A Unijuí sediou nesta terça-feira, 3 de dezembro, a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Ijuí. Com tema central a “Emergência Climática - desafio da transformação ecológica”, a conferência foi realizada no Centro de Eventos da Unijuí, reunindo mais de 200 pessoas entre autoridades, associações, professores, estudantes e a comunidade local.
Ao longo do dia o tema foi discutido a partir de cinco eixos propostos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica e governança e educação ambiental. Também foram construídas e votadas duas propostas para cada eixo temático, assim como, escolhidos delegados que levarão as propostas mais votadas para a etapa estadual.
O presidente do Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente (Consema), Dante Trindade, disse que o momento é de construção de soluções. “Se buscarmos na nossa memória, os eventos climáticos que têm acontecido no planeta são frutos do aquecimento global. E com isso, a discussão deixou de ser sobre mudanças climáticas e passou a ser sobre a emergência climática. Hoje nós precisamos buscar formas de conseguir mitigar os efeitos e criar formas de conviver com as consequências de todo o aquecimento que nós causamos ao longo da história da humanidade. A Conferência ocorreu no sentido de que em conjunto, como é necessário, busquemos alternativas e ações firmes e conscientes para começarmos a buscar, ao menos, mitigar se não for possível reverter a situação”.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pelissão, destaca a importância da realização do evento e da parceria com a Universidade para a promoção da discussão do tema. "Buscamos trazer o tema da emergência climática para debate junto à comunidade, pois estamos enfrentando situações diversas em relação ao clima e a gente precisa trabalhar essa questão, unindo esforços do governo municipal, da sociedade civil e da Universidade, para conseguirmos desenvolver ações de prevenção, mitigação e enfrentamento. Nós estamos sofrendo cada vez mais com as mudanças e precisamos estar todos alinhados para encontrarmos uma solução em relação às mudanças climáticas”.
Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, pontuou que a emergência climática é uma grande preocupação que a Universidade tem. “Ao longo da última década e, em especial, no último ano, enfrentamos problemas muito sérios como as enchentes no Estado e até mesmo a fumaça que tomou conta do País. Portanto, precisamos discutir sobre as mudanças climáticas. Precisamos pesquisar e agir, e isso passa pela Conferência, onde nos reunimos para falar sobre este assunto e pensar soluções e alternativas para serem implementadas. Além disso, a Unijuí tem uma interação muito forte com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e discutir o clima e o meio ambiente faz parte das metas dos ODS para que possamos melhorar o meio em que vivemos”, frisou.