Existem pessoas que naturalmente possuem características de liderança. Outras, no entanto, precisam de auxílio para alcançar essa vocação. Pensando nos profissionais que atuam ou que desejam atuar em cargos de liderança, a Unijuí está ofertando a Qualificação Profissional em Desenvolvimento de Líderes e Talentos.
Interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro, na página da Qualificação Profissional. O curso irá ocorrer no dia 25 de outubro, de forma online, e no dia 29 presencialmente no campus Três Passos da Unijuí, nos turnos da manhã e tarde.
A qualificação busca explorar ferramentas e dinâmicas que proporcionam aos participantes uma nova visão a respeito do contexto de desenvolvimento humano e organizacional. Seu principal objetivo é aprimorar as habilidades e competências para uma gestão de talentos com foco no aprendizado e crescimento.
O curso possibilita que os participantes compreendam os pilares da liderança para que possam aplicar técnicas em sua vida pessoal e profissional. Por este motivo, a capacitação aborda temas como Gestão para o desenvolvimento humano; Liderança e desenvolvimento de talentos; Liderança transformacional; Mindset de crescimento e mindset fixo; e Hards skills e soft skills.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações profissionais ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, aconteceu a II Feira Regional de Matemática em Santa Rosa. Ao longo do dia, mais de 500 pessoas prestigiaram a apresentação de 26 trabalhos, desenvolvidos por estudantes da Educação Básica ao Ensino Médio de seis cidades da região, professores e acadêmicos do Ensino Superior. O evento foi promovido pela Unijuí, por meio do projeto de extensão Feiras de Matemática, em parceria com a 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Santa Rosa.
As Feiras de Matemática têm como finalidade incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas. “O grande foco do evento é o protagonismo de vocês: professores e estudantes. Agradecemos muito por estarem aqui e pedimos também: levem a semente da Feira para suas escolas. Tenho certeza que essa participação marca cada um de vocês e espero que, ano que vem, vocês queiram estar aqui novamente, trazendo mais colegas e professores, para cada vez mais fortalecermos as Feira de Matemática”, salientou o coordenador do projeto, professor Peterson Avi.
A coordenadora adjunta da 17ª CRE, professora Ligiane Reginatto, parabenizou a Unijuí por ter proporcionado um espaço de troca de conhecimentos e experiências. “Temos o privilégio de contar com a Unijuí na nossa região, porque a parceria que temos com a Universidade potencializa aprendizagens em todos os setores. A Feira estava muito rica, todos os trabalhos trouxeram novidades, trouxeram a sala de aula para dentro da comunidade. Qualquer pessoa que visitasse os projetos e ouvisse as explicações, via que matemática é o nosso dia-a-dia”, ressaltou.
Já a representante da Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa, Maria da Graça Zimmermann, fez uma saudação aos professores e estudantes, que se desafiaram a levar uma amostra dos trabalhos realizados em suas escolas. “A matemática é considerada a grande ‘vilã’ da aprendizagem, e a gente sabe que não é bem assim. Ela é prazerosa, desde que a gente desenvolva e passe isso aos nossos alunos, de uma maneira lúdica, prática, fazendo com que eles despertem o interesse pela aprendizagem da matemática. E aqui vemos a concretização disso”, destacou.
Encerrando os pronunciamentos, a coordenadora do campus Santa Rosa da Unijuí, professora Taciana Enderle, ressaltou a alegria de receber a comunidade. “É muito bom ter vocês aqui na nossa Universidade, frequentando nossos ambientes. Parabenizo a todos que apresentaram seus projetos, se propuseram a realizar essas atividades e vieram até aqui compartilhar conosco todas essas ações. Que isso nos possibilite cada vez mais mostrar que a matemática é uma área encantadora”, afirmou.
A II Feira Regional de Matemática da região de Santa Rosa contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM - RS) e patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Interesses culturais, territoriais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia. Esse embate segue gerando tensões não somente nos territórios em guerra, mas nos demais países europeus e com reflexos em diversas outras partes do mundo. “Guerra na Europa: cenário e perspectivas do conflito entre Rússia e Ucrânia" foi o tema do Rizoma Temático desta quinta-feira, 29 de setembro.
Para debater este assunto foram convidados o doutor em Ciências Militares, historiador e coronel do Exército, Sergio Muniz; o professor mestre do curso de História da Unijuí, Jaeme Callai; doutor em Economia e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Argemiro Brum; e o professor, doutor e coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), Rubens de Siqueira Duarte.
De acordo com Jaeme Callai, alguns fatos permitem analisar que a história está se repetindo e realizar um “gancho” do presente com o passado. “A história certamente não se repete do mesmo modo, mas se olharmos para 100 anos atrás vamos perceber que a situação que observamos hoje, entre Rússia e Ucrânia, já ocorreu, com algumas semelhanças, na expansão nazista aos sudetos da República Tcheca”, afirmou.
Para Sérgio Muniz, a grande estratégia militar russa não está funcionando conforme o esperado. “A estratégia russa é apelidada de 'caldeirão'. Eles cercam uma determinada área, aplicam maciços fogos de artilharia e tentam esmagar o inimigo. Acontece que os ucranianos utilizam uma organização operacional semelhante aos russo, além de mostrar resiliência muito grande”, relatou.
Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin voltou a mencionar a utilização de bombas nucleares, além de convocar os reservistas para o exército. “O custo político de usar essa arma aumentou enormemente. Os grandes analistas internacionais que eu tenho observado dizem que é muito improvável que haja a utilização de armas nucleares e, sim, mais uma tentativa de dissuadir. Então estão apostando que esse armamento não será utilizado”, destacou Rubens.
Segundo o professor Argemiro Brum, para a Ucrânia os prejuízos econômicos da guerra são praticamente seculares, visto que houve um declínio de 35% do Produto Interno Bruto ucraniano. “Para recuperar as perdas nessa intensidade, além das humanas e estruturais, vai levar um certo tempo. Por exemplo, não estamos ainda em uma terceira guerra mundial, mas as destruições locais estão muito parecidas”, afirmou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
Na tarde desta quarta-feira, 28 de setembro, a Unijuí recebeu representantes da empresa Kepler Weber, de Panambi. Os profissionais estiveram visitando a estrutura do Espaço + Inovação Unijuí, onde puderam conhecer os laboratórios e assistir uma apresentação sobre tecnologias LoRa, realizada pelo Laboratório de Internet das Coisas (IoT). Além disso, foi realizada uma reunião técnica com o objetivo de firmar parceria entre a empresa e a Universidade para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Estiveram presentes no encontro, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; a chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, Fabiana Simon e professores das áreas de Engenharias e Ciência da Computação da Universidade. Durante a reunião, foram apresentadas as principais linhas de pesquisa da Unijuí que fazem conexão com as demandas apresentadas pela Kepler Weber, identificando possibilidades. O próximo passo será compor um documento compartilhado entre as duas instituições, dando forma a projetos e estratégias para possíveis soluções.
Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, “fazer uma parceria com a Kepler Weber é muito importante dada a representatividade da empresa em nível mundial. É uma oportunidade muito boa para nossos pesquisadores poderem canalizar as soluções e também, nesse movimento, formar melhor nossos estudantes de graduação e pós-graduação”, destacou.
O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí vem integrando os estudantes estrangeiros em diversas atividades, que vão do ensino ao contato com a cultura local.
Uma delas é o curso de Língua Espanhola - Nível 1, que teve início na última semana, voltado aos colaboradores de diferentes setores da Instituição. O curso é ofertado de forma gratuita e organizado pelo Núcleo de Recursos Humanos e pelo Escritório de Relações Internacionais.
À frente da formação estão o professor da UPEC e doutorando em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, Luis Patiño Hernández, e a engenheira em computação, estudante do curso de Português da Unijuí e de espanhol como Língua Estrangeira, da Universidade Europeia Miguel de Cervantes, Magali Delgado Guérron, ambos do Equador.
Palestras nas Escolas
Nessa semana, as professoras assistentes de Inglês, Nicole Bedoya e Krista Arellano, dos Estados Unidos, e a assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, realizaram palestras no Instituto Federal Farroupilha – IFFAR, de Santo Augusto, organizadas pelo Projeto Palestras nas Escolas e ERI.
As palestras foram ministradas para estudantes de Ensino Médio e Superior, abordando o intercâmbio acadêmico, a carreira internacional e a aprendizagem de idiomas. Estudantes dos diferentes níveis interagiram com os palestrantes e demonstraram motivação com a troca de conhecimento e experiências compartilhadas.
As professoras Krista e Nicole estão desenvolvendo atividades na Unijuí relacionadas ao ensino e aprendizagem de língua e cultura inglesa, como os grupos de conversação em inglês, que são gratuitos e abertos a toda a comunidade acadêmica.
Atividades Culturais
O ERI também realizou um passeio cultural com professores e estudantes de pós-graduação internacionais da Unijuí. Foi realizado um passeio no Sítio das Capivaras, em São Pedro do Butiá, e também no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo, localizado no município de São Miguel das Missões, no qual os estudantes e professores puderam prestigiar o espetáculo Som e Luz. Foi um momento de integração e também conhecimento da história da nossa região.
Incentivar estudantes do 3º ano do Ensino Médio a pensarem em soluções inovadoras envolvendo a temática das Cidades Inteligentes. Essa foi a proposta da primeira edição do Desafio Unijuí. Um dia após ser realizado em Ijuí, o evento chegou também a Santa Rosa. Nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, o campus da Universidade recebeu alunos e professores de quatro escolas do município, que participaram de diversas dinâmicas durante todo o dia.
A programação do Desafio Unijuí, que ocorreu na Sala Coworking, iniciou com uma atividade de integração, seguida por oficinas de criatividade. Os estudantes foram divididos em seis grupos com no máximo quatro integrantes, cada um de uma escola diferente. No final da manhã, as equipes receberam temáticas que deveriam nortear suas propostas: empreendedorismo e economia; educação e meio ambiente; segurança e governança; energia, tecnologia e inovação; urbanismo e mobilidade; e saúde.
Durante a tarde, depois de uma oficina de Pitch ministrada pela facilitadora do evento, Leonice Parnoff, os alunos trabalharam nas soluções para os temas apresentados. Para isso, as equipes contaram com a mentoria de professores da Unijuí, das áreas envolvidas no Desafio. Cada grupo teve quatro minutos para apresentar sua proposta e os jurados escolheram as três melhores soluções, que foram premiadas com troféu e medalhas. “Os alunos conseguiram discutir, construir e trabalhar colaborativamente”, destacou o professor Peterson Avi, coordenador do Projeto Cidades Inteligentes.
A professora da Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, Nara Coppetti, que esteve acompanhando os estudantes durante o evento, avaliou positivamente a iniciativa da Unijuí. “Os alunos foram incentivados a desenvolver um projeto de uma maneira mais criativa, inovadora, e eles estão adorando. Inclusive eu peguei algumas ideias para usar em sala de aula, justamente porque está bem legal, eles estão com foco, com atenção, que é o grande desafio do professor hoje. Então é uma configuração muito interessante”, salientou.
A coordenadora do setor de Captação e Prospecção Estudantil da Universidade, Vivian Strochein, também fez uma avaliação do primeiro Desafio Unijuí. “A receptividade das escolas foi muito boa. É uma experiência nova. A maioria não conhecia esse formato, nunca trabalhou com Pitch, com cidades inteligentes, e hoje eles tiveram um aprofundamento desses temas. Tanto hoje em Santa Rosa, quanto ontem em Ijuí, tivemos soluções muito boas, que podem ser levadas para o setor público como propostas”, ressaltou.
O vencedor da primeira edição do Desafio Unijuí em Santa Rosa foi o grupo que abordou a temática Educação e Meio Ambiente. Em segundo lugar, ficou a equipe do eixo Economia e Empreendedorismo e, em terceiro, o grupo de Energia, Tecnologia e Inovação. Além disso, todos os alunos ganharam a isenção da taxa de inscrição para o Vestibular de Verão Unijuí 2023.
A Cia Cadagy - Corpo e Movimento da Unijuí participou no último sábado, 24 de setembro, de oficinas com o diretor da Cia Circense Burzum, de Santo Ângelo, Jairo Matte; e com um dos integrantes da Burzum, que também faz parte do Grupo Tholl, Wellinton Vaz.
Jairo, além de egresso do curso de Educação Física da Unijuí, também foi colega do coordenador da Cia Cadagy, Dionatan Mânica dos Santos, que já adianta que novos intercâmbios serão realizados entre os integrantes dos grupos.
A Cia Cadagy está com dois espetáculos em cena: o primeiro chama-se ID e conta a história de um palhaço solitário que está perdido nesse mundo. A peça mergulha na busca do ser humano por se encontrar, trabalhando sentimentos como tristeza, amor, alegria e amizade. O segundo espetáculo tem o nome de Fora do Ar, onde uma trupe de palhaços se vê presa na TV e com a missão de entreter o público.
A Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, lançou na tarde desta terça-feira, 27 de setembro, o edital para seleção de estudantes estrangeiros aos cursos de Mestrado e Doutorado, para ingresso em 2023. A seleção tem o intuito de ampliar o intercâmbio de estudantes oriundos de países com os quais a Universidade mantém relações de cooperação, estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiando a formação de recursos humanos de alto nível.
Conforme explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a internacionalização é uma das propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), discutido em 2019, com ações para 2020-2024. “Temos dois eixos na internacionalização: na graduação, trabalhamos para que nossos estudantes tenham o contato com outros países, pessoas e culturas, o que contribui para a sua formação. Na Pós-Graduação Stricto Sensu, trabalhamos, além da questão cultural, na expansão da influência da Instituição no campo da pesquisa e produção do conhecimento”, explicou.
Conforme consta no edital, apresentado pela assessora de Relações Internacionais, Vanderleia Haiski, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direito estão ofertando, cada um, duas vagas para o Mestrado e uma para Doutorado. Além disso, os Programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, que possuem apenas oferta de Mestrado, também estão com duas vagas abertas para ingresso.
Para estar apto a uma vaga, o candidato deve ser cidadão de país com o qual o Brasil mantém acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica ou relações diplomáticas; ter curso de graduação ou mestrado completo em uma das áreas do conhecimento compatíveis com o curso pretendido; ter conhecimento da Língua Portuguesa em nível suficiente para acompanhar os estudos; e ser financeiramente responsável por suas despesas de viagem e manutenção durante a estadia no Brasil.
“Vejo como uma boa oportunidade ser estudante da Unijuí”, relatou durante o encontro o doutorando em Modelagem Matemática e Computacional, Luis Adolfo Patiño Hernandez, natural do Equador, aprovado por meio de edital para estudar na Universidade. “Eu posso participar de congressos internacionais, compartilhar conhecimentos, ter novas experiências, formar grupos de pesquisas e ainda aprender novas línguas, como o português, o alemão e o inglês”, disse.
Mestrando em Educação nas Ciências, Gastón Achaval foi um dos estudantes aprovados por meio de edital e iniciou seus estudos na Unijuí de forma remota, em 2021, por conta da pandemia. Ele é argentino e está há dois semestres residindo em Ijuí, junto à Unicasa. “Quando eu ainda estava na Argentina, já recebia todo auxílio da Unijuí. Todos estão sempre abertos para auxiliar. Aqui participo de grupos de pesquisas, de atividades culturais, compartilhando e tendo novas experiências”, comentou.
Quem também fez um relato de sua experiência na Unijuí foi Adeyemi Maafouz Alabi, natural do Benim - África, que realiza o mestrado em Direitos Humanos na Universidade. O estudante destacou que o edital é bastante acessível para os estrangeiros e que na Unijuí conta com a ajuda de todos. “As pessoas são muito acolhedoras. É fácil aprender porque você não estuda sozinho. Há sempre professores e estudantes te acompanhando”, afirmou.
Inscrições
Interessados em participar da seleção devem encaminhar a documentação solicitada no Edital VRPGPE nº 21/2022 para o e-mail eri@unijui.edu.br. A seleção dos candidatos se dará mediante entrevista e análise do projeto de pesquisa, currículo e demais documentos, e será realizada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação, com a participação de um representante do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, considerando os interesses de cada linha de pesquisa.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15 de novembro e a divulgação do resultado ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. Para mais informações, acesse o Edital VRPGPE nº 21/2022, disponível em bit.ly/editaiseri ou entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais da Universidade, por meio do e-mail eri@unijui.edu.br ou WhatsApp 55 98146 1888.
Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, o campus Santa Rosa da Unijuí irá receber a segunda edição da Feira Regional de Matemática. Ao todo, foram inscritos 26 trabalhos, distribuídos em sete categorias: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Superior e Professor.
A abertura do evento será realizada às 8h30 e a exposição dos trabalhos, que é aberta à visitação de toda comunidade, ocorrerá das 9h às 12h e das 13h30 às 15h15. Já a cerimônia de encerramento e premiação acontecerá às 15h30. Os trabalhos apresentados são de escolas de seis cidades da região: Santa Rosa, Tuparendi, Santo Cristo, Três de Maio, Horizontina e Alecrim.
A primeira edição da Feira Regional de Matemática em Santa Rosa foi realizada em 2019. Contudo, com a pandemia, as feiras ocorreram de forma online em 2020 e 2021. “Esse é um momento de retomada do presencial, que já aconteceu em Ijuí e agora em Santa Rosa, dando sequência a um movimento iniciado em 2019. A expectativa é muito grande, inclusive de visitação. Algumas escolas já estão nos contatando e confirmando a presença”, ressaltou o coordenador da Feira, professor Peterson Avi.
A II Feira Regional de Matemática em Santa Rosa é promovida pela Unijuí, por meio do projeto de extensão Feiras de Matemática e do curso de graduação em Matemática, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e a 17ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento conta ainda com a parceria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul e patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Nesta terça-feira, 27 de setembro, ocorreu a primeira edição do Desafio Unijuí, campus Ijuí. O evento é destinado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio que, reunidos em equipes de até seis alunos por escola acompanhados de um professor, realizam uma maratona de inovação. Participaram desta edição, alunos de nove escolas que foram instigados a pensar inovações a partir da temática Cidades Inteligentes.
A maratona aconteceu no Espaço + Inovação Unijuí e teve duração de 10 horas. A programação iniciou com atividades de integração com a facilitadora Leonice Parnoff e, após, oficinas de criatividade. Já o turno da tarde foi destinado à pensar soluções para 11 eixos: educação, saúde, tecnologia e inovação, segurança, energia, meio ambiente, urbanismo, economia, empreendedorismo, governança, e mobilidade. Com o objetivo de proporcionar novas experiências, os grupos foram formados por estudantes de diferentes escolas e contaram com a mentoria de professores dos cursos de Graduação da Unijuí.
Conforme o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, Peterson Clayton Avi, a temática é bastante pertinente e traz uma diversidade de ideias a partir dos eixos trabalhados, proporcionando vivências que impactam na vida dos participantes. Para a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, o objetivo do evento é aproximar os estudantes e a Universidade. “Nossa ideia é mostrar o que a gente faz na Unijuí. Quando nós desafiamos vocês a participarem deste momento, estamos buscando apresentar as perspectivas de que a Universidade se abre através do ensino, da pesquisa e da extensão”, frisou.
O grande vencedor do Desafio Unijuí foi o grupo do eixo Empreendedorismo, que apresentou uma proposta voltada à implantação de políticas públicas de empreendedorismo para alunos do Ensino Médio de Ijuí. Em segundo, o grupo do eixo Saúde, que propôs a formação de professores e estudantes visando os primeiros socorros e, em terceiro lugar, o grupo do eixo Meio Ambiente que trouxe uma proposta de reaproveitamento de isopor a partir da fabricação de telhas com isolamento térmico. Os vencedores levaram para casa um troféu e medalhas pela participação. Além disso, todos os alunos que participaram do Desafio Unijuí ganharam a isenção na inscrição para qualquer curso do Vestibular Unijuí 2023.
O Projeto “Ampliação e qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade inteligente" é uma parceria da FIDENE/UNIJUÍ e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Termo de Fomento nº 905143/2020, viabilizada a partir de recursos oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal Darcisio Emidio Perondi. O projeto teve início em agosto de 2021, qualificando seis laboratórios da Instituição. As ações incluem o desenvolvimento de projetos, oficinas, cursos, palestras, seminários, exposições entre outros, e devem impactar no período de vigência, cerca de 10 mil pessoas, entre pesquisadores, alunos da educação básica, de graduação e de pós-graduação, e comunidade da região.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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