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Professor da Unijuí conquista título de Tênis em Goiás

Após conquistar o vice-campeonato Sul-americano de Tênis na modalidade duplas, o professor do Departamento de Estudos Jurídicos e Sociais - DCJS, Carlos Probst, ficou com o título de campeão do ITF Seniors Estado de Goiás na modalidade duplas e com o vice-campeonato na simples. Ele teve como parceiro o mineiro William Lage.

A conquista aconteceu entre os dias 26 e 29 de julho. O evento distribuiu pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, onde Carlos figura entre os 30 melhores do mundo e entre os 20 nas duplas.Segundo ele, o objetivo é alcançar o top 10 na simples e duplas no ranking mundial. Com o resultado, o professor assume a segunda colocação no ranking brasileiro em simples e duplas na categoria Young Seniors 45 anos. 


Unijuí volta às aulas com melhorias em sua estrutura

 

A Unijuí recebe, nesta semana, centenas de estudantes para o início do segundo semestre de 2017. Nos quatro campi, atenção especial à estrutura da Universidade, com melhorias e com a manutenção dos espaços para a recepção dos estudantes. 

Em Ijuí, o campus e a Sede Acadêmica passaram por reformas. Dois laboratórios de física foram reformados, assim como conjuntos sanitários, as calçadas em frente ao Escritório Modelo e a Clínica de Psicologia, pintura da quadra aberta e a conclusão do Centro de Eventos (antigo Prédio de Artes). O prédio do DCEEng recebeu um lounge.

No campus Santa Rosa laboratórios foram ampliados com 30 novos computadores e novos multimídias. O Núcleo Patrimonial coordenou as atividades de manutenção de jardins, pintura de meios-fios, faixas, demarcação e sinalização de estacionamentos e arruamento interno, limpeza externa e interna dos quatro campi da Unijuí: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.

A volta às aulas no segundo semestre deste ano trouxe à Universidade a caloura do curso de Administração do campus Santa Rosa, Alana Bernardi Neiss. Para ela,  as expectativas são positivas “tenho ótimas expectativas e a certeza que a Unijuí me ajudará da melhor forma possível a concretizar meus sonhos”.


Professor Walter Frantz é o entrevistado no especial com ex-reitores e presidentes da FIDENE

Seguindo o roteiro de entrevistas no especial que traz os ex-reitores da UNIJUÍ e presidentes da FIDENE, a UNIJUÍ FM ouviu o professor Walter Frantz, Reitor da UNIJUÍ de abril de 1993 a dezembro de 1998. Assim como nas entrevistas anteriores, o professor foi questionado sobre os fatos marcantes da sua gestão e também sobre a forma que projeta os próximos anos do Ensino Superior na Universidade.

O processo de regionalização e a busca de recursos foi a tônica do professor sobre os desafios da sua gestão. “A primeira coisa que estava posta para a nossa gestão era a questão da regionalização, que já havia sido iniciada, mas faltava ainda a própria legalização do processo. E em alguns meses nós conseguimos concluir esse processo. Mas isso significou também um grande desafio para buscar recurso. Fizemos um projeto grande, para época, que era a obtenção de recursos do BNDES. Fomos a primeira universidade brasileira a conseguir isso”, lembrou o professor.

Quanto aos desafios sobre o futuro da universidade e do Ensino Superior na região, o ex-reitor apontou o fator da sustentabilidade como o principal a ser enfrentado pela atual e futuras gestões. “Olhando para o presente a gente já pode ler o que nos espera no futuro. Uma das questões marcantes, olhando para esta trajetória dos 60 anos, foi a questão da sustentabilidade. Eu acho que vai ser assim nos próximos 60 anos. Como sustentar uma universidade que tem este projeto, que não é econômico, no sentido de fazer da educação uma mercadoria, e também não é um projeto de universidade em que o Estado tenha que financiar os recursos para viabiliza-lo”, analisou Frantz. 

 

A próxima entrevista que será veiculada na quarta-feira, 2,  é a do professor Telmo Rudi Frantz. 


Itecsol é classificada para compor o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil

A Fidene Unijui, por meio da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Economia Solidária Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol) é classificada para receber a certificação e compor o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil.

                   

Saiu o resultado da primeira fase de classificação para o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. A tecnologia social Metodologia de incubação para Empreendimentos de Economia Solidária da Itecsol Unijui é uma das 173 consideradas aptas a receber a certificação no ano de 2017, de um total de 735 iniciativas inscritas. Esta é a nona edição da premiação, que tem o objetivo de levantar projetos sustentáveis que possam ser reaplicados em diversas comunidades.

A triagem foi realizada por uma comissão composta pela equipe técnica da Fundação BB, que obedeceu aos critérios do regulamento para chegar às propostas selecionadas. Dentre os requisitos solicitados estavam: o tempo de atividade, as evidências de transformação social, a sistematização da tecnologia, a ponto de tornar possível sua reaplicação em outras comunidades, e o respeito aos valores de protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica.

As propostas inscritas foram classificadas em seis categorias nacionais, das quais foram validadas 15 tecnologias na categoria Agroecologia, 27 em Água e/ou Meio Ambiente, 11 em Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital, 40 em Economia Solidária, 52 em Educação e 16 em Saúde e Bem Estar. Na categoria internacional foram classificadas 12 propostas.

Com a certificação, as tecnologias passam a compor o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB, que agora conta com 995 iniciativas aptas para reaplicação. O BTS é uma base de dados online, que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Neste banco, todas as tecnologias sociais podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa. Para consultar o banco basta acessar o endereço eletrônico: tecnologiasocial.fbb.org.br. Também é possível consultar este banco de dados por meio do aplicativo de celular "Banco de Tecnologias Sociais", disponível para aparelhos Android e IOS.

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares, a certificação de um projeto com o selo "Certificada Fundação BB" garante mais visibilidade para a iniciativa, além de fortalecer o conceito para sua reaplicação em outras localidades do país. "Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas através do reconhecimento e da reaplicação de tecnologias sociais que já deram certo em diversas localidades. Aproximamos a sabedoria popular ao conhecimento técnico para proporcionar o desenvolvimento social em escala", explicou.

Neste ano, a Fundação BB irá premiar com R$ 50 mil cada uma das seis iniciativas vencedoras nas categorias nacionais, além da entrega de um troféu e a produção de um vídeo retratando as iniciativas das 21 instituições finalistas nacionais e das três finalistas internacionais.

Esta edição tem a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). 

Categoria Internacional

Pela primeira vez a Fundação BB abriu inscrições para iniciativas dos países da América Latina e do Caribe. Elas concorrem na premiação internacional. Deste grupo, 12 receberão a certificação. As tecnologias sociais desta categoria também irão compor o BTS após tradução dos projetos para o português.

Consulte as tecnologias certificadas. Mais informações sobre essas soluções podem ser encontradas no Banco de Tecnologias Sociais > Pesquisa Tecnologias > Ano do Prêmio > 2017

Confira o regulamento do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social: www.fbb.org.br/premio


Intérpretes de Libras da Universidade debatem os desafios da área

No dia 20 de julho a equipe de Tradutores/Intérpretes de Libras (Tils) da Unijuí, Campi Santa Rosa e Ijuí, participaram de encontro com Alessandra Klein, professora de Libras da Instituição, acadêmica do curso Letras/Libras e mestre em Educação nas Ciências; e Keli Krause, professora de Libras da Unipampa, formada em Letras/Libras e mestranda em Ciências Sociais pela Unisinos, que trouxe sua percepção como surda para a roda de conversa.   

                    

O objetivo do encontro foi apresentar as perspectivas atuais do trabalho dos intérpretes de Libras, debatendo desafios, possibilidades e permitindo trocas de experiências no grupo. A professora Alessandra, juntamente com a equipe, debateu situações encontradas no cotidiano de trabalho dos intérpretes e estratégias que podem ser adotadas nas instituições. 

A professora Keli, além de contribuir com a sua vivência como surda, compartilhou dicas importantes sobre o trabalho de intérpretes que ela vem acompanhando, desde a sua primeira graduação até os dias atuais como mestranda. 

A partir da formação, a proposta é fortalecer ainda mais a equipe de Tils de ambos o campi, sobre esse trabalho essencial na acessibilidade aos acadêmicos surdos da Universidade. 


Oficina de Modelagem Canvas acontece nesta sexta-feira

                      

Com objetivo de proporcionar o contato com ferramentas para auxiliar na criação de novos negócios e no desenvolvimento de produtos inovadores, além de agilizar na tomada de decisão na solução de problemas de negócios, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológicas da Unijuí – Criatec, está oferecendo uma Oficina de Modelagem Canvas. Será no dia 28 de julho, sexta-feira, na sala de capacitação da Criatec, das 19h às 22h.

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou já existentes. Para isso, a oficina estará dividida em introdução e apresentação ao Business Model Canvas, direcionamento ao cliente, inovando e validando o modelo de negócio e aplicação do Canvas. O palestrante será o economista e consultor do Projeto Extensão Produtiva e Inovação na Unijuí, Esiom Getúlio Pereira, com experiência em mais de 70 empresas em ações de Planejamento Estratégico, Inovação e Melhorias de Processo.

A inscrição para participação no evento é gratuita e deve ser confirmada pelo e-mail criatec@unijui.edu.br até o dia 27 de julho. 


Região Noroeste Colonial define a Cédula de Votação da Consulta Popular Orçamento 2018

A Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão – SPGG e o Corede Noroeste Colonial homologaram, no dia 20 de julho, a Cédula de Votação da Consulta Popular Orçamento 2018. As demandas estarão disponíveis para votação nos dias 01, 02 e 03 de agosto.

São 10 projetos definidos como prioritários para a região Noroeste Colonial que estarão na Cédula. Entre eles, projetos na área da educação, saúde, desenvolvimento social, rural e econômico, agricultura e segurança pública.

                       

Para o presidente do Corede Noroeste Colonial, Nelson Thesing, são várias as razões para participar da Consulta Popular: "a participação e o controle das pessoas sobre as políticas públicas, que significa, não só a conquista de recursos para nossa região, mas uma melhor distribuição dos mesmos, um aprendizado social, fortalecendo o espirito pela coisa pública", afirma.

A Votação

O processo de votação terá três formas possíveis: On line: através do site da Consulta Popular a partir das 7h do dia 01 até às  23h59min do dia 03; Of line: através do sistema instalado em aparelhos celulares ou tablets que estarão circulando pelos municípios. 

A urna estará disponível para utilização das 7h do dia 01 até as 23:59 do dia 02 e a transmissão de votos (necessidade de acesso à internet) deverá ser feita até as 18h do dia 03. Outra forma de votação é por SMS, pelo número 29000, com a mensagem: RSVOTO#nºtitulo de eleitor#nº programa 

A Cédula da Consulta Popular Orçamento 2018 está disponível no link.  


Unijuí vai ofertar mais de 100 vagas no FIES no segundo semestre

A Unijuí vai ofertar 107 vagas ao FIES no segundo semestre de 2017, distribuídas nos cursos dos quatro Campi. As inscrições acontecem a partir desta terça, dia 25, e vão até a sexta-feira, dia 28 de julho, no site do programa. O resultado sai em 31 de julho, quando serão abertas as inscrições para a lista de espera.

Podem participar do programa estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), partir da edição de 2010, com nota superior ou igual a 450 e com redação com nota superior a zero. Além disso, para conseguir o financiamento, o candidato deve comprovar renda familiar per capita de até três salários mínimos.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.  Ao se inscrever o candidato deverá informar o seu número de CPF número de inscrição no Enem e todas as informações solicitadas.

                        

A inscrição no processo seletivo do Fies assegura apenas a expectativa de direito a vaga para o candidato, estando a contratação do Fies condicionada as regras de classificação e pré-seleção, nos termos desta portaria, a conclusão da inscrição no Sisfies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do financiamento estudantil.

A classificação dos candidatos será feita considerando o número de vagas ofertadas no curso de inscrição e a nota do Enem do candidato inscrito.

A conclusão da inscrição deverá ser feita no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br

Os estudantes pré-selecionados para o Fies 2º/2017 deverão concluir a inscrição pelo site entre 1º de agosto e 8 de setembro. A convocação dos estudantes que se interessarem pela lista de espera vai de 1º de agosto a 3 de setembro, e as inscrições para vagas remanescentes acontecem a partir de 11 de setembro. Neste caso, os prazos variam de acordo com as condições do estudante.


Professores da Unijuí integram Conselho Estadual do Idoso

Empossados no início do mês de julho, os professores da Unijuí Leopoldo Schonardie Filho (titular) e Maria Cristina Pansera Araújo (suplente), passaram a integrar o Conselho Estadual do Idoso (CEI). No último dia 20, foi realizada a primeira reunião em que os professores puderam se integrar. “Temos muito a discutir e colocar em ação. Nossa participação neste Conselho nos permite trazer colaborações para conselhos e entidades aqui da região”, avalia Leopoldo.

                   

Segundo o professor, o acesso à informação é um dos principais desafios na área. “O Poder Público oferece Projetos e editais para o público idoso, mas, muitas entidades desconhecem esse tipo de oportunidade, de encaminhar projetos, solicitar informações. Uma das nossas metas para este ano é informar melhor as comunidades e entidades que trabalham com idoso dessas possibilidades”, projeta.

Na Unijuí, segundo Leopoldo, alguns projetos são realizados para o público idoso. “Vários cursos oferecem ações: na área da saúde temos Grupos de Estudo, na Pós-Graduação também. No DHE temos, há 18 anos, o Programa Integrado para a terceira Idade (PITI), com 180 pessoas acima de 50 anos participando de atividades semanais, como ginástica, musculação, dança, esporte adaptado”, observa.

O Conselho

A criação do conselho Estadual do Idoso ocorreu através do Decreto nº 32.989, em 11/10/1988, com a finalidade de estabelecer diretrizes de políticas públicas para o idoso. É vinculado administrativa e financeiramente à Secretaria de Estado do Trabalho, Cidadania e Assistência Social e tem como desafios:

– Contribuir na formulação, acompanhamento e avaliação da Política Estadual do Idoso, estabelecendo diretrizes, definindo prioridades e fiscalizando as ações de execução;

– Acompanhar a elaboração a proposta orçamentária do Estado, avaliando-a e propondo modificações necessárias;

– Apoiar os Conselhos Municipais do Idoso, bem como os órgãos governamentais, objetivando a efetivação das normas, princípios e diretrizes estabelecidas na Política Estadual do Idoso;

– Estimular e apoiar as entidades privadas e órgãos públicos, na qualificação de equipes interdisciplinares para a execução de seus programas;
– Apoiar e incentivar iniciativas da comunidade;

– Contribuir na definição dos critérios de destinação dos recursos financeiros às instituições que prestam serviços aos idosos;

– Pronunciar-se sobre programas, projetos e proposições de caráter público referentes aos idosos;


Unijuí se prepara para receber milhares de estudantes no Profissional do Futuro

Como fazer para escolher entre dois cursos de áreas bem diferentes? Curso presencial ou EaD? Como está o mercado de trabalho? Essas são perguntas que surgem na hora de sair do ensino médio e entrar para uma Universidade. Para ajudar a resolver essas dúvidas, nada melhor que conhecer os cursos, conversar com profissionais e conhecer de perto o ambiente universitário. Com o objetivo de dar uma ajudinha aos estudantes que precisam fazer essa escolha tão importante, a Unijuí promove o Profissional do Futuro nos dias 29, 30 e 31 de agosto no campus Ijuí e nos dias 12 e 13 de setembro no campus Santa Rosa.

A Unijuí deve receber durante o evento milhares de alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares, com idade entre 15 e 18 anos, que sentem bater na porta a responsabilidade de se preparar para o vestibular e, principalmente, de responder aquela pergunta ouvida por muito tempo: “O que você vai ser quando crescer?”. Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, a Universidade está coletivamente preparada para receber os estudantes, com uma intensa programação: “Os cursos de graduação irão se apresentar, a partir de mostras e oficinas, que ocorrerão em diferentes espaços, que fazem parte da estrutura institucional utilizada pelos estudantes da Universidade durante a sua graduação”.

Em Ijuí o evento acontecerá não só no Campus, mas também em outros espaços institucionais, como a Sede Acadêmica e a escola fazenda (Irder). “Esta proposta, que demanda uma aperfeiçoada organização logística, possibilitará mostrar aos nossos visitantes que temos uma robusta e qualificada estrutura universitária, que possibilita a formação profissional com excelência acadêmica”, explica. Além dos cursos de graduação, diferentes setores institucionais, como o Escritório de Relações Internacionais, o Setor de Bolsas e Benefícios e o Gabinete de Projetos Institucionais (Cia. Cadagy, Coral e Teatro) também estarão participando. Haverá, também, programação especial para receber os professores que acompanharão os estudantes durante o evento. “É uma excelente oportunidade para decidir-se sobre o futuro, a partir da escolha por um ou outro curso, levantando possibilidades, questionando e esclarecendo dúvidas”, destaca a Vice-Reitora.

Inscrições - As inscrições para o Profissional do Futuro estão abertas e podem ser feitas pelo portal unijui.edu.br/profissionaldofuturo até o dia 22 de agosto (para o evento no campus Ijuí) e até o dia 05 de setembro (para o campus Santa Rosa). Mais informações podem ser obtidas também pelo evento Profissional do Futuro 2017 UNIJUÍ, no Facebook. 

Confira a programação

Campus Ijuí


Campus Santa Rosa



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