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Gestores da Unijuí conhecem os resultados da Avaliação da Infraestrutura

                   

No período de 08 a 24 de abril de 2019, foi realizada a aplicação do instrumento de avaliação da infraestrutura da Universidade aos professores, estudantes e técnico-administrativos e de apoio nos quatro campi da Universidade, com o objetivo de obter parâmetros para identificar aquilo que está bom e aquilo que precisa melhorar em termos de infraestrutura, buscando auxiliar os gestores na tomada de decisões, também com vistas à constante qualificação dos processos acadêmicos e administrativos. Participaram da pesquisa 1865 pessoas.

A avaliação da infraestrutura é uma das avaliações previstas no cronograma institucional de Avaliação da Universidade, que conta com a participação de todos os segmentos da comunidade interna nos processos, instrumentos e períodos de aplicação regulamentados pelas políticas do MEC e da Unijuí, indo ao encontro do contexto das políticas públicas de educação superior  através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES que requer das universidades o olhar do todo institucional. O SINAES engloba a avaliação institucional (interna (CPA) e externa (MEC/CAPES). 

Assim, o professor Dieter Siedenberg, Vice-Reitor de Administração e a coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, apresentaram os resultados da Avaliação da Infraestrutura - 2017-2018 aos gestores da Universidade em reunião ampliada do Conselho de Gestão (COGEST) e Fórum de Gerentes.

Na análise geral, o professor Dieter evidenciou que de quatorze questões avaliadas, em nove delas os pesquisados apontaram um nível de satisfação entre 70% e 100%. Destacou a sintonia entre os resultados das questões objetivas com às questões abertas, tanto nas potencialidades, quanto nas questões indicadas para melhorias, sendo elas: investimentos em espaços de convivência; iluminação e segurança; acessibilidade; estacionamentos; ampliação e climatização das salas de estudo da Biblioteca e revisão/manutenção dos climatizadores. “Esses resultados balizarão o orçamento programa de 2020, bem como o PDI que está sendo revisado”, disse.

Na sequência, foram apresentados pela procuradora e pesquisadora Institucional, Cristiane Villa, os Planos de Acessibilidade e o Plano de Contingência da Unijuí, em que constam os cronogramas de desenvolvimento de ações no âmbito da acessibilidade, que foi um dos itens apontados para melhoria na avaliação da infraestrutura. A coordenadora do NAAI (Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional), professora Marta Borgmann e o Engenheiro Civil da Instituição, Tiago Marder, que participam da Comissão de elaboração destes Planos também estiveram presentes e fizeram contribuições nessas apresentações, trazendo aspectos específicos de suas áreas de atuação.

A coordenadora da CPA destacou que a apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica é um dos critérios de avaliação de curso da Instituição pelo MEC/CAPES, em vários indicadores dos instrumentos de avaliação de curso e institucional. Assim, solicitou aos gestores de todas as unidades e coordenadorias o desenvolvimento de estratégias de divulgação dos resultados avaliativos junto aos professores, estudantes e técnico-administrativos de suas unidades e coordenadorias, visando a constante qualificação dos processos e ações nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão da Unijuí. 


Pós-Graduações em andamento: confira os cursos que iniciaram na Unijuí

                

A Unijuí deu início recentemente a novos cursos de Especialização. Esta leva de ofertas encerra as atividades de Pós-Graduação Lato Sensu em 2019. Para o próximo ano, um pacote com novos cursos está sendo preparado pela Universidade.

Saiba mais sobre os cursos iniciaram:

Alfabetização: o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização é promovido pelo Curso de Pedagogia, com o objetivo de contribuir na formação aprofundada de professores e gestores que são responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem das crianças considerando o atual contexto social, econômico, histórico, político e educacional em seus movimentos de transformações.

Na abertura oficial, realizada na noite de 27 de setembro, os participantes foram recepcionados com um coquetel, puderam apreciar exposição de trabalhos/projetos na área da alfabetização organizada pelas seguintes instituições: Centro de Educação Francisco de Assis- EFA, Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha e Instituto Municipal Educação Assis Brasil- IMEAB.

As coordenadoras, professoras Iselda Sausen Feil e Lídia Inês Allebrandt, junto das demais professoras do curso, para contextualizar a proposta pedagógica e o eixo temático do primeiro módulo: Alfabetização na Sociedade e na História: teorias, críticas, desafios e possibilidades, e para dar as boas-vindas às participantes, muitas egressas do curso de Pedagogia da Unijuí, outras também provenientes de outras instituições da região e de Ijuí. Durante as interações as participantes evidenciaram sua expectativa em aprofundar estudos e práticas, recolocando a alfabetização em perspectiva. Logo após, aconteceu a palestra interativa com a professora Mestre Marisa Nunes Frizzo, sobre o tema “Profissão Docente na Contemporaneidade”, aberta a todos interessados.

Estética em Saúde: O mercado da beleza, estética e saúde é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Uma área em constante aprimoramento que exige cada vez mais profissionais atualizados e que compreendam com profundidade as técnicas disponíveis. Esta Pós-Graduação especializa, aperfeiçoa e qualifica cientifica e tecnicamente os profissionais para atuar na área de estética e saúde, proporcionando crescimento profissional com melhores e novas possibilidades de atuação.

               

Licenciamento Ambiental: O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.

A Pós-Graduação em Licenciamento Ambiental da Unijuí visa qualificar os profissionais para prestar serviços de Licenciamento Ambiental com o uso de recursos técnicos e científicos, norteados por conceitos éticos e pela base Legal vigente, desenvolvendo habilidades técnicas para eficiente condução dos Processos de Licenciamento Ambiental em qualquer uma das esferas pertencentes ao SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente).

Para o próximo ano, um pacote com diversas novas propostas, além de novas edições de cursos já ofertados entrarão no catálogo da Universidade. Confira em breve!


Profissional do Futuro apresenta as diversas possibilidades de escolha para estudantes de ensino médio

                     

Desde a manhã de terça-feira, 01 de outubro, milhares de estudantes estão circulando pelo campus Ijuí, na edição 2019 do Profissional do Futuro.  Em comum, todos estão conhecendo a estrutura da Universidade e a proposta dos cursos de Graduação, além de interagirem com estudantes, professores e técnicos-administrativos. São diversas as possibilidades de escolha apresentadas no evento, que encerra nesta quinta, dia 03, em Ijuí e também será realizado no campus Santa Rosa, no dia 08 outubro.

Para auxiliar na escolha e tirar todas as dúvidas sobre os cursos de Graduação, presencial e a distância, a Unijuí montou uma grande estrutura no campus Ijuí e também em espaços como o IRDeR, Escritório Modelo e Unijuí Saúde. “O evento foi muito produtivo para o conhecimento das áreas em que já me imagino atuando, além disso, foi interessante para conhecer outras possibilidades”, observou Rafael Vitor Canepele, 18 anos, de Santo Ângelo. “Consegui conhecer melhor o curso e ter certeza na minha escolha”, complementa Joana de Oliveria, 17 anos, de Independência.

Neste ano, cerca de 4,5 mil alunos do ensino médio de mais de 130 escolas, públicas e particulares, são esperados nos espaços da Universidade.

Confira as diversas possibilidades apresentadas aos estudantes no Profissional do Futuro:

Mostra de Cursos: todos os cursos de Graduação ofertados pela Unijuí acolheram os estudantes, mostrando a estrutura, proposta curricular e diferenciais. Também prepararam aspectos práticos em oficinas temáticas, envolvendo os alunos com o cotidiano das profissões. 

 

Papo Reto: uma conversa sobre a escolha profissional e o sentimento que cada estudante carrega no momento da decisão. A atividade é coordenada por profissionais da área da Psicologia.

                 

Aulão de Redação e atividade aos professores: o tradicional Aulão de Redação buscou dar dicas e preparar os estudantes para a prova de Redação do Vestibular Unijuí. Os professores das escolas também tem uma programação especial, realizada no Salão de Atos.

Momentos Culturais e esportivos: o Coral Unijuí e a Cia. Cadagy envolveram os participantes em momentos culturais com música, arte circense e teatral. Uma novidade foi o Escape Room, desafiando os corajosos a escapar de uma sala projetada. No intervalo de almoço tem show para animar os participantes do evento.

Inscrição ao Vestibular: equipes da Universidade estão auxiliando os estudantes na escolha da profissão e já realizando o processo de inscrição. Aqueles que efetuam a inscrição ganham um copo e uma foto personalizada, além de poder concorrer a um smartphone.

              

 


Programa de Residência Multiprofissional realiza ciclo formativo no campo da Saúde Coletiva

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família realizou durante o sábado, dia 28, na Unijuí Campus Santa Rosa, o I Ciclo Formativo Sobre a Atuação do Profissional de Educação Física no Campo da Saúde Coletiva. Atividade foi organizada pelos residentes e coordenada pela professora Moane Marchesan Krug.

A atividade envolveu os estudantes do curso de Educação Física e teve como objetivo entender e discutir sobre o papel da Educação Física no campo da Saúde Coletiva, bem como, aproximar os acadêmicos dos residentes, proporcionando uma troca de saberes e vivência.

De acordo com a professora Moane proporcionar espaços de formação onde a teoria pode ser discutida por meio de exemplos práticos, auxilia a construção dos conhecimentos e fortalece a identidade dos futuros profissionais.

A programação do encontro contemplou no primeiro momento da manhã um café coletivo e após a discussão sobre o Sistema Único de Saúde: uma conquista da população. Neste momento os alunos tiveram a oportunidade de entender a construção do SUS a partir de uma linha do tempo. Já na parte da tarde foram realizados debates acerca dos níveis de atenção à saúde, atuação do Profissional de Educação Física na Saúde Coletiva e encerramento com troca de experiências.


Oportunidades de Fomento e Linhas de Pesquisa entre Europa/Alemanha e o Brasil foi tema de bate-papo na Unijuí

                 

A assistente de pesquisa e doutoranda do departamento de biologia e química do Fraunhofer Institute IFAM, em Bremen, na Alemanha, Stephani Stamboroski, esteve na Unijuí na última segunda-feira, 30 de setembro, abordando as oportunidades de fomento e linhas de pesquisa entre Europa/Alemanha.

No Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, Stephani conversou com a Assessora de Assuntos Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski e com o Assistente de Pesquisa e Extensão, Fabrício Nicoletti, oportunidade em que defendeu o Brasil e a Unijuí como um modelo de parceria perfeita, uma vez que o país e, especialmente a região, possui matéria-prima em abundância, potencial de poder de compra e população jovem. “A excelência científica e o comprometimento dos estudantes brasileiros são requisitos valorizados pelos institutos de pesquisa europeus”. complementou.  

Posteriormente, Stephani fez uma rodada de conversa com empresários da Incubadora de Base Tecnológica da Unijuí, Criatec, para abordar temas como inovação e tecnologia e a promoção da pesquisa aplicada. 

Algumas oportunidades de fomento e linhas de pesquisa entre Europa e o Brasil se destacam, como o Horizonte 2020 (www.ec.europa.eu/horizon2020), maior programa de investigação e inovação da União Europeia (UE). Outro programa, inaugurado em 2017, o ENRICH Brazil (www.brazil.enrichcentres.eu)  visa fortalecer cooperação em pesquisa, inovação e negócios entre o Brasil e a Europa, trocando práticas inovadoras, experiência, e conhecimento entre todas as partes envolvidas.

Mais oportunidades para alunos de graduação e de pós-graduação podem ser conferidas no site do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, https://www.daad.de/en.

Estudantes da Unijuí interessados em fazer intercâmbio em Universidades de outros países, contam com o apoio do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, que presta assessoria a toda a comunidade acadêmica.  

                 


Unijuí solicita apoio parlamentar para ampliação do Hospital Veterinário

              

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, esteve reunida com a deputada federal Liziane Bayer e com a deputada estadual Franciane Bayer, ambas do PSB, em um evento realizado no sábado, dia 28, na Câmara de Vereadores de Ijuí. No encontro intermediado pelo vereador Jeferson Dalla Rosa, que contou ainda com a presença do professor Fernando Ferreira da Cruz, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade, a Reitora pediu apoio a projetos de interesse da Unijuí, a serem encaminhados para a bancada gaúcha.

“Entregamos duas solicitações para que a deputada Liziane Bayer trabalhe em favor de emendas parlamentares de bancada: uma relacionando todo o grupo de universidades comunitárias ligadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que envolve uma emenda parlamentar de 60 milhões, especificamente para bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica, além de melhoria da infraestrutura de nossas instituições para as questões de inovação, pesquisa e tecnologia”, explicou Cátia Nehring. A outra, segundo ela, envolve diretamente a Unijuí. “Pedimos apoio ao projeto de ampliação do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal, que é uma ampliação do nosso Hospital Veterinário para grandes animais. Solicitamos à deputada um auxílio no sentido de fazer uma defesa a estas duas emendas, que envolve a bancada gaúcha”, afirmou.


Profissional do Futuro: alunos do ensino médio estão imersos no cotidiano da Universidade

                     

Centenas de alunos de escolas da região Noroeste do Estado desembarcaram no campus da Unijuí, em Ijuí, nesta terça-feira, dia 01, dando início ao Profissional do Futuro 2019. Neste ano, cerca de 4,5 mil alunos do ensino médio de mais de 130 escolas, públicas e particulares, são esperados nos espaços da Universidade até a próxima quinta-feira, dia 03, no Campus Ijuí, e no dia 08 no campus Santa Rosa.

A Unijuí preparou a programação durante os últimos meses, englobando mais de 40 mostras de cursos e práticas laboratoriais, oito atividades de orientação e atividades recreativas, além de visitas dirigidas à Escola Fazenda, ao Escritório Modelo e à Unijuí Saúde. Também são preparados momentos culturais para professores e alunos, além do Aulão de Redação e todas as oportunidades de troca de conhecimentos entre os participantes. Neste ano uma das novidades é o espaço Papo Reto, que consiste em uma conversa sobre a escolha profissional e o sentimento que cada estudante carrega no momento da decisão. A atividade é coordenada por profissionais da área da Psicologia.

Durante a programação também é possível fazer a inscrição para o Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, que está com inscrições abertas até o dia 24 de novembro, e concorrer a um Smartphone. “Realizar o Profissional do Futuro é sempre um momento muito especial do ano. É nesta oportunidade que apresentamos todas as nossas possibilidades formativas, nossa estrutura e o nosso fazer, para auxiliar nossos futuros estudantes a escolherem seu futuro profissional a partir de um dos diversos cursos de graduação da Unijuí”, salienta a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon.

O Profissional do Futuro 2019 acontece também no campus Santa Rosa, no dia 08 de outubro.

                   

A avaliação de quem está participando:

Natália, de Crissiumal:

“Achei muito interessante conhecer a Unijuí, uma forma interessante para definir a escolha profissional e o nosso futuro”;

Rafael Vitor Canepele, 18 anos, de Santo Ângelo:

“Evento muito produtivo para o conhecimento das áreas em que já me imagino atuando, além disso, interessante para conhecer outras possibilidades”;

Luísa, 17 anos, de São Borja:

“Muito interessante para conhecer as diversas áreas e cursos que a Universidade possui”;

Érica, 17 anos, de São Borja:

“Achei muito legal participar, pois gostei muito da Universidade. Já me inscrevi para o Vestibular e espero passar”;

Maiara, 17 anos, de Cruz Alta:

“A Feira da Unijuí está sendo muito importante, principalmente para quem tem dúvidas na escolha profissional”;

Joana de Oliveira, 17 anos, de Independência:

“Tive a oportunidade de conhecer bem o curso que desejo fazer”

 


“Viva as suas diversas possibilidades”: Unijuí lança Vestibular de Verão 2020

                   

“Viva as suas diversas possibilidades”: esse é o mote da Campanha do Vestibular 2020. Nesta segunda-feira, 30, foi lançada oficialmente, para técnicos-administrativos e de apoio, professores, convidados, lideranças regionais e imprensa, a campanha de prospecção de novos estudantes para os quatro campi da Unijuí, referentes aos três vestibulares: Vestibular de Verão 2020, Vestibular EAD Unijuí e Vestibular de Medicina.

As peças publicitárias que circularão até o final da campanha, bem como os VT’s, que serão veiculados na televisão e redes sociais, foram apresentados pelo gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Dari Bottega. Mais uma vez, a campanha traz os estudantes e egressos da Universidade como protagonistas, destacando as suas vivências enquanto universitários e profissionais.

“Viver e trabalhar numa sociedade global é um desafio para toda a população. Cada um de nós tem uma grande responsabilidade. As escolhas que fizermos por nós e pelos nossos é a diferença para o futuro. Além disso, receber estudantes para viver aprender e transformar é a nossa razão de existir”, salientou a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon.

Confira o VT da Campanha

                    

Nesta edição de Vestibular, serão ofertados novos cursos de graduação na modalidade presencial e a distância. O curso de Gastronomia é a principal novidade para a modalidade presencial no campus Ijuí, juntamente com Engenharia de Produção, no campus Panambi. Já na modalidade a Distância, o destaque fica para os novos Marketing, Gestão de Qualidade e Processos Gerenciais.

Outra novidade se refere à prova: para este processo seletivo, que será no dia 1º de dezembro, será apenas redação. As inscrições para o Vestibular de Verão 2020 da Unijuí têm início nesta terça-feira, 1º de outubro, e seguem até o dia 24 de novembro de 2019, no site www.unijui.edu.br/vestibularpresencial.

Na oportunidade, foi apresentada também a Campanha do Vestibular de Medicina 2020 da Unijuí. Esse com início das inscrições no dia 19 de novembro de 2019 e final no dia 26 de janeiro de 2020. A prova, composta por questões objetivas e de redação, será no dia 02 de fevereiro. Todas as informações do processo seletivo estão disponíveis no Portal da Unijuí em www.unijui.edu.br/vestibularmedicina.

Encerrando o evento, a Reitora, professora Cátia Nehring, observou que a Instituição tem o desafio de ofertar diferentes experiências, que possam, efetivamente, transformar pessoas em futuros profissionais: “para que essas pessoas possam transformar o coletivo de nossa sociedade” avaliou.

O evento de Lançamento da Campanha do Vestibular de Verão 2020 e Apresentação do Relatório Social Fidene 2018 também será realizado no campus Santa Rosa, no dia 07 de outubro.


“Este é o resultado de um trabalho colaborativo”: Relatório Social da Fidene apresenta dados do fazer da Fundação

                             

As atividades de ensino, pesquisa e extensão da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene) estão presentes no Relatório Social referente ao ano de 2018. O documento, apresentado nesta segunda-feira, 30, durante o evento que também lançou a Campanha do Vestibular da Unijuí 2020, sintetiza o fazer da Fundação e suas mantidas: a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) e Rádio Unijuí FM. 

Assim como as atividades desenvolvidas, a história da Fidene e os resultados obtidos no ano de 2018, a partir do seu fazer, estão documentados no Relatório Social Fidene 2018. Intitulado “Este é o resultado de um trabalho colaborativo”, o Relatório demonstra o trabalho desenvolvido por professores, técnicos-administrativos e de apoio, estudantes e comunidade, que se tornam personagens da construção diária do desenvolvimento da região a partir da educação.

A apresentação do documento foi feita pelo Vice-Reitor de Administração da Unijuí e Diretor-Executivo da Fidene, professor Dieter Rugard Siedenberg. Segundo ele, mais uma vez o Relatório evidencia a magnitude e a grandiosidade da Fidene em um contexto regional, estadual e nacional.

“Quando uma instituição como a Fidene/Unijuí, para além de propiciar uma formação profissional qualificada para centenas (ou até milhares de jovens) anualmente, apresenta o resultado de suas ações sociais, na ordem de quase R$ 20 milhões, com milhares de pessoas atendidas, centenas de instituições e empresas beneficiadas, é que se tem uma noção da importância desta instituição, tanto na vida das pessoas quanto no contexto regional e nacional”, comenta.

Confira aqui o Relatório Social da Fidene 2018.

                 


Unijuí apoia Programa que desenvolve metodologias empreendedoras para estudantes do Ensino Médio

O sábado teve uma movimentação diferente no campus Santa Rosa, 80 estudantes de seis escolas do Ensino Médio da cidade realizaram o último encontro do Programa Decola, promovido pela Acisap em parceria com a Unijuí. O evento denominado “Challenge Day” encerrou as atividades do programa, no qual durante oito encontros os estudantes do segundo ano do Ensino Médio aprenderam e trabalharam com metodologias de empreendedorismo. O desafio proposto para cada escola envolveu problemas relacionados à temática da alimentação. Os estudantes tiveram que buscar a melhor solução e apresentar a ideia em um pitch para uma banca avaliadora.

Para os estudantes do IFFAR, Maria Eduarda Tramm e Lucas de Oliveira, o projeto foi desafiador, não imaginavam o quanto poderia impactar em novos conhecimentos. Lucas afirmou que foi um divisor de águas, pois levará para a sua vida os aprendizados de como empreender e as etapas dos processos envolvidos. Também ressaltou que a força de vontade e a persistência em não desistir no meio do caminho, foram fundamentais para o processo de aprendizagem. Maria Eduarda disse que participou do programa porque o objetivo dela era encontrar algumas respostas e poder colocar em prática tudo aquilo que aprendeu, que valeu a pena ter persistido e chegar até o final do programa.

Segundo o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, a Unijuí aceitou a proposta da Acisap em ser parceira do Programa Decola porque entende a importância desse projeto inovador, agregando ao aprendizado dos estudantes por meio da cultura empreendedora. “Empreender é muito mais que abrir o próprio negócio. Ser empreendedor é cuidar da própria vida e do próprio futuro, fazendo relações com o mercado de trabalho, estabelecendo metas, se preocupando com o que vai ser amanhã ou no próximo ano. Ser empreendedor é pensar a sua vida, planejar e projetar, este programa tem essa finalidade, ele desperta nos estudantes essa capacidade empreendedora para a sua vida, ele vem ao encontro do nosso propósito institucional que é o desenvolvimento regional”, ressaltou.

A equipe vencedora, que apresentou a melhor proposta de solução, foi o Instituto Sinodal da Paz. O grupo trabalhou a dificuldade que os consumidores têm para acessar e receber produtos saudáveis, frescos e de boa qualidade em escala municipal.

 


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