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Centro de Eventos recebeu Assembleia do Corede Noroeste Colonial

                     

Com o objetivo de debater o desenvolvimento regional, foi realizada, na tarde desta quinta-feira, dia 30, Assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Noroeste Colonial, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Na programação, os participantes ouviram uma palestra do professor Sérgio Allebrandt.

Allebrandt observa que o objetivo da fala foi mostrar aspectos importantes no processo de planejamento regional. “É necessário que se olhe para os indicadores, que dão uma ideia do que está acontecendo na região em termos de PIB e principalmente na questão sociais, que tentam mensurar questões vinculadas com a pobreza, IDH e Idese, por exemplo. Temos municípios com indicadores representando baixo desenvolvimento e outros com indicadores elevados, considerando alto desenvolvimento. Precisamos, dessa forma, olhar para o desenvolvimento da região como um todo”, observa.

Segundo o professor, atualmente é fundamental se olhar para as questões de urbanização. “Existe uma discussão no mundo sobre a necessidade de se estabelecer política públicas para resolver problemas decorrentes da urbanização, já que a maioria da população nos próximos anos estará vivendo em cidades”, complementa.

O encontro, que foi conduzido pelo presidente do Corede Noroeste Colonial, professor Nelson Thesing, que também atua como Pró-Reitor da Unijuí no Campus Panambi, contou com a participação de membros dos conselhos municipais de desenvolvimento, administrações municipais e entidades da região.

O Corede Noroeste Colonial promove espaços de deliberação entre organizações e sociedade civil para o enfrentamento das desigualdades regionais. Abrange os municípios de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Condor, Catuípe, Jóia, Panambi, Pejuçara e Nova Ramada.


A cultura espanhola será tema do Festidance da EFA

                    

O tradicional festival de danças e expressões da EFA já tem temática definida para a edição 2019. No mês de agosto o Festidance abordará a cultura Espanhola, em espetáculo intitulado “La Cultura Española: El Cuerpo En Movimiento". Segundo as organizadoras do evento, professoras Eliana Biolchi, Eduarda Burckardt e Silvana Marchioro, o objetivo é resgatar a cultura de diferentes países e seus pontos turísticos, enfatizando a linguagem da dança e da expressão corporal.

O lançamento foi realizado na manhã de terça feira, 28. Para apresentar às turmas a temática, a professora de Espanhol Eliana entrou nas salas de aula interpretando o poema La reina, de Pablo Neruda, acompanhada pelo professor de música Oseias Machado, que tocou alguns trechos de músicas espanholas. Também acompanhou o lançamento a professora Eduarda, que explicou como se dará esta edição do Festidance, assim como a Coordenadora Vivian Lunardi.

Além disso, foi enfatizado para as turmas que, no ano em que a Jornada de Pesquisa na EFA é pautada pelo debate da cultura e do lazer, com o tema EFA PELA CULTURA- REVITALIZAR E CONSTRUIR, a proposta é pensar espaços de cultura como formação dos povos junto ao turismo, a fim de estimular, além da expressão corporal, uma pesquisa mais consistente de cada lugar/país.

Segundo a professora Eliana, no Espanhol, o propósito é resgatar a cultura hispano-americana, destacando pontos turísticos e sendo representada através da música e da dança; promovendo a pesquisa e incentivando o estudo da língua estrangeira. Já na Educação Física, as professoras Silvana e Eduarda contam que a intenção é a criação de uma dança, perpassando pelos conhecimentos coreologicos que estruturam uma coreografia por meio de um tema, que gera o debate, constrói sentidos e significados no grupo que são representados por meio do movimento corporal.

A preparação das turmas já iniciou e culminará nas apresentações, no dia 28 de agosto, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí, em evento aberto para toda a comunidade Escolar. 

                       


Cursos de licenciatura da Unijuí debatem sobre políticas públicas educacionais

A Unijuí Campus Santa Rosa sediou na noite de quarta-feira (29), um importante debate sobre as Políticas Públicas Educacionais. A atividade envolveu professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física e também foram convidados a participarem do encontro professores e alunos do Curso Normal Aproveitamento de Estudos do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu.

Na oportunidade participaram do debate o secretário de Educação do município de Tuparendi, Arno Roque Reginatto, representando a Secretaria de Educação de Santa Rosa, Themis Helena Patias, secretária de Educação do município de Boa Vista do Buricá, Márcia Inês Scheidt Eckert, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Cândido Godói, Beatriz Inês Habitzreuter Hermann e como mediadora dos trabalhos a acadêmica do Curso de Pedagogia Kelly Borges de Oliveira

De acordo com a professora de Pedagogia Claudia Seger, “as políticas públicas de educação são programas ou ações que são criadas pelos governos para colocar em prática medidas que garantam o acesso à educação para todos os cidadãos. Sabemos que essas ações são imprescindíveis para a qualidade do ensino, buscando sempre o melhor para todos”, destaca.


Estudantes da Residência Pedagógica da Unijuí organizaram atividade na Escola Visconde de Cairu

Os estudantes do curso de Educação Física da Unijuí Santa Rosa, Alexsander Patrick de Oliveira Dumke e Alisson Mateus Fabricio, que atuam como estagiários e residentes do Programa da Residência Pedagógica no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, organizaram uma palestra na manhã de quarta-feira, 29, para 220 alunos da escola.

Na oportunidade, o egresso da licenciatura e bacharelado em Educação Física da Unijuí Marcelo Baron Polanczyk, realizou uma palestra para os alunos do Ensino Médio da Escola Cairu. O profissional, que é renomado no Brasil e exterior, destacou, a partir de sua trajetória de vida esportiva, as atividades desempenhadas como atleta profissional no Japão por 10 anos como treinador de futebol de campo e interprete da equipe feminina de basquetebol do Japão nas Olimpíadas do Rio em 2016.

A atividade, que faz parte das unidades didáticas, teve o modelo Sport Education com ênfase no ensino do Futsal e Práticas Corporais e Sociedade, aplicado nas práticas de Educação Física para os alunos do Ensino Médio.

De acordo com a professora de Educação Física, Cléia Rigon Dorneles, a temática das unidades didáticas tem como objetivo proporcionar uma visão mais abrangente sobre as práticas corporais sistematizadas e as suas representações, possibilitando, assim, aprendizagem e significados destes temas na vida de adolescentes para além da prática.

Para os estudantes envolvidos na organização foi uma atividade muito gratificante que contou com a participação efetiva dos alunos da escola, através de questionamentos, registros fotográficos e conversas individuais após a palestra.

“A Unijuí e a escola Cairú agradecem a disponibilidade e competência do professor e bacharel Marcelo Baron Polanczyk”, ressaltam Alexsander e Alisson.


Unijuí estreita laços com universidades do Paraguai e da Espanha em encontro internacional

                      

A Unijuí esteve reunida, nesta semana, com universidades do Paraguai e da Espanha para discutir e alinhar propostas de colaboração internacional. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 27, na Universidad Nacional de Itapúa, no país vizinho, reunindo, também, representante da Universidade de Valladolid, Espanha.

Neste encontro as instituições discutiram possibilidades de cooperação transfronteiriça, com perspectiva de se firmarem acordos ainda em 2019 para o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Este encontro foi muito importante para estreitarmos laços com ambas instituições. Dessa forma a Unijuí fortalece seu processo de internacionalização com a Europa, mas também com a América Latina, valorizando a proximidade com os países da região, considerando tradições e cursos diferentes. São Universidades reconhecidas em seus países e no mundo”, observa o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.

Participaram pela Unijuí, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González e o Vice-Reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg. Pela Universidad Nacional de Itapúa, anfitriã do encontro, participaram o Reitor, Hildegardo González Irala e Victoria Teresita Regis Acosta, responsável pelas Relações Internacionais da Instituição, além de representantes de unidades acadêmicas, diretores de pesquisa e relações internacionais. Pela Universidade de Valladolid esteve presente Ignacio García Valdecasas, também vinculado ao programa Erasmus+.

“É importante gerar estes espaços de aprendizagem e desenvolvimento de novos projetos de cooperação internacional, que trarão impactos não apenas para as instituições, mas para as regiões. Nossas instituições possuem mais pontos em comum do que diferenças, dessa forma, a cooperação será benéfica para a geração de projetos de cooperação e impacto regional”, observa Victoria Teresita Regis Acosta, responsável pelas Relações Internacionais Universidad Nacional de Itapúa.


Reitora da Unijuí integrou comitiva do Comung em audiências com o Governador do Estado e Assembleia Legislativa

                 

Nesta quarta-feira, 29, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, integrou comitiva de diretores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung em agendas com a Assembleia Legislativa e o Governador do Estado, Eduardo Leite, em Porto Alegre.

A primeira agenda foi realizada com o deputado estadual Fábio Branco, que é presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa e solicitou a participação do Comung para um diálogo. Logo após também aconteceu uma conversa com o deputado estadual Issur Koch, que é o vice-presidente da Comissão sobre educação e inclusão. A comitiva também já agendou, para a próxima semana, uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara, para discutir financiamento estudantil.

Para finalizar o dia de atividades, a diretoria do Comung realizou audiência com o Governador Eduardo Leite. A pauta ocorreu para a apresentação das instituições do Consórcio e o trabalho realizado nas comunidades a mais de 60 anos, considerando formação, inovação e tecnologia. “Nossas instituições estão presentes em diversas cidades e regiões do Estado. Em muitas delas, são as maiores empresas, gerando um grande impacto econômico e social. O governador conhece as instituições e marcou, na oportunidade, o excelente e relevante trabalho desenvolvido”, observa a Reitora.

Durante o encontro, também ocorreu a apresentação, ao governador e para a Secretária-Adjunta de Educação, Ivana Flores, de um programa de formação de professores, demandado aos reitores em fevereiro, pelo Secretário Faisal Karam. “O programa foi apresentado considerando a experiência histórica de nossas instituições na formação de professores e principalmente a necessidade da discussão sobre a BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho. O governador encaminhou a análise do Programa com grande perspectiva de materializar um projeto em parceria para os próximos quatro anos”, complementou.

Além da professora Cátia Nehring, que é tesoureira do Consórcio, a comitiva do Comung foi composta pela presidente, Carmen Lúcia de Lima Helfer, Reitora da UNISC, pelo vice-presidente, Evaldo Antonio Kuiava, Reitor da UCS, pela 2ª vice-presidente, Lia Maria Herzer Quintana, Reitora da URCAMP, e pelo secretário, Cleber Cristiano Prodanov, Reitor da FEEVALE.


Unijuí realiza Programa de Desenvolvimento de Mentores de Inovação Educacional

                    

Com o objetivo de proporcionar aos professores vivências em metodologias ativas de ensino e aprendizagens para aplicação em sala de aula por meio da utilização de metodologias colaborativas e tecnologias digitais, a Unijuí está realizando, ao longo de 2019, o “Programa de Desenvolvimento de Mentores de Inovação Educacional” para 80 professores.

Com encontros mensais, o Programa de Formação Continuada será desenvolvido até o final do ano, a partir de uma proposta interativa, participativa e prática, ministrada pela consultora educacional Maidi Dal Ri, da empresa Topser. O último encontro foi realizado nos dias 24 e 25 de maio e o próximo já tem data marcada para o dia 21 de junho, sempre de forma presencial.

Essa atividade faz parte do Programa de Formação de Professores da Unijuí, com o foco em desenvolver continuamente as competências e habilidades para as novas relações de aprendizagem, tendo em vista tecnologias expressivas no perfil do estudante do ensino superior. A formação irá totalizar carga horária de 36 horas, centrada no planejamento, assessoria e o desenvolvimento de experiências de aprendizagem, envolvendo as equipes estratégicas.


Contrato da Prefeitura de Ijuí prevê pavimentação asfáltica em via pública do Bairro Universitário

A Prefeitura de Ijuí assinou, nesta terça-feira, 28, contrato com a Bripav - Britagem e Pavimentação Ltda - para capeamento e pavimentação asfáltica no município. Em um dos projetos de pavimentação, a comunidade do Bairro Universitário e entornos será beneficiada com a obra na via pública Professor Waldir Bussmann, que passa pelo Campus da Unijuí, nas proximidades do Hospital Veterinário. O contrato, de mais de R$ 1,5 mi, que inclui todos os projetos, será financiado pelo Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado.

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, participou do ato de assinatura, no Gabinete do Prefeito Valdir Heck. "Esta obra vai melhorar um dos acessos à Instituição, priorizando a melhoria do acesso ao Hospital Veterinário, ao prédio das Engenharias e as futuras instalações do Laboratório de Habilidades. Uma obra prioritária para desafogar o fluxo de veículos, principalmente à noite, dando maior segurança. A partir da pavimentação asfáltica a Unijuí, fará todo os acessos aos pedestres”, salientou a reitora.

As obras têm prazo de 16 meses e, de acordo com o diretor da Bripav, Sandro Paim, terão início quando as condições climáticas forem favoráveis. Durante as obras, o trânsito no trecho será interrompido até a conclusão.

Também participaram do ato de assinatura o secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Jair da Rosa, os vereadores Jeferson Dalla Rosa e Marildo Kronbauer, o presidente da UABI, Cesar Amaral, os presidentes de Bairro João Bariquello, do Bairro Tiarajú, Alvair Machado, do Bairro Getúlio Vargas, a diretora da Copam, Priscila Leviski, o diretor da Bripav, Marcos Bussler, e o engenheiro Joanir Folgiarini.

 


Campus Panambi promove o I Encontro de Negócios Inovadores

                  

Nesta terça-feira, 28, e quarta-feira, 29, o Campus Panambi promove o I Encontro de Negócios Inovadores, evento organizado pelo Programa de Formação de Gestores, Laboratório de Gestão e Negócios, estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

O evento tem o objetivo de proporcionar aos estudantes e a comunidade a oportunidade de atualização e ampliação de conhecimentos. A abertura ocorreu na noite desta terça-feira no auditório do Campus e contou com uma palestra da coach Jaqueline Bairros, que abordou o tema: “Marketing Pessoal e posicionamento de mercado: o que a marca VOCÊ tem a dizer?”. Durante a atividade, também ocorreu uma apresentação da EducaSom Escola de Música.

Nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 19h30, as atividades têm continuidade no auditório da ACI, em Panambi, com a palestra: “A relevância da Administração e da Contabilidade nos gerenciamentos das organizações”, ministrada pelo prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e pelo professor André Hoffman.

Segundo o professor Dr. Ariosto Sparemberger, coordenador dos cursos, a realização do Encontro de Negócios Inovadores se constitui em um espaço de debate e busca de novos conhecimentos que ocorrem no processo de formação dos estudantes. “A Universidade, ao cumprir sua missão de formar profissionais com excelência, também tem o compromisso de estar integrada à comunidade local e regional e isso ocorre por meio da proposta pedagógica dos nossos cursos”, destaca. O Pró-Reitor do Campus Panambi, professor Nelson Thesing, observa que os eventos que dialogam com a comunidade, como as semanas acadêmicas dos cursos, fazem com que a Unijuí cumpra o seu papel de instituição Comunitária.


EAD Unijuí: possibilidades de ingresso e benefícios

O ensino a distância possibilita o ingresso em uma universidade sem necessidade de se deslocar até o espaço físico para a dedicação integral aos estudos. A modalidade permite que os estudantes dividam sua rotina acadêmica com outras atividades como, por exemplo, o mercado de trabalho.

Na Unijuí os estudantes da modalidade a distância têm acesso aos mesmos benefícios que um estudante da modalidade presencial. É qualidade no ensino, com a excelência de uma Universidade completa, com a vantagem de cursar sua graduação do seu jeito e no seu tempo.

Para ingressar em um dos cursos da modalidade EAD, os candidatos poderão agendar o vestibular no dia e horário que desejar. Há, ainda, a possibilidade de utilizar a nota de redação do ENEM, válida a partir de 2010, ou a nota de redação de outros vestibulares realizados pela Unijuí. Caso o candidato escolha alguma dessas formas de ingresso, não é necessário realizar a prova do vestibular. O processo seletivo será feito a partir da análise desses resultados.

Estudantes matriculados ganham curso de qualificação profissional

Os estudantes que se matricularem na modalidade EAD da Unijuí têm acesso a um curso de qualificação profissional. O estudante poderá escolher um curso entre três opções. São eles: Gestão de Vendas, Marketing Estratégico e Pesquisa de Marketing.

O Curso é gratuito e aqueles que concluírem, e forem aprovados, recebem gratuitamente o certificado do curso de qualificação profissional de 40 horas. Para acessar essa vantagem, os interessados podem entrar em contato com o Polo da sua região e solicitar a melhor forma de ingresso para realizar sua matrícula no curso escolhido. O estudante terá 60 dias para concluí-lo, independente de ter iniciado ou não as aulas.

 

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