Na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu o encontro "Resgatar o poder criativo do fogo: afetos culinários entre a alimentação e a literatura", que integrou as comunidades local e acadêmica, estimulando a discussão sobre a relação do afeto, da alimentação e da literatura. Discussão que foi desencadeada a partir do livro “Segredos sussurro enquanto a ambrosia cozinha”, que será lançado dia 15 de outubro na ExpoFest Ijuí pela autora Mariana Vogt Michaelsen.
O evento contou com a participação de Bruna Endl Bilibio, nutricionista pela Unijuí, mestre em Atenção Integral à Saúde pela Unijuí e pela Unicruz, especialista em Psicopatologia e Saúde Mental pela Unesc; e de Mariana Vogt Michaelsen, graduada bacharel em Psicologia, mestra e doutoranda em Literatura pela UFSC; além da mediação de Karina Ribeiro Rios, professora coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia - Unijuí, mestre em Alimentos e Nutrição pela Unicamp.
De acordo com a professora Karina, o evento proporcionou a integração dos cursos de Nutrição e Gastronomia com estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, além de amigos e convidados. “Dialogar sobre a cultura alimentar e culinária no Madp é uma forma de manter viva a nossa história. Diversos relatos sobre fatos que ocorreram em torno do fogo e do fogão proporcionaram uma noite de trocas, saudosismo e perspectivas da boa saúde por meio de uma alimentação com comida de verdade. ‘Uma casa, para ter vida, precisa de fogo’, assim lembro de mais uma das frases de efeito que minha mãe dizia, ao mencionar o poder criador do fogo para preparar a comida e aquecer o ambiente”, destacou a docente.
De acordo com Karina, a turma de Nutrição da disciplina de Atenção Dietética nos Ciclos da Vida, do 4º módulo, está estudando a alimentação e a nutrição do idoso, fase em que as memórias estão vivas, nutrindo os indivíduos. A disciplina Gastronomia Europeia também se fez presente, segundo ela, ressaltando que a história é um dos principais ingredientes da Gastronomia.
Para a nutricionista Bruna Bilibio, a ligação que temos com o ato de cozinhar está entrelaçada com o desenvolvimento da linguagem e, desse modo, a arte da literatura ajuda a compreender a importância da cozinha na sociedade contemporânea. “O resgate da cozinha é uma forma de fortalecer laços afetivos que favorecem o desenho de novas estratégias de cuidado, visando a saúde e bem-estar aos indivíduos e às populações. Pensar nessa ligação, portanto, pode nos possibilitar nutrir não só o corpo, mas também nossas relações intergeracionais e históricas com a própria alimentação”, disse.
Como lembrou Mariana Vogt, nem só de passado vive um museu. E na cozinha, sempre buscamos algo sobre nossas origens. “A professora Karina, inspirada pelo título do meu novo livro, fez ambrosia pela primeira vez e compartilhou conosco. No gesto de Karina poderia resumir esse encontro, mas outros nomes próprios cercaram as nossas conversas sobre alimentação, memórias, afetos e literatura. A importância dos retornos, dos encontros, do poder criativo do fogo. Como se estivéssemos ao redor do fogo, contamos segredos culinários que não cabem nesse breve relato sobre o encontro no museu”, finalizou.
O Campus Santa Rosa da Unijuí receberá, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o projeto Ciência para Todos da Unijuí Ano 3, que integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Esse evento tem como objetivo principal promover a divulgação, educação e popularização da ciência na comunidade regional, com foco especial nos professores e estudantes, desde a Educação Básica até o Ensino Superior.
Durante os três dias de atividades presenciais, a comunidade estudantil da região terá a oportunidade de participar de uma programação diversificada, elaborada pelos projetos de extensão da Unijuí.
Os primeiros dois dias do evento serão repletos de atividades relacionadas a diversas áreas do conhecimento, com os projetos de extensão Física para Todos; Meninas Digitais na Computação; Energia Amiga; Meninas que Engenham o Futuro; AppGo; Robótica Educacional; Educação em Saúde; Conflitos Sociais e Direitos Humanos; Programe o Seu Futuro; Gestão Social e Cidadania; e Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola.
No primeiro dia, terça-feira, 17, a programação começará às 08h30 e se estenderá até às 11h30, com continuidade no turno da tarde, das 13h30 às 16h30. À noite, das 19h30 às 21h30, será o encerramento do primeiro dia de evento. Na quarta-feira, 18, o Ciência para Todos ocorrerá nos turnos da manhã e tarde, com atividades das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Além disso, a III Feira Regional de Matemática de Santa Rosa faz parte da programação. No dia 17 de outubro, os projetos inscritos estarão disponíveis para visitação, e à tarde, haverá a premiação dos participantes.
Já no dia 19, quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde, os professores terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre os "Impactos da IA no Ensino: Fatos ou Boatos?", ministrada pelo professor doutor Sandro Sawicki, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí.
A coordenadora do campus, a professora doutora Taciana Paula Enderle, estima a presença de cerca de dois mil participantes, entre estudantes e professores, ao longo dos três dias de evento. Ela também ressalta a importância da ciência e tecnologia. "A ciência e a tecnologia são de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico da região e do país, por isso, este projeto visa contribuir para a disseminação e popularização da ciência, tecnologia e educação. O projeto 'Ciência para Todos Unijuí Ano 3' objetiva fortalecer e integrar as atividades de educação e divulgação de ciência, tecnologia e inovação àquelas desenvolvidas no país em prol da difusão e popularização da cultura científico-tecnológica, contribuindo para a indução da criatividade, do espírito científico e dos avanços tecnológicos", afirma.
É necessário ressaltar que o evento está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
O Ciência para Todos da Unijuí Ano 3 é uma iniciativa promovida pela Fidene Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com o apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste, Associação Comercial Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap), 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Agência de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul (ADFN) e Governo Municipal de Santa Rosa.
Com o objetivo de buscar elementos e parâmetros para verificar em qual dimensão a Unijuí é avaliada e reconhecida como uma Instituição que promove o desenvolvimento regional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) aplicou a Pesquisa de Imagem da Unijuí entre os dias 21 e 29 de setembro de 2023.
Participaram da pesquisa, que foi realizada online, via Google Formulário, instituições públicas, privadas, sindicatos, igrejas e associações dos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.
A pesquisa contou com 739 respondentes, dos diferentes segmentos da comunidade, sendo esse o maior índice de adesão desde que iniciou a pesquisa - em 2015, quando tiveram 369 participantes; em 2017, 402 respondentes e em 2019, 353 participantes.
Segundo a coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, a Comissão realizará a análise dos dados coletados visando identificar elementos do que a Unijuí representa em termos de instituição comunitária e regional que tem o compromisso de, conforme estabelece sua missão, “formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzindo e difundindo conhecimento para o desenvolvimento da região”.
Os resultados serão compartilhados com os gestores da Universidade, publicados no próximo Relatório Integral de Autoavaliação Institucional da Unijuí 2021-2023 e socializado nos meios internos de comunicação, no Informativo da CPA e Boletim Evidências. Além disso, os dados servirão como base para elaboração de artigos/relatos de experiências para apresentação em eventos científicos.
Para a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, estes dados alinhados com as pesquisas de opinião institucionais realizadas com estudantes, professores e técnicos contribuem para que a Instituição qualifique seu planejamento, reorganizando e fortalecendo sua atuação, levando em conta as necessidades e demandas regionais.
Na busca global por soluções sustentáveis na agricultura, o controle biológico emerge como um dos tópicos mais debatidos. O Brasil, já destacado como líder na agricultura, possui potencial para conquistar o protagonismo também no âmbito do controle biológico em regiões tropicais. Neste sentido, a Unijuí oferta o curso “Controle Biológico de Pragas - Entomófagos”.
A qualificação irá trabalhar os fundamentos do controle biológico por meio de predadores e parasitóides, explorando as ordens de insetos predadores e parasitóides, suas características distintivas e principais famílias. Além disso, serão abordados os grupos animais com formas predatórias e examinada a diversidade de tipos de parasitismo.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de outubro, neste link. Destinado a estudantes e profissionais de Agronomia, técnicos em Agropecuária e público em geral, o curso ocorrerá de forma presencial no campus Ijuí no dia 27 de outubro, das 18h30 às 22h30 e no dia 28 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Na última quarta-feira, 27 de setembro, a Unijuí realizou um seminário sobre o futuro das propriedades rurais, em parceria com a Cotrirosa. A atividade aconteceu no campus Santa Rosa e contou com a participação de produtores rurais e seus filhos.
A ação foi realizada no espaço coworking da Universidade, com o propósito de criar um espaço de debate sobre os desafios e oportunidades para as pequenas propriedades.
A atividade foi conduzida pela facilitadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Leonice Parnoff, que aplicou a metodologia Lean Canvas, para discutir problemas e oportunidades. A partir dos resultados obtidos, a Unijuí e a Cotrirosa poderão promover ações específicas e formular pesquisas, para apoiar os produtores no que diz respeito à sucessão familiar e organização das propriedades.
Para Leonice, o encontro cumpriu o objetivo de diagnosticar as dificuldades percebidas sob a ótica dos produtores e de seus filhos. “A atividade foi produtiva, uma vez que, a metodologia provoca a manifestação de todos os participantes, desta forma foi possível constatar as percepções sob as diferentes óticas”, explicou.
A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ informa que levou ao Conselho Diretor - principal órgão deliberativo da mantenedora Fidene - a proposta de reajuste das mensalidades dos cursos de graduação da mantida UNIJUÍ para 2024, no percentual de 5,2%. Os estudos e análises realizadas pela VRA evidenciaram que qualquer proposição abaixo deste percentual inviabilizaria o orçamento de 2024.
Na prática, este percentual de reajuste evidencia que o reajuste efetivo da mensalidade da UNIJUÍ em 2024 será de 4,1%, ou seja, um percentual abaixo do índice de inflação previsto pelo INPC para o ano em questão, tendo em vista que se mantém a política de concessão de desconto de 1% para pagamento em dia.
Além disso, sobre os percentuais de reajuste praticados pela UNIJUÍ nos últimos anos, conforme quadro abaixo, cabe prestar ainda o seguinte esclarecimento à toda comunidade acadêmica:
Conforme evidenciado no quadro acima, os reajustes efetivos de mensalidades na UNIJUÍ no período recente ficaram muito aquém do percentual de inflação medido pelo INPC, ou seja, somente entre 2020 e 2023 já há uma defasagem acumulada de 4,39% em relação a este indicador. Com o reajuste proposto para 2024 e a perspectiva de inflação medida pelo INPC, esta defasagem se tornará ainda maior.
Além disso, é necessário considerar ainda que a defasagem entre os reajustes praticados pela UNIJUÍ e a variação do INPC é muito maior ainda, uma vez que, com a Graduação Mais, o valor das mensalidades dos cursos a partir de 2021 sofreu uma redução significativa pela aplicação de novos percentuais de Bolsas Lineares de Gratuidade.
Diante do exposto, evidencia-se mais uma vez o comprometimento e a responsabilidade social da instituição em oferecer uma ótima qualidade de ensino com mensalidades que condizem com a sua sustentabilidade econômica e social.
Cordialmente,
Direção Executiva da Fidene
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou na última sexta-feira, 29 de setembro, a formação “Cultura dos Povos Indígenas em sala de aula”, direcionada a orientadores e professores das redes municipal e estadual de Ijuí, além de estudantes das licenciaturas da Unijuí.
Dividida em dois momentos, a formação contou com a participação de Joceli Sales, professor indígena da rede estadual, que abordou as possibilidades de trabalhar a história indígena em sala de aula. Joceli é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte do projeto ligado à universidade, que tem como nome “DNA Afetivo Kamê e Kanhru (2016-2020)”.
“Foi gratificante estar num espaço de formação, que é difícil de estar como uma pessoa indígena. Espero ter ajudado os professores já que, hoje, nos cursos de licenciatura, pouco se trabalha a questão indígena. Espero ter contribuído para que haja mudanças na forma de trabalhar essa temática em sala de aula, pensando no futuro”, destacou o convidado.
No primeiro momento, às 13h30, o encontro ocorreu de forma presencial. Já na parte da noite, às 19h30, o evento contou com a participação de estudantes das licenciaturas da Unijuí na modalidade online.
O Museu agradece o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed), 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da Unijuí, instituições que auxiliaram no planejamento e desenvolvimento da formação.
No dia 26 de setembro, os estudantes da Escola Barão do Rio Branco de Boa Vista do Buricá conheceram o campus Santa Rosa da Unijuí. Os visitantes foram recepcionados pela coordenadora do local, a professora doutora Taciana Paula Enderle, juntamente da equipe da Universidade.
A visita proporcionou aos jovens estudantes, a oportunidade de conhecer os espaços ofertados pela Unijuí e sanar possíveis dúvidas sobre o vestibular e cursos. No decorrer da tarde, eles conheceram os diversos ambientes utilizados pelos estudantes da graduação e pós-graduação. O início do roteiro de visitação aconteceu pelos Laboratórios de Engenharia Elétrica e Mecânica e, logo após, passou pelo local destinado ao curso de Educação Física.
Em seguida, foi a vez de percorrer entre a Clínica de Psicologia, o Escritório Modelo de Direito e o Laboratório de Engenharia Civil. Para finalizar as visitas em laboratórios, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a área destinada aos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.
E para encerrar, eles conheceram a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e a sala de Coworking.
Nesta terça-feira, 3 de outubro, as 14 Universidades pertencentes ao Comung RS e as 14 Universidades da Acaf de Santa Catarina, realizaram uma agenda conjunta com representantes da Abruc na defesa do modelo comunitário nas mais várias frentes. Foram realizadas visitas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao Ministério da Educação, e ao Conselho Nacional da Educação.
Ao final do dia, houve o lançamento da frente parlamentar mista em defesa das Universidades Comunitárias. “Isso é algo realmente importante para nós, vários deputados gaúchos e de Santa Catarina prestigiaram o evento que agora vai abrir uma ampla discussão, analisando de que forma o modelo comunitário vai efetivamente auxiliar nas políticas públicas não apenas nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas também do governo federal. E, além disso, vai discutir a lei 12.881 que criou e efetivou o modelo comunitário e agora precisa ser regulamentado nas mais variadas frentes”, comentou o presidente do Comung, reitor Rafael Frederico Henn, da Unisc.
Para a reitora da Unijuí e tesoureira do Comung, professora Cátia Maria Nehring, “este ano a lei das universidades comunitárias completa 10 anos. A instalação da frente parlamentar, com participação da Unijui é fundamental para o reconhecimento de fato de nossas instituições. Precisamos regulamentar a lei existente. Conseguirmos mostrar nossos indicadores, termos editais específicos e também mantermos a nossa contribuição para o desenvolvimento de nossas comunidades e pais, pelo ensino, pesquisa, extensão e inovação”.
Nesta quarta-feira, 4 de outubro, os reitores participarão, às 11h, de um encontro com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, quando será apresentado o modelo comunitário e seus indicadores. Às 14h, o grupo se reunirá com a Comissão de Educação do Senado e, às 15h, participará de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que terá como tema o futuro das instituições comunitárias de ensino superior.
As atividades contam com a presença dos reitores Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Rafael Henn (Unisc), Bernadete Dalmolin (UPF), Cátia Maria Nehring (Unijuí), Gelson Rech (UCS), Arnaldo Nogaro (URI), Evania Schneider (Univates), Antônio de Souza Sobrinho (Urcamp) e Fábio Dal-Soto (Unicruz) e o reitor em exercício da Unisinos, Artur Jacobus.
Na noite desta segunda-feira, 2 de outubro, foi realizada uma capacitação sobre o “Uso da Biblioteca, Bibliotecas Virtuais e Portal de Periódicos Capes”, de forma online, pelo Google Meet. A atividade foi desenvolvida pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom) e o EaD Unijuí.
“A capacitação foi pensada e organizada para que os estudantes participantes tenham conhecimento sobre como utilizar as nossas bibliotecas, não só na realização de pesquisas presenciais, mas no uso online, sabendo navegar e realizar pesquisas com mais qualidade”, explicou a tutora do EaD, Vanessa Sandri.
À frente da capacitação esteve a bibliotecária Cristina Wiedtkenper, que falou sobre o acesso à Biblioteca Mario Osório Marques e às bibliotecas da Sede Acadêmica e campi de Santa Rosa, Panambi e Três Passos; e sobre questões como retirada dos materiais, prazos e locais para renovação. Num segundo momento, a capacitação abordou o acesso ao Portal de Periódicos Capes.
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