além disso, vai haver o lançamento do programete “Na Ponta da Língua - Dicas de Língua Inglesa”, com apoio do curso de Letras e do Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí e a retomada da edição 2017 do projeto “Ações Sustentáveis nas Escolas”, que trabalha comunicação e meio ambiente com alunos do Ensino Fundamental.

Sobre a Rádio

A programação musical é criteriosa, abordando diversos gêneros musicais: rock, blues, pop e principalmente as vertentes da Música Popular Brasileira: os clássicos e as novidades da MPB.

A produção jornalística aborda temas fundamentais para o exercício da cidadania. Reportagens tratam de meio ambiente, educação; ciência e tecnologia; saúde e qualidade de vida; política e políticas públicas; economia e relações de consumo; direitos humanos, questões de gênero e de minorias; trabalho e renda; esportes, cultura e lazer, entre outros.

Com a contribuição de professores e pesquisadores da Universidade como fontes de informação, a Rádio Unijuí FM busca a reflexão sobre notícias impactantes, valorizando temas ligados a pesquisas científicas e eventos do mundo acadêmico.


VÍDEO: Coral Unijuí e Orquestra do SESI encantam público em Panambi

                   

No último sábado, 1 de julho, o Coral Unijuí, em celebração aos seus 25 anos, realizou uma apresentação em Panambi. Em conjunto com a Orquestra do SESI, o público da região pode apresentar uma série bela apresentação.

Confira, em vídeo, um pouco do que foi apresentado

                         

A próxima apresentação será realizada no Campus Ijuí:

IJUÍ/RS

Dia 15 de Julho – 20h – Recital Comemorativo 25 anos Coral Unijuí

Salão de Atos Argemiro Jacob Brum

O recital contará a história do grupo através de suas canções, resgatando músicas antigas de diversos gêneros musicais que marcaram a atuação do Coral, incluindo algumas peças novas e recentes. Terá a participação de antigos coralistas, das antigas regentes, da Cia Cadagy, do gaiteiro Denis Silva e muitas surpresas.

Sobre o Coral Unijuí

O Coral Unijuí é um projeto cultural que atualmente possui 60 integrantes, dentre eles professores, acadêmicos, funcionários e pessoas da comunidade. Fundado em 11 de março de 1992, objetiva promover a cultura, em especial, a música, divulgando a Universidade na região. Apresentando-se em diversas oportunidades o Coral tornou-se um espaço de integração do meio universitário com a comunidade.

O repertório é eclético, contemplando música sacra e secular, nacional e em língua estrangeira, de vários períodos da história da música, incluindo canto a cappella e com acompanhamento instrumental.

Desde setembro de 2015, está sob a coordenação da regente Helena Sala, Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. 


A preservação do meio ambiente também é coisa de criança

Sustentabilidade é uma palavra difícil de pronunciar. Mas isso não é problema para as crianças do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas. Na prática, eles sabem muito bem o que significa cuidar do meio ambiente. 

                       

Conheça o projeto da Rádio Unijuí FM que terá nova edição no segundo semestre de 2017.

A reportagem fala sobre os benefícios de utilizar o rádio em sala de aula para a promoção da Educação Ambiental e ainda números, resultados, opiniões dos professores e o conteúdo na ponta da língua dos alunos sobre recursos hídricos, separação de resíduos, reciclagem, saneamento, dengue, sustentabilidade, entre outros assuntos. A ideia é mostrar que a preservação do meio ambiente passa pelo rádio e é coisa de criança!


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