A palestra sobre ‘Aveia na nutrição humana: qualidade, novos produtos e perspectivas de aumento no consumo’, ministrada pelo professor doutor Luiz Carlos Gutkoski, marcou a abertura da XXXVIII Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, na Unijuí.
O evento, que segue até quinta-feira, tem o objetivo de abordar e discutir novas tecnologias, os avanços obtidos e as demandas que promovem o desenvolvimento e inserção da aveia nos sistemas de produção animal, vegetal e alimentação humana.
O professor José Antonio Gonzalez da Silva, coordenador do evento, descreve a Reunião como o maior evento de pesquisa de aveia do território nacional. “É um evento que permite trazer à luz tudo que foi produzido no ensino, na pesquisa e na extensão para promover a cultura no Brasil, mas, acima de tudo, de reunir grandes pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento no sentido de promover e avançar com novas oportunidades para a cultura”, comenta.
A Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia é integrada por instituições de ensino, pesquisa, extensão, assistência técnica, cooperativas, produtores, industrias e órgãos governamentais envolvidos com o desenvolvimento da cultura no Brasil. A programação completa do evento para os três dias está disponível no Portal da Unijuí na página do evento.
Com o objetivo de disseminar novas tecnologias de informação, será realizado, na Unijuí, no dia 5 de maio, o Interop X, que chega ao décimo ano de edição em 2018. Estudantes e egressos da Universidade podem se inscrever no evento com desconto até esta terça-feira.
Conversamos com André Ruschel, organizador do evento em Ijuí, que detalhou a proposta. Confira:
- Quais os objetivos?
O objetivo é disseminar as novas tecnologias para profissionais de TI, sejam eles desenvolvedores de software, administradores de infraestrutura, estudantes e entusiastas. Tem o foco em interoperabilidade, tirando proveito de tecnologias Microsoft e Open Source.
- Qual a importância dele para os profissionais da área?
É um evento técnico de um nível bem elevado. Muitos deles participam de eventos na Microsoft nos EUA, e com certeza trarão muitas novidades. Acreditamos ser o melhor e maior evento de TI da região e com certeza é uma ótima oportunidade para estudantes, profissionais e entusiastas.
- O que de bacana e diferenciado vai ser trabalhado?
Teremos palestras de diretores da Microsoft, Dell e muito conteúdo técnico.
Programação completa e inscrições pelo site: www.interopx.com.br
Na quarta-feira, 21 de março, acontece o lançamento dos novos espaços de Laboratórios dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O evento tem início às 19h30, no Prédio da Comunicação, e é organizado pela coordenação dos cursos com apoio da Usina de Ideias. Conforme a coordenadora dos cursos, Rúbia Beatriz Schwanke, esta integração dos laboratórios em um único espaço permitirá, tanto para alunos quanto para professores e funcionários, uma maior interação entre diferentes ambientes e conhecimentos específicos que se cruzam no exercício da profissão, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
“O curso de Comunicação Social, ao longo dos seus 23 anos de existência, sempre teve uma trajetória marcada pela busca constante atualização e adequação de seus espaços para a formação de profissionais qualificados visando atender as expectativas e necessidades do mercado de trabalho. Neste sentido, no ano de 2017 foi dada sequência as tratativas para as reformas do Prédio de Comunicação junto a Reitoria, de forma a construir um local que acomodasse os quatro laboratórios dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda: Laboratórios de Fotografia, de Áudio, de Vídeo e Agência Experimental Usina de Ideias”, destaca Rúbia e acrescenta que “a expectativa do corpo docente e dos funcionários do curso é imensa. Estamos todos trabalhando para oferecer a melhor experiência acadêmica aos nossos alunos, com espaços qualificados e tecnologia de ponta. O reflexo deste investimento terá grande impacto na formação profissional dos nossos egressos”.
O evento de inauguração terá quatro ambientes de mini oficinas realizadas dentro dos novos espaços e ministradas pelos egressos que estão atuando no mercado de trabalho. A ideia é que as oficinas com os profissionais aproximem os alunos, por meio de uma conversa informal e atividades de interação, da realidade que enfrentarão no mercado. No Laboratório de Vídeo, a mini oficina será com o repórter da RBS TV Gabriel Garcia e o mestrando em Comunicação da UFSM, Leonardo Mello. Na Agência Experimental Usina de Ideias, a mini oficina fica por conta da Publicitária da Coordenadoria de Marketing da Unijuí Amanda Ritter e da Jornalista e coordenadora da Rádio Unijuí FM, Cláudia Bohrer.
No Laboratório de Áudio o jornalista João Pedro Van Der Sand e Publicitário Gilmar Laurindo organizarão uma atividade de interação com os alunos. Por fim, a mini oficina do Laboratório de Fotografia será ministrada pelo Jornalista Fernando Goettems da Coordenadoria de Marketing da Unijuí e pelos Publicitários e proprietários do Mr. Bunny Fotografia, Tuane Seifried e Thiarlon Ferreira. A programação conta ainda com uma mostra cultural de fotos, vídeos, produções acadêmicas, espaço de descontração com música, pipoca, café e chá, e muito mais.
Dando continuidade ao Ciclo de Formação para gestores, a Reitoria da Unijuí promoveu, na última quarta-feira, dia 14, uma formação com a temática “Media Training e Relações Institucionais”, realizada no Centro de Eventos da Unijuí.
Durante a formação, foram trabalhados os seguintes temas:
- Economia de atenção
- Mapeamento de públicos e a vulnerabilidade das empresas
- Relações institucionais com governo, imprensa e ONGs
- Gerenciamento de crise: relações interpessoais (alunos, professores e instituição), relações interdepartamentais e crise digital (enfoque em redes sociais)
- Técnicas de apresentação para discursos, debates e entrevistas
A formação foi ministrada por Ricardo Sondermann, Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing, ambas pela UFRGS e mestre em comunicação pela PUCRS, com larga experiência na área de vendas, negócios e comunicação e Rodrigo Valente, Graduado em Publicidade e Propaganda, com MBA em Gestão empresarial pela ESPM-Sul, e mestre em comunicação social pela PUCRS, com larga experiência na área de criação e gestão. Ambos são sócios da empresa 818, de Porto Alegre.
Participaram os membros da Reitoria da Instituição, assessores, chefes de Departamentos e integrantes da Coordenadoria de Marketing, Financeira, Recursos Humanos e Patrimônio da Unijuí.
O cenário atual da ciência no Brasil e no Rio Grande do Sul será assunto da Aula Inaugural dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí e Unicruz. O evento está marcado para o dia 19 de março, segunda-feira, no Salão de Atos da Unijuí, às 19h30.
O palestrante convidado é Odir Antônio Dellagostin, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. Segundo Odir, a palestra tem o objetivo de apresentar a Fundação, as principais áreas de atuação e o impacto da pesquisa no estado.
“Será uma oportunidade de dialogar com pesquisadores, ouvir as demandas da comunidade acadêmica e aprimorar as políticas de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do nosso estado”, comenta.
Os participantes que desejarem receber certificado de participação no evento, terão a possibilidade de indicar esta opção no ato de inscrição. A emissão do documento tem um custo de R$ 15,00.
A Aula Inaugural é uma promoção da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – UNIJUÍ com o apoio da Unicruz.
A Unijuí é o destino de milhares de estudantes da região noroeste há mais de 60 anos. Com o objetivo de oferecer informações que auxiliem na escolha profissional, a partir de agora, a Universidade possui um canal específico de troca de informações com os estudantes de Ensino Médio: Destino Unijuí, uma página no Facebook com conteúdo exclusivo para este público.
Na FanPage os estudantes de Ensino Médio vão ficar por dentro dos eventos - Profissional do Futuro, Palestra nas Escolas, Bate-Papo Unijuí, entre outros – dos processos de Vestibular da Instituição, além de receberem dicas de redação, informações das áreas e cursos da Unijuí, informações sobre o mercado profissional, e muito mais. O canal também vai estar disponível para dúvidas e informações que os estudantes venham a ter sobre a Instituição e as áreas que atua.
As caras do Destino Unijuí
Ao longo do ano, profissionais da Unijuí conversam diretamente com os alunos e professores de Ensino Médio nas escolas da região. Pessoalmente, trocam informações e tiram dúvidas sobre os processos seletivos e eventos que a Universidade realiza. São a cara da Unijuí nas escolas. Agora esses profissionais também vão conversar com os estudantes pelas redes sociais. A Graci, o Tarso e o Eder são a cara do Destino Unijuí na Fan Page. Confira:
Formado em Administração, atualmente cursando Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações – Administração.
Formada em História, 34 anos.
“Educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. Nelson Mandela Não se pode falar de educação sem amor". Paulo Freire
Estudante de Engenharia Civil, possui curso Técnico em Informática, 23 anos.
“Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância”, Derek Bok.
Dia 15 de março é marcado como o Dia Mundial do Consumidor. Pensando nisso, o Balcão do Consumidor, Projeto do Curso de Direito da Unijuí com atuação em Ijuí e Três Passos, preparou algumas dicas importantes. Confira:
O Balcão do Consumidor é o responsável pelo atendimento preliminar dos consumidores do município de Ijuí e Três Passos. O objetivo é resolver os conflitos resultantes das relações de consumo antes que cheguem até o Poder Judiciário. Todas as questões como, por exemplo, defeito de um produto ou uma má prestação de serviços, podem ser resolvidas no espaço do Balcão. O atendimento é realizado por estudantes do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ, sob a orientação e coordenação de um analista jurídico e dos professores do curso de Direito.
Atendimentos desde o início das atividade do Balcão, em março de 2013: 13.738
Atendimentos em 2018 (janeiro a 09 de março): 446
Audiências de mediação desde o início das atividades, em março de 2013: 428
Mais informações pelo email: procon@ijui.rs.gov.br ou pelos telefones: (55) 3333.0725 / (55) 3333.3460. O Balcão conta ainda com um espaço no site do Projeto de Extensão Cidadania para Todos (www.cidadaniaparatodos.com) onde estão dispostas as principais dúvidas dos consumidores.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.
Depois de 23 anos da ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy.
No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991).
A Pós-graduação em Direito do trabalho, processo do trabalho e previdenciário da UNIJUÍ está com as inscrições abertas para a formação de uma excelente base técnica para a vida profissional. A especialização está sendo ofertada no Campus Santa Rosa, com previsão de início para o dia 27 de abril.
O objetivo do curso examinará os aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais voltando-se para a abordagem prático-teórica oportunizando uma ampla discussão como instrumento de aproximação entre o suporte legal e as necessidades diárias. Além de proporcionar aos pós-graduandos uma visão abrangente de todo o direito material, processual trabalhista e do direito previdenciário.
De acordo com a Coordenadora da Pós-graduação, professora Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi, “o curso contemplará as atualizações pertinentes aos temas sob análise, mediante o aprofundamento teórico e interconexões com as diversas áreas do saber que o influenciam possibilitando assim o caráter interdisciplinar”, destaca Nelci.
A especialização é destinada para bacharéis em direito e advogados, assessores jurídicos de empresas, membros do Ministério Público e da magistratura, professores, consultores, servidores públicos e demais profissionais que militam na justiça comum, na justiça federal, na justiça do trabalho e no INSS. As aulas acontecerão nas sextas-feiras a noite e aos sábados pela manhã.
A Agência de Inovação e Tecnologia – AGIT promoveu o Café Tecnológico - Oportunidades Sebraetec na manhã desta terça-feira, 13. O evento abordou a prestação de serviços tecnológicos que a FIDENE/UNIJUÍ vem desenvolvendo por meio de consultores, no âmbito do Programa SEBRAETEC.
De acordo com Alexandre Zigunovas Junior, coordenador do Programa SEBRAETEC dentro do SEBRAE RS que palestrou sobre oportunidades, o Programa se configura como uma solução do SEBRAE que possibilita o acesso de pequenas empresas a profissionais capacitados para se desenvolver e inovar.
“É a principal ferramenta que o SEBRAE tem hoje para que as empresas possam acessar esses serviços de inovação como consultorias, capacitações, oficinas e outras soluções que visam implementar inovações dentro das empresas de forma efetiva”, comenta Alexandre.
A Consultoria Tecnológica permite às empresas, de qualquer setor econômico, o acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia. Caracteriza-se pelo auxílio no atendimento da necessidade dos clientes, que exigem conhecimento técnico para aperfeiçoamento ou inovação de produtos e processos em micro e pequenas empresas (MPEs) e produtores rurais (PR).
Dentro da Universidade, o Programa SEBRAETEC é administrado pelo Escritório de Relação Universidade Comunidade, uma estrutura dentro da AGIT que tem o objetivo de prospectar novos consultores a partir de editar publicado no Portal da Unijuí durante o ano todo.
O Diretório Central de Estudantes (DCE) Paulo Freire já realizou diversos investimentos na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. Até o momento, foram investidos cerca de 43 mil reais em equipamentos e melhorias aos estudantes.
Desde o ano passado foram adquiridos cinco multimídias, três climatizadores, seis poltronas para a Clínica de Psicologia. Também foi realizada uma reforma estrutural na sala do DCE Paulo Freire com a aquisição de móveis, eletrodomésticos, utensílios para cozinha e remodelação do espaço.
De acordo com o Presidente do DCE, Huirlis Reis, a equipe está trabalhando intensivamente para atender as demandas dos estudantes. “Estamos comprometidos com os estudantes e queremos proporcionar melhores condições. Tivemos várias conquistas durante a nossa gestão, entre elas, uma cadeira no conselho universitário, participando dessa forma mais ativamente nos assuntos ligados aos estudantes. Também, conquistamos a maior votação do projeto “Tu Decide”, referente a distribuição de emenda parlamentar para o município de Santa Rosa que será destinada para a área do esporte”, destaca Huirlis.
As próximas ações do DCE para os estudantes do Campus Santa Rosa serão:
- Continuar auxiliando os acadêmicos em despesas com viagens de estudos, participação de congressos e palestras através do Fundo de Apoio a Atividades Estudantis (FAAE), repassados pela Reitoria;
- Está em processo de tramitação a confecção da carteirinha de estudante da União Nacional dos Estudantes (UNE);
- Proporcionar eventos e palestras gratuitas aos estudantes;
- Sorteio quinzenal de brindes aos diferentes cursos do Campus Santa Rosa;
- Auxiliar na reestruturação dos centros Acadêmicos dos cursos.
Investimentos realizados pelo DCE Paulo Freire
Atividade alusiva ao Dia da Mulher
O DCE realizou na noite de quinta-feira, dia 08, uma programação especial alusiva ao Dia da Mulher. Na oportunidade os estudantes participaram no primeiro momento da reinauguração da sala do Diretório Central totalmente reformada e em seguida prestigiaram a atividade cultural que contou com a participação do músico Fróes e das acadêmicas de Psicologia Suzana Castro e Laura Malaquias.
Evento alusivo ao Dia da Mulher.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.