Consulta Popular: seu voto pode garantir a constituição do Laboratório de Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Regional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Teve início nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, o período para votação na Consulta Popular 2024. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas as prioridades regionais incorporadas ao orçamento do Estado. Para participar, os cidadãos podem votar pelo portal, pelo WhatsApp (51) 3210-3260 ou por meio das urnas itinerantes. O prazo encerra-se às 23h59 de sexta-feira, dia 6 de dezembro. 

Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor que será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). 

Neste sentido, para desenvolver os municípios que integram a região Noroeste Colonial, a Unijuí propôs a constituição de um Laboratório de Inteligência Artificial como uma estratégia fundamental para impulsionar o progresso regional, utilizando todo o potencial que a tecnologia oferece.

A Inteligência Artificial tem sido amplamente utilizada para resolver uma grande variedade de problemas interdisciplinares, especialmente aqueles que envolvem o tratamento e extração de informações de grandes volumes de dados. O Laboratório de Inteligência Artificial surge para contribuir com o desenvolvimento de soluções de alto nível técnico no campo da Inteligência Artificial, favorecendo, assim, o surgimento de uma equipe de pesquisadores especializados na resolução de problemas que utilizem esta tecnologia.

Por meio deste laboratório, será possível fomentar a inovação; promover a pesquisa e o desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial; capacitar profissionais, empresários e estudantes; integrar diferentes setores e solucionar desafios locais. 

Com a constituição deste espaço, espera-se impactar no desenvolvimento econômico regional, na melhoria da qualidade de vida da população, na sustentabilidade e na integração regional. Trata-se, portanto, de uma iniciativa estratégica que pode vir a transformar a realidade regional, oferecendo soluções inovadoras e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Para construção deste espaço, são necessários R$ 2,7 milhões, que podem ser conquistados se a proposta receber o maior número de votos possível. 

Para participar da votação pelo site, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo link estará disponível na página de votação.

Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre duas e seis ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes. Para votar no Laboratório de Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Regional, opte pela proposta de número 5.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.